1. Comentário do nosso camarada Armando Pires (ex-Fur Mil Enf.º da CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70):
Discordo da opinião de René.
Considerar-nos um grupo de veteranos nostálgicos da sua juventude, além de redutor revela a grande distracção, a forma enviesada, diria mesmo incompetência, com que tem lido o nosso blog.
Sim, verdade que por aqui temos camaradas expressando nostalgia e revolta, tristeza e dor, sentimentos que são parte da alma que é só nossa, que não cabe a ninguém julgar. Mas também temos os que olham o passado como lugar de descoberta do seu eu, do lugar que ocuparam na história politica contemporânea. Mas todos, uns e outros, orgulhosos do que foram, de quem são. E cumprindo neste blog a missão que lhes foi atribuída. Não deixar que ninguém conte a história por eles, por nós.
Uns a favor, outros contra, uns nem por isso e outros, ainda, antes pelo contrário. Mas cada um emprestando o seu contributo para que a história da guerra colonial se faça, se escreva, sem embustes. Jamais alguém poderá falar, contar, escrever, sobre o que se passou em Guileje (p.ex.), sem ler aqui, este Mural, os relatos dos que aos acontecimentos assistiram, não a partir do ar, mas em terra, em dor e sofrimento, em morte e desespero.
René Pélissier, diz a sua biografia, é um leitor compulsivo, um historiador, um especialista sobre colonização portuguesa. Ao dizer o que disse de nós, comporta-se com um dos que assistiram à história a partir do ar. Que a lê no ar. Quem sabe se não é ele o nostálgico, por não ter sido, na juventude, um dos Bravos do Pelotão.
Armando Pires
************
2. Comentário do nosso camarada José Pardete Ferreira, (ex-Alf Mil Médico (Teixeira Pinto e Bissau, 1969/71):
O René Pélissier é um castiço!
Conhece a fundo a etomologia das Colónias ou Províncias Ultramarinas Portuguesas, como lhes quiserem chamar, no entanto, não conhece a mística da nossa vida lá nem nas nossas posturas que se seguiram após o nosso regresso.
Que temos nostalgia... temos!
Que fomos jovens... fomos!
Que vivemos muito em pouco tempo... vivemos!
P.S. Pessoal - E O Paparratos foi uma história de Amor... foi!
Todos nós ficamos a amar a Guiné!
Sans rancune.
José Pardete Ferreira
************
3. Comentário do nosso camarada Manuel Maia (ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610, Bissum Naga, Cafal Balanta e Cafine, 1972/74):
Claro que o blog evidencia um pouco de nostalgia,afinal foram dois anos de vivência numa experiência nova,num local desconhecido, sob um clima diferente, com gentes diversas,culturas desconhecidas, numa fase de juventude em que a característica fundamental era aquilo a que chamávamos "sangue na guelra".
Essa vontade de recordar, de reviver acontecimentos com quem os conheceu de igual forma, logo muito mais à vontade para compreender esse estado de alma que significou a passagem por perigos e situações adversas que nos marcaram profundamente, essa comunhão de sentimentos, e essa amizade alicerçada ali no teatro da guerra, onde todos "estávamos no mesmo barco" e que só nós somos capazes de entender...
Essa lembrança quantas vezes acicatada por um pormenor que surge de forma impensada e extemporânea que um outro faz aparecer nos convívios à mesa, agora já com famílias que no período subsequente não conseguiam aceitar as narrativas de cada um quando para isso havia força suficiente capaz de explanar sem cair em depressão, e sem gerar atritos...
René Pélissier, tem portanto alguma razão, embora a nostalgia não seja a exclusiva motivação deste nosso convívio à volta de um blog comum a que chamamos nossa casa. Este espaço tem servido também para permitir a descoberta de capacidades, até aqui escondidas, no que à criação literária diz respeito, e são já muitos os camarigos que foram capazes de passar ao papel essas vivências que todos nós conhecemos de forma mais ou menos marcante.
Voltando a Pélissier, não posso deixar de referir que a sua alfinetada sobre a colonização portuguesa, e em especial sobre José Celestino da Silva, não faz esquecer as atitudes dos seus concidadãos, neste país que tem servido para os seus estudos, onde o assassínio e a pilhagem foram a forma de estar gaulesa.
Seria interessante, por exemplo, que pensasse em fazer uma investigação a essa monstruosa tripla invasão, ao saque ocorrido e aos assassínios infligidos às populações...
