sexta-feira, 29 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8180: Parabéns a você (252): Giselda Pessoa, ex-2.º Srgt Enf.ª Pára-quedista, Guiné 1972/74 (Tertúlia / Editores)

PARABÉNS A VOCÊ

29 DE ABRIL DE 2011

G I S E L D A   P E S S O A 

1. Postal de aniversário de "admirador" devidamente identificado nas fotos, acompanhado do texto que se segue

Caros editores

Hoje a Giselda faz anos e eu pretendi fazer um comentário um pouco menos ligeiro do que costumo ter nas minhas intervenções, embora o postal alusivo siga o costumeiro tom brincalhão de outros anteriores...

Conhecemo-nos desde finais de 1972, quando eu cheguei à Guiné. Era ela já uma "veterana" no local e, habituado eu à disciplina e respeito hierárquico aprendidos na Academia Militar, não me agradou muito o tratamento que ela me deu logo no início, ao realçar a minha condição de "pira".

Enfim, com altos e baixos lá mantivemos um tratamento mais ou menos cordial, com algumas picardias derivadas deste confronto "pira"/"veterana". No meio disto tudo começou a desenvolver-se um forte laço de respeito mútuo, baseado no nosso comportamento pessoal e profissional. Há quem pense que nos conhecemos quando eu fui evacuado depois da minha ejecção no Guileje. Esse foi afinal mais um episódio que naquele caso nos envolveu aos dois no decorrer da nossa vida profissional. Aliás, diga-se que curiosamente ela foi a única enfermeira com quem não fiz qualquer evacuação (a não ser a minha...). Uma simples coincidência, pois não dependia de mim a escolha da enfermeira para as evacuações...

O desenrolar da nossa vida profissional levou-nos, bastante mais tarde, a considerar que, embora tivéssemos feitios e gostos bastante diferentes, nos norteavam idênticos princípios de educação, ética e respeito pelos outros. Por isso, finda a nossa comissão e passando ela à disponibilidade, acabámos por contrair matrimónio já em Outubro de 1974.

Costumo considerar este nosso casamento fora dos parâmetros tradicionais - costumo dizer que é um "2 em 1" (como o champô...) - pois conseguimos conjugar dois papéis em simultâneo: o de cônjuge e o de camarada de armas. E, se surgir um qualquer estremeção no nosso relacionamento familiar, terei lá sempre a camarada de armas para me ajudar a ultrapassar esse momento. Afinal camarada é aquele(a) que está connosco, ao nosso lado, quando estamos rodeados pelo inimigo (ou pela adversidade).

Por isso, enquanto não nos faltar a saúde lá continuaremos a exocrinar* o grupo dos nossos amigos, bem reforçado ao longo destes últimos anos graças à Tabanca Grande. Sim, que neste momento já sabemos perfeitamente o que somos e o que queremos para pensar em mudar...

Miguel Pessoa

* - Termo difícil de encontrar... Numa aproximação, apertar com alguém, pôr alguém a transpirar (forçando-lhe o uso das glândulas exócrinas). Para combater o Alzheimer, não há nada como fazer uso de palavras que estão já só no nosso sub-consciente, por falta de uso, e tentar encontrar o seu verdadeiro significado...

************

Tem a Giselda como marido o nosso camarada/tertuliano Miguel Pessoa, mas como nosso Anjo da Guarda que foi, que dos céus da Guiné literalmente descia junto de quem precisava de auxílio, tem neste blogue ainda mais quase 490 amigos e camaradas, espalhados por todo Portugal e arredores, reconhecidos pelo seu trabalho nos Teatros de Operações. Entre eles:

2. Manuel Maia que, da Maia, assim se exprime:

Sofrendo, por ocasiões diferentes
com mísseis terra-ar seus acidentes,
no mundo único caso conhecido...
Destino reservou-lhes p`ra depois
projectos p`ra futura vida a dois
que encetam algum tempo decorrido...

Num belo altar de igreja se cumpriu,
acordo que o destino exigiu
Giselda e Miguel, selam amor...
Giselda, mulher d`armas pioneira
sargento pára, atenta enfermeira,
Miguel, um bom piloto aviador...

Por esta via envio p`ro casal
amigo e forte abraço fraternal,
por sextilhada forma, neste ensejo:
Que a vida vos reserve no futuro
caminho longo, certo e seguro,
tal como p`ra mim próprio é c´a desejo...

Ergam a vossa taça a esta enorme tabanca viva e (parafraseando o imortal Luís Vaz) , àqueles que da lei da morte se vão libertando...

Manuel Maia

************

3. José Martins que nos chega com palavras proferidas há dias em Loures, mas hoje reenviadas a uma das destinatárias, a nossa aniversariante Giselda.

Para o aniversário da Gisela, que além de uma óptima camarada é uma excelente Pessoa, aqui envio uma parte do texto de homenagem à Mulher Portuguesa, lida durante a romagem ao Monumento dos Mortos da Grande Guerra do Concelho de Loures, no passado dia 10 de Abril de 2011:

[...]
Prestemos também homenagem à mulher enfermeira, às Damas Enfermeiras que, durante a Grande Guerra permaneceram à cabeceira dos feridos e doentes, e às Enfermeiras Pára-quedistas, que na Guerra de África, sempre que solicitadas, desceram do céu ao campo de batalha, qual Anjo da Guarda, trazendo a esperança de vida, quando a morte tentava levar mais um camarada.
[...]

