quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4840: Parabéns a você (20): Manuel Amaro, ex-Fur Mil Enf da CCAÇ 2615/BCAÇ 2892 (Os Editores)

Hoje dia 20 de Agosto de 2009, completa mais um ano de vida, de muitos que ainda tem para viver, o nosso camarada Manuel Amaro.

Manuel Amaro (*) foi Fur Mil Enf da CCAÇ 2615/BCAÇ 2892 que esteve em Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala nos anos de 1969 a 1971


Recordemos Manuel Amaro no dia 27 de Maio de 2008, quando se apresentou à tertúlia:

Caro Carlos Vinhal,
Tentando cumprir a praxe da Tabanca Grande, aqui vai o meu pedido de adesão a este grande clube de ex-combatentes.

Manuel Amaro, 62 anos, casado, Técnico Superior de Comunicação e Relações Públicas, aposentado, residente em Alfragide, Amadora.
Ex-Fur. Mil. Enfermeiro na CCAÇ 2615/BCAÇ 2892.
Nhacra-Aldeia Formosa-Nhala.

Cheguei à Guiné em 28 de Outubro de 1969 e a minha Companhia ficou uns tempos em Nhacra, enquanto a CCS foi de avião para Aldeia Formosa e as CCAÇ 2614 e 2616 foram de LDG para Buba. A 2614 fixou-se em Nhala.

No início de Dezembro, logo que a auto-estrada Buba-Aldeia, ficou transitável(?), (a velha, porque a nova nunca foi utilizada, como já foi aqui explicado por vários camaradas), fizemos a viagem Bissau-Bolama-Buba-Aldeia.

Maravilha... Assim que me instalei em Aldeia Formosa, abriu concurso para Professor do Posto Escolar Militar. Concorri e ganhei.

Professor, a tempo inteiro. Mas com o meu espírito de escuteiro, logo inventei forma de praticar a enfermagem, auxiliando a população das pequenas tabancas e praticando a minha boa acção, quase diária. Para isso contei com a colaboração do Cabo Enfermeiro Torres, da CART 2521 e do Furriel da Psico, (hoje Deputado, na AR), que me emprestava a viatura e o motorista.

Desde meados de 1969 até 20 da Março de 1970, Aldeia Formosa era assim como um campo de férias. Mas como não há bem que sempre dure, começou a porrada, a sério.

Mudança de Comandante. Nova política. Um enfermeiro como professor? Nem pensar. A partir de 6 de Maio vai para o mato.
E o Enfermeiro, este mesmo, foi.

De 6 de Maio a 23 de Junho, foram 11 seguidas, entre colunas a Buba, operações, saídas de rotina, essas tretas da guerra.

Mas o destino, a estrelinha estava comigo e não com o Comandante. Aldeia Formosa continuou e eu fui para Buba, substituir o médico, que partiu para férias. Outra Maravilha... Só voltei a Aldeia Formosa em trânsito pois após as minhas férias a CCAÇ 2615 trocou com a 2614 e fomos fazer o segundo ano da comissão em Nhala.

Nhala, que creio que já não existe, (segundo o Daniel Reis do Expresso), era mesmo um fim de mundo. Uma Companhia mais um Pelotão e cerca de 200 civis. Tirando a passagem das colunas Aldeia-Buba-Aldeia, ali nada mais acontecia. Nem amigos, nem inimigos. Mais uma vez a Escola e a Enfermaria.

Muitas horas de trabalho, mas também a possibilidade de sentir o prazer de trabalhar. O prazer de me sentir útil, solidário. E chegamos a Agosto de 1971.

Metade da Companhia segue para Bissau. Aguardar embarque. Eu fico com o último grupo. Quase sem dar por isso, um dia ao jantar digo para os camaradas de mesa: amanhã faço 26 anos. A reacção foi em coro. Temos que fazer uma festa. Fizemos. Dois leitões, uma grade de Casal Garcia, um frigorífico de cerveja, não sei quantas garrafas de scotch. Bebedeiras? Claro. E a meia-companhia de piriquitos que já lá estava, reagiu mal.

Mas tudo acabou bem. Foi quase uma directa, Nhala-Bissau-Uige-Lisboa.

Além dos quase dois anos de Guiné, o Glorioso Exército Português levou-me tanto tempo... que passados todos estes anos ainda não sei o porquê de tudo o que aconteceu desde a minha primeira entrada na porta de armas, em 17 de Abril de 1967. Foram 54 meses. Fardado... Só fiz uma vez Sargento de Dia, mas ainda hoje, quando vejo um refeitório grande, apetece-me gritar... Vossa Senhoria meu Capitão, dá-me licença... A Companhia da Formação está pronta... E só não grito, porque sei que não está lá alguém para... bater os calcanhares, responder à continência e dizer... Pode mandar entrar...

