quinta-feira, 18 de maio de 2017

Guiné 61/74 - P17373: Recortes de imprensa (87): Combatentes da Guiné, homenageados em Abrantes pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (Morais da Silva, Cor Art Ref)


1. Mensagem do Cor Art Ref António Carlos Morais da Silva, que foi comandante da CCAÇ 2796 (Gadamael e Quinhamel, 1970/72), com data de 12 de Maio de 2017:

Caro Editor
Dou-lhe conta da notícia publicada em http://ultramar.terraweb.biz/index_medalhas_SM_Ultramar1_Cerimonias_de_imposicao_de_Condecoracoes_RAME_06Mai2017.htm por julgar de interesse para os leitores do blog que dirige com assinalável sucesso.

O meus cumprimentos
Morais Silva
Coronel
(ex-cmdt CCaçInd2796 em Gadamael)


Abrantes: Ex-Combatentes da Guiné homenageados pelo Chefe do Estado-Maior do Exército

Este sábado, dia 6 de maio, o Regimento de Apoio Militar de Emergência, em Abrantes, acolheu a cerimónia de homenagem aos mortos em combate e condecoração aos 66 ex-Combatentes da Companhia de Caçadores Independente 2796 “Gaviões”, que combateram na Guiné de 1970 a 1972.

O General Rovisco Duarte, Chefe do Estado Maior do Exército, esteve presente em Abrantes e falou do caráter pessoal desta cerimónia, devido à ligação com o Coronel Morais da Silva, comandante da companhia.

“O Coronel Morais da Silva foi um homem que marcou a Academia Militar, particularmente a minha geração, nos anos 70, e várias gerações de oficiais. No meu caso, em 76, mais concretamente. Gerações essas que, como o próprio se referiu, estão agora em posições de comando no Exército”, explica o Chefe do Estado Maior do Exército, que afirma ainda que, no seu caso particular “foi ainda mais gratificante perceber que aquele Capitão que eu conheci há cerca de 40 anos atrás, tinha sido um homem [na altura, eu, Cadete, não me apercebi pois a juventude não dá para muitas coisas] que tinha tido uma experiência na Guiné. 

Foi extremamente reconfortante perceber agora comportamentos na altura. Daí aumentar-lhe a admiração pelas qualidades humanas deste nosso Coronel. Que era, de facto, exigente mas já tinha tido a experiência da Guiné, um teatro extremamente difícil. Isso era vertido na educação dos Cadetes”.  [Negrito e realce a amarelo, da responsabilidade do editor]

Para os 66 ex-Combatentes presentes na cerimónia, o General Rovisco Duarte deixou um “agradecimento profundo e reconhecido por parte do Exército. E dizer que o Exército os admira muito e que está disponível para poder de alguma forma colaborar naquilo que seja a sua qualidade de vida, conforto, anseios e preocupações. No fundo, uma palavra de solidariedade muito amiga, muito profunda e muito sincera”.

José Mora Alves, de Sardoal, e João do Rosário Oliveira, de Abrantes, são dois ex-Combatentes desta Companhia que lutou num dos piores palcos da guerra colonial. “Recordar situações que já se passaram há 40 anos e que é bom não esquecer”, afirmou José Mora Alves acerca do significado desta cerimónia. Quanto à presença do General Rovisco Duarte, afirma que tem “um valor especial porque vem de alguém que percebe onde nós andámos e o que passámos”.

João do Rosário Oliveira ainda ostentava no peito a medalha da condecoração mas afirmou que “a medalha, por si só, não é importante. Foi toda a cerimónia, o que se passou até hoje e, principalmente, a homenagem aos que faleceram. O Exército não abandona os seus e homenageia-os, quando, muitas vezes, a comunidade civil se esquece de o fazer”, afirma.

Foram 23 meses de missão onde a Companhia “Gaviões” viu tombar cinco dos seus membros e contou com 13 feridos graves. Foram agora alvo de homenagem por parte dos seus pares e numa cerimónia que contou com a presença do Chefe do Estado Maior do Exército, no RAME.



José Mora Alves e João do Rosário Oliveira

(Notícia publicada em Antena Livre, no dia 8 de Maio de 2017, reproduzida aqui com a devida vénia)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de abril de 2017 > Guiné 61/74 - P17271: Recortes de imprensa (86): Artigo de opinião de Fátima Ascensão, no DN Madeira, de hoje, intitulado Obrigada, ex-Combatentes

4 comentários:

Anónimo disse...

Notícias da Guerra Pitoresca.
SNog

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Relembramos aqui as palavras de homenagem que o nosso saudoso Vasco Pires (1948-2016)
escreveu, sobre o Coronel de Artilharia Antonio Carlos Morais Silva.


(...) Lembro o já longínquo ano de 71, quando V. Exa. assumiu o Comado do Aquartelamento de Gadamael, depois de trágicos acontecimentos, quando o moral da tropa já se aproximava do ponto de ruptura. Lembrar as condições operacionais daquele momento seria repetitivo, pois, já foi feito exaustivamente.

Como "Commanding Officer" de Gadamael - uso o termo anglo-saxonico, não para exibir conhecimentos que não possuo, mas por pensar que expressa melhor a função como Oficial Superior, pois havia sob Comando de V. Exa. uma Companhia de Infantaria, um Pelotão Fox, um Pelotão de Milícias, um Pelotão de Artilharia, e em alguma data uma Companhia de Comandos Africanos -, V. Exa. restituiu o moral da tropa, realizou notável atividade operacional, afastou o que mais tarde acabou por acontecer em Guileje; sempre mantendo as condições de habitabilidade possíveis, tanto para a Tropa como para a população civil.
Permita-me também lembrar, mesmo sendo V. Exa. um insigne Oficial de Artilharia, e não sou eu que o digo, e sim o Exército Portugês, ao nomeá-lo Profesor da Academia Militar, nunca interferiu no meu comando, respeitando sempre a minha condição de comandante da sub-unidade. (...)


30 DE NOVEMBRO DE 2013

Guiné 63/74 - P12367: Carta aberta a... (9): Senhor Coronel de Artilharia António Carlos Morais da Silva (Vasco Pires)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2013/11/guine-6374-p12367-carta-aberta-5-senhor.html



Tabanca Grande Luís Graça disse...

"Notícias da guerra pitoresca", segundo Salvador Nogueira, nosso leitor e camarada de armas...

_____________

pitoresco | adj. | s. m.

pi·to·res·co |ê|
(italiano pittoresco)
adjectivo
1. Relativo à pintura. = PICTORIAL, PICTURAL, PINTURESCO
2. Digno de pintar-se.
3. [Figurado] Ameno, deleitoso.
4. Vivo, cintilante, ornado de imagens.
substantivo masculino
5. Tudo o que contribui para fazer uma pintura bem caracterizada.

"PITORESCO", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/PITORESCO [consultado em 18-05-2017].

Anónimo disse...

Favor "traduzir" o comentário do Salvador Nogueira...
Fernandes