Um beijo fraterno ao Anjo que do céu desceu, muitas vezes e que, por ser anjo, escapou aos strella dos nossos, hoje, camaradas da luta.

José Martins

************

4. António Paiva, na Capital, dedicou este trabalho à nossa aniversariante

FELIZ ANIVERSÁRIO GISELDA


Não é um Anjo caído;
É um Anjo que ganhou asas!
O seu terno semblante
Convida à ternura
E acende vontades de infinito.

Nasceu na Alvura deste chão,
Como nascem as fontes,
Mas não é água
É voo

Tem a cor do seu destino
Tem a cor
Que é o Céu
E o Céu é para voar.

Voar…
Não como a leve e frágil pluma
Levada pela brisa do acaso,
Mas ao sabor do vento
Que o querer emana.

Voar… voar…
Até à última pena,
Sem pena de penar.
Voar… voar


Na BA12, mesmo apanhar limões
Quantas vezes não estaria a pensar,
Nos voos que teria de fazer
Para muitas vidas salvar.


PARABÉNS
Que por muitos e bons anos os possamos festejar.
Um abraço
António Paiva

************

5. O nosso camarigo monterrealense Mexia Alves

Para a Giselda
Salvé, 29 de Abril!!!

Há pessoas cuja discrição, a simpatia e a boa disposição, se tornam vivamente presentes num convívio, num encontro, mesmo sem nos darmos conta.
A Giselda é seguramente uma dessas pessoas.

Discreta, simpática, sempre com um sorriso, ouvindo com paciência todos aqueles que a ela se chegam para contar as suas histórias, é uma presença constante e imprescindível nos nossos encontros, nos nossos convívios.

Na Tabanca do Centro, se por acaso não pode estar presente, (o que me parece aconteceu uma só vez), com a companhia do Miguel, claro, a sua, as suas ausências, são de imediato notadas e torna-se obviamente muito presente… as suas ausências!

Poderia ficar aqui a escrever interminavelmente sobre a Giselda, sobre o Miguel, sobre o casal que constituem, mas com certeza ia incomodar a discrição com que mostram a sua amizade a todos nós.

Por isso, Giselda, (e Miguel também, pois claro), um grande e camarigo abraço de parabéns neste dia de aniversário, que espero bem, seja muito bem passado.

Por mim, vou-me lembrar de ti, Giselda, e de ti Miguel, neste dia, e pedir a Deus que vos mantenha sempre como sois, amigos do seu amigo, disponíveis e bem dispostos.

Monte Real, 29 de Abril de 2011
Joaquim Mexia Alves

************

6. Lá longe, na Lapónia, o nosso camarada José Belo:

Cão pára-quedista

Com um profundo sentimento de admiração pela coragem necessária para um tal "pioneirismo", num tempo em que as mulheres ficavam sempre na sombra dos heróis

Com as Vossas "descidas" (nos momentos mais graves) dos céus da Guiné... quantas "subidas ao céu" foram evitadas!

Os Votos de um muito Feliz Aniversário da parte de um camarada admirador incondicional.

José Belo

************

7. Na Senhora da (Boa) Hora, Matosinhos, o nosso camarada Jaime Machado

Camarada Giselda
Permite-me que te trate por tu como é hábito na nossa Tabanca.
Não me conhecerás certamente mas todos te conhecemos.
Claro que melhor que ninguém te conhece o Miguel.

Foste a andorinha que vinda dos céus o transportou até Bissau. A partir daí foi o que todos sabemos.
Foi para toda a vida.

Para ti que hoje és aniversariante vai um forte beijo e o desejo que junto a ele sejas lembrada em muitos e muitos 29 de Abril.

Em Monte Real entrego-te, pessoalmente, o meu beijo também de gratidão pelo que fizeste e fazes.

Até sempre do
Jaime Machado
Ex Alf Mil Cavalaria
(Bambadinca 68/70)

************

8. O nosso camarada Carlos Silva, um nortenho radicado pela moirama

Sobre os nossos Camaradas e Amigos Papa Tabancas: Grande; Pequena; Centro; Linha e Melros.
Aqui vão fotos na qualidade e investidos de Melros.
Com um abraço amigo
Carlos Silva


Fânzeres/Gondomar > Dia 8 de Maio de 2010 > Giselda e Miguel Pessoa no dia em que assumiram a qualidade de "Melros"

************

9. Notícia fresquinha do nosso atento camarada Fernando Barata


Abraço e Parabéns à Giselda do
Fernando Barata

************

10. Nas terras ventosas de Esposende, Albino Silva:

Soube que a Giselda está de parabéns amanhã, logo por isso não fico indiferente e tenho muito orgulho em lhe querer deixar aqui as minhas felicitações, pois é tal como nós camarada.

A mim me faz lembrar algumas Enfermeiras que passaram por Teixeira Pinto entre 1968/70, entre as quais a Bermudes, aqui de Esposende, além de outras mais a quem eu ia entregar feridos ou doentes para serem evacuados para Bissau.

Evidentemente que não lembro o nome de todas, mas recordo esses momentos e realço a verdadeira coragem que as Enfermeiras tinham naquele palco de guerra, onde o cenário era por vezes, senão sempre, desolador. Era precisa muita coragem e amor aos camaradas, para lhes aliviar o sofrimento, e isso elas faziam como ninguém.

