quinta-feira, 2 de março de 2017

Guiné 61/74 - P17100: Tabanca Grande (429): Francisco Feijão, ex-alf mil, PA - Polícia Aérea, BA 12, Bissalanca, 1973/74... Novo grã-tabanqueiro n.º 737




Francisco Oliveira Feijão, ontem e hoje

Fotos: © Francisco Feijão (2017). Todos os direitos reservados


1. Mensagem do nosso novo grã-tabanqueiro Francisco Oliveira Feijão, ex-alf mil, Polícia Aérea, BA 12, Bissalancqa, 1972/74 (*)

Data: 1 de março de 2017, 21h47

Olá,  Luís,

Infelizmente só agora te posso responder.(*)

Envio-te em anexos as únicas fotos possíveis. Todas as minhas recordações da Guiné se perderam, numa das muitas mudanças que fiz, trabalhando por esse mundo fora. Espero no entanto participar com muitas das minhas recordações que, essas, sim, não estão perdidas.

Fico muito contente por ter encontrado o Eduardo [Jorge Ferreira, ex-aldf mil, PA, BA 12, Bissalanca]. Pena foi que só agora passado tantos anos.

Um grande abraço
Francisco Feijão


2. Comentário do Edurado Jorge Ferreira, dando as boas vindas ao Francisco Feijão que passa a ser o novo membro da Tabanca Grande, com o nº 737:

(...) Boa noite aos dois - meu grande amigo Luís e meu antigo camarada e Comandante de Companhia (a 1ª) da PA da BA 12, Feijão de Oliveira.

Realmente, é bem verdade o que se afirma no blogue: "O mundo é pequeno e a ... nossa tabanca é grande"! Longe estava eu de dar de caras com o Feijão e ele aparece-me no meu mail,  graças ao Luís Graça.

Já desesperava de "encontrar" mais camaradas da BA12 do meu tempo pois, além de alguns especialistas (que também vou encontrando no respetivo blogue)  só tenho mantido contacto (muito pouco, infelizmente) com o [Miguel] Pessoa, o Martins de Matos e a Giselda, frequentadores assíduos da Tabanca Grande e das suas atividades. Mas pilotos, eles, e a Giselda, enfermeira paraquedista, muito pouco tempo lhes sobrava para conviver com os camaradas de outras especialidades.

Agora com o Feijão o caso é bem diferente,  pois partilhávamos os mesmos espaços e as mesmas preocupações no dia a dia, quase posso afirmar, na hora a hora. Nós, os 9 alferes milicianos da Esquadra de Defesa Terrestre da Base éramos bem unidos,  pese embora o facto de irmos em rendição individual (assim como todos os soldados, sargentos e demais oficiais) e termos frequentado incorporações diferentes. E daí regressarmos em datas diferentes sem contactos uns dos outros e por isso com muito poucas probabilidades de organizar encontros anuais como os camaradas dos outros ramos. (...) (*)

3. Comentário do nosso editor:

Camarada Feijão, como já tive ocasião de o dizer publicamente, todos os camaradas de todos ramos e e de todas as especialidades das nossas Forças Armadas são bem vindos ao nosso blogue... e todos temos o "dever de memória"", o sentido de poder cobrir, com a partilha das nossas memórias, o período da guerra na Guiné entre 1961 e 1974...

A  FAP está bem representada na nossa Tabanca Grande, com vários "pesos pesados"... mas já sobre a Polícia Aérea  sabemos pouco, faltam-nos histórias, fotos, recordações... Mesmo sobre a BA 12, em Bissalanca, o seu dia a dia, não temos publicada grande coisa, à parte as histórias dos nossos queridos "pilav" e especialistas... que de resto têm um blogue próprio.