Um dia destes, qualquer dia, podemos falar mais sobre tudo isto...

Um Abraço
Manuel Amaro



Caro Manuel Amaro

Os editores e a tertúlia toda desejam-te um bonito dia de aniversário, com muita alegria, junto dos teus familiares e amigos, marcando desde já encontro para daqui a um ano.
__________

Notas de CV:

(*) Sobre Manuel Amaro vd. postes de:

29 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2895: Tabanca Grande (72): Manuel Amaro, ex-Fur Mil Enf da CCAÇ 2615/BCAÇ 2895 (Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969/71)

22 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3223: Convívios (85): Pessoal da CCAÇ 2615, no dia 18 de Setembro de 2008 em Benavente (Manuel Amaro)

18 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3331: O meu baptismo de fogo (12): Aldeia Formosa, 23 de Abril de 1970: realiza-se a premonição de um furriel enfermeiro (Manuel Amaro)

28 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3374: Controvérsias (8): Cherno Rachide Djaló: um agente duplo ? ( José Teixeira / Manuel Amaro / Torcato Mendonça)

9 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3427: Em bom português nos entendemos (5): Estórias com história... ou deixem-se de estórias / histórias...

29 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4094: Bandos... A frase, no mínimo infeliz, de um general (5): Não esperava ouvir tal coisa (Manuel Amaro)

Vd. último poste da série de > 19 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4834: Parabéns a você (19): Mário Vicente Fitas Ralheta, ex-Fur Mil Op Especiais da CCAÇ 763 (Os Editores)

8 comentários:

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada
Manuel Amaro

De Mampatá para A.Formosa ou Nhala
ou onde estiveres Mantanha de Parabens por muitas Luas de Felecidade.
São os desejos deste teu camarada e contemporaneo

Um abraço

ario Pinto

Anónimo disse...

Caros Editores,
Caros Tertulianos,

O meu muito obrigado por me dedicarem este espaço.
Hoje estarei no "reino dos algarves", como uma boa percentagem de portugueses.
Fazer anos em Agosto, é assim.
Bom tempo, boa praia, boa piscina, bons restaurantes, mas com os núcleos de apoio (familia e amigos) reduzidos ao mínimo.
Daí a importância de contar com este novo núcleo: os Camaradas do blogue.

Obrigado.
Um bom dia para todos, com um grande Abraço.

Manuel Amaro

Anónimo disse...

Caro duplo Camarigo!

Ao Mexia Alves, peço para utilizar o seu camarigo ao qual acho uma ternura de termo utilizado na Tabanca.

Pois é Manuel (Jesus) na Guiné fora do tempo, mas no Edif. 25 muitos anos. É gostoso relembrar a nossa TAP. Tinhamos amor à camisola não era? Chega... vamos ao importante!

Para ti neste dia vai um abraço do tamanho do Cumbijã, e ao almoço erguerei o copo para te brindar com o desejo de óptima saúde e tudo de melhor para ti e tua família.

Mário Fitas

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro Manuel Amaro

Aqui deixo o meu abraço camarigo recheado de parabéns.

Que passes um grande dia.

Luís Graça disse...

Querido Manel, meu camarada de Guiné, meu vizinho de Alfragide: Por terras escaldantes do Alentejo, por onde comecei a segunda etapa das minhas férias de Agosto, e agora chegado a Marvão onde vou pernoitar e consigo apanhar a Net, daqui de envio um abração repleto de votos de boa saúde e felicidade.

Vamos ver se a gente se encontra em Alfragide, no mês de Setembro, para beber um copo e dar dois dedos de conversa.

Luís Graça

Anónimo disse...

Manuel Amaro

Hoje é o teu dia.
Que muitos mais haja,com saúde e com motivação.

Parabens e um abraço
Luis Faria

MANUELMAIA disse...

CARO MANUEL AMARO,

MAIS UM ANO NA EPOPEIA DA CHEGADA AOS CEM.

PEDE UM CABAZ DE SAÚDE E BEBE UMA TAÇA PELO PESSOAL TODO DA TABANCA.

PARABÉNS.

UM ABRAÇO

MANUEL MAIA

José Martins disse...

Um abraço, nunca é mais um abraço: é mesmo o abraço do amigo

José Martins