Todos sabiamos que não era fácil chegar ao destino, mesmo que este fosse em quartel ou destacamento, mas era com muito perigo e desprezo pela própria vida, quando em pleno mato e em zonas de difícil acesso, elas iam em Socorro de camaradas feridos, fazendo o seu levantamento e evacuação.

Obrigado senhoras Enfermeiras, pois eu ligado na época ao Serviço de Saúde, e pelo que passei, vos dou valor.



Parabéns para a Giselda
que aqui é bem estimada
Hoje excelente Senhora
e na Tabanca camarada.

A Tabanca está feliz
pela Giselda cá estar
a Enfermeira que na Guiné
andou na terra e no ar.

Parabéns por estar na Tabanca
também pela gentileza
de continuar nesta tropa
que a adora de certeza.

A Tabanca orgulhosa
pela Giselda cá estar
a mesma que nos conhece
dos tempos de Ultramar.

Parabéns camarada Giselda
sei que é pouco o que lhe digo
Amiga desta Tabanca
como eu que também sou amigo.

Parabéns por esta data
que alegria que eu sinto
pois recordo as enfermeiras
que passaram por Teixeira Pinto.

Albino Silva

************

11. No lindo Buarcos cheio de sol está outro cavalheiro, o nosso camarada Vasco da Gama


PARABÉNS CAMARIGA GISELDA PESSOA


EU TE SAÚDO

GENTILEZA E ORIGINALIDADE, apela o Comandante da Tabanca Grande aos seus companheiros de viagem, sabendo quão difícil é preencher estes preceitos nos dias que vão correndo.
Será?

Ser gentil, nobre, elegante ou amável para a Giselda não é difícil, ela personifica a Gentileza.

Ser original, singular, fora do vulgar num escrito para a Giselda torna-se muito mais difícil, quando a unanimidade no reconhecimento das suas qualidades pessoais é regra na nossa Tabanca.

Ser-se conhecida, respeitada e estimada por todos nós esgota o rol de adjectivos que qualquer escriba pode lançar no papel.

Fotografias novas da Giselda, suplica o Comandante Luís, que o nosso stock, o da Tabanca, está esgotado!
Aqui, qual aprendiz Pessoano(*) na arte de fotografar, salto eu!

Manga delas eu tiro nas reuniões mensais da Tabanca do Centro e que envio para o pessoal retratado a fim de poderem comparar as barriguinhas, as carequinhas, os cabelinhos brancos.

No meio deste meu afã ainda ontem, dia 27 de Abril de 2011, retratei as senhoras da nossa Tabanca do Centro sempre em jovialidade crescente.
Recente, muito recente, é pois a fotografia da Giselda que envio para o nosso Blogue e ao ser-lhe vedado o uso de camuflado com as asas e os pára-quedas, se apresentou de camisola branca com uma águia altaneira, símbolo de quem é capaz de voar a grandes altitudes e de dar esperança tanto aos combatentes da Guiné nos anos idos como aos milhões de portugueses que vão esperando, esperando, esperando…

Se nova é a fotografia, antiga é a amizade, o respeito e o carinho.

Que se eternizem os sentimentos, peço, ao desejar-te um grande dia de parabéns na companhia dos teus e expectante pelo trabalho do teu/nosso cartoonista.

Do meu Buarcos lindo cheio de tanto sol e com o mar mais liso que o rio que desagua para as bandas da Figueira, te deixo um beijinho meu e da Celeste.

(*) seguidor de mestre Miguel Pessoa

Vasco A. R. da Gama

************

12. Mensagem de António Dias:

Olá Gi! Muitos Parabéns e que este dia se repita por muitos e bons anos.

Alfabravo e bj amigo

adias(tabancapequena)

************

13. O nosso camarada Humberto Reis mandou esta mensagem:

Minha querida AMIGA
Desejamos-te um FELIZ ANIVERSÁRIO na companhia dos que te são mais queridos.
Hoje, tal como ontem ao almoço, queremos ver-te ALEGRE E CONTENTE na nossa companhia e do Miguel.

Muitas Felicidades
Teresa e Humberto Reis

************

14. José Manuel Matos Dinis mandou esta mensagem:

Também gostaria de me associar a estas mensagens de diversos Camaradas por ocasião do aniversário da Giselda.

Não a conheci na Guiné, apenas nesta família do Luís Graça, e desde logo me sensibilizou a gentil delicadeza que a Giselda costuma selar com beijinho a quem a cumprimenta, quando não é ela a ter a iniciativa pelo abraço. Ora, é essa maneira, simples manifestação de carinho e amizade entre pessoas que não têm outros laços para além da partilha do blogue, que me levam a considerar a Giselda uma grande mulher, que extravasa de um grande humanismo e sentido social. Ainda lhe associo um constante e fino sorriso que lhe dão a graça de uma mulher bonita.

E por ser hoje dia de aniversário, desejo-lhe muitas felicidades, e que o celebre durante muitos e alegres anos.

Ah! E o Miguel? A esse sortudo garanto que não sou invejoso, e desejo-lhe uma fatia grande em cada bolo que a vida lhes proporcione.

Um beijo e um abraço com amizade.

JD



15. António Dâmaso, camarada da FAP

9093 Giselda 1970

À CAMARADA GISELDA DESEJO QUE TENHA UM DIA MUITO FELIZ EM COMPANHIA DOS QUE LHE SÃO QUERIDOS, FAÇO VOTOS PARA QUE O DIA DE HOJE SE REPITA POR MUITOS ANOS COM MUITA SAÚDE.

