Um aspecto da exposição
Foto: © Dina Vinhal
No passado sábado, dia 17 de Setembro de 2016, foi inaugurada no Museu de Ovar uma exposição de pintura do nosso camarada Adão Cruz, Médico Cardiologista, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887, (Canquelifá e Bigene, 1966/68).
Muito antes da hora prevista para a inauguração, já o artista se via rodeado por amigos e admiradores. Entre os presentes encontravam-se médicos de várias especialidades, engenheiros, advogados, arquitectos, escritores, poetas, oficiais militares de carreira, camaradas da Guiné, professores e licenciados das mais diversas áreas, artistas plásticos, músicos, designers, fotógrafos, industriais e empresários, trabalhadores do comércio, indústria e agricultura… e crianças. Nas palavras do próprio, uma verdadeira República Popular da Arte.
Quando cheguei à porta do Museu dirigi-me directamente ao camarada Adão Cruz que me reconheceu de imediato com sendo o Carlos Vinhal do Blogue Luís Graça. Trocámos aquele abraço entre ex-combatentes da Guiné e foi como se nos conhecêssemos há muito tempo.
O acto de inauguração da exposição foi um êxito, com a sala repleta, essencialmente de amigos do pintor.
Seguem-se algumas fotos do evento retiradas do facebook do camarada Adão Cruz, da autoria de José Lopes:
Adão Cruz solicitado pelos amigos
Alguns dos livros de pintura de Adão Cruz
Ainda houve tempo para uma conversa com o Carlos Vinhal, camarada da Guiné, como foi apresentado aos amigos
A sala foi pequena para tanta gente que quis estar presente no acto de inauguração da pintura de Adão Cruz.
Até deu para o casal Vinhal encontrar um "colega" da Universidade Sénior de Matosinhos, no caso, um médico anestesista, colega do Dr. Adão Cruz no Hospital de Sto. António.
A sempre agradável presença feminina
O Dr. Adão Cruz, tendo à sua esquerda o Director do Museu de Ovar, Prof. Manuel Cleto, que fez a apresentação do artista.
Chegada a vez de o artista usar da palavra, começou por agradecer a presença dos amigos, dissertando sobre a sua qualidade de médico, cujos conhecimentos adquiriu com o estudo e prática, até atingir a especialidade de Cardiologista, e a de artista que será o resultado da transmissão genética ou dom com que nasceu. Dizemos nós, que é preciso nascer-se com muita sensibilidade para se pintar e escrever como Adão Cruz. Na exposição, cada quadro, ou grupo dedicado a determinado tema, era ladeado por textos poéticos alusivos, tão belos quanto as obras pictóricas.
Um aspecto da exposição
Quatro das obras expostas
Fotos: © José LopesLegendas: Carlos Vinhal
Esta placa perpetua a iniciativa de artistas e mecenas que ajudaram a recuperar esta sala, tornando-a polivalente para receber exposições e se assistir a palestras. Note-se que o Museu de Ovar é de iniciativa privada, não tendo por isso qualquer ajuda oficial. Na placa pode-se ver o nome de Adão Cruz, que não tendo nada que o ligue a Ovar, é um dos Amigos deste Museu.
Recordação de uma tarde diferente e bem passada, que deu a oportunidade de conhecer pessoalmente, numa só pessoa, um camarada da Guiné e um excelente pintor e escritor.
Fotos: © Dina Vinhal
Legendas: Carlos Vinhal
____________
Nota do editor
Último poste da série de 12 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16482: Agenda cultural (495): Lançamento do livro "Cabo Verde e Guiné-Bissau: As Relações Entre a Sociedade Civil e o Estado", da autoria do Prof. Dr. Ricardino Dumas Teixeira, dia 15 de Setembro de 2016, pelas 17h30, no Auditório da CPLP - Rua de S. Mamede (ao Caldas), n.º 21 - Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário