quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23829: Tabanca dos Emiratos (11): Longe e perto de nós... Afinal, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca ... é Grande (Jorge Araújo, Abu Dhabi)





Emiratos Árabes Unidos > Abu Dhabi > 2022 > Mercado do Peixe > Uma banca de "encher o olho... e o estômago",,,


Fotos (e legenda): © Jorge Araújo (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



Jorge Araújo, ex-fur mil op esp / ranger, CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/1974); nosso coeditor, a viver neste momento em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos. Tem mais  de 320 referências no nosso blogue. É autor de várias séries: "Tabanca dos Emiratos", "Memórias cruzadas...", "(D)o outro lado combate"...


1. Mensagem de Jorge Araújo, que fez anos no dia 10 do corrente, e que felizmente está ao pé da sua querida Maria, mas infelizmente a 6 mil quilómetros de nós ("by air"), mesmo que ele não se esqueça da malta da Tabanca Grande (aqui está ao alcance de um clique):


Data - segunda, 7/11/2022, 10:45

Assunto . Publicação da série "Enfermeiros... Com Cruz de Guerra"... Parte IX 


Caro Luís, bom dia desde o deserto (*).

Em primeiro lugar, espero que continues a recuperar da tua saúde física e que uma melhor mobilidade te dê mais conforto no teu quotidiano.

Em segundo lugar, dar-te conta de que esta outra (e nova) "comissão de serviço" está a ser diferente das anteriores, uma vez que já não existem impedimentos de circular por efeito da pandemia. Esta situação em muito tem contribuído para a inexistência de um plano de actividades, uma vez que a cultura (a que aqui predomina) é que tudo pode mudar de um momento para outro.

Em terceiro lugar, aproveito para te enviar mais um fragmento - o IX - da série dos "Enfermeiros", concluído ontem entre o almoço no "Mercado do Peixe", em Abu Dhabi, e o Jantar mais aligeirado, como manda a minha nutricionista.

Fica bem, e até breve.

Com um grande abraço de amizade,
Jorge Araújo + Maria João.

2. Nova menssagem, com data de hoje, às 7h12:


Já vi o poste que publicaste hoje relacionado com as minhas novas experiências... Obrigado.

Porque as duas fotos dizem pouco sobre o que é o novo Mercado do Peixe de Abu Dhabi, inaugurado no passado dia 26 de Julho de 2022, portanto há quatro meses, tomei a iniciativa de te enviar mais algumas, caso queiras incluí-las nesse texto.

É de referir que esse novo Mercado tem 44 bancas de venda e limpeza do peixe, onde em cada uma existe uma vasta montra de espécies, como se pode confirmar nas imagens anexas, e que ocupam todo o espaço central do edifício. 

O pescado/marisco pode ser adquirido directamente pelo consumidor ou, em alternativa, pode escolher um dos oito restaurantes existentes ao seu redor, que o prepara ao gosto de cada um. Quer isto dizer que cada restaurante serve o pescado/marisco existente no mercado que, depois, é grelhado em espaços próprios existentes no complexo. Cada utente/consumidor pode, ainda, comprar o peixe/marisco e mandá-lo grelhar nos locais reservados para esse efeito.

Boa semana para todos, com saúde. Jorge Araújo.









EAU > Abu Dhabi > Mercado de peixe...


________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 13 de setembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23612: Tabanca dos Emiratos (10): regresso às aulas e retoma dos trabalhos (es)forçados... (Jorge Araújo, Abu Dhabi)

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge, o peixinho tem bom aspeto... Não é da "bolanha" ?... E os preços?

Se for bom e barato, vou ter contigo, mudamos a sede da Tabanca Grande para aí... Mantemos uma sucursal em Matosinhos...Mantenhas. Luis

Jorge Araujo disse...

Caro Camarada Luís,

Bom dia desde as «Arábias».

Sobre o conteúdo deste poste, enviei por correio interno mais umas breves notas e outras fotos.

Quanto à relação qualidade/preço podemos afirmar, por experiência própria, que ela é óptima, ainda que o preço do pescado/marisco não esteja tabelado. Depende de uma "boa conversa... e da cor do cabelo"... Nós não temos razão de queixa.

Abraço. Jorge Araújo.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Oh!, Jorge, obrigado pelas dicas...O grelhadinho está com bom aspeto...Não é robalo de Peniche, mas deve ser bom na mesama... É pena é ter que ser acompanhado com "auga" do deserto... Aproveita, "carpe diem"... Luís

António J. P. Costa disse...

Olá Camarada

Um bom apetite e que a quantidade não falte...
Um Ab.
António J. P. Costa

Valdemar Silva disse...

Que chatice Jorge Araújo, nem umas costeletas de porco com batatas fritas e meia garrafinha do tintol da D. Ermelinda, para variar.
Mas essa de regatear o preço do peixo e levar para confeccionar é interessante, e parece que o preço base é alto ou baixo conforme a cor do cabelo. Podera, os loiros são mais ricos podem pagar mais, é o sentido da justiça a funcionar. Na Guiné funcionava com as divisas/galões nos ombros para pagamento às lavadeiras.
Então deu para ir Catar ver a nossa Selecção?

Abraço e saúdinha da boa
Valdemar Queiroz