Com amizade
Dâmaso

************



Guiné > Bissalanca > BA 12 > 1972 > A Giselda (à direita), com um militar do Exército e a enfermeira Rosa Mota (Mendes pelo casamento).

Fotos: © Giselda Pessoa (2009). Todos os direitos reservados.

Peso da Régua > Galafura > São Leonardo de Galafura > 12 de Abril de 2009 > Azulejo com o poema de Miguel Torga, afixado na parede da capelinha local, dedicada ao culto de São Leonardo... Estive aqui, com a Alice, o Zé Manel, o Pimentel... no domingo de Páscoa de há 2 anos atrás...


Foto: © Luís Graça (2009). Direitos reservados



16. Luís Graça (e Alice Carneiro)

A Giselda é, historicamente, cronologicamente, a primeira camarada de armas, a ingressar na nossa Tabanca Grande. Não foi a primeira mulher, foi a primeira camarada, com tudo o que isso implica e significa para todos nós, camaradas da Guiné. 



Não sou  a pessoa mais qualificada para falar dela. Temos convivido esporadicamente, falamos ao telefone, e a mais das vezes com o Miguel.  Mas desde o início senti por ela ternura e simpatia. É difícil não simpatizar com ela, logo aos primeiros contactos. Tenho muito apreço, estima, amizade e camaradagem pela Giselda e o seu companheiro de uma vida, o nosso camarigo Miguel.. 


Mas é ela que é hoje a rainha da festa, porque hoje é o seu dia.  E eu faço questão de deixar aqui, a título pessoal,  como simples membro da Tabanca Grande, os meus votos de longa vida, com qualidade,  para a nossa  querida Giselda que não é apenas uma grande camarada, é também uma  verdadeira camariga. Sempre discreta, mas atenta. Que o diga a Alice, que já teve o privilégio de beneficiar da sua experiência e competência como enfermeira, num belo dia destes, na Tabanca do Centro, em Monte Real, em que subitamente se sentiu indisposta. A Alice, embora não pertencendo ao nosso blogue, faz  questão de lhe mandar daqui uma grande beijoca de parabéns.

Por outro lado, eu não posso abstrair do facto de a Giselda ser uma transmontana, do Alto Douro Vinhateiro, e mais concretamente ser filha de São Martinho de Anta, freguesia e vila do concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real.  Terra de gente ilustre: além dela, que foi uma das primeiras portuguesas a abrir às mulheres as fileiras das Forças Armadas,  temos ainda o Miguel Torga, pseudónimo literário de Adolfo Correia Rocha (1907-1995), médico e um dos grandes escritores portugueses do Séc. XX.  


Giselda, prometo conhecer melhor a tua terra, por onde já passei como viajante apressado. Prometo lá ir com tempo e vagar. E voltar,  mais uma vez, mais vezes, ao o miradouro de São Leonardo de Galafura, no concelho vizinho de Peso da Régua,  um dos lugares mais fascinantes deste país fascinante que nos tocou em sorte e que nem sempre sabemos merecer.  


O Miguel Torga, que era amigo e vizinho do pai da Giselda, celebrizou esse lugar mágico, que é para mim também um dos mais fabulosos miradouros de Portugal, com vista (vertiginosa) para o Rio Douro e os seus vinhedos,  únicos no mundo.

Deixo aqui, para a Giselda e os demais amigos/as, camaradas e camarigos/as,  uma foto do célebre poema do Torga, publicado no seu Diário IX, e gravado agora em azulejo, São Leonardo da Galafura. O Torga não me levaria a mal se eu trocasse os nomes, e se em vez de São Leonardo da Galafura chamasse àquele mítico lugar Santa Giselda da Galafura... Santo por santo, prefiro uma santa, ou pelo menos um anjo, como ela, Giselda,  o foi para com os seus camaradas feridos em combate, entre 1972 e 1974, no TO da Guiné... Um anjo que merece um lugar especial na nossa Tabanca Grande, e mais do que isso: um anjo que há muito já deveria ter sido promovido a arcanjo... 


Um xicoração do tamanho do teu/nosso Douro. Luis (e Alice).

************


17. Comentário do Co-editor Carlos Vinhal (que está de piquete, e é especialista em aniversários e aniversariantes):

Finalmente, os editores, na certeza de que representam a vontade daqueles que não se tendo manifestando, comungam daquilo que acima ficou dito sobre a nossa querida Enfermeira Giselda, aqui estão a felicitá-la, desejando-lhe um alegre dia de aniversário, se possível junto dos filhos, demais familiares e amigos, já que por perto terá com toda a certeza o seu camarada, amigo, marido e companheiro de uma vida, o nosso estimado camarigo Miguel Pessoa.

Desejamos ao casal mais strelado do mundo as maiores felicidades e saúde quanto baste para confraternizarem nas diversas Tabancas existentes de norte a sul de Portugal, convívios da Força Aérea e onde quer que haja um grupo de (ex-)militares convivendo.

____________


Notas de CV:


(*) Giselda Pessoa foi 2.º Srgt Enf.ª Pára-quedista na Guiné nos anos de 1972/74



Vd. último poste da série de 27 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8170: Parabéns a você (251): Hugo Guerra, ex-Alf Mil CMDT dos Pel Caç Nat 55 e 60, hoje Coronel DFA (Tertúlia / Editores)

44 comentários:

manuel amaro disse...

