quarta-feira, 2 de março de 2022

Guiné 61/74 - P23043: Fotos à procura de... uma legenda (161): Transportes públicos de Bissau: nos anos 50, operava a empresa A. Brites Palma (ABP), e os autocarros chamavam-se "ambulâncias"... Depois da independência, formou-se a empresa pública Silo Diata... (Mário Dias / José Colaço / Albertino Ferreira / Carlos Filipe Gonçalves / Cherno Baldé)

 


Foto nº 1 > Guiné > Bissau > Anos 50 > O novo edifício dos correios. Anteriormente os CTT eram no edifício que se encontra do lado direito e onde continuou funcionando a Emissora da Guiné (1º andar ). De notar a curiosa viatura que era um dos “luxuosos” autocarros da época que, pela semelhança, eram conhecidos por ambulâncias

Esta ambulância  que aparece na foto (, assinalada com cercadura a amarelo), pertencia à firma A. Brites Palma. Havia ainda, tanto quanto me recordo, outras duas empresas de transportes que faziam carreiras de autocarros (ambulâncias) para toda a Guiné. Eram o “Costa”, sedeado em Bissau e o “Escada” em Teixeira Pinto (Canchungo). Tenho a vaga ideia de existir uma outra na região de Bafatá-Gabú,  propriedade de um libanês mas não tenho a certeza. Talvez alguém me possa ajudar nesta dúvida. De notar as árvores recentemente plantadas, fruto da alteração do traçado da avenida que referi neste texto. (*)

Foto (e legenda): © Mário Dias (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementa: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


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Foto nº 2 > Guiné > Bissau > s/d [1971/73 ] > Um autocarro dos transportes colectivos de Bissau, carreira Bissau/Bissalanca!...  A empresa era a  ABP... Foto do nosso saudoso Victor Barata (1951-2021), o "Vitinho". (**)

Foto (e legenda): © Victor Barata (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementa: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Foto nº 3 > Guiné > Bissau > 1964 > Um autocarro, que fazia a carreira Bissau-Mansoa,  da empresa A. Brites Palma. As bagagens, incluindo animais vivos (cabras, etc.) iam no tejadilho.  Fotograma de filme de 8 mm feito pelo ten mil médico Rogério Leitão, da CCAÇ 557.

Foto (e legenda): © José Colaço (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementa: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. O José Botelho Colaço foi o primeiro a dar uma pista, enviando-nos  uma foto de um autocarro (Foto nº 3), no ano  de 1964 (**)... Embora  com "pouca qualidade"(trata-se de fotograma de um filme de 8 mm, depois digitalizado),  o autocarro pertencia à empresa "Brito Pais ou Brito Palma, com sede em Bissau", e fazia a carreira Bissau-Mansoa. O filme foi feito pelo tenente miliciano médico  Rogério Leitão, da CCAÇ 557, já falecido, membro da Tabanca Grande a título póstumo

O Albertino Ferreira, ex-alf mil da CCAÇ 4540/72 (Bigene, Cadique e Nhacra, 1972/74), veio acrescentar, também em comenário ao poste P23011 (**):

"Eram os transportes públicos de Bissau, transportavam tudo, desde pessoas até animais, como cabras e galinhas; a sigla quer dizer A. Brites Palma, e não Brito. Algumas viaturas mais antigas traziam este nome estampado na carroçaria (Foto nº 1); tenho pena de não ter fotografias." (*)

O José Colaço trouxe mais uma informação adicional sobre a referida empresa: a  "A. Brites Palma", também "tinha uma escola de condução onde tirei a carta de condução numa Bedford verde velhinha, de caixa aberta" (...) "Ficava numa rua ao centro de Bissau, perpendicular á avenida principal... Quanto aos táxis em Bissau, no seu tempo (1963/65), havia-os já " e prodeminavam as carrinhas Peujeot 404".

No nosso blogue,  no poste P611, de 15 de março de 2006 (*), encontrámos a confirmação: o Mário Dias, que comheceu bem a Bissau dos anos 50, e fez parte do 1º Curso de Sargentos Milicianos, em 1959, tendo sido depois "comando", confirma e documenta a existência desta empresa de transportes públicos (Foto nº 1). E, tanto quanto se recorda, ainda havia mais duas ou três: o “Costa”, sedeado em Bissau,  e o “Escada” em Teixeira Pinto (Canchungo),,,


2. O Carlos Filipe Gonçalves, jornalista aposentado, natural de Cabo Verde (que fez a tropa em Bissau, como furriel mil amanuense, QG/CTIG, Santa Luzia, Bissau, 1973/74, e ficou lá depois da independência, como radialista), deu-nos a seguinte informação:

"Durante o tempo da tropa, 1973/74, nunca utilizei os transportes públicos (que os havia), porque tínhamos o autocarro militar que prestava bom serviço… Utilizei o táxi algumas vezes e claro tinha muitos amigos (guineenses e cabo-verdianos) com popó, logo quando das farras, pela Bissau «by night», eram eles que me davam boleia.

Bem, depois de Setembro de 1974, quando passei à disponibilidade, morava na Rua de Cacheu, aí na zona da cidade… Logo não precisava de transporte público, ia a pé para a Rádio Bissau/RDN e nas farras (poucas) que havia, se era longe ia com amigos que tinham popó!

Quando fui de férias a Cabo Verde, em Outubro de 1973,  beneficiei do pequeno autocarro da agência de viagens, que apanhava a malta na messe e levava a Bissalanca.

Todo este historial, para confessar a minha ignorância a este respeito, mas, perguntei a amigos do tempo de Bissau, disseram-me que havia duas: “Brites Palma”  e “Lulula”, e já antes da independênia.

Depois da independênciam  autocarro da  foto [nº 2] era já da Silo Diata, empresa, governamental que foi fundada (nacionalizada?) depois da Independência, o primeiro director foi Gino Mané."

Em 1979, o nosso amigo Cherno Baldé fez a viagem de Bafatá a Bissau, já não de barco, como no nosso tempo (1961/74), mas por via terrestre, em autocarro da empresa pública, Silo Diata, seguindo por uma estrada tortuosa que atravessa o Óio, passando por Banjara, Mansabá e Mansoa. Nessa altura as vendedeiras de sandes, as "bideiras de rua", enxamevam a estrada de saída para Bissau. (***)


(***) Vd. poste de  22 de fevereiro de 2022 > Guiné 61/74 - P23016: Memórias do Chico no Império dos Sovietes (Cherno Baldé) - Parte I: De Bissau a Kiev, como estudante bolseiro ou o poder da "sétima sorte": É Deus quem afasta as moscas da vaca sem rabo...

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