quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Guiné 63/74 – P20644: (De) Caras (146): Um pequeno texto, cuja essência teve o BLOGUE na sua concepção (António Matos)

1. O nosso camarada António Garcia de Matos, ex-Alf Mil Minas e Armadilhas da CCAÇ 2790, Bula, 1970/72, enviou-nos a seguinte mensagem.

É verdade!

Estou vivo!

Felizmente com saúde e vontade de viver não me falta!

Ora agora caminhando, mais logo dando largas à cavalaria automobilística, depois com uma sessão de manutenção tipo a do Prof. Marcelo, isto é, umas braçadas na piscina e uns exercícios de hidroginástica, passando por umas viagens de índole não só paisagística mas também gastronómica, a verdade é que ainda ando sem muletas ainda que nuns dias doam as costas, num outro os dedos que começaram a entortar com a artrose, a maldita hérnia também tem um sono muito leve e, quando menos espero, desperta e lá vêem uns dias de ai ais, e umas horas deitado no chão até que a coisa passa até à próxima ….

A sequência dos dias é na base das 24 horas que a Terra demora a dar uma volta completa onde se tenta que a rotina seja “toureada” e que as surpresas apareçam tal-qual ou seja, de surpresa…

Pois bem, hoje cortei com uma determinada rotina indo almoçar a um restaurantezinho que costumo frequentar com alguma regularidade.

Como não estava acompanhado, coube-me uma mesa chegada a uma outra de 4 lugares ocupados por um casal que poderiam ser os pais de um dos 2 outros elementos (casal) presentes.

Não tendo nada a ver com esta história e numa 3.ª mesa, estava uma outra família que até ao momento, me passaria despercebida não fosse a interjeição duma criança (5 anos?) que, ao serem postas as vitualhas entre cada duas pessoas, berrou a plenos pulmões: “batatiiiiiinhas !!!”…

Ri-me eu, riram-se os meus vizinhos de circunstância e tudo isso sem a mínima perturbação do faciem da referida criança.

O almoço continuou e eu devorei literalmente umas pescadinhas de rabo na boca, acompanhadas por um bem aceitável arroz de grelos.

Nisto, sou chamado à atenção do cavalheiro da mesa ao lado que, em surdina (vi-me à rasca para o ouvir pois estou surdo dum ouvido e o zururu de restaurante não me permite muito mais do que dizer que sim nas conversas…) me pergunta se conheço o sr António Garcia de Matos ….

Algo me dizia que aquela cara não me era 100% estranha mas a farta cabeleira que provavelmente existira no passado, estava reduzida aos laterais, deixando uma enorme pista de aterragem no centro, o que , de todo, me cortou as hipóteses de num exercício de fotomontagem, descortinasse minimamente, de quem se tratava.

Respondi-lhe que sim, que conhecia o tal Matos ficando agora a faltar apenas a sua identificação.

Fez render o peixe (da conversa, não as pescadinhas ) perguntando-me pela Guiné, por minas...

Perguntei-lhe se tinha sido do meu batalhão mas não, não tinha sido.

O local, o barulho, a falta de ouvido, etc. fez-nos dar um salto no tempo apressando o final não sem que me tivesse dito que o seu nome acabava em “inho”.

Ora porra! foi a estocada final na esperança de o identificar.

Finalmente disse-me que ele próprio tinha feito a tal operação de fotomontagem mental colocando-me um bigode (acabei de rapar as barbas há 8 dias …) e não teve dúvidas da minha identificação.

Tinha, de facto, estado na Guiné mas numa comissão anterior à minha. BOLAS!!!

Mas, o que lhe trouxe à memória a minha pessoa foi, vejam bem!, o blog do Luís Graça!!!

Pois é verdade, era o Branquinho, aquele que escrevia igualmente naquela altura em que eu participava activamente.

Fiquei satisfeitíssimo pelo facto de ele ter dado o passo do reencontro e saí com a certeza de querer transmitir aos antigos e actuais tabanqueiros esta história da vida cuja referência foi, exactamente, o blogue!