Camarada Giselda.

Parabéns!
Felicidades!
Hoje é o dia. Porque, pelo menos, um dia em cada ano, reunimos à nossa volta, o que há de melhor entre os amigos.
E é sempre um dia de alegria, por vezes de emoções.
Por isso, desejo-lhe que este dia se repita por muitos anos, com muita saúde e bons Amigos.

Um Abraço

Manuel Amaro

Luís Dias disse...

Caríssima Giselda Pessoa

Envio-lhe os meus parabéns, desejando que este dia se repita por muitos e muitos anos, na companhia do excelso esposo, familiares e amigos.
Que o seu Anjo da Guarda a acompanhe e a proteja com as suas asas, da mesma forma que a Giselda e a suas restantes camaradas enfermeiras eram também anjos vindos dos Céus da Guiné para ajudarem aqueles que tinham sido feridos em combate, enfrentado perigos imensos com aquele profissionalismo muito próprio de quem, sobretudo, sabe cumprir a sua missão e que nobre missão.
Muita Saúde e felicidades para o futuro.
Uma longa vida.
Um abraço do tamanho do Rio Corubalo.
Luís Dias

Hélder Valério disse...

Caríssima camariga Giselda Pessoa

Não fui a tempo de 'enfileirar' no conjunto das felicitações que encorporam o post colocado tão a propósito e por sinal muito bem produzido.

Não fui a tempo, disse, para esse fim, mas vou a tempo de deixar aqui o meu comentário 'alongado'.

Assim, começo por dizer que, felizmente, não necessitei dos préstimos da Giselda no TO do CTIG mas que, sabendo da existência de tais 'anjos', tinha alguma curiosidade em conhecer alguma coisa sobre as suas motivações, o seu desempenho (para além daquele que era 'conhecido' nas conversas gerais sobre as suas intervenções), a sua postura.
E isso vim encontrar, não exclusivamente no Blogue, mas na maioria nele, por via das descrições que foram sendo feitas sobre a Giselda, a Rosa e outras e muito bem complementadas pelas conversas que foram sendo feitas nas ocasiões em que pude conviver mais de perto.

E é bem verdade que todos os elogios, todas as carecterizações da personalidade, da postura serena e camarada da Giselda, que foram produzidas nesta elegia, assentam 'como uma luva'. A Giselda é assim mesmo, discreta, serena, com fino sentido de humor, generosa e camariga.

Como parece ser verdade o velho ditado que diz que "por detrás de uma grande mulher está sempre um grande homem", não deixa de ser uma comprovação disso mesmo o facto do Miguel se ter associado, alegre e felizmente como ele diz, ao projecto do futuro da vida da Giselda, formando esse incontornável casal, do qual quem tem a ventura de ser amigo não tem motivos para tristeza.

À Giselda Pessoa, minha amiga, ergo agora uma taça virtual e faço um brinde desejando-lhe longa vida.

Parabéns!

Abraço
Hélder S.

Barãok3 disse...

Camarada Giselda,

Um dia repleto de felicidades, na companhia dos que lhe são mais queridos.
A tabanca grande(em peso)estará consigo nesta dia, pois você merece esta, eu diria,"unanimidade".
Um grande abraço

Francisco Godinho(Moura, homenagem aos camaradas tombados, lembra-se?

admor disse...

Camarada Giselda Pessoa,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Caríssima Giselda Pessoa

Um Feliz dia de Aniversário na companhia de familiares e amigos, votos de longa vida e muita saúde.

Felicidades!

Parabéns!

Um abraço

Manuel Marinho

alma disse...

Lá e cá estás entre Amigos,Companheiros,Camaradas!

Assim Mulher Combatente para ti
só posso enviar o Abraço da Gratidão e o Beijo da Solidariedade!

Parabéns!

Jorge Cabral

Anónimo disse...

Amiga Giselda

Feliz Aniversario. Parabens, um dia feliz.

Um abraço

Vasco Ferreira

Anónimo disse...

Camarada Giselda,
Um dia Muito feliz, junto do "pira" Miguel, e que todos os anos possamos contar mais um, não somos exigentes
Um beijinho de parabens.

ASantos
SPM 2558

Hugo disse...

Amiga e camarada Giselda
Que o dia de hoje fique repleto de alegria e felicidade, sentimentos que nos transmitia a tua chegada ao mato, quando nós mais precisávamos.
Ver as nossas enfermeiras páras era o que melhor podia acontecer a qualquer desafortunado que estivesse a aguardar evacuação.Foi o meeu caso; falo de cátedra.Não sei quem me ajudou no dia 13 de Março de 1970 quando lerpei em São Domingos, mas podendo ter sido tu fica com a minha gratidão eterna.Se não foste,ainda assim ,passa.
Muitas felicidades e muitos dias destes junto do teu estrelado e demais família e amigos.
Hugo Guerra

Anónimo disse...

Amiga Giselda!

Vicissitudes da vida deixaram-nos já fora do controlo da hora de envio. Mas o sempre voluntarioso Carlos Vinhal teve a amabilidade de reenviar a rosa do nosso quintal.

Mais uma vês, muitas felicidades junto do Miguel e de todos mais que vos são queridos.

Parabéns!

Helena e Mário Fitas

Anónimo disse...

Não sei como começar, pior será como acabar.

É bom ser-se mimado desta forma, é uma pequena retribuição daqueles que tendo ainda voz o fazem em seu nome e de todos aqueles que por infelicidade o não podem fazer.

