1. Mensagem do Afonso M. F. Sousa, em complemento de outra anterior sobre o caso do Cap Cav Luís Rei Vilar (1):
Caro amigo Luís:
Falei com o ex-furriel enfermeiro da CCAV 2538, o Jesus, que me deu a informação que o Manuel Rei Vilar procura (2). Tratou-se, efectivamente de uma emboscada que ocorreu no interior do Senegal, a cerca de 8 Km para lá da linha de fronteira.
Este capitão (de carreira) era muito aguerrido e, frequentemente, integrava operações de rotina. Esta era mais uma. Mas por azar seu, ter-se-á enganado nas coordenadas e penetraram até cerca de 10 Km no Senegal. Numa zona de clareira, já em retorno, foram surpreendidos pelos guerrilheiros do PAIGC.
A cerca de 2 metros do furriel Jesus, o capitão Luis Vilar tombou mortalmente (provavelmente um tiro no coração, conforme refere). Um nativo ficou sem uma perna, após accionar uma mina antipessoal. Foram ambos recolhidos e evacuados de helicóptero para Bissau, onde o africano viria também a falecer.
Um abraço
Afonso M. F. Sousa
2. Comentário de L.G.:
Agradeço esta preciosa informação prestada pelo Jesus, ex-Fur Mil Enf da CCAV 2538, ao nosso camarada Afonso Sousa (sempre tão diligente, generoso e solidário). Afonso, será possível obter o contacto (endereço postal, mail ou telefone) do Jesus, que assistiu à morte do seu comandante ? Possivelmente o irmão do nosso camarada, o Manuel Rei Vilar - que reside em França, sendo, ao que julgo saber, investigador do CNRS - gostará de contactar, pessoalmente, o Jesus. Aproveito para informar que há, em Cascais, uma rua com o nome do Capitão Rei Vilar. Será o mesmo oficial ?
_________
Notas de L.G.:
(1) Vd. post de 30 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1903: Cap Cav Luís Filipe Rei Vilar, comandante da CCAV 2538, morto numa emboscada (Afonso M.F. Sousa)
(2) Vd. post de 30 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1902: Manuel Rei Vilar, França: Quem conheceu o meu irmão, Cap Cav Luís Filipe Rei Vilar, morto em Susana, em Fevereiro de 1970 ?
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Queria contactar com o irmão do Cap.Cav. Luís Rei Vilar é que estive com este capitão em suzana e gostava de lhe contar o que aconteceu. O meu mail é rosario.pedro.martins@gmail.com
2010/05/03
A todos os camaradas da BCCV 2538 que queiram contactar comigo podem contactar para o TM 916795560 ou para 915263876 e para o mail rosario.pedro.martins@gmail.com
Com os melhores comprimentos
A.Martins
Gostava que quem tiver o contacto do Furriel Enfermeiro Jesus agradecia que me ligasse ou mandasse um mail a dar-me o contacto dele, pois gostava muito de falar com ele. O meu contacto é o 916795560 ou rosario.pedro.martins@gmail.com.
Obrigado pela vossa atenção.
A.Martins
Boa noite Sr. Luís Graça é possivel arranjar-me o contacto do Enfermeiro Furriel Jesus da CCAV2538. Se tiver o contacto do Enfermeiro Jesus agradecia que me telefonasse ou me mandasse um mail para rosario.pedro.martins@gmail.com ou para o TM 916795560 ou 915263876.
Obrigado pela sua atenção.
Enviar um comentário