domingo, 8 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14335: (Ex)citações (265): Sondagem: Mudei muito. Quem é que não mudou? (Juvenal Amado)

1. Mensagem do nosso camarada Juvenal Amado (ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), com data de 28 de Fevereiro de 2015:

Carlos e Luís
Eu respondi à sondagem que sim, que mudei. Como podia não ter mudado face à distância de mais de 40 anos, num tempo que se escoa todos os dias? Transcrevo aqui as palavras do Torcato: - Por que é que este Blogue é tão importante para o ex-combatentes? E respondo como o Rosales: - Porque me sinto tão bem ao pé deles.

Um abraço
JA


Mudei muito. Quem é que não mudou?

Não sei se entre o melhor e o pior se ganhei ou perdi alguma coisa, mas para mim o que interessa é o que sou hoje, e isso é o somatório do que passei, do que vi e de com quem convivi durante todos estes anos.



Galomaro, 1973 - Juvenal Amado (à direita) com o seu camarada José Luís ("Ermesinde")

Não resisto a usar, que me perdoem a ousadia, o nosso Luís de Camões

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

“Incendiário” aos 20 anos e "bombeiro" a partir dos 40, é um dito que ilustra o amadurecimento que acontece e é desejável que aconteça, com todos como o que acontece com os bons vinhos em bons cascos. Mas atenção amadurecimento não é o mesmo que conivência de conveniência, nem em se deixar absorver, porque no meu entender há limites para a mudança entre o que acreditava ontem e o que acredito hoje, pois o meu acreditar residual é ainda a base da minha vida.

Hoje penso ao fazer uma viagem ao passado que no essencial me norteei por valores, sonhos e anseios, atiçados pelas transformações operadas no nosso País, em que víamos um Mundo velho parir um novo e pojante de poder, querer e crer.

Estou mais velho, mais largo em todas as direcções, com menos cabelo, na estrada da vida encontrei gente que me ama e amou, perdi quem amei e me amava incondicionalmente, ganhei e também perdi amigos. Numa vida cheia onde nem tudo foi bom, mas muito foi menos mau, tudo contribuiu para um ser em formação constante que conto ser até ao fim dos meus dias.

Hoje fazia o meu pai 90 anos.
Dedico-lhe o que aqui escrevo, pois lhe devo a criança que ainda existe dentro de mim e o adulto que faz todos os dias por honrar a sua memória.

Um abraço a todos os camaradas
JA
____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14310: (Ex)citações (264): Sondagem: Ao fim destes 40/50 anos, mudei muito, física e psicologicamente - Resposta múltipla (Mário Vitorino Gaspar)

2 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Vim abrir o g-mail, vi o teu escrito e passei para o Blog.

Se não tivessemos mudado, neste mundo sempre em mudança, eramos feitos de quê?

Há uma saudade ao teu Pai e isso também tem que ser encarado com naturalidade. Não é fácil mas é a vida...de tantas vidas.

Abraço Juvenal e tudo de bom para ti e para os teus. Ab,T.

Hélder Valério disse...

Caro Juvenal

As mudanças são absolutamente naturais.
As físicas fazem parte do processo evolutivo, do envelhecimento.
As psicológicas são também efeito da evolução, essencialmente mental.

Mas se a 'forma' muda o conteúdo não tem necessariamente de mudar. Dizes que mantens os princípios. E fazes bem!

Aliás, é a falta de princípios, que se vai manifestando a vários níveis mas que é bastante perniciosa quando revelada nas mais altas instâncias de quem nos governa, que tem conduzido à miséria moral a sociedade em que se vive.

Portanto, um Homem de princípios é um Homem.

Abraço
Hélder S.