Parabéns, Giselda, que este dia seja diferente para melhor mas, pior que todos os restantes que tenhas para viver.

Um beijo e um abraço, meu e da cara metade.
BSardinha

Jorge Fontinha disse...

Não tenho a certeza de a minha Companhia e ou o meu pelotão ter sido alguma vez, socorrido pela Giselda Pessoa, enquanto em Teixeira Pinto, local em que muitas vezes ajudei a transportar, camaradas feridos, para os helicópeteros.A única certeza foi, que foram algumas cujos nomes não tive a oportunidade de saber, que nos traziam do Céu, uma certeza que tudo iria correr bem.Pelos vistos, o Miguel é testemunha que sim! Na dúvida os meus parabéns pelo aniversário e na pessoa da Giselda, o meu carinhoso obrigado ás colegas que se cruzaram comigo em Teixeira Pinto, naqueles anos conturbados de 1971.

Abraço de grande agradecimento pelo trabalho realizado ao serviços das nossas gloriosas Forças Armadas.

Jorge Fontinha
ex-furriel Mil da C.Caç 2791 (Força)

Anónimo disse...

Camarada Giselda

Que mais te posso desejar, depois de quem já disse ...Tudo.

Olha, um xi-coração e muita SAÚDE !!!

Jorge Rosales

Correia Nunes disse...

Camariga Giselda,muita saúde e alegria neste seu dia de aniversário,e que nós por cá tenhamos saude e vida para a saudar-mos,por muitos anos.
José Nunes
BENG 447
68/70

Anónimo disse...

Giselda,
Neste seu dia de aniversário, não podia deixar de lhe desejar muitas felicidades e muitos anos de vida rodeada de todos aqueles de quem mais gosta.
Muitos Parabéns.
Abraço com carinho
Filomena

Anónimo disse...

Amiga e Camarada Gisela

Um feliz aniversário e muitos parabens.

Um abraço

Eduardo Campos

Anónimo disse...

Camariga Giselda
Feliz Aniversário. Parabéns.
Longa Vida.
Mantenhas
Luís Borrega

Juvenal Amado disse...

Giselda

Tens lugar bem especial no nosso seio não só pelo que foste e fizeste como o que és hoje.
Uma das nossas mulheres mas que esteve lá e que sabe na primeira pessoa o que falamos quando estamos juntos.

Neste dia quero desejar-te um dia muito feliz junto dos teus que mais amas e que este se repita por muitos e muitos anos.
Muitos parabéns

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Sra. Giselda Pessoa,

O corpo de enfermeiras pára-quedistas, no tempo da nossa guerra, simbolizaram o melhor da mulher portuguesa: abnegação, coragem, sacrifício, sensibilidade e amor ao próximo.

Essas qualidades fizeram, sempre que possível, a diferença entre a morte e a vida.

Felizmente nunca precisei da vossa ajuda, mas quantos de nós vos devemos a esperança de uma vida com alguma qualidade e a própria vida?!

O casal Pessoa é um espelho desta linha de pensamento.

Um dia, quem sabe, terei a oportunidade de conhecer esse casal que me habituei a admirar e a respeitar.

Até lá, os meus parabéns e um grande haja saúde.

Dos States, com todo o prazer, vão umas latinhas e garrafas de Coca-Cola, Fanta, Perrier e outras que tais, que isto de gostos não se discute, mas todas elas cheinhas de amizade.

José Câmara

Anónimo disse...

Camariga Giselda Pessoa

Neste dia de aniversário, que desejo esteja a ser muito bem passado na companhia de todos quanto lhe são queridos, não podia deixar de me associar ao coro de parabenizadores (se a palavra não existe passa a existir) que tão expressivamente se manifestaram sobre tão simpática "Pessoa", que faz parte deste grupo de ex-camaradas (uns mais outros menos entradotes na idade, mas não caquéticos), de outos tempos.

Desejo muitas felicidades, tudo de Bom e muita saúde, como merecimento pelo Bem e Vidas que proporcionou naqueles Teatros de Guerra a quem teve de socorrer e, que este dia se repita por muitos anos, na companhia do Seu Pessoa.

Sincero e forte abraço de parabéns para a Giselda, no qual englobo o Seu Mais que Tudo Miguel.

Jorge Picado

Luis Faria disse...

Companheira e amiga Giselda

Que este seu dia ,sempre importante na vida de uma pessoa (e no Pessoa!) já que assinala mais um ano ganho,seja em pleno preenchido por alegria e boa disposição.

Á longevidade com saúde e independencia ergo um meu copo de tintol verdasco, assim como um segundo pelo que nos ajudou, fisica e psicologicamente num passado que não se esquece.

Um abraço e se permite um beijinho de amizade e gratidão

Luis Faria

Anónimo disse...

Parabéns GISELA
MAIS UM
Amilcar Ventura

Anónimo disse...

Caríssima Giselda

Muitos Parabéns e Felícidade sem fim junto da Família e Amigos.

Um grande abraço.

Zé Armando Almeida

João Carlos Silva disse...

Giselda,
Muitos Parabéns e um dia Feliz.
Nunca é de mais lembrar e enaltecer que fez parte das "Enfermeiras que Vinham do Ceú" que "...Em Perigos e Guerras Esforçados..." deram o melhor de si "Para que Outros Vivam".
Que conte muitos mais, Felizes, na companhia dos que lhe são queridos.
Um grande Abraço,
João Carlos Silva

Anónimo disse...

