terça-feira, 10 de julho de 2018

Guiné 61/74 - P18832: Efemérides (289): Romagem ao Cemitério de Lavra em homenagem aos combatentes da guerra do ultramar das freguesias de Lavra, Perafita e Sta. Cruz do Bispo, Concelho de Matosinhos, caídos em Campanha

Hastear das Bandeiras: Nacional, Liga dos Combatentes, Cidade de Matosinhos e Junta de Freguesia, no edifício do Polo de Lavra.


Realizou-se em Matosinhos, Lavra, no passado dia 30 de Junho, a tradicional romagem anual ao cemitério em homenagem aos combatentes mortos na Guerra do Ultramar, da União de Freguesias.

A cerimónia foi promovida pelo Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, em colaboração com a Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo – Pólo de Lavra.

Pelas 10h30 iniciou-se a comemoração com a concentração dos participantes em frente ao edifício da Junta, sendo de seguida içada a Bandeira Nacional pelo Presidente da Direção do Núcleo ao mesmo tempo que o Grupo Coral do Núcleo entoava o Hino Nacional e a Guarda de Honra, constituída por um clarim dos Bombeiros de Matosinhos-Leça da Palmeira, pelo Porta Guião do Núcleo e por alguns sócios combatentes, prestava as honras militares à Bandeira Nacional.

Guarda de Honra composta por antigos Combatentes. Ao fundo o Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos da LC, que interpretou o Hino Nacional

Procedeu-se à deposição de uma coroa de flores no memorial em frente ao edifício daquela Junta pela Presidente da Junta, Dra. Lurdes Queirós e pelo Presidente da Direção do Núcleo Tenente Coronel Armando Costa.

Posteriormente, os participantes seguiram em romagem ao cemitério local, acompanhando o Porta Guião do Núcleo.

Pelas 10h45, já no cemitério junto ao Panteão onde se encontram os lavrenses que tombaram pela Pátria, realizou-se a cerimónia militar onde o sócio combatente Rodolfo Mesquita começou por fazer a chamada de todos os combatentes mortos na Guerra do Ultramar da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores, no referido Panteão, pela Presidente da Junta e pelo Presidente da Direção do Núcleo.

O Combatente Rodolfo Mesquita evoca o nome dos Combatentes de Lavra, Perafita e Sta. Cruz do Bispo caídos em Campanha

Momento da deposição da Coroa de Flores no Panteão ao Combatentes da guerra do ultramar de Lavra, caídos em Campanha

A cerimónia prosseguiu com os respetivos toques de homenagem aos mortos e, na altura do minuto de silêncio, foi cantado um salmo pelo Grupo Coral do Núcleo e lida a prece do Exército pelo Secretário do Núcleo.

Dando continuidade ao programa traçado, foram proferidas alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção do Núcleo e pela Presidente da Junta da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.

Alocução do Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, Ten-Cor Armando Costa

Intervenção da Presidente da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Sta. Cruz do Bispo, Dra. Lurdes Queirós

Por último, o Grupo Coral do Núcleo cantou o Hino da Liga dos Combatentes. Terminada a cerimónia, e pelas 11H30 na Sede da União de Freguesias, o Grupo Coral do Núcleo fez a sua atuação, perante combatentes, familiares e amigos presentes, e público em geral cantando alguns temas populares.

Actuação do Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos da LC no Cemitério de Lavra

A finalizar, foi servido um porto de honra a todos os participantes que, num ambiente de franco convívio e camaradagem, fortaleceram o ideal patriótico e humanista que a Liga dos Combatentes proclama como um dos seus grandes objetivos, aproveitando-se ainda este momento para cimentar a excelente parceria entre as duas instituições.

Foi muito aplaudida a actuação do Grupo Coral do Núcleo, no Salão Nobre do Polo de Lavra, que contagiou os presentes com a sua interpretação de algumas canções populares portuguesas.

Vista parcial do Salão Nobre

Porto de Honra
____________

Texto e fotos: Núcleo de Matosinhos da LC
Fixação do texto, edição e legendagem das fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 de julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18824: Efemérides (288): Homenagem aos Combatentes do Ultramar do Concelho de Viana do Castelo, levado a efeito no passado dia 30 de Junho de 2018, em Barroselas (Sousa de Castro)

2 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Quando se constata que há Núcleos da Liga e outros Núcleos, fica-se com alguma tristeza de pertencer a "outros Núcleos".
O tempo de existência dos mesmos não é factor diferenciador.
O que difere de uns para outros, é o empenho que cada um coloca na sua participação, alavancando, tirando do "marasmo" e trazendo para o topo, aqueles que deram o melhor que tinham e desperdiçaram: a juventude.
Parabéns Matosinhos.
Não é por estarem fisicamente junto da Boa Nova, mas sois um FAROL.

Anónimo disse...

Perante um mundo cada vez mais exigente por direitos é deveras comovente aperceber-me que o cumprimento do dever, homenager vivos e mortos, ainda faz parte de muitos dos nossos camaradas-de-armas. O Núcleo de Matosinhos da Liga de Combatentes é um exemplo digno de registo.
Abraço do meio do Atlântico.
José Câmara