segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Guiné 63/74 - P15135: Álbum fotográfico de Jaime Machado (ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2046, Bambadinca, 1968/70) - Parte XIV: a segunda vez que vim de férias, em agosto de 1969


Foto nº 3 > Jullho ou agosto de 1969:: Portugal, estuário do rio Sado, copm Setúbal ao fundo


Foto nº 4 > Jullho ou agosto de 1969:: Portugal, pemnsínsula de Setúbal, cabo Espichel


Portugal continental > 1969 > Vistas aéreas do território... Fotos tiradas do avião da TAP, Bissau-Lisboa... Permito-me discordar da legenda atribuída pelo autor à foto nº 4: para mim, trata-se do cabo Espichee e não da ponta de Sagres:  identifico o  o farol (1) e o santuário de nossa senhora do cabo Espichel (2)... (LG)


Fotos: © Jaime Machado (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: LG]


1. Mensagem de Jaime Machado, ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, maio de 1968 / fevereiro de 1970, ao tempo dos BART 1904 e BCAÇ 2852) (*):

Data: 18 de setembro de 2015 às 18:51

Assunto: Álbum: férias 1969


[foto atual à direita; o Jaime Machado reside em Senhora da Hora, Matosinhos; mantém com a Guiné-Bissau uma forte relação afetiva e de solidariedade, através do Lions Clube; voltou à Guine-Bissau em 2010]



Caro Luis:

Peço desculpa pela demora na resposta [ao teu pedido de legendagem das fotos doo meu álbum relativas às férias de 1969] (*)..

De facto vim de férias à "metrópole" duas vezes.

Uma a que está retratada em algumas fotos em novembro de 68 e no ano seguinte voltei, talvez em julho ou agosto, não sei ao certo.

Sei que era verão,  tempo de romarias.

Recordo a impressão que me causavam os foguetes,  pois creio que tinha presente o único ataque que sofri em Bambadinca [, em 28 de maio de 1969].

Os foguetes causavam-me algum pânico de que os meus familiares se apercebiam.

Legendas:

Na foto 1 e 2 temos Lisboa
Foto 3 - Setubal
Foto 4 - Ponta de Sagres
Foto 5 - alem da asa do avão,  não sei precisar o local.

Um grande abraço

3 comentários:

Luís Graça disse...

Jaime: Deste o mote para uma sondagem que vai decorrer até 28 deste mês...

SONDAGEM: "DURANTE A COMISSÃO, NUNCA VIM DE FÉRIAS À METRÓPOLE"

1. Vim uma vez

2. Vim duas vezes

3. Vim três vezes

4. Fiz férias em Bissau

5. Fiz férias nos Bijagós

6. Fiz férias no interior

7. Nunca tive férias


Só é admissível uam resposta... LG

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Em relação ao inquérito, que acabei de ver, já fiz a minha votação, revelando que vim duas vezes, a primeira em Julho/Agosto de 71 e a outra em Março/Abril de 72 durante a qual ocorreu o meu casamento.

Quanto às fotos....
Confirmo que a foto, no meu entendimento, é do Cabo Espichel.
A outra não é de Setúbal nem do estuário do Sado, mas sim do estuário do Tejo, vendo-se a ligação que havia entre o Barreiro e o Seixal, que encurtava distância e que deixaram arruinar.

Abraços
Hélder S.

Luís Graça disse...

Obrigado, Hélder... Também me parecia que era o Barreiro... Era estranha era ligação, por um fio de terra, entre o Barreiro e o Seixal... Já não é do meu tempo, se bem que eu não vá muito para esses lados... O Jaime é da Senhora da Hora, não tem que conhecer Lisboa, em detalhe...Ab. LG