In: História do Batallhão de Artilharia nº 2917, de 15 de Novembro de 1969 a 27 de Março de 1972.
Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > Aspeto exterior do aquartelamento, frente ao complexo das instalações do comando, da messe e quartos dos oficiais bem como da messe e quartos dos sargentos.
Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > População fula em traje festivo
Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > Transporte de obuses 10,5
Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > Ponte dos fulas, ou ponte sobre o Rio Pulon, destacamento do aquartelamento do Xitole (CART 2716)
Fotos: © Benjamim Durães (2010) / Legendas: L.G. Todos os direitos reservados
RESUMO DOS FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES DO BART 2917 [Bambadinca, 1970/72]
Referência à História do BART 2917,
Bambadinca, 1970/72 - documento classificado como "reservado" - , segundo versão
policopiada gentilmente cedida ao nosso blogue pelo ex-Fur Mil Trms Inf, José
Armando Ferreira de Almeida, CCS/ BART 2917, Bambadinca, 1970/72, membro da
nossa Tabanca Grande; o excerto que hoje se publica consta de outra versão, em suporte digital,
corrigida, aumentada e melhorada pelo Benjamim Durães. Com a devida vénia e com o nosso apreço por todos os camradas do BART 2917. L.G. (*)
Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > Aspeto exterior do aquartelamento, frente ao complexo das instalações do comando, da messe e quartos dos oficiais bem como da messe e quartos dos sargentos.
Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > População fula em traje festivo
Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > Transporte de obuses 10,5
Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > Ponte dos fulas, ou ponte sobre o Rio Pulon, destacamento do aquartelamento do Xitole (CART 2716)
Fotos: © Benjamim Durães (2010) / Legendas: L.G. Todos os direitos reservados
CAPÍTULO
IV > APRECIAÇÃO
DO COMPORTAMENTO GERAL DAS COMPANHIAS > DOCUMENTOS
DIVERSOS
(...)
(...)
20DEZ71
BART 2917
BAMBADINCA
281800DEC71
3332/302.0
RESUMO DOS FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES DO BART 2917 [Bambadinca, 1970/72]
REFª: NEP OP do QG/COMCHEFE - PRO 32 ACOPU
Circular nº 5024/C, Procº 39.80, 35.31.00, 31.31.1, de 24NOV71 do QG/COMCHEFE (REP OPER).
1 – GENERALIDADES
a) – Tendo por divisa P’LA GUINÉ E SUAS GENTES, o BART 2917 saído de LISBOA em 17MAI70, a bordo do N/M CARVALHO ARAÚJO, desembarcou em BISSAU em 25MAI70 e assumiu a responsabilidade do SECTOR L-1 em 08JUN70.
b) – Tendo como Unidades orgânicas além da CCS – sediada em BAMBADINCA, a CART 2714 – sediada em MANSAMBO, a CART 2715 – sediada no XIME e a CART 2716 – sediada no XITOLE.
O BATALHÃO recebeu em reforço a CCAÇ 12, o PEL MORT 2106, o PEL DAIMLER 2206, o PEL CAÇ NAT 52, o PEL CAÇ NAT 54, o PEL CAÇ NAT 63, o 20º PEL ART, a COMPANHIA DE MILÍCIAS nº 1, com os seus PELOTÕES nºs 241, 242 e 243.
Trabalhando em proveito de todo o Sector Leste mas apoiados disciplinar, administrativa e em viaturas pelo Batalhão encontram-se sediados em BAMBADINCA o DEPAE 1 e um destacamento de Intendência [PIAD 2189].
c) – Em 18DEC70 entra em Sector o PEL MORT 2268 indo sediar em BAMBADINCA, em substituição do PEL MORT 2106 que, por ter terminado o seu tempo de comissão na Província da Guiné, regressou à Metrópole.
Este Pelotão mantém destacadas 09 ESQ (-) colaborando na defesa dos aquartelamentos e destacamentos a seguir indicados.
- MANSAMBO
- XIME
- XITOLE
- ENXALÉ
- MATO DE CÃO
- PONTE DO RIO PULON
- TAIBATÁ
- CAMBESSÉ
- MISSIRÁ
d) – Em 05AGO71 é criado o CIMIL (Centro de Instrução de Milícias) de BAMBADINCA que fica à responsabilidade do Batalhão.
e) – Em DEC71 entrou em Sector o PEL DAIMLER 3085, em substituição do PEL DAIMLER 2206 que havia terminado a sua comissão de serviço no Província da Guiné regressando à Metrópole.
f) – Em 25OUT71, foram sediar em CANDAMÃ e ENXALÉ, os PMIL (Pelotões de Milícias) 308 e 309, respectivamente formados no Centro de Instrução de Milícias de BAMBADIINCA.
g) – Em 25DEC71 após o término do 3º Turno/71 da instrução de Milícias em BAMBADINCA foi sediar no ENXALÉ o GEMIL 310 (Grupo Especial de Milícias) formado no Centro de Instrução de Milícias de BAMBADINCA.
h) – O Centro de Instrução de Milícias de BAMBADINCA já formou, além dos GEMIL 309, 310 e PMIL 308 atribuídos, ao seu Sector, os seguintes para outros sectores:
os PMIL 315 e 316 para o SECTOR L-5;
GEMIL 323 para o SECTOR L-4.