Manuel Maia
************
4. Comentário do nosso camarada António Graça de Abreu (CAOP1, Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74):
"Para a história colonial portuguesa basta consultar os autores de língua inglesa. Há séculos que a maior parte a denuncia como negreira, arcaica, brutal e incapaz: a quinta essência do ultracolonialismo sob os trópicos".
René Pélissier, em entrevista a Lena Figueiredo, publicada no jornal Diário de Notícias, Artes de 02.04.07.
Aqui têm o grande historiador que manda um bitaites sobre quem nós fomos e somos, nunca foi à Guiné mas conhece-nos de gingeira. Eu acho que também conheço este tipo de sumidades, historiadores que não me merecem um mínimo de respeito. Também escreveu uma recensão sobre o meu Diário da Guiné há uns quatro anos atrás, (lembram-se?)e conseguiu a proeza de ler o que não escrevi e virar tudo ao invés. Porque ignorava a matéria sobre a qual escrevia, a Guiné 72/74. Eu respondi na altura. Pélissier tem os seus admiradores neste blogue, pessoas que acham que os seus "estudos parecem exactos e cientificamente bem fundamentados."
De facto, voltem a ler:
"Para a história colonial portuguesa basta consultar os autores de língua inglesa. Há séculos que a maior parte a denuncia como negreira, arcaica, brutal e incapaz: a quinta essência do ultracolonialismo sob os trópicos".
René Pélissier dixit.
Abraço,
António Graça de Abreu
************
5. Comentário do nosso leitor e camarada Carlos Nabeiro, ex-combatente no TO de Moçambique entre 1968 e 19770:
Tanto quanto os meus modestos conhecimentos me lembram, nas devidas proporções, os países ditos colonialistas que mais "guerras" tiveram em vários TO e durante mais tempo (depois da 2.ª guerra mundial) fomos nós e a França.
Muitos de vós conheceis e lesteis certamente Jean Lartéguy (Jean P.L.Os_ ty). Lartéguy os seus personagens, uns fictícios, outros com os nomes alterados e até mesmo os Franceses em geral, viram as suas guerras coloniais de forma diferente do povo português e olham os seus Veteranos com outros olhos. Nos livros de Larteguy, encontramos esses jovens nostálgicos (ele próprio) militares de carreira, voluntários, mercenários, etc. Muitos deles com elevada formação universitária. Não gostavam de guerra mas não sabiam fazer mais nada, nem se sentiam à vontade noutros ambientes. Gostavam de cometer (barbaridades) disparates, eram competentes e muito unidos. Percorreram o império colonial francês, na "procura" do túmulo de D. Quixote.
O sr. Pélissier, bastante mais novo que o sr. Osty, confesso que não sei se foi militar mas, certamente como francês e estudioso destes assuntos, conheceu de certeza e provavelmente de muito perto Lartérguy.
Pélissier julga os bizonhos soldados portugueses embutidos do mesmo "espirito" patriótico dos heróis de Larterguy ou dos portugueses que embarcaram nas Caravelas do Gama.
Ora valha-o Deus monsieur René, se o senhor soubesse ao longo (em especial) dos últimos trinta e oito anos os actos Actos de Contrição proferidos por muitos de nós (os tais Nostálgicos) que na volta exigem respeito e memória, o Xôr René, até corava, com o nosso romantismo.
Carlos Nabeiro - 67anos.
Militar desde Julho de 1967 no CISMI de Tavira, até 13 de Junho de 1970, dia da chegada ao RI 15 de Tomar, vindo de Moçambique.
Não me sinto culpado de nada, não peço desculpa, nem mendigo.
************
6. Comentário do nosso camarada Manuel Joaquim (ex-Fur Mil de Armas Pesadas da CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67):
NOSTALGIAS
"Luís Graça & Camaradas da Guiné é “um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude”
(R. Pélissier),
Nostalgia (dos dicionários): doce tristeza causada pelas saudades de alguma coisa, de alguma forma de existência que se deixou de ter, pelo desejo de voltar ao passado, a um lugar, a uma situação vivida.
Digo já, não me sinto um veterano nostálgico dos seus tempos de guerreiro à força. Nem de qualquer tempo da sua vida, tempo feliz ou infeliz. Recordo esses tempos, umas vezes com carinho outras vezes com revolta, mas nada de saudades nem de masoquismo adocicado pela distância dos factos. Quando recordo, em memória carinhosa, as agruras e doçuras da infância, da adolescência e da juventude não estou nostálgico mas posso ficar revoltado ou satisfeito pelas condições em que vivi esses tempos.
