domingo, 11 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18402 Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XXIII: Mulheres e bajudas (5): Nova Lamego, 1967


Foto nº 324 > Nova Lamego, 1967 > Mãe e filha (e não filho, diz o nosso assessor Cherno Baldé, especialista em assuntos étnico.linguísticos; e mais: é uma balanta, e menino balanta não usa brincos...)


Foto nº 343 > Nova Lamego, outubro de 1967 > A minha lavadeira... Tinha aquele ar "penetrante", senão mesmo "atrevidote", mas eu sempre me comportei com ela como "oficial e cavalheiro", como era a minha obrigação...


Foto nº  362 > Nova Lamego, 1967 > Mulheres e bajudas em festa... Fulas,  a avaliar pelo lencinho na cabeça (diz o nosso Cherno Baldé, que tem "olho clínico" para topar os pequenos pormenores...)



Foto nº 354  Nova Lamego, 1967 > Legenda no verso: "N Lam Dez 1967: Um abajuda e o seu par, numa tabanca, algures na Guiné"


Foto nº 325 > Nova Lamego, 1967 > Bajudas, fulas, pilando


Foto nº 302 > Nova Lamego, 1967 > Bajuda manjaca...(Também havia alguns manjacos no chão fula...).

Guiné > Região de Gabu  > Nova Lmago  > 1967b> CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69).

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69), e que vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado [, foto atual à direita].


Legenda:

As mulheres e raças na Guiné – Nova Lamego, São Domingos e Bissau:

As fotos de tronco nu foram feitas exclusivamente para mostrar a variedade de modelos e formas dos seios das mulheres africanas, destas raças que conheci.

Este conjunto é apenas uma parte, tenho mais, mas apenas seleccionei estas. Tem outras de corpo vestido, eram em ocasiões especiais de festas e roncos, em que as meninas e mulheres se vestiam a rigor.

A maioria delas são da raça Felupe, predominante em São Domingos onde passei a maior parte do tempo, também tenho  de Balantas e outras. /...)

As fotografias a preto e branco foram tiradas entre setembro 67 até fevereiro de 68 em Nova Lamego e depois desta data algumas em Bissau em Março, e em S. Domingos a partir de abril. As fotografias, slides, a cores só começam em finais do 1º semestre de 68, embora também tenha a preto e branco depois dessa data, ora fazia a preto e branco, ora a cores, como tinha duas câmaras a funcionar era conforme os rolos que havia.

Algumas fotos eu estou também incluído, algumas com brincadeira de ocasião e da idade, nada era de maldade, eu conhecia as tabancas e as famílias e era lá mesmo em frente aos pais que fazia estas fotos. Depois eu dava uma cópia para cada uma delas, era isso que as motivava a deixarem fazer as fotos. Algumas não queriam mesmo, especialmente as chamadas mulheres grandes, casadas e com filhos. Era mais fácil tirar fotos às bajudas, raparigas solteiras e ainda muito jovens.

Não afirmo que todas as raças estejam certas, era o que escrevia nas fotos, mas a maioria já era passado algum tempo, e depois os slides não dava para escrever. (...)
 _______________


7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Será que este menino da foto nº 324 chegou aos cinco anos ? Se sim, e se ele chegou aos nossos dias, hoje com cinquenta e poucos, o que será feito dele ? Que vida foi ou é a sua ? E a sua mãe ?... São interrogações (melancólicas) sobre esta(s) mulher(es) jovem(ns) e seu(s) filho(s) do Gabu... LG

Anónimo disse...

Boa pergunta!!
Também gostava de saber, eu visitava algumas vezes esta familia, mas não sei mais nada, quando deixei aquela terra em 26FEV68 ficou tudo para trás. Quando lá estive em OUT84 aquilo era tudo diferente, muita coisa para pior, mas já havia estrada asfaltada desde Bissau.
O Menino, se passou dos 5 anos, quem sabe se chegou a ser um Homem Grande? Pode ser hoje - com 53 Anos talvez - um elemento importante do Governo Guineense. Oxalá que sim.
Lembranças...
VT/
Virgilio Teixeira

Cherno disse...

Nestas fotos estao mulheres e bajudas balantas e fulas. A maioria eh fula. O menino e a mae na primeira foto deverao ser procurados entre os balantas de Gabu.

Cherno Balde

Anónimo disse...

OBS: Todas as que tem um lenco na cabeca sao fulas.

Cherno

Cherno disse...

Observando bem verifico que na primeira foto a crianca eh uma menina e nao menino como se pode levar a pensar. Os brinquinhos nas orelhas confirmam este facto. Normalmente os meninos nao tem brincos.

Cherno

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Cherno, tu és precioso, absolutamente imprescindível num blogue como este...Tens uma olho clínico como poucos: quem é que descobriria que a criancinha da primeira foto era menina e não menino ? Pelos brinquinhos!... E que a mãe era balanta do Gabu...

Estou em dívida para contigo: há muito que devias figurar na coluna do lado esquerddo do blogue, na lista dos nossos "colaboradores permanentes"...Vou pôr-te uma foto bonita e meia dúzia de linhas de apresentação...

É uma questão de elementar justiça!...

Tens 163 referências no nosso blogue, uma série de antologia, "Memórias do Chico, menino e moço (Cheerno Baldé)", que merecia ser editada em livrro, em suporte de papel, para além de centenas de comentários!...

O Cherno Baldé é um amigo, guineense, lido e respeitado por todos nós!...Não temos como lhe pagar, a não ser pela manifestação públcia do nosso apreço, admiração e amizade!...

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Cherno%20Bald%C3%A9


Unknown disse...

Virgilio a tua foto 343 faz-me lembrar a filha da minha lavadeira em nova lamego.
Com ela aprendi o que era a pureza e a verdade.
Pedia-me: vitó conta-me o que é um comboio. E eu contava-lhe de mão dada o que era um comboio, um avião.como era lisboa, etc. Ela não tirava os olhos de mim mostrando uma enorme admiração. Eu dizia-lhe: não acredites em mim eu não presto. Ela respondia: tu és bom quando falas eu acredito no que dizes. Ensinei-a a namorar, as estrelas foram nossas cúmplices.
Nunca ninguém acreditou assim em mim!
Obrigado,virgilio
vitor sillva
ccs bat. caç. 1933
Nova Lamego, S. Domingos1967/69