- Em 17JAN72 iniciará a instrução de PELOTÕES DE MILÍCIAS para DEBA, CAMPADA e PONTA AUGUSTO DE BARROS.
i) – O BATALHÃO prestou o seu apoio ao Centro de Instrução de “COMANDOS AFRICANOS” quando em funcionamento em FÁ MANDINGA.
j) – É o seguinte o dispositivo actual do BART 2917:
- BART 2917 BAMBADINCA
– CCS (-) BAMBADINCA
- 1 PELOTÃO NHABIJÕES
– CCAÇ 12 BAMBADINCA
–CART 2714 (-) MANSAMBO
- 1 PELOTÃO XIME
– CART 2715 (-) REF C/ 1 PEL CART 2714 XIME
- 1 PELOTÃO ENXALÉ
- 1 PELOTÃO PONTE RIO UDUNDUMA
– CART 2716 (-) XITOLE
- 1 PELOTÃO PONTE DO RIO PULON
- 1 SECÇÃO CAMBESSÉ
– PEL CAÇ NAT 52 MISSIRÁ
– PEL CAÇ NAT 54 FÁ MANDINGA
– PEL CAÇ NAT 63 MATO DE CÃO
– PEL REC DAIMLER 3085 BAMBADINCA
– 20º PEL ART / GAC 7 (10,5 cm ) XIME
– PEL MORT 2268 (-) BAMBADINCA
- 1 ESQ (-) MISSIRÁ
- 1 ESQ (-) MANSAMBO
- 1 ESQ (-) XIME
- 1 ESQ (-) ENXALÉ
- 1 ESQ (-) TAIBATÁ
- 1 ESQ (-) XITOLE
- 1 ESQ (-) PONTE DO RIO PULON
- 1 ESQ (-) CAMBESSÉ
- 1 ESQ (-) MATO DE CÃO
– COMPANHIA DE MILÍCIAS DO CUOR (-) MADINA BONCO
- PEL MILÍCIAS 201 FINETE
- PEL MILÍCIAS 202 (-) MISSIRÁ
- 01 SECÇÃO MATO DE CÃO
- PEL MILÍCIAS 203 (-) MADINA BONCO
- 1 SECÇÃO BISSAQUE
- 1 SECÇÃO SANSANCUTA
– COMPANHIA DE MILÍCIAS DO XIME (-) TAIBATÁ
- PEL MILÍCIAS 241 AMEDALAI
- PEL MILÍCIAS 242 TAIBATÁ
- PEL MILÍCIAS 243 DEMBA TACÓ
- PEL MILÍCIAS 308 (-) / COMP MIL DO CORUBAL CANDAMÃ
- 2 SECÇÕES AFIÁ
– GEMIL 309 (COMP MIL DE PORTO GOLE) ENXALÉ
– GEMIL 310 (COMP MIL DE PORTO GOLE) ENXALÉ
k) – O BART 2917 será rendido na Província pelo BART 3973 cujo desembarque está previsto para 28DEC71.
A CCS / BART 2917 será substituída em Bambadinca pela CCS / BART 3873
A CART 2714 será substituída em Mansambo pela CART 3493
A CART 2715 será substituída no Xime pela CART 3494
A CART 2716 será substituída no Xitole pela CART 3492
2 – DOS FACTOS E DOS FEITOS
a) – Com o IN armado:
1 – O BART 2917 realizou inúmeras acções e operações procurando o IN armado afim de capturar ou destruir os seus elementos ou, ao menos criar-lhe insegurança nos seus redutos;
Dessa actividade ofensiva são de salientar as Operações:
“BACIA DESERTA” [16 AGO 70]
“BOINAS DESTEMIDAS” [01 OUT 70]
“ABENCERRAGEM CANDENTE” [25 e 26 NOV.70]
“TURRA” [ ?]
