Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Guiné 61/74 - P26454: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (52): A antiga Cervejaria Solmar, na Av Domingos Ramos, perto do mercado novo e da Segurança Social




Fotos nºs 1 e 2 Guiné- Bissau > Bissau > Av Domingos Ramos > A antiga Cervejaria Solmar

Fotos (e legenda): © Patrício Ribeiro (2005). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Foto nº 3 > Guiné-Bissau > Bissau > "Mais um artéria da cidade, em obras"... a Av Domingos Ramos... E do outro lado, à esquerda, o edifício da antiga Cervejaria Solmar... Fotograma do vídeo do Paulo Cacela, " A transformação de Bissau...", disponível aqui no You Tube. (A imagem é obtida a partir da entrada do Novo Mercado...)


Fotograma (e legenda): © Paulo Cacela (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Patrício Ribeiro, nosso amigo e camarada (foi fuzileiro em Angola, 1969/72), histórico membro da Tabanca Grande, nosso "embaixador em Bissau",  cicerone, autor da série "Bom dia desde Bissau"; fundador da empresa Impar Lda; vive na Guiné-Bissau há 4 dezenas de anos; tem mais de 180 referências no blogue.


1. Mensagem do Patrício Ribeiro (*), com data de ontem,  por volta dads 23h00:

Solmar... Morei em mesmo cima, durante 5 anos. (Aliás, a sede da Impare Lda, é nesta artéria.)

Nunca mais abriu como restaurante. Propriedade do jovem António Carvalho que já fez 90 anos. E que passa o inverno de Lisboa em Bissau.

O edifício foi alugado para comércio a um amigo, fuzileiro do destacamento de fuzileiros especiais, DFE  nº 8,  da nossa idade, que aqui fez uma comissão e por aqui anda há mais de 2 dezena de anos.

A rua anda em obras.. Vai levar asfalto novo. Fica junto ao mercado novo, o velho ardeu. Em frente ao edifício da Segurança Social (INSP - Institituto Nacional de Previdência Social, AvDomingos Ramos, nº 12).




Foto nº 4 > Guiné-Bissau > Bissau > Av Domingos Ramos > 2001 > O mercado municipal, aliás, "Mercado Central" (entre a Av Domingos Ramos e a R Vitorino Costa)... A mesma tabuleta esmaltada de há trinta e tal anos atrás... Ardeu entretanto, foi construído um novo nno mesmo sítio. (Devia ser o nº 376 da antiga Av. Carvalho Viegas) (*) (A Av Domingos Ramos é paralela  à Av Amílcar Cabral, do lado direito de quem desce para o cais do Pidjiguiti).

Recorde-se que o antigo mercado,  construido na época colonial, ficou fechado durante 16 anos devido aos bombardeamentos de que foi alvo durante a guerra de 7 de Junho 1998, tendo sido reabilitado um ano depois, mas, em 2006, um incêndio voltou a destruí-lo por completo. Os feirantes acabaram por montar o seu negócio ao longo das ruas adjacentes... 

O novo mercado foi inaugurado em 26/12/2023, é um edifício de três pisos contando com 360 lugares para venda e com capacidade para albergar 480 comerciantes. (Vd. fotohgramas  do "youtuber" Paulo Cacela, umportuguês que vive em Cabo Verde:  vd. poste P24853 (***).

Foto (e legenda): © David Guimarães (2005). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

(***) Vd. poste de 16 de novembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24853: As nossas geografias emocionais (16): O novo rosto da "nossa" Bissau Velha: fotogramas de vídeo recente de @PauloCacela, ciceroneado por Tita Pipoka e Liliana Correia

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Patrício por estas fotografias, do que é hoje a rua e o prédio da “Solmar “ que conheci em1969 e quase apetece dizer ‘não é o mesmo local’. Pois já passaram mais de 50 anos. Valdemar Queiroz

Hélder Valério disse...

As publicações do Patrício são sempre de grande utilidade e sempre oportunas, principalmente as fotos.
Realmente, eram estas as imagens que o "arquivo mental" me transmitia da Solmar, de modo que as tais fotos com que se iniciou esta demanda não podiam ser familiares.
Mas é assim mesmo, aos poucos aclara-se a mente e as recordações ressurgem.
Outra coisa de registar é o esforço para se melhorar que se vai vendo. Estou em crer que, não fora as constantes perturbações do "normal funcionamento das instituições" já muito mais podiam ter feito.
Abraços
Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Em 2008, em 29 de fevereiro (o ano era bissexto), vindo do hotel Azalai (antigo QG/CTIG, em Santa Luzia), com o coronel Nuno Rubim e as nossas companheiras (fomos à TAP confirmar a viagem de regresso a 7 de março), fiquei deveras chocado com a degradação e o vazio da "Bissau Vellha"... Pareceu-me um século de abandono, mas só tinham passado 34 (!) anos, depois da independência (ou 37 desde que eu vira Bissau pela última vez)...

Sou mau "turista", pouco persistente e resiliente, nãpo de meter o nariz em cada buraco...Não tive sequer vontade de fazer um "tour" por alguns dos locais mais conhecidos da malta do meu/nosso tempo...

Vejo hoje, passados 17 anos, que há mudanças, e que parecem ser positivas... Oxalá a Baixa de Bissau ainda fosse a tempo de ser reclassificada pela UNESCO.

Anónimo disse...

Não me lembro do Solmar, só o de Lisboa na rua das portas de santo Antão. Não sei se à data da minha saída em 4agosto69 se já existia.
Conheci muito bem o velho mercado, nos anos 84 e 85.

Era lá que me abastecia de frutas de toda a espécie para me alimentar dada a inexistência de sítios para comer, excepto o hotel [antigo clube de Santa Luzia] que pouco tinha.
Nem sabia das coisas que se passou com este mercado, onde se comprava por um preço ridículo aquilo que hoje se paga uma pequena fortuna.
.

No tempo da tropa nunca fui ao mercado municipal.
Lamento o estado de degradação da Bissau velha que vi a última vez em Junho de 1985. É não voltei lá.
Conheço um empreiteiro que está a fazer bons negócios e trabalhos há uns anos na Guiné.
Fui eu que o incentivei a ir fazer obra na Guiné.
Mas ele nunca tinha andado de ac
Avião, tinha pânico.
Fez um tratamento especial e hoje vai e vem com todo o à vontade.
Obrigado Patricio
Abraço
Virgílio Teixeira