sábado, 8 de maio de 2021

Guiné 61/74 - P22181: Os nossos capelães (16): Arsénio Puim, vítima da ira de César por mor de Deus e da sua consciência de cristão e português (Luís Graça, "O Baluarte de Santa Maria", maio de 2021)

1. O Miguel Puim, filho do nosso camarada Arsénio Puim, ex-alf mil capelão, CCS&, CCS/BART 2917 (Bambadina, 1970/72) , mandou-nos, em 15 de março passado, a seguinte mensagem:


Caro Luís

Espero que se encontrem bem e de saúde.

Volto ao contacto dado que “O Baluarte”, jornal da Ilha de Santa Maria, de onde o meu pai é natural, irá efetuar uma edição onde reunirá vários artigos em sua homenagem.

Como se recordará, enviou-me no ano passado o seu simpático testemunho sobre o meu pai (*). Gostaria de incluir nesta edição d’ “O Baluarte” o seu artigo de forma a cobrir a vertente de capelão militar e opositor ao Estado Novo e à guerra colonial.

Entendo que o seu excelente testemunho do ano passado não requereria grande atualização, não fosse o limite dos artigos a publicar, que no caso é de 5.000 caracteres com espaços (atualmente o texto tem mais de 24.000 caracteres). Antecipando que posso contar com a sua participação, vinha assim pedir que me enviasse o seu artigo atualizado, cumprindo com esta dimensão.

Uma nota para referir que, dado que a publicação já não se encontra associada ao aniversário, estas referências seriam de excluir.

Pode confirmar se posso contar com o seu artigo e se me poderá enviar este artigo até 6 de abril?

Terei todo o gosto em fazer chegar o conjunto dos artigos que serão publicados para que possa juntar ao blogue, se assim entender.

Um abraço

Miguel Puim


2. Depoimento de Luís Graça, editor do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, a publicar, neste mês de maio, no jornal "O Baluarte de Santa Maria", mensário (II série) que se publica na  ilha de Santa Maria, da Região Autónoma dos Açores, desde 1977, e de que o Arsénio Puim foi um dos cofundadores.
 

O Arsénio Puim foi alf mil capelão, CCS / BART 2917, Bambadinca (maio 70/ maio 72), sendo natural da ilha de Santa Maria, RA Açores: com 85 anos, vive hoje na ilha de São Miguel, e é enfermeiro reformado. 


Arsénio Puim, vítima da ira de César por mor de Deus e da sua consciência de cristã e português (**)

Luís Graça

 (in "O Baluarte de Santa Maria", maio de 2021)


Conheci o Arsénio Puim como capelão militar, no leste da Guiné, em Bambadinca em meados de 1970, em plena guerra do ultramar ou guerra colonial (como se queira). 

Convivemos cerca de 9 meses. Regressei a casa em março de 1971 e ele seria expulso da Guiné dois meses depois. Só voltaríamos a encontrarmo-nos quase quatro décadas depois, em 24 de maio de 2009, em Lisboa, na casa dos seus filhos, na altura estudantes universitários.

Mas a imagem que eu sempre guardei dele era a da serenidade, reflectindo a sua maneira de ser e estar, como homem e açoriano, a par da sua coragem e o seu amor à liberdade, à verdade e à justiça Devo , todavia, dizer que não éramos íntimos: eu não ia sequer à missa e, portanto, não posso falar das suas célebres homilias da paz, mal recebidas pelo poder político-militar. Conheci-o melhor, isso sim, quando lhe editei a série “Memórias de um alferes capelão”, publicada no nosso blogue. E que é um notável documento humano e literário.

O alferes miliciano capelão Puim era o mais civil, o mais paisano, de todos nós. Nunca o vi armado (, recusou a G3 que lhe foi distribuída), nas colunas logísticas, quando se deslocava, com frequência, entre a sede do batalhão, em Bambadinca, e os diferentes aquartelamentos e destamentos do sector (Xime, Enxalé, Missirá, Mansambo, Xitole, Ponte dos Fulas)… Ou quando se deslocava a Bafatá onde confraternizava com os missionários italianos do PIME (o Pontifício Instituto para as Missões Exteriores).

Confirmei, em 2009, essa impressão inicial: continuava a ser um homem calmo, sereno, sábio, sem uma única ruga de rancor ou amargura, muito menos, ódio. Não posso, em rigor, testemunhar da importância do seu papel na assistência religiosa e no apoio psicológico, moral e espiritual aos militares do setor L1 (Bambadinca). Sei que esse papel foi-lhe requerido em momentos difíceis do batalhão como, por exemplo, no subsetor do Xime, onde perdemos 6 camaradas, e 9 foram gravemente feridos, em 26 de novembro de 1970. O Puim ajudou os camaradas do Xime, da CART 2715, a fazer o luto.

Sei que era uma pessoa querida entre os homens do batalhão e subunidades adidas (como era o caso da minha africana CCAÇ 12), com uma presença discreta mas frequente nos quartéis do mato, pautando sempre o seu comportamento por um padrão de isenção, frugalidade, imparcialidade, austeridade e até de pudor.

Foi a sua discreta mas firme intervenção a favor de um grupo de prisioneiros, população civil, incluindo velhos, mulheres e crianças, que viviam sob controlo do PAIGC (, em condições miseráveis, diga-se em abono da verdade, esfarrapados, doentes, subnutridos), que lhe terá valido a ira de César contra os desígnios de Deus.