Giselda Camariga e AMIGA:
Temos estado muitas vezes em Convívio.
UM GRANDE BJ DA TERESA E DO CARLOS M. SANTOS.
Coimbra
CART 2339 - Mansanbo

António Tavares disse...

Camariga Giselda

Parabéns.Felicidades.Saúde.Excelente Dia na Companhia da Família e Amigos.

António Tavares
Galomaro 1970/72.

Anónimo disse...

Minha Querida Amiga e Colega
Começo por pedir desculpa pelo “Colega” mas também andei na luta pela boa saúde dos nossos militares em 1964-66,como Furriel Milº.Enfermeiro da C.Caç. 675 (Binta e Guidage).
Mas não estou aqui para falar de mim mas da Giselda, de que tenho tido o privilégio de ser “vizinho” nos nossos convívios da Tabanca do Centro, em terras do Comandante Mexia Alves.
Sem palavras julgo já lhe ter “dito” muitas vezes como a admiro e respeito. A Gilselda carrega afectos, transmite tranquilidade. Discretamente , sem levantar a voz a Giselda não precisa de cartão identificativo ao peito para ser identificada como “SHE” ( Ser Humano Especial).
Julgo que não são precisas mais palavras.
Como “enfermeira de guerra” não esqueço a sua competência e profissionalismo quando assistiu a Alice Carneiro, mulher do nosso Editor Luís Graça, numa indisposição que nos preocupou a todos num convívio em Monte Real. Durante largos minutos “agarrou” a Alice que sentiu que por perto tinha uma voz e uma mão amiga, que não mais a abandonaria.
Por essa pequena amostra deu para perceber todo o bem que terá feito na Guiné durante a sua comissão nos conturbados anos de 72-74.
Parabéns minha Querida Amiga.
Que conte muitos junto dos que lhe são queridos.
Envolvo neste cumprimento o seu Miguel, uma Pessoa especial por quem tenho também uma particular estima.
De Alcobaça, Terra de Paixão,
JERO

Amsoares disse...

Camariga Giselda:

Feliz dia de aniversário, junto dos familiares e amigos, não esquecendo o camarigo Miguel.

Um beijinho grande de PARABÉNS.

Artur Soares

Fernando Gouveia disse...

Camarada Giselda:

Muitos parabéns neste dia e felicidades para o futuro.

Um abraço
Fernando Gouveia

Anónimo disse...

Olá Giselda
Com toda a amizade e carinho aí vão os meus Parabéns.
Votos de boa Saúde, Longa Vida e a Felicidade que esses sorrisos deixam transparecer...e um obrigado para Vós Todas.
Um abraço ao Miguel Pessoa e um beijo para a Giselda
Torcato
(se não seguir enviarei depois...vai voar espero eu)

Anónimo disse...

Por lapso nosso (editores), esta mensagem do António Graça de Abreu, envaiadfa a tempo, não foi integrada por nós, no poste de parabéns à Giselda. As nossas desculpas ao autor e à homenageada (LG):

28 de Abril de 2011 18:05

Hoje, no almoço dos atabancados da linha,(de Cascais), mais anexos, disse à Giselda que ela era a nossa Princesa do Céu. A dedicação com que a Giselda ajudou a salvar a vida de tantos de nós, na Guiné em fogo,e agora a suave paciência com que nos continua a aturar, trinta e tal anos depois, velhos, casmurros e manientos. Mas ainda gente interessante.

Excepcional mulher, a depuração do feminino, mãe de todos os soldados do mundo. A Giselda sempre jovem! Muitos parabéns e dez mil felicidades.

António Graça de Abreu

Luís Graça disse...

Mensagem do Manuel Reis, com data de ontem, 18h19 (por lapso também não foi integrada no poste):

maugustoreis@gmail.com


Amiga e camarada Giselda:

Ontem, dia 27, no almoço-convívio da Tabanca do Centro, com uma certa timidez, recordámos o teu aniversário. As palavras que gostaríamos de te dizer ficaram para hoje, dia 29.
É bom ter-te como mais uma de nós, partilhando os nossos convívios e a nossa amizade!
É bom recordar-te, sempre, como uma boa amiga de que todos gostamos!
Admiro a tua coragem. Nos momentos mais complicamos da guerra, como foi útil foi a tua ajuda e quantas vidas salvaste!
Não esquecemos.
Numa guerra instituida, em princípio, só para homens, tiveste a força e valentia de derrubares algumas barreiras e alguns tabus da época.
Como foi bom para muitos camaradas, em momentos que a vida se parecia esvair, ouvir uma voz feminina, animadora e tonificante!
Parabéns Giselda, continua entre nós por muitos anos, pois, tal como outrora, precisamos de ti.
Bem Haja.
Um beijinho.
O Miguel também merece um abraço neste dia.
Manuel Reis

Anónimo disse...

Um BEIJO para a Giselda.
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Mensagem do Rodrigues António A. , chegada ontem já fora do controlo (23h01):

Coma camariga, não posso deixar de lhe endereçar um grande abraço de amizade como camarigo, embora novato e pouco escritor ainda, mas já a querer conhecer quem por aqui anda e como a Gisela está por cá desde o início tem os meus Parabéns redobrados esperando que continue pormuitos e longos anos na nossa companhia, e muitas Felicidades para si e para os seus...

Anónimo disse...

