quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5488: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Ano Novo 2010 (8): Natal Distante… Não vou endireitar o mundo, prometo (Belarmino Sardinha)


1. Mensagem de Natal do nosso Camarada Belarmino Sardinha (ex-1º Cabo Radiotelegrafista STM, 1972/74, Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau), com data de 17 de Dezembro:

Camaradas,

Envio um pequeno texto que poderia ser de Natal, ou talvez não.

Publiquem-no se acharem que não vai ferir susceptibilidades.

Este conjunto de palavras, tipo poema que segue abaixo, esse sim, foi publicado em cartões de Boas Festas feito por uma companhia estacionada em Aldeia Formosa e fez parte do Natal de 1972.

O dito conjunto de palavras a que por vezes chamo poema, foi adaptado por um alferes da dita companhia, por ser longo para o postal, mas como não sei já qual era o alferes e tão pouco me lembra qual a companhia, não sei onde param os dois postais que tive como oferta, aqui deixo o original tal como foi escrito.

Natal Distante

Ao som de trombetas
barcos, relés e motores,
armas de fogo, tambores,
eu escrevo.
Tema Natal, Amor,
Paz, Fraternidade, Carinho
de ave pousada sem ninho.
Ser que vive incerteza,
mas que a todos deseja
Feliz Natal.Outro virá
em que os abraçará,
porém, este,
jamais esquecerá.

Aldeia Formosa 09/12/1972

Não vou endireitar o mundo, prometo.

Estimados e queridos amigos acantonados nesta Tabanca Grande que, pequena é ainda, por falta de tantos outros que ainda não a conhecem e por todos aqueles que já a conhecendo não quiseram ou conseguiram sair ainda dos seus “buracos” para se juntarem a nós.

Não sou de enviar postais de boas festas nem tão pouco trocar mensagens nesta época, mas aceito e respeito de bom grado quem o faz. Não me incomodam as boas festas que me desejam ou enviam, costumo até retribuí-las com cordialidade.

Porém, desta vez apetece-me desejar-vos também algo de bom, assim, venho por esta via desejar-vos tudo de bom durante 363 dias de cada ano, pedindo desculpa se nada vos desejo ou tiverem nos dias de Natal e Ano Novo.

Peço-vos encarecidamente que compreendam, nesses 2 dias os esforços estão todos mobilizados, todos, para aqueles que nada têm durante os 363 dias em que vos desejo a vós tudo de bom.

Espero que aceitem de bom grado o que vos desejo.

Um abraço para todos,
Belarmino Sardinha
1º Cabo Radiotelegrafista STM

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
__________
Nota de MR:

Vd. poste anterior desta série em:



5 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite caro amigo e "vizinho" Belarmino
Não vais endireitar o mundo mas "gente boa" como tu dá sempre jeito ter por perto.
E dos Natais distantes pode-se sempre reter alguma coisa:mesmo dos Natais da guerra.
O tempo corre depressa.Há que aproveitar o tempo para ir tentando - se não endireitar o mundo - preservar o que sabemos que tem valor. E que felizmente todos os dias vemos expresso no blogue do "nosso" Luis Graça e Camaradas da Guiné.
Com particular estima e amizade aceita um abaço do JERO, BOAS FESTAS

Anónimo disse...

Camarada e Amigo Belarmino, no Natal de 1972 também eu estava em Aldeia Formosa. Os Tigres do Cumbijã tinham cerca de dois meses de Guiné, seriam pois "Os Periquitos do Quebo".
Lembro-me de um Alferes da 99, BASTOS de seu nome, rapaz com grande jeito para a versalhada. Aliás, em 1973, já quando o Cumbijã e Nhacobá haviam sido tomados pelo "aquecimento global", dedicou à minha C.Cav. 8351 um poema que eu guardo religiosamente.
Não terá sido ele o autor da adaptação que em boa hora trouxeste ao nosso Blog?
Aproveito para te saudar com um abraço amigo.
Vasco A.R.da Gama

,AMUEL MAIA disse...

AMIGO BELARMINO,
PARADIGMAS DE SOLIDARIEDADE,AMIZADE
CLARO QUE NÃO SE CONSEGUE ENDIREITAR O MUNDO MAS SE CONTRIBUIRMOS PARA O MELHORAR UM POUCO,JÁ É UMA PEQUENA VITÓRIA.

APESAR DE TEREM SIDO PASSADOS EM GUERRA OS MEUS DOIS NATAIS DE ÁFRICA FORAM TAMBÉM PARADIGMAS DE SOLIDARIEDADE E AMIZADE INCONDICIONAIS.
ISSO AJUDOU A MELHORAR O MUNDO,O NOSSO PEQUENO MUNDO ,DISSO NÃO TENHO DÚVIDAS.
ABRAÇO AMIGO
MANEL MAIA

MANUEL MAIA disse...

AMIGO BELARMINO,
TINHA-ME FUGIDO UMA LINHA DE QUE NÃO ME APERCEBI E QUE ACABOU A ENCIMAR O TEXTO,DESVIRTUANDO-O.(PARADIGMAS DE SOLIDARIEDADE,AMIZADE)
ANULA-AS.
CONTINUO UM VERDADEIRO NAIFE NESTAS COISAS...
ABRAÇO
MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Amigo Vasco,

Lamento, mas não consigo ter qualquer ideia de quem era, tinha esperanças que aprecesse alguém com o postal impresso, mas tal como eu niguém os deve já ter ou saberem deles, daí ter optado por publicar apenas o original que escrevi.
Um abraço,
BS