quinta-feira, 9 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4160: Parabéns a você (4): No dia 9 de Abril de 2009, ao camarada Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref (Editores)

Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, hoje Coronel Reformado.

Hoje, 9 de Abril de 2009, está de parabéns o nosso camarada Miguel Pessoa.

Ao nosso tertuliano Miguel Pessoa desejamos muitos anos de vida, na companhia de sua esposa, Giselda Pessoa, filhos, netos e demais familiares e amigos.

O Miguel faz parte da nossa Tabanca Grande há relativamente pouco tempo, mas a sua colaboração no Blogue tem sido intensa, e como elemento da Força Aérea, tem trazido até nós outras histórias e outra forma de ver e viver a guerra da Guiné (*).

Tem a particularidade de ser uma das poucas pessoas no mundo sobreviventes após impacto directo de um míssel terra-ar SAM-7 Strella na sua aeronave.

Foi uma sorte excepcional o míssil não ter atingido o avião de modo a impossibilitar tempo a sua ejecção. O de ter sido encontrado e recuperado no solo, são e salvo, antes do aparecimento do IN, após uma noite passada em vigília ao relento, em que os minutos terão parecido horas foi um facto invulgar.
Uma perna fracturada na chegada ao chão, obrigou-o a uma imobilidade forçada e a uma espera de evacuação assistida pelo Serviço de Saúde das Forças Armadas. Quis o destino que uma das pessoas intervenientes na sua recuperação fosse a que hoje, e desde há décadas, é a sua companheira de vida. Dizem os crentes que Deus escreve direito por linhas tortas. Ao Miguel e à Giselda desejamos as maiores felicidades.

Casal Giselda e Miguel Pessoa. Muito nos honra tê-los como camaradas e tertulianos no nosso Blogue.

Nunca é demais falar do trabalho destes nobres e valentes camaradas da FA que abnegadamente voaram nos céus da Guiné em prol da nossa segurança. Aos Pilotos, Especialistas no ar e em terra e às nossas queridas Enfermeiras Pára-quedistas, a nossa eterna gratidão.

Atentemos agora às suas palavras, quando pela primeira vez se nos dirigiu:

Para começar, apresento as minhas credenciais: Miguel Pessoa, à data Tenente-Piloto-Aviador do Quadro Permanente da Força Aérea. Cumpri a comissão na Guiné no período de 18NOV72 a 14AGO74, com um intervalo passado em Lisboa (entre 7ABR73 e início de AGO73) para recuperar das mazelas sofridas quando da minha ejecção de Fiat G91, depois de atingido por um SAM-7 Strella durante um apoio de fogo ao aquartelamento do Guileje.

À chegada ao Teatro de Operações estava apenas qualificado para voar o Fiat G-91 mas rapidamente o saudoso Ten Cor Almeida Brito ministrou-me um curso intensivo de DO-27 que me habilitou a operar este avião por todas as pistas ali existentes (64, se bem me lembro, que as contei na minha carta de voo). Assim, até Abril de 1973 dividi a minha actividade de voo entre o Fiat G-91 (1/3 das horas) e o Do-27 (os restantes 2/3).

A partir daí e até ao fim da comissão a minha actividade de voo foi essencialmente feita no Fiat G-91.
[...]

A melhor maneira de conhecermos e reconhecermos o trabalho meritório do Miguel como Piloto da FA, na Guerra da Guiné, é reler os seus postes abaixo identificados.

Deixamos também algumas das suas fotos e respectivas legendas que representarão alguns dos momentos mais importantes e mais dramáticos da sua passagem pelos céus e pistas de aviação de toda a Guiné.









Sequência fotográfica, mostrando a recuperação do Pilav Ten Miguel Pessoa, ejectado sob os céus de Guileje, depois do seu Fiat G-91 ter sido abatido por um Strela

Lisboa > AFAP - Associação da Força Aérea Portuguesa > 18 de Dezembro de 1995 > O reencontro de dois Mata: Marcelino da Mata (hoje, Ten Cor Ref) e Kurika da Mata (nome de guerra por que também era conhecido o Miguel Pessoa, na BA 12, Bissalanca, Guiné, 1972/74)

Guiné > Bissalanca > BA12 > O Ten Pilav Miguel Pessoa (1972/74). O Miguel foi o primeiro piloto de Fiat G-91 a ser abatido por um Strela (em 25 de Março de 1973, sob os céus de Guileje) (1). Efectuou mais de 400 missões no TO da Guiné. Esteve 4 meses em Lisboa, hospitalizado, a seguir à queda do seu Fiat.