O Puim, inteirado da situação de injustiça, condoeu-se daquela gente e começou a visitá-los. Levava leite às crianças. E protestou. Era, de resto, um homem que não se calava, como não se calou noutras situações que feriam a sua consciência de cristão, homem e português.

Numa das suas homilias, num domingo de Abril de 1971, o Puim abordou este tema, doloroso, para ele... O tratamento dos prisioneiros nem sequer estava de acordo com a política, superiormente definida por Spínola, e consubstanciada no slogan “Por uma Guiné Melhor”... Terá sido a partir daqui que ele foi denunciado, e que em Maio de 1971 surge uma famigerada "ordem de Bissau" para ele se apresentar no "Vaticano" (as instalações dos capelães militares em Bissau)... O Puim tinha, pois, razão para se considerar duplamente maltratado pela instituição militar e pela hierarquia religiosa.

Mais do que falar, o Puim sabia ver, observar e ouvir como ninguém. E tinha uma grande curiosidade pela cultura da Guiné, incluindo o(s) seu(s) crioulo(s). Tinha, além disso, um espírito ecuménico, tendo participado inclusive em cerimónias religiosas, com outras confissões, em que se orou pela paz.

Deixem-me acabar o meu depoimento com o meu aplauso a este antigo capelão militar (para além de meu camarada e depois amigo): ele merece todo o apreço por, no cumprimento da sua missão castrense e espiritual, nunca ter descurado as suas obrigações como pastor da Igreja de Cristo... mas também como português.

O que eu quero sublinhar é a sua atenção, solicitude, disponibilidade, carinho, amor, solidariedade, caridade e compaixão para com os mais indefesos, as mulheres, as crianças, os homens, os velhos da população civil, independentemente da cor da pele, da religião, da etnia, da origem, do partido...

A grande diferença em relação a nós, militares, operacionais ou não, mais novos do que ele, é que o Puim ganhava-nos em maturidade humana, em sensibilidade sociocultural, em abertura ao outro, em generosidade mas também em frontalidade e coragem moral... Ele convivia com a população, e escrevia no seu caderninho notas sobre esses contactos... O famoso caderninho que lhe seria mais tarde confiscado e só devolvido a seguir ao 25 de Abril…e que deveria ser passado a livro! (***)
___________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

9 de maio de 2020 > Guiné 61/74 - P20957: (In)citações (160): Homenagem ao ex-alf mil capelão, Arsénio Puim, CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), no seu 84º aniversário - Parte VI (a): Muita saúde e longa vida, Arsénio Puim, porque tu mereces tudo! (Luís Graça)

11 de maio de 2020 > Guiné 61/74 - P20962: (In)citações (161): Homenagem ao ex-alf mil capelão, Arsénio Puim, CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), no seu 84º aniversário - Parte VI (b): Muita saúde e longa vida, Arsénio Puim, porque tu mereces tudo! (Luís Graça)



(***) Vd. também aqui o poste 8 de maio de 2020 > Guiné 61/74 - P20952: (In)citações (147): Homenagem ao ex-alf mil capelão, Arsénio Puim, CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), no seu 84º aniversário - Parte II: Mais um de nós (Tony Levezinho); Parte III: O único santo que conheci em Bambadinca (Luís Graça)

(...) Versos do nosso editor Luís Graça, que noutra encarnação era o Henriques e foi amigo do único capelão, para mais açoriano de Santa Maria, que conheceu no TO da Guiné:

Para o único santo que conheci em Bambadinca
o nosso bom amigo e camarada Puim


Arsénio Puim, camarada, parabéns,
Por mais um aninho de vida, pá,
E oxalá, enxalé, inshallah!,
Seja a saúde o melhor dos teus bens.

Só nos serve p’ra sermos livres e felizes,
Enquanto andamos cá por esta terra,
Com lembranças de uma antiga guerra,
Em que do mal fomos maus aprendizes.

Ah!, já não és mais o bom ‘padre-capilon’,
Em Bambadinca, cova do lagarto,
E dos ‘cães grandes’ ficaste bem farto,
Nunca auguraram nada de bom.

Da Guiné, a todos nós, a ti e a mim,
Uma certa memória nos ficou,
Sítios onde Cristo nunca parou,
E outros qu’ amaste, meu santo Puim.

Nhabijões, Samba Silate, Mero ou Xime,
São geografias, são emoções,
Não há rancor nos nossos corações,
Mesmo sabendo que toda a guerra é crime.

Enterraste os mortos, e dos vivos cuidaste,
Ajudaste-nos a fazer o luto,
Exorcizaste o mal absoluto,
Mas sabemos o preço que pagaste.

Têm um preço a justiça e a liberdade,
Que nem todos nós queremos pagar,
Teu bom exemplo é de recordar,
P’la camaradagem e amizade.

Luís Graça, na Lourinhã,
na ponta mais acidental do continente europeu,
(,aqui donde se ia a Nova Iorque a pé,
há 150 milhões de anos,)
e hoje confinado, na sequência da pandemia de COVID-19
(de que Deus nos livre!),
8/5/2020

Outros postes de homenagem ao Arsénio Puim, editados em 8 e 9 de maio de 2020, por ocasião do seu 84º aniversário:


8 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20954: (In)citações (148): Homenagem ao ex-alf mil capelão, Arsénio Puim, CCS / BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), no seu 84º aniversário - Parte IV: o termos vivido e sofrido a mesma contradição numa realidade que nos obrigou, cada um de sua maneira, a uma reviravolta na vida (Lino Bicari)

Sem comentários: