quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15472: Fotos à procura de... uma legenda (67): Xitole, 2008, extraordinária fotografia, a do João Rocha!... 40 anos depois com a antiga lavadeira, é muito mais que um abraço ou "o olá como tens passado"... (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)



Foto nº 15 > Mais um encontro emocionado: Xitole, 2008, o João Rocha (ex-alf mil, Pel Rec Inf / CCS / BCAÇ 2852, Bambadinca, 1968/70) com a sua antiga lavadeira.


Foto do álbum de José Teixeira, um dos régulos da Tabanca de Matosinhos, ex-1.º Cabo Aux Enf, CCAÇ 2381 (Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70) (*)


1. Comentário do Valdemar Queiroz [ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70; , foto à esquerda, em Contuboel, 1969] (*)


Foto Nº. 15, extraordinária fotografia!

40 anos depois com a antiga lavadeira, é muito mais que um abraço ou "o olá como tens passado". É o reencontro, se calhar já com a memória confusa. (**)

Os portugueses são assim: dão-se bem com toda a gente e criam amores em todo o lado.

Foi assim na Guiné, muitos de nós caímos de amores, efémeros, com as nossas lavadeiras.

Extraordinária fotografia, os escritores têm aqui 'material', para muita escrita romanceada.
Quanto ao racismo, que não está só na cor da pele, mas principalmente [no preconceito], eu pergunto-me quem é que nos incutiu esse preconceito?

E porque é que os índios não eram considerados escravos ou vendidos com tal? 

3 comentários:

Luís Graça disse...

Inteiramente de acordo, Valdemar... É um instantâneo muito feliz... É a ternura dos 60, é grande espontaneidade e autenticidade de dois grandes seres humanos.. É pena a foto que me chegou às mãos ter pouca resolução...

Anónimo disse...

Um momento único, irrepetível. Imagino a felicidade dos dois. E obrigado pela partilha do instantâneo, João Rocha.

V Briote

Hélder Valério disse...

A autenticidade das emoções não engana.

Esta é, sem dúvida, uma das facetas mais autênticas e conseguidas do relacionamento que alguns (bastantes) dos militares que estiveram na Guiné com elementos da população nativa.

Excelente foto!

Hélder S.