Guiné > Bissalanca > BA12 > 1974 > O então Ten Pilav Miguel Pessoa... Uns meses antes, em 25 de Março de 1973, num domingo e em pleno dia, o aquartelamento de Guileje fora duramente atacado durante cerca de hora e meia. Foram usados foguetões 122 mm. A parelha de Fiat G-91 que estava de alerta em Bissalanca, nesse dia e hora, veio em apoio de fogo. A aeronave do Miguel Pessoa, que vinha à frente, foi atingida por um Strella, sob os céus de Guileje... Foi o primeiro Fiat G-91, na história da guerra da Guiné, a ser abatido pela nova arma, fornecida pelos soviéticos ao PAIGC, o míssil terra-ar SAM-7 Strella (de resto, já usada e testada na guerra do Vietname)... O Ten Pil Miguel Pessoa conseguiu, felizmente, ejectar-se. Vinte quatro horas depois, era resgatado, são e salvo, pelo grupo de operações especiais do Marcelino da Mata, conforme se pode ler numa das cartas do nosso amigo e camarada J. Casimiro Carvalho, já aqui publicadas na série Guileje, SPM 2728: Cartas do corredor da morte (J. Casimiro Carvalho) ... (1)
__________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de:

29 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3816: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (5): Strellado nos céus de Guileje, em 25 de Março de 1973 (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav)

4 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3839: FAP (4): Drama, humor e... propaganda sob os céus de Tombali (Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref)

9 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3859: FAP (6): A introdução do míssil russo SAM-7 Strela no CTIG ( J. Pinto Ferreira / Miguel Pessoa)

14 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3892: FAP (12): O Fur Mil Pil Mota, e as Enf páras Giselda e Natália, caídos no Como em 1973 e salvos pelos fuzos (Miguel Pessoa)

18 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3911: Dossiê Madina do Boé e o 24 de Setembro (1): Em 1995, confirmaram-me que o local da cerimónia foi mais a sul (Miguel Pessoa)

27 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3948: FAP (14): Um dia rotineiro na Base Aérea nº 12, em Bissalanca (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, 1972/74)

8 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3999: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (5): Justamente recordadas no Dia Internacional da Mulher (Miguel Pessoa)

13 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4024: FAP (16): O reencontro, 22 anos depois, de Kurika da Mata com o Marcelino da Mata (Miguel Pessoa)

19 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4051: FAP (18): Kurika da Mata (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74)

21 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4065: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-Quedistas (7): Os tomates do Capelão da BA 12, Bissalanca... e outras frutas (Miguel Pessoa)

28 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4088: FAP (20): Efemérides: 36 anos após a morte do Ten Cor Pilav Almeida Brito, abatido por um Strela em Madina do Boé (Miguel Pessoa)

1 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4119: FAP (21): Os meus sentimentos contraditórios no 'verão quente' de 1973 ... (Miguel Pessoa)


Vd. último poste da série de 6 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4146: Parabéns a você (3): No dia 6 de Abril de 2009, ao camarigo Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil Op Esp, Guiné 1971/73 (Editores)

10 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Meu caro Miguel

Aqui vai então um forte abraço camarigo de parabéns.

Espero pelo abraço ao vivo!

Por pouco festejávamos juntos!!!

Um dia óptimo para ti.

Luís Graça disse...

De Vale Prades, Macedo de Cavaleiros, Trás-Os-Montes, onde vim, do Porto, dar um beijinho de parabéns a uma amiga muto especial, pelos seus 60 anos, mando uma Alfa Bravo por via aérea ao nosso Miguel,que já não é apenas uma camarada da tropa, e também um amigo, sensível, delicado, divertido, de bom coração, ... e cuja presença na Tabanca Grande muito nos honra. Miquel, que tenhas um dia feliz, contado ao minuto. E daqui mando também à tua Giselda um cheirinho desta terra maravilhosa. Ainda há dias, no domingo passado, pensei em vocês, estive na Régua, fui almoçar a casa do Zé Manel Lopes, na sua Quinta da Senhora da Graça...