Quando me “vejo” menino nos dias de inverno, descalço a caminho da escola, pés arroxeados e mãos engadanhadas pelo frio, é isto nostalgia?
Quando me “vejo” menino, aos primeiros raios do dia após noite de vendaval e antes de partir para a escola, a apanhar do chão azeitona ou bolota até encher a cesta, sinto nostalgia?
Quando, nas tardes quentes de verão me “vejo” descalço, a subir aos pinheiros para derrubar pinhas, com os pés picados pelos tojos e o peito arranhado pelas carrascas do pinheiro, estou saudoso desses tempos?
Quando recordo o dia, já quase noite, em que abri o couro cabeludo numa cabeçada na oliveira que servia de poste de baliza de futebol e não havia meios de me levarem ao hospital onde demorei horas a chegar, sete quilómetros numa bicicleta a furar a noite por estrada de terra, sozinho com meu pai, encharcado de sangue, qual imagem do santo sudário que o padre mostrava no sermão da 5.ª feira Santa, pode ser isto nostalgia?
E será nostalgia recordar a aflição que senti quando, quase sem saber nadar, resolvi atravessar o rio Arunca e no meio do rio fiquei sem pé, valendo-me a corrente forte que me empurrou para uma margem?
E a carga de porrada que levei do meu pai “só” porque aprendi a escrever e resolvi mostrá-lo com a mais vibrante palavra que encontrei, “caral..o”, escrita a giz branco no bojo de um pulverizador agrícola?
Lembrar isto é nostalgia?
Quando me “vejo” a levar puxões de orelhas, reguadas e chapadas do professor primário por não satisfazer as suas exigências na aprendizagem ou mais tarde, já adolescente, a levar umas palmatoadas do director do colégio “só” porque alcei a perna e larguei um “pum” para saudar o senhor João, contínuo, é isto nostalgia?
Quando recordo, nas férias escolares, o trabalho duro no campo, de sol a sol (e até noturno) enquanto a maior parte dos meus colegas andavam a passear e a divertir-se, tenho saudades de tal?
E é para ter saudades da minha “primeira vez”, nas Caldas da Rainha, quando seis “manfiozitos” aproveitaram a viagem escolar para uma visita à “casa de p.”, fila indiana, a serem recebidos à vez por uma decrépita alma caridosa e carinhosa que, por 20$00, nos atendeu a todos?
É nostalgia recordar os dias de fome passados no colégio porque o dinheiro para o almoço era gasto em tabaco e nos jogos de cartas?
E… e… e na Guiné?
Já não falo dos momentos de combate, dos mortos e feridos, das desgraças físicas que nos atingiram. Este blogue é um extraordinário repositório das memórias desses momentos, a maior parte delas sem qualquer laivo de nostalgia, antes pelo contrário. Recordar os vómitos secos, a angústia daquela vivência dominada pelo “inesperado”, os mosquitos, as abelhas, as formigas, a sede violenta que nos obrigava a beber “merda” líquida, a “fome” de comida para gente, a suprema sensação de inutilidade daquela vida de combatente, a deliquescência daqueles dias e dias e dias em que nada acontecia mas “tudo” acontecendo naquele esforço de fazer passar o tempo e de tentar salvar o “couro”, pergunto, recordar tudo isto é sinal de nostalgia?
Que belos tempos, não foram? Não, para mim não foram! Para mim simplesmente foram tempos da 1.ª terça parte da minha vida e que deixaram marcas neste “velho veículo” de quase 71 anos.
Sinto nostalgia quando recordo aquela Guiné que conheci em condições excecionais, sujeito a violências físicas, espirituais e até morais de uma guerra para mim sem sentido?
Não. Olho para trás e vejo simplesmente factos de uma história que posso contar, a da minha participação numa guerra. Valerá alguma coisa essa minha história? Pode ser que não mas, por precaução, ficará como matéria para memória futura, principalmente para os meus netos e seus descendentes poderem encontrar nela algo que fez parte das suas raízes, sejam elas boas ou más, estejam em bom estado ou não, sirvam para os alimentar ou não. Mas que sirvam, pelo menos, para tomarem consciência de que a sua história não começou com eles.
Não, não tenho nostalgia, não tenho saudades do passado. O passado que tive é isso mesmo, passou. Os lugares que frequentei já não existem, para mim já não são eles mas outros que terão o mesmo nome e a mesma localização. Em contrapartida tenho, sim e cada vez mais, é saudades do futuro! Falo por mim. Não sou um dos veteranos referenciados por R.Pélissier.