Vais, por certo, esclarecer qual era a missão e qual foi a história da Esquadra de Defesa Terrestre da Base, sobre a qual não sabemos nada, pelo menos a malta do Exército,

Um camarada como tu, que comandou uma companhia, a 1ª, da Polícia Aérea, em 1972/74, tem que ser recebido com honras de fanfarra!... E,  para mais sendo camarada de um camaradão como o Eduardo Jorge Ferreira..., o único PA que até  agora tínhamos na Tabanca Grande, se a memória não me atraiçoa.

Pois bem, Francisco, estás apresentado, tens um lugar à sombra no nosso poilão mágico, que protege e inspira a Tabanca Grande, e esse lugar, por ordem cronológica, é o nº 737 (***). Senta-te, arregaça as mangas, vê o teu nome inscrito na lista alfabética de  A a Z, na coluna do lado esquerdo, e sempre que te apetecer aparece para comentar os nossos postes e publicar os teus próprios textos (que terás de mandar sempre através dos emails dos nossos editores).

As nossas regras editoriais constam aqu, no nosso Livro de Estilo (poste P8588).

Também estamos no Facebook> Tabanca Grande Luís Graça
__________

Notas do editor:

(*) Vd poste de 22 de fevereiro de 2017 > Guiné 61/74 - P17071: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (107): O reencontro, através do nosso blogue, de dois camaradas da Polícia Aérea, BA 12, Bissalanca, 1972/74: os ex-alf mil Francisco Feijão de Oliveira, nosso próximo grã-tabanqueiro, e o nosso grã-tabanqueiro Eduardo Jorge Ferreira

(**) Vd. poste de 31 de agosto de 2011 >  Guiné 63/74 - P8714: Tabanca Grande (300): Apresenta-se o Eduardo Jorge Ferreira, lourinhanense, ex-Alf Mil da Polícia Aérea (BA12, 1973/74)

(...) Estive [, na Guiné, em Bissalanca,] na BA12 de 20 de Janeiro de 1973 (, triste data, a do assassínio de Amilcar Cabral. ) a 02 de Setembro de 1974, colocado na EDT (Esquadra de Defesa Terrestre) como Alferes miliciano da Polícia Aérea, onde era conhecido por Ferreira.

Quero aqui enviar um abraço especial ao (então Tenente PilAv) Pessoa, um dos primeiros senão o primeiro piloto a ser atingido por um míssil Strela e que felizmente conseguiu ejectar-se e ser resgatado pelos paraquedistas. Constato com satisfação que está de boa saúde e tem responsabilidades no blogue e fiquei agora a saber também que casou com a Enf Pára-quedista Giselda a quem saúdo igualmente. (...)

Depois de vir da Guiné e como era voluntário na Força Aérea por 6 anos,  passei pela Comissão de Extinção da Pide/DGS (Gabinete de Imprensa) e pelo Estado Maior General das Forças Armadas (1ª Divisão) donde passei à disponibilidade em Junho de 1977.

Entretanto tirei o curso de Instrutores de Educação Física e mais tarde a licenciatura em Administração Escolar, realizando o percurso normal de professor até uma determinada altura a que se seguiram 15 anos de ligação à gestão escolar, dos quais 12 como presidente. Voltei a ser unicamente professor nestes últimos 9 anos lectivos acabando a minha carreira profissional em Abril último.(...) 

1 comentário:

Anónimo disse...

Camaradas.

Não posso deixar de manifestar o meu enorme regozijo perante os sinais de vitalidade do nosso Blogue que, por estas alturas do campeonato, continua a agregar camaradas até agora dispersos e incógnitos nos milhentos trilhos da vida.

Por vezes esses trilhos cruzam-se com os do nosso Blogue, umas vezes por acaso, outras por intermediação daqueles que já o integram, proporcionando novas fontes de informação e conhecimento e, não menos importante, reencontros de camaradas há muito desencontrados.

Parabéns ao Luís Graça.
Boas vindas ao Francisco Feijão.

Com um grande abraço para todos os camaradas.
António Murta.