Anónimo disse...

Miguel Pessoa,

Os meus sinceros Parabéns e que possas contar muitos mais com saúde e na companhia dos teus familiares e amigos.

Um dia Feliz.

Um abraço,
João Carlos Silva, MMA

António Matos disse...

Caro Miguel Pessoa, por lá andei e por cá me vou aguentando também ..
Esta minha intervenção a felicitar-te pelo aniversário é essencialmente um acto de solidariedade. Porém, permite-me que o traduza em gesto simbólico de homenagem aos que, como tu, nos davam o conforto da vossa presença quando nos encontrávamos em actividade operacional.
Pela descrição que li, foste para a Guiné quando eu regressei.
Levaste com um míssil na carlinga e eu agaichei-me a tempo quando um desses macacos me passou por cima !
Aqui estamos os dois a relembrar estas peripécias e daqui ergo uma taça de champanhe fazendo votos que não haja bazucada que nos deite abaixo !
Felicidades !
Saúde !
Parabéns !
Ip, ip, urra !
António

Hélder Valério disse...

Caro Miguel Pessoa, os meus sinceros parabéns!
É sempre agradável, e até reconfortante, ter referências como as que a tua história de vida proporciona. É que, se permites, apropriamo-nos um pouco dela e sentimo-la próxima.
Por isso, a um "sobrevivente" (aliás, sobreviventes somos todos!) vou erguer hoje o meu copo ao almoço e em tua intenção formularei em privado os meus votos de que o dia se repita por meuitos mais anos.
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Miguel Pessoa

Ergo a minha taça com champannhe(que não aprecio)para o brinde e feito este bebo um copo de verdasco felgueirense à tua saude por muitos anos e bons.

Um abraço de Parabéns
Luis Faria

Anónimo disse...

Ao Homem de altos voos
Que nunca lhe pese a idade
Que muitos mais anos faça
Cheios de Felicidade.

Parabens Miguel

Um abraço
António Paiva
HM241

Colaço disse...

Parabéns pelo seu sexa.Que mais dizer: Que o admiro pela sua simplicidade de Homem.
Um abraço Colaço.

Anónimo disse...

Caro Miguel,

Seguindo a lei da vida, hoje 9 de Abril. Enfiei a minha boina "verde pistacho" e lá fui até ao Largo Visconde da Luz em Cascais, para a Homenagem felizmente agora a todos os mortos da Guerra, portanto com um caris mais abrangente.

É pá podias escolher o adiantamento ou atrazamento do nascimento. Estou a brincar, mas foste cair, não só no poilão no Sul da Guiné, mas também na batalha de Lalis.
Conversa de chapéu de chuva!
O que interessa é que comemores por muitos e bons anos este dia do teu aniversário, que é claro tu não poderias ter determinado.

Um abraço e venham muitos mais com saúde.

O velho mas sempre renovado abraço do tamanho do Cumbijã,

Mário Fitas

Miguel disse...

Caros camaradas e amigos
Como periquito do blog, não esperava uma chamada de atenção tão visível para a data do meu aniversário. Afinal ainda estou na "fase de estágio" e tanta atenção pode fazer mal, pincipalmente para quem gosta de passar despercebido. Como diria o Mexia Alves, até parecia que estavam a falar de outro tipo, parecido comigo mas bem mais interessante do que eu.
Mas devo confessar-vos que até me soube bem ao ego. Afinal, umas palmadas nas costas sabem sempre bem, principalmente para uma geração mais habituada a que lhe dêem uns pontapés no cú...
Registei... e agradeço a todos os que, mesmo não me conhecendo pessoalmente, tiveram uma palavra amiga cá para o "velhote". E igualmente àqueles que, não dizendo nada, também não me "deitaram abaixo" por estar a ocupar tanto tempo de antena...
Um abraço do tamanho da Guiné, que é para dar para todos.
Miguel Pessoa