sexta-feira, 16 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18425: Fotos à procura de... uma legenda (103): Malta do Pel Rec Daimler 1129, do meu tempo de Nova Lamego (Virgílio Teixeira, alf mil SAM, CCS / BCAÇ 1933, Nova Lamego e São Domingos, 1967/69)


Guiné > Região de Gabu > Nova Lamego > Sector L3 > CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 1967 > Malta do Pelotão de Reconhecimento Daimler 1129 que estave em N Nova Lamego,

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Camaradas: segundo o nosso colaborador permanente, José Martins, trata-se do Pel Rec Daimler 1129... Vamos então lá saber: (i) quem era o comandanteue?; (ii) quem tem mais elementos sobre a história da unidade?; (iii) que legenda merece esta foto? (iv) alguém reconhece alguém?... 

Havia tempo para tudo, até para se beber um copo entre bons amigos e camaradas...

Segundo o José Martins, Pelotão de Reconhecimento Daimler 1129 foi mobilizado pelo RC 6 - Porto, e esteve sempre em Nova Lamego, desde o início (agosto 66) até ao fim da comissão (maio 68). Foi rendido pelo Pel. Rec Daimçler 1258, também mpobilizado pelo RC 6 - Porto. Esteve em Nova Lamego, de abril 68 a agosto 69 (Fim da comissão).

Um Oscarbravo (OBrigado) dos editores.

4 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Pelotões de Reconhecimento que estiveram, à época, sediados em Nova Lamego:

Pel. Reconhecimento 1129 Daymler, RC 6 - Porto, Agosto 66 a Maio 68, Fim comissão

Pel. Reconhecimento 1258 Daymler, RC 6 - Porto, Abril 68 a Agosto 69, Fim comissão

Tabanca Grande disse...

Obrigado, José Martins... Será então o Pel Rec Daimler 1129... O Virgílio esteve lá pelo menos até fevereiro de 1968.

Anónimo disse...

A foto representa alguns elementos do Pel Rec Daimler numa confraternização em 67.
O comandante, Alferes???? não me lembro do nome, nem encontro nada escrito. Da esquerda para a direita em pé, é o terceiro, com óculos.
O último do lado direito é o Fiúza, condutor, meu amigo, que aparece na foto do Terrorista morto, no poste da morte de Gamboa. Em cima da Daimler, de camisa branca sou eu.
O resto é tudo condutores das Daimlers, um grupo que eu apreciava muito, pelo apoio que davam nas colunas para Madina do Boé.
Não sei muito mais, sem que fizemos mais confraternizações, mas eles eram um pelotão independente e tinham as suas próprias instalações.
Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

Vou dar mais umas dicas.
Não tive grandes afinidades com o Alferes do PD1129, porque ele tinha lá a mulher, e por isso vivia quase em separação. Tenho uma foto em que ela está numa festa de aniversário, ou coisa do género. Mas não a posso enviar ainda, fica para mais tarde.
Agora me lembro, que em 1965, 1966, andava eu muitas vezes pelo RC6 no Porto, fica na Ramada Alta ao fim da Rua da Constituição. Tinha lá o meu irmão mais velho, era militar de carreira e ia lá muitas vezes, pois morava ali a dois passos. E lembro-me de ver aquelas máquinas esquisitas, que não eram tanques, nem bicicletas. Afinal era a preparação do Pel de Rec Daimler 1129, coincidências. Já o mesmo não digo para o outro, que nessa data já estava na tropa. Fui lá depois mais vezes, agora o quartel está desactivado, não há nada, parace que serve de 'reclusão militar' tem um pequeno Tanque na porta de armas, um dia vou lá tirar uma foto para a malta ver como aquilo está hoje em dia.

Virgilio Teixeira