Admito que existam por aqui mas não em quantidade suficiente para se catalogar este blogue como refúgio de velhos combatentes nostálgicos. É verdade que tento esconjurar o tempo. Sonho por vezes, feliz com o que fui e com o que passei ou pesaroso com as asneiras que cometi e as agruras que padeci.
Como poderei ser nostálgico dos meus tempos de chumbo que ensombraram alguns anos da minha juventude, anos de revolta a respirar a atmosfera violenta duma guerra? Nestas andanças de recordações é frequente ouvir-se “se soubesse o que sei hoje!”. Pois tenho a dizer que, se soubesse o que sei hoje, não entregaria “os pontos” e teria fugido para França, a exemplo do que fizeram mais de 80% dos meus conterrâneos. Não tenho vergonha de o dizer, até porque a maior parte da vida económica do meu concelho deve o seu desenvolvimento a muitos desses emigrantes que fugiram à incorporação militar e, ainda hoje, as suas pensões de reforma são o sustentáculo de muita actividade económica. E são muito queridos e louvados, veja-se isto, pelos que ideologicamente condenaram a sua atitude, sendo mesmo o seu sustentáculo de poder, há muitos anos.
Aqui ando, não nostálgico, tentando não derrapar nas esquinas da vida, numas vezes revoltado, apaziguado noutras. Já sou como uma velha árvore com alguns ramos decepados, outros algo decrépitos, mas onde ainda há alguns ramos viçosos e lá vão rebentando algumas hastes que espero tenham força para se tornarem ramos.
Nostalgias? Como diz o poeta Manuel António Pina, no seu poema “Coisas que não há que há” (O pássaro da cabeça, ed. A Regra do Jogo):
… … …
Há tantas coisas bonitas que não há:
… … …
Tantas lembranças de que não me lembro,
sítios que não sei, invenções que não invento,
… … …
tudo o que eu nem posso imaginar
porque se o imaginasse já existia
embora num sítio onde eu só ia …
Nostalgias?
Só se for do que não vivi e do que não viverei.
Manuel Joaquim
************
7. Comentário do nosso tertuliano "Mais Velho" António Rosinha:
Ele escreve sobre nós e a nossa guerra porque é escritor, nós escrevemos no blog, porque somos nostálgicos.
Não conheço o homem, apenas as referências de Beja Santos e um ou outro jornalista.
Da guerra que eu vi, que nos fizeram e que tivemos que aguentar por serviço militar obrigatório, dessa guerra ninguém, seja o Pélissier ou o Furtado, ou quem foi para a Suíça ou Paris, tem mais direito de falar, relembrar do que nós. Mas todos tentam falar daquela guerra, mais alto que nós.
Esta referência da “nostalgia” é dos tais subterfúgios com que calaram muita malta que por lá andou. Não é só ele que até é estrangeiro. Até aparecer o Luís Graça a falar alto e até parece que ensurdece alguns. Ainda hoje tenho gente mais velha das minhas relações, que como eu são “retornados”, e dizem que escondem dos vizinhos que são retornados. (Medo? Vergonha? Ignorância? Complexo da discriminação?) Gosto muito de ouvir estrangeiros falar de nós. E também ouvir alguns portugueses que só foram para as “nossas áfricas” , a seguir ao 25 de Abril “ajudar aqueles desgraçados”.
Já ouvi no Brasil, em Luanda, na Guiné-Bissau, e até turistas na Madeira falar depreciativamente de nós. E já ouvi brasileiros com pena de não terem sido colonizados por americanos em vez dos portugueses.
Já ouvi nos meus próprios ouvidos, suecos, na Guiné, julgarem-nos nazis, e transmitirem essa ideia aos guineenses. Mas uma coisa digo eu, nunca conseguem dizer tudo de nós porque lhe “custa dobrar a língua”.
Os franceses e os ingleses salvaram as fronteiras e o idioma dos seus “grandes impérios” à sua maneira, a nossa geração ajudou a salvar as frágeis fronteiras do seu “pequeno império”, dentro das nossas possibilidades, que era para tudo para desaparecer sem o mais pequeno respeito por aqueles riscos no papel daqueles mapas, algo indefinidos.
Os “PÉLISSIERES” da vida sabem isso muito bem, só não o dizem. E é principalmente por aquele período ser dos mais importantes e relevantes da vida e do futuro de Portugal, que sempre devemos lembrar aos “PELISSIERS”, e muitos nossos que não é apenas “Nostalgia”.