“ARRUAÇA DOURADA I” [18 e 19 FEV 71]
“ARRUAÇA DOURADA II” [21 e 22 FEV 71]
“RATO TRAQUINAS” [28 FEV 71]
“ESTRELA GALANTE” [14 MAR 71]
“CAÇADA EFICAZ” [19 e 20 MAR 71]
“CORRIDA ENTUSIÁSTICA” [27 e 28 MAR 71 e 03 e 04 ABR 71]
“ESCALADA GIGANTE” [ 03 e 04 ABR 71 ]
“TRIÂNGULO VERMELHO [04 e 05 MAI 71]
“GATO IRREQUIETO” [18 MAI 71]
“TANTA VESPA” [07 JUL 71]
“QUADRILHA SAGAZ” [11 e 12 JUL 71]
“AVANTE CAMARADAS” [ ? ]
“BALADA DIURNA” [ ? ]
“DRAGÃO FEROZ” [02, 03 e 04 OUT 71]
“APANHA CHUVA” [23 e 24.OUT 71]
“TARECO VILÃO” [02, 03, 04, 05, 06 e 07 NOV 71]
2 – O INIMIGO
- Flagelou por 39 vezes os aquartelamentos e destacamentos das NT:
XIME 11
MANSAMBO 06
XITOLE 05
MATO DE CÃO 04
PONTE DO RIO PULON 04
ENXALÉ 04
NHABIJÕES 02
AMEDALAI 01
DEMBA TACÓ 01
CAMBESSÉ / SINCHÃ MADIU 01
- Reagiu à actividade de penetração das NT em operações ou acções 22 vezes.
- Colocou 22 engenhos explosivos, dos quais 13 foram detectados e levantados e 09 foram accionados pelas NT.
- Flagelou uma vez os trabalhos de construção da estrada BAMBADINCA – XIME em PONTA COLI.
- Flagelou por cinco vezes embarcações navegando no Rio GEBA “Estreito”.
- As suas acções causaram:
- 16 mortos e 89 feridos às NT.
- 03 mortos, 31 feridos e 01 desaparecido à população controlada pelas NT.
- estragos importantes num barco e ligeiros em dois outros.
3 – O BATALHÃO aos grupos armados IN:
- Causou 13 mortos confirmados, além de mais de 50 prováveis, e de inúmeros feridos confirmados.
- Apreendeu o seguinte material:
- 01 MET LIG DEGTYAREV
- 01 PM M-25
- 1 PM PPSH
- 02 ESP MOSIN NAGANT
- 11 MINAS A/P PMD-6
- 02 MINAS A/C
- 09 GR RPG-2
- 02 GR RPG-7
- 04 GR CAN S/R
- 01 GR MORT 61
- Retirou violentamente ao seu controlo 45 elementos da população.
- Obteve a apresentação voluntária nos seus quartéis e destacamentos de 87 elementos da população controlada pelo IN: [38 homens, 30 mulheres e 19 crianças].
- Emboscou-o repetidamente evitando, ou ao menos dificultando os seus movimentos.
b) – Com a população:
- Certo de que o progresso sócio-económico das nossas populações é a única arma capaz de conseguir a repressão da subversão o BART:
1 – Garantiu a segurança dos trabalhos da construção da estrada BAMBADINCA – XIME, apenas permitindo que o IN fizesse uma (01) única flagelação ao pessoal e meios técnicos empenhados nas terraplanagens causando uma interrupção de uma (1) hora em cerca de um ano de trabalhos.
- Do tráfego da estrada XIMA – BAFATÁ dentro do seu Sector apenas permitindo em PONTA COLI a flagelação a uma (01) viatura civil sem consequências, e a flagelação a uma (01) manada de vacas, também sem consequências, movimentos estes que eram desconhecidos do BART.
- Da navegação no RIO GEBA “Estreito”, apesar de quase diariamente ali navegarem diversas embarcações, numa média diária que ultrapassa as três (03) unidades, o IN apenas conseguiu flagelar cinco (05) embarcações das quais apenas de uma (01) se conhecia a passagem.
- Das populações reordenadas apenas consentindo 02 flagelações ao Reordenamento dos NHABIJÕES, e uma (01) a cada uma das A/D seguintes: AMEDALAI, DAMBA TACÓ e CAMBASSÉ.
2 – Promoveu por sua iniciativa a ocupação de MATO DE CÃO a fim de aumentar a segurança da navegação no RIO GEBA, evitar as flagelações ao Reordenamento dos NHABIJÕES, e criar condições de segurança para os trabalhos agrícolas nas ricas bolanhas anexas, provocando a apresentação dos seus antigos habitantes quase todos ainda sob controlo IN.
3 – Manteve em funcionamento os P.E.M. (**) existentes quando da sua entrada em Sector (NHABIJÕES, FÁ MANDINGA, XIME, ENXALÉ, XITOLE e MANSAMBO) e impulsionou a criação e mantém em funcionamento mais dez (10) P.E.M. (CANDAMÃ, MISSIRÁ, SINCHÃ MADIU, DEMBA TACÓ, MERO, GANHOMA, AFIÁ, SINCHÃ MAMAJÃ, DEMBATACOBÁ e SAMBA JULI).