Giselda

Feliz aniversário na companhia do Miguel,Filhos e amigos.

Que festejes esta data por muitos anos,com saúde.

Parabéns

António e Gina Marques

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caríssima Gisela

Desejo-lhe neste dia de aniversário muitos Parabens, com saúde,paz e tudo o mais que desejar.

Feliz aniversário


Mário Pinto

Anónimo disse...

Cara Giselda!

É a primeira vez que me dirijo a si, mas acredite que gostava muito de falar consigo.
Sabe que um dos meus sonhos (agora aqui revelado) era ter sido militar?
Penso que devemos ser da mesma idade, e quando vós enfermeiras pára -quedistas, começaram a vossa missão na guerra, eu senti um orgulho imenso, mas as mulheres ainda não integravam as fileiras como depois veio a acontecer, e só vós, as enfermeiras, o fizeram, creio não estar enganada.
Lembro-me, que lia tudo o que escreviam a vosso respeito: as notícias da vossa partida para a guerra, etc.
Mas, hoje, a Giselda é aniversariante famosa entre os nossos amigos do Blogue e seus camaradas de armas.
Também eu me orgulho de si e lhe agradeço a sua destreza, a sua decisão em ir ajudar os nossos jovens amigos, que participaram na Guerra da Guiné,pois como diz o Zé Martins, e todos sabemos, as enfermeiras foram sempre,importantíssimas, nomeadamente,durante a Grande Guerra, à cabeceira dos feridos e doentes.
Por fim quero desejar~lhe uma vida longa e feliz junto dos seus amores, pois julgo saber, que para além do seu Miguel, tem filhos e netos.
Aceite um abraço amigo da

Felismina Costa

Agostinho Gaspar disse...

Cara amiga Giselda,
Ainda esta semana estivemos a almoçar juntos, nos almoços mensais da Tabanca do Centro, mas como era a véspera do seu aniversário falámos, mas aqui estou hoje, no dia dos teus anos a desejar-te um Feliz Aniversário com o Miguel e filhos e mais os teus mais queridos.
Somos do mesmo mês, lindo mês de Abril, mas de signos diferentes.
Um beijo grande de parabéns e até ao próximo cozido!
Agostinho Gaspar

Jorge Narciso disse...

Carissima Gelda

Resolveram os meus mercados (está na moda o termo) pôr-me durante esta semana a trabalhar de "padeiro", ou seja a horas a que o comum dos cidadãos dorme.
Não sendo já bébé não fiquei com os sonos trocados, porque não se pode trocar o que não existe. Isto tudo para dizer que "voei" nestes ultimos dias por "outros mundos" e só agora percebi que passava este teu dia.
Mas quis o acaso que ainda chegasse a tempo de te enviar um beijinho de Parabens, que apesar de simples, encerra um efectivo sentimento de amizade que sei mutua e que muito me honra.
Estendo o cumprimento ao Miguel e ao profundo e indisfarsavel manifesto de afecto que te dedicou na introdução do poster.
Bem hajam, seus periquitos "avoadores", e porque já tenho saudades vossas, aqui vai um longo abraço que espero concretizar num dos nossos próximos encontros. Em Carregal a 29 de Maio ou em Monte Real a 4 de Junho.
Jorge Narciso

paulo santiago disse...

Camarada Giselda

Com algum atraso,envio um virtual
ramo de flores desejando muitos
Parabéns e que continuemos por cá
durante longos anos.Desejo também
muita Saúde e Paz na companhia do
Miguel.
Sejam Felizes!

P.S.-não vou esquecer este dia...
deixei de ser"activo",passei
a reformado

Carlos Vinhal disse...

Por impossibilidade temporária de aceder aos comentários, a pedido de Giselda Pessoa aqui fica este seu agradecimento:

"Queridos amigos
Não sou pessoa de grandes discursos nem será agora que o vou fazer. Mas não quero deixar de agradecer os miminhos com que fui prendada no dia do meu aniversário – por pessoal com quem tenho mantido um contacto mais próximo, por outro que apenas conheço por aquilo que escreve ou comenta no nosso blogue.

A todos agradeço as palavras amáveis que quiseram dirigir-me nesta data, sentindo que simultaneamente estão a homenagear aquele grupo de mulheres enfermeiras paraquedistas que nos anos idos de '60 e 70' decidiram responder a um novo desafio. E isso deixa-me muito feliz.

Giselda Pessoa"

Carlos Vinhal disse...

A pedido da nossa Enf.ª Giselda Pessoa, aqui fica o seu agradecimento:

"Queridos amigos
Não sou pessoa de grandes discursos nem será agora que o vou fazer. Mas não quero deixar de agradecer os miminhos com que fui prendada no dia do meu aniversário – por pessoal com quem tenho mantido um contacto mais próximo, por outro que apenas conheço por aquilo que escreve ou comenta no nosso blogue.
A todos agradeço as palavras amáveis que quiseram dirigir-me nesta data, sentindo que simultaneamente estão a homenagear aquele grupo de mulheres enfermeiras paraquedistas que nos anos idos de '60' e '70' decidiram responder a um novo desafio. E isso deixa-me muito feliz.
Giselda Pessoa"

Manuel Resende disse...

Por impossibilidade de comentar na altura própria, por trabalhos relativos a quem é avô pela primeira vez, aqui fica um beijinho de parabéns para a nossa Giselda, e para o afortunado marido aquele abraço.
Manuel Resende e Isaura