sexta-feira, 29 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8182: O Mundo é Pequeno e a Nossa Tabanca... é Grande (41): Projecto de investigação da Universidadade do Minho ["Narrativas identitárias e memória social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais" ] selecciona o nosso blogue numa amostra bloguística portuguesa, brasileira e moçambicana

1. O nosso editor (e fundador do blogue) Luís Graça [, foto à esquerda,] recebeu no passado dia 23 de Março a seguinte mensagem da investigadora da Universidade do Minho, Lurdes Macedo:



Data: 15 de Março de 2011 12:00 AMCaro Prof. Luís Graça,
Obrigada pela sua disponibilidade. Terei que ir a Lisboa no início de Abril para entrevistar outros bloguistas. Por isso, organizar-me-ei de modo a entrevistar todos os bloguistas na mesma deslocação. Diga-me, por favor, em que dias da semana e em que horários tem disponibilidade para me conceder a entrevista.

Também gostaria de entrevistar alguns dos colaboradores e seguidores do seu blogue. Estas entrevistas são enviadas por e-mail. Por isso, quando eu o entrevistar, aproveitarei para lhe pedir o contacto de alguns colaboradores e seguidores. Pode ser?

Saudações,

Lurdes Macedo.


3. Tive há dias uma agradável e estimulante conversa, de mais de 3 horas, no meu local de trabalho,  com a Dra Lurdes Macedo,  e já pedi aos restantes editores e colaboradores do blogue para darem o seu OK, no seu caso de virem convidados para serem entrevistados no âmbito deste projecto... Aqui vai o meu mail enviado em 28 do corrente:Caros editores e demais conselheiros/colaboradores permanentes do nosso blogue:

Peço a vossa melhor atenção para este pedido da investigadora e doutoranda Maria de Lurdes de Sousa Macedo, da Universidade do Minho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).



O projecto de investigação "Narrativas identitárias e memória social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais" (coordenado pela Prof. Rosa Cabecinhas) parece-me interessante, e a equipa idónea. A lusofonia é também uma das nossas bandeiras.Dei-lhe os vossos contactos para poderem eventualmente serem contactados e entrevistados sobre a vossa experiência como antigos combatentes e como membros de nosso blogue bem como sobre a vossa percepção da importância do nosso blogue em termos de contributo para o desenvolvimento da lusofonia... Ele já esteve comigo, aqui em Lisboa, respondi-lhe a uma longa (mas interessante) lista de questões.

Um Alfa Bravo. Divirtam-se: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é... Grande. Luis

PS - A Dra. Lurdes Macedo mora em Espinho, embora seja de Viseu. 

  
4. Comentário do nosso colaborador permanente Hélder Sousa:


Olá Luís


Esta é mais uma prova de como o nosso Blogue tem sabido ganhar créditos junto de uma ampla camada de 'observadores' que o consideram credível, passível de ser utilizado em investigações, em consultas, em parcerias. Isso deve-se à postura de grande abrangência que tem sabido manter (apesar das dificuldades) e da coerência e constância da sua linha de rumo.


O Blogue dá confiança. O Blogue transmite a ideia de rigor. Não se trata de não falhar a indicação de um dia exato para um determinado acontecimento... O rigor vem da postura da procura de apresentar os factos o mais documentados possível, sempre corrigindo, quando é caso disso e também ilustrando as situações.


Pois que contem connosco. O que interessa é que os depoimentos, as intervenções, sejam 'escorreitas', 'certinhas'. Digo isto porque não nos caberá determinar o sentido das conclusões do estudo, que será certamento o que for (la Palisse não diria melhor...) e podem até chegar a conclusões que nos pareçam desajustadas, mas o que importa é o fundo do que se vier a dizer ou escrever.


Abraço


Hélder
______________


Nota do editor:


Último poste da série > 12 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8086: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (40): O Domingos encontrou-me!.. Ele era a mascote da CCAÇ 462, Ingoré (1963/65) (J. Marques Ferreira)

1 comentário:

Anónimo disse...

Desejo então muito boa sorte e muito bom trabalho aos editores, conselheiros e aos colaboradores permanentes!

Vasco A. R. da Gama