Devemos dizer as verdades para evitar que pedaços do império não venham ainda a desaparecer.
O que vai ser difícil evitar devido às nossas actuais fragilidades.
Cumprimentos
António Rosinha
____________
Nota de CV:
Vd. poste de 28 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10083: Sondagem: "Um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude ?" (Parte I) (A. Pinto / A. Silva / H. Cerqueira / J, Martins / M. Beja Santos / P. Raposo / R. Figueiredo)
4 comentários:
Caros amigos e camaradas
Também exerci a minha possibilidade de votar e votei "discordo".
Esta questão parece-me simples e fiquei um tanto admirado com o teor de alguns comentários que fui lendo.
Vi as coisas do seguinte modo: um senhor chamado René Pelissier, tido por 'especialista' em questões africanas e em particular relacionadas com Portugal, apreciou e comentou um livro dum camarada nosso, o Fernando Gouveia, que o escreveu a partir do impulso que a sua vivência no nosso Blogue lhe incutiu.
Por via disso, o René, para além de elogiar o livro "Na Kontra Ka Kontra" acaba também por referenciar o nosso Blogue caracterizando-o como sendo "um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude".
Também por via disso, foi colocado o inquérito para saber em que medida nos revemos nessa classificação.
Vamos por partes: temos, por um lado, uma apreciação a um trabalho de um estimado camarada e, sendo positiva (até podia não ser) é agradável. Há depois a referência ao nosso Blogue. Não o hostiliza, não o ridiculariza, apenas o classifica segundo os seus (dele) preconceitos, segundo o que ele 'pensa' que é.
Discutir o René, é perda de tempo. Aliás, é inútil, porque o que quer que seja que se venha aqui a teorizar sobre os méritos ou deméritos do 'escritor', do 'jornalista', do 'historiador', não terão grande efeito para além da esfera da nossa audiência.
Portanto, fica a pergunta do inquérito.
Não, não acho, que seja um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude. Aliás, grande parte dos comentários que se foi lendo explicam isso muito bem. Pode haver 'nostálgicos', isso sim. Nostálgicos da guerra? Alguns, sim!
Nostálgicos dos tempos da juventude? Também haverá, certamente, e como não poderia isso acontecer, se é normal que o avançar na idade faça muitas vezes recuar as lembranças? Mas não é essa a 'imagem de marca' dos milhares de textos, de poemas, de artigos, que por aqui vão passando.
É, para alguns, um acerto de contas com a 'sua' história, é 'blogueterapia', é tantas vezes o sublimar da amizade...
Ná, não é, definitivamente, "um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude". É de gente solidária, veja-se a ajuda aos vários projectos que se vão desenvolvendo na Guiné, é até de 'filhos de veteranos', portanto o meu forte "discordo".
Abraços
Hélder S.
O voto é secreto mas com a votação apurada, digo votei: Discordo inteiramente.
Um alfa bravo
Colaço
Não só discordo completamente como considero um verdadeiro insulto a todos os ex-combatentes da Guiné. Opiniões sobre a guerra que travámos em África há muitas, mas os interesses escondidos por trás das apreciações deviam ser esclarecidos. Os franceses ainda fazem navegar por águas da Guiné navios de guerra. As fronteiras foram negociadas a régua e esquadro pelas grandes potências ocidentais sem atender aos interesses das populações. Os interesses económicos, de países, de grupos, de partidos, de pessoas, amachucam as verdades, adulteram a realidade. A realidade que eu vivi, foi um combate, uma guerra, em que a força das armas fornecidas pelos nossos inimigos que dominavam na ONU a opinião mundial ( o mundo em geral dominado pelos interesses expansionistas das grandes potências)foi determinante, e superou qualquer força da razão que poderíamos ter. Não faltaram cubanos e búlgaros para compreendermos que, o Estado Novo, que todos detestávamos, mais as movimentações e os interesses geoestratégicos da generalidade dos países tornavam a guerra perdida desde o seu início. E perder a vida ou estar nessa possibilidade por uma causa perdida não será nunca situação que nos provoque um estado de nostalgia. O único sentimento que encontro dentro de mim é o de tristeza pelos nossos camaradas de armas selvaticamente assassinados após a Independência e de repugnância por esses pseudo-historiadores que se encontram ao serviço do imperialismo selvagem das grandes potências.
João Martins
Ex-Alferes Miliciano PCT BAC1
Guiné - 19/12/67 a 1/1/70
valium antidepressant valium high - v for valium cheap universe
Enviar um comentário