No total de 16 P.E.M. estão matriculados e frequentam as aulas
- 496 crianças na classe pré-primária;
- 249 crianças na 1ª classe;
- 050 crianças na 2ª classe, e;
- 027 crianças na 3ª classe.
4 – Reparou ou reconstruiu abrigos e redes de arame farpado nas tabancas em A/D.
5 – Construiu grande parte do Reordenamento dos NHABIJÕES (elevou as paredes de 287 casas a abertura de 106 abrigos para a população e sua ulterior cobertura encontra-se praticamente concluída;) levantou as paredes da Escola da Administração, etc. etc. etc.).
6 – Edificou 4 escolas definitivas para P.E.M. e construiu 08 provisoriamente.
c) – Como Órgão Logístico:
- O BATALHÃO garantiu:
1 – Descarregar e transportar para os locais de armazenagem em BAMBADINCA de todos os reabastecimentos e materiais destinados às Unidades do Leste e manuseados os Portos do XIME e BAMBADINCA.
2 – Armazenar e garantir o correcto encaminhamento de todos os materiais e a reabastecimentos referidos em 1) – com excepção de alguns materiais de engenharia (a cargo do DEPAE1) e de todos os géneros e artigos de cantina (a cargo do Destacamento de Intendência local – PIAD 2189).
3 – Carregar nos portos do XIME e BAMBADINCA todo o material evacuado do SECTOR LESTE.
4 – O pronto embarque e desembarque de todas as Unidades que desde 08.JUN.70 entraram ou saíram do SECTOR LESTE por via fluvial.
5 – Encaminhar para os seus destinos todo o pessoal militar não enquadrado que embarque ou desembarque no XIME e em BAMBADINCA.
6 – Adquirir, retirar da mata e embarcar no XIME rachas de cibo destinadas em BENG 447.
7 – Reabastecer não só as suas Companhias mas também, com excepção de um curto período, a CCAÇ 2701, (no SALTINHO, do BCAÇ 2912) do vizinho Sector L-5.
O COMANDANTE
JOÃO POLIDORO MONTEIRO (***)
TEN COR INF
_______________
Notas do editor:
(*) Vd. poste anterior, com excertos deste documento > 16 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6601: Elementos para a caracterização sociodemográfica e político-militar do Sector L1 (6): Povoações sob controlo IN; Recursos; Clima e meteorologia; Dispositivo e actuação da guerrilha (Benjamim Durães / J. Armando F. Almeida / Luís Graça)
(**) P.E.M. = Postes Escolares Militares, segundo creio... Os PEM fazem referência a tabancas em autodefesa, com programas de desenvolvimeno socioeconómico, e onde há crianças que frequentam o ensino primário (ministrado por militares).
(***) Último comandante do BART 2917. Oficial superior da confiança do Gen Spínola, corajoso, competente, desassombrado, truculento, usando e abusando da linguagem de caserna. O único, de resto, que vi, de arma na mão, a meu lado, no Sector L1, no tempo em que lá estive (Julho de 1969 / Março de 1971)... Já morreu. O Jorge Cabral e o Paulo Santiago privaram com ele… Há vários postes publicados, fazendo referência ao Ten Cor de Infantaria João Polidoro Monteiro.
(*) Vd. poste anterior, com excertos deste documento > 16 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6601: Elementos para a caracterização sociodemográfica e político-militar do Sector L1 (6): Povoações sob controlo IN; Recursos; Clima e meteorologia; Dispositivo e actuação da guerrilha (Benjamim Durães / J. Armando F. Almeida / Luís Graça)
(**) P.E.M. = Postes Escolares Militares, segundo creio... Os PEM fazem referência a tabancas em autodefesa, com programas de desenvolvimeno socioeconómico, e onde há crianças que frequentam o ensino primário (ministrado por militares).
(***) Último comandante do BART 2917. Oficial superior da confiança do Gen Spínola, corajoso, competente, desassombrado, truculento, usando e abusando da linguagem de caserna. O único, de resto, que vi, de arma na mão, a meu lado, no Sector L1, no tempo em que lá estive (Julho de 1969 / Março de 1971)... Já morreu. O Jorge Cabral e o Paulo Santiago privaram com ele… Há vários postes publicados, fazendo referência ao Ten Cor de Infantaria João Polidoro Monteiro.
O BART 2917 foi mobilizado pelo RAP 2. Embarciou para a Guiné em 17/5/1970 e regressou à Metrópole em 24/3/1972. Foi colocado no Sector L1, em Bambadinca, substituindo o BCAÇ 2852 (1968/70). O seu primeiro comandante foi o Ten Cor Art Domingos Magalhães Filipe. Unidades de quadrícula: CART 2714 (Mansambo); CART 2715 (Xime; teve 5 comandantes); e CART 2716 (Xitole).