Um abraço a todos e um especial ao Luís Graça.
António Garcia de Matos
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Nota de M.R.: 

Vd. Também o último poste desta série em:

28 DE NOVEMBRO DE 2019 > Guiné 61/74 - P20391: (De)Caras (118): A liberdade que as motos e as motorizadas nos davam... Ia-se de Bissau a Safim, Nhacra, Ensalma, João Landim... (Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAC 1933, Nova Lamego e São Domingos, 1967/69)

Guiné 61/74 – P20643: Tabanca Grande (491): Daniel Mário dos Santos Jacob Pestana, ex-Alf Mil de Op Especiais, CCAÇ 4641/72 (Mansoa e Bissau - na Comissão de extinção da Pide/ DGS, 1974), no lugar nº 804

1. O nosso Camarada Daniel Mário dos Santos Jacob Pestana, ex-Alf. Mil. de Op. Especiais, CCAÇ 4641/72, enviou-nos um pedido para se juntar a nós, nesta grande tabanca virtual e um apelo.



O meu nome é: Daniel Mário dos Santos Jacob Pestana, e fui Alferes miliciano de Op. Especiais (no 3º turno de 1972). Prestei serviço CCaç 4641/72 (Mansoa e Bissau na Comissão de extinção da Pide/ DGS), tendo regressado em Setembro/74.


Nesta primeira mensagem, solicito a ajuda possível, tendo em vista a localização de um ex-militar Africano, que estava colocado em Mansoa, Era, salvo erro, 2º Sargento do quadro permanente,  de nome Jaló,  e vendia gado, que vinha do Senegal, para a nossa tropa.

Foi a ele que alugámos uma casa ao lado da sua residência de família, onde eu vivi durante uns meses com a minha mulher. 

A mulher dele era Fula, de nome Lama, e, apesar da barreira da língua, entendia-se perfeitamente com a minha mulher. Tinham três filhos pequenitos, que eram o encanto da minha mulher.

Gostávamos muito de os reencontrar, mas até à data não temos tido sucesso. Ficarei, desde já,  agradecido por qualquer informação sobre a sua actual localização. Nesta primeira mensagem, solicito a ajuda possível, tendo em vista a localização de um ex-militar Africano, que estava colocado em Mansoa, Era, salvo erro, 2º Sargento do quadro permanente,  de nome Jaló,  e vendia gado, que vinha do Senegal, para a nossa tropa.

A mulher dele era Fula, de nome Lama, e, apesar da barreira da língua, entendia-se perfeitamente com a minha mulher. Tinham três filhos pequenitos, que eram o encanto da minha mulher. 

Um abraço, camaradas.
Daniel Jacob Pestana
ex-Alf Mil Op Esp/RANGER da CCaç 4641/72

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
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Nota de M.R.: 

Vd. último poste desta série em:

4 DE FEVEREIRO DE 2020 > Guiné 61/74 - P20622: Tabanca Grande (490): Luiz Farinha, ex-alf mil, STM Auto, CCS/BCAÇ 3832 (Mansoa, dez 1970 / fev 1973), psicólogo clínico aposentado, escritor: senta-se à sombra do nosso mágico e fraterno poilão, no lugar nº 803 (*)


(*) O último camarada a entrar para a Tabanca Grande, foi o Luiz Farinha, ex-alf mil, STM Auto, o nº 803, a seguir ao o Libório Tavares, ex-alf mil capelão, embora a título póstumo (nº 802).

Guiné 61/74 - P20642: Tabanca da Diáspora Lusófona (4): A história de mil anos de Portugal explicada numa hora à comunidade eslovena em Nova Iorque (João Crisóstomo) - Parte I


Foto do álbum fotográfico de casamento de João Crisóstomo e Vilma Kracuna, Nova Iorque, 20 de abril de 2013.

Foto: © João Crisóstomo (2013). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Vilma Kracun e João Crisóstomo, no 10 de Junho de 2018, Dia de Portygal, em Mineola, Nova Iorque. Cortesia de Henrique Mano Luso-Americano


1. Mensagem de João Crisóstomo, ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), nosso camarada da diáspora, a viver desde 1975 em Nova Iorque, conhecido ativista social (de causas como as Gravuras de Foz Coa, Timor Leste ou Aristides Sousa Mendes); casado com a nossa amiga eslovena, Vilma Kracun; régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona]

Data: sexta, 17/01/2020 à(s) 22:58
Assunto: Abraço!

Meu caro Luís Graça,

Embora (,salvo raras excepções,) eu não seja de estar longo tempo ao telefone, gosto de me manter em contacto com os meus amigos. Por isso estou sempre a incomodar alguns que eu sei conseguem tempo e paciência para apanharem o telefone sem isso lhes transtornar a sua vida de cada dia. A outros, como é o teu caso, não posso fazer isso. E já muita paciência tens em me aguentar de vez em quando… não sei como consegues… eu não tenho um décimo da tua actividade e por vezes fico perdido quando o telefone toca…

Resta-me o E mail… que é coisa que se pode ler quando se tem tempo e apagar logo, quando se vê que é coisa que não merece mais do que isso...

Outras vezes, como é o caso agora… é só para te dizer que estou a pensar em vocês aí em Portugal , lembrando o saudoso Eduardo, o Rui com quem falo frequentemente, a Atalaia ( vi há pouco no blogue uma foto com o nome…)…

E-sei que este não vais publicar pois está em Inglês, mas talvez te ajude a começar a dormir , se como me sucede a mim um livro ou uma leitura ajuda…

O que segue é o que vou ler depois de amanha à comunidade eslovena de Nova Iorque que me pediram para " lhes falar um pouco de Portugal" . Sei que o teu Inglês é mais que suficiente para isto.

Dorme bem!
João


2. Resposta do nosso editor Luís Graça, com data de 9 de fevereiro último:

João:

Bom dia!... Muito interessante esta ideia de tentar explicar a um comunidade estrangeira como a eslovena em Nova Iorque, em largos traços, uma história tão complexa, rica e apaixonante como a de Portugal, com mil anos... Fizeste um belo trabalho, e que te consumiu muito tempo...

Tens alguma foto deste encontro, de 19/1/2020 ?

Já fiz uma tradução / adaptação livre do teu texto, que vou publicar, se mo autorizares, em dois ou três postes...Diz-me só qual a fonte bibliográfica, que usaste, e que citas várias vezes (,indicando inclusive as págínas). Se quiseres, posso aligeirar essas referências... Podemos pôr uma sumária bibliografia e sitografia no fim (os livros ou "sites" que consultaste em inglês e em português)... Posso também manter o teu texto original., no fim, em letra mais pequena...

Estava a pensar editar este material na série "Tabanca da Diáspora Lusófona", de que já se publicaram dois postes... Passa a ser sobretudo a "tua" série", gerida por ti, que és o "régulo"...

Diz-me qualquer coisa na volta do correio... Um xi-coração do Luís para o meu mano João e outro para a mana Vilma


3. Resposta do João, 10/2/2020, 2h59

Caro Luís Graça,

Fiquei surpreso (e, modéstia aparte senti-me lisonjeado), por achares a minha apresentação "um belo trabalho"  e  "interessante esta ideia de tentar explicar a um comunidade estrangeira como a eslovena em Nova Iorque, em largos traços, uma história tão complexa, rica e apaixonante como a de Portugal, com mil anos". Obrigado,  meu caro.

A verdade é que quando ocasião oportuna se proporciona, seja em conversa entre amigos ou seja porque as pessoas já me conhecendo assim me pedem, -- tenho-o feito em outras ocasiões-- nunca deixo de tentar pôr Portugal no lugar que a meu ver merece. E eu acho que se no passado fomos grandes, no presente somos melhores do que aparentemente se vê. Mas sofremos por sermos modestos demais. E isso dá azo a que outros mais ambiciosos se saibam acreditar com valores que a nós pertencem. E a verdade é que nós não precisamos de manusear factos ou aumentar nada: do passado e do presente basta dizer e falar com honestidade e simplicidade, cingindo-nos aos factos, pondo à luz o que por insuficiente divulgação parece teimar querer ficar "debaixo do alqueire”.

Fizeste-me "sentir bem” por dois motivos. Primeiro,  porque este comentário ao meu trabalho vindo de ti tem muito valor para mim. E,  segundo,  porque ele veio-me de alguma “explicar" a boa aceitação que esta minha apresentação teve por parte dos que estiveram presentes, sabendo eu que são sempre um grupo de pessoas com muito mais bagagem intelectual do que eu. 

Desta vez por exemplo entre eles estava Janez Kranjc, um conceituado professor esloveno, que está agora aqui em Nova Iorque por seis meses lecionando numa universidade e que fez o favor de me enviar esta foto (e que por isso mesmo ele não aparece na foto nº 1) 

Esta comunidade eslovena embora pequena, tem uma actividade cultural impressionante e dedica o terceiro domingo de cada mês a alguma "actividade cultural”. Já não foi surpresa para mim pois o mesmo sucede e verifiquei desde a primeira vez que lá fui, na pequena mas muito bonita e muito cultural Eslovénia.

Foi neste contexto que me pediram para apresentar/ falar sobre Portugal. Aliás não foi a primeira vez: Em ocasiões anteriores tive oportunidade de falar sobre Aristides de Sousa Mendes  foto nº 2) e Timor Leste (fotos nºs 3 e 4), conforme podes ver nas fotos que junto.


 Foto nº 1 >  19 de Janeiro 2020, “Palestra sobre Portugal";
foto enviada por Janez Kranjc .


Foto nº 2 >  21 Julho 2019: palestra sobre Aristides de Sousa Mendes : Father Krysolov 
e Dra Fátima Mendes, Consul Geral de Portugal em Nova Iorque, ( que é ainda familiar 
de Aristides de Sousa Mendes) com alguns membros da comunidade eslovena  de Nova Iorque.


Foto nº 3 >  20 de Maio de 2019: palestra e exibição sobre Timor Leste. 
Nesta foto a nossa Consul Geral Dra Fatima Mendes, com membros 
da comunidade eslovena.


Foto nº 4 > no mesmo dia: Nesta palestra [, sobre Timor Leste], além da comunidade eslovena estiveram um elevado número das comunidades portuguesas e timorenses em Nova Iorque. Nesta foto, onde se podem ver alguns painéis da exibição”Timor Leste” como fundo, estamos: eu e a Dra Fátima Mendes, Consul Geral de Portugal em Nova Iorque; o nosso Embaixador em Washington Domingos Fezas Vital e sua esposa; João e Fátima Domingos e Manuel e Angelina Costa (les como eu mordomos de profissão,) e elas também ligadas ao ramo e que desde sempre me têm dado todo o apoio e suporte; a embaixadora Milena Pires, de Timor Leste; Padre Frei Krysolov, pároco da comunidade, coordenador e promotor deste programa ; José Carlos Adão, adjunto coordenador de ensino português nos USA e a minha esposa Vilma [, que é eslovena, como sabes].

Fotos (e legendas): © João Crisóstomo (2020). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Sobre o que escrevi e te mandei : este era o meu “guião”, mas de vez em quando eu "saía do trilho" para juntar alguma coisa que de momento achasse relevante, tanto mais que o Guião tinha sido muito cortado por me parecer ser grande demais para o tempo que eu pensava me ia ser disponível. No fim o tempo disponível era mais do que eu antecipava e pude então falar sobre assuntos que tinha eliminado.

Nesse " Guião”que te reenvio agora,   podes ver alguns dos adicionados de que acabei por falar. Escrevi-os agora em português para te facilitar.

A Vilma ficou encantada com o "xi-coração do Luís para o meu mano João e outro para a mana Vilma"-. E envia-te um igual. Outro meu.
João e Vilma

PS - Sobre as fontes bibliográficas, mando-te um texto em anexo, para publicares quando entenderes.

(Continua)
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Nota do editor:

Postes anteriores  da série:

Guiné 61/74 - P20641: Historiografia da presença portuguesa em África (199): Relatório da Província da Guiné Portuguesa, 1888-1889, pelo Governador Interino Joaquim da Graça Correia e Lança (2) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Fevereiro de 2019:

Queridos amigos,
Não é despiciendo voltar a sublinhar que este punhado de relatórios que tive a oportunidade de consultar na Biblioteca da Sociedade de Geografia, datados dos primeiros anos da autonomização da Guiné, elucidam o acervo de problemas que irão despoletar a ferro e fogo na transição do século.
O reino está sem dinheiro, vive-se em crise financeira, o constitucionalismo monárquico desengonça-se, a Guiné parece irrelevante. E no entanto estes relatórios tecem diagnósticos, há propostas de sugestões, não se esconde que a tropa é indisciplinada e constituída por degradados, não há Marinha, não há equipamentos, tudo parece que se anda a engonhar e a dançar à beira do abismo. E depois da guerra do Forreá e da revolta do Geba vão eclodir insurreições em série, estão veladamente referidas nestes documentos, que devem ter sido arquivados com sucessivos despachos resignados.

Um abraço do
Mário


Relatório da Província da Guiné Portuguesa, 1888-1889,
pelo Governador Interino Joaquim da Graça Correia e Lança (2)

Beja Santos

Conselheiro Joaquim da Graça Correia e Lança

O conjunto dos primeiros relatórios enviados pelos governadores da Guiné para o Ministro do Ultramar e da Marinha são documentos indispensáveis para conhecer opiniões, reflexões e até sugestões de personalidades que se revelam de preparações culturais bastantes diferenciadas. Não escondem as dificuldades, as guerras entre os Fulas, as questões da agricultura, a degradação das instalações e dos equipamentos, as tremendas carências nos transportes, a falta de infraestruturas rodoviárias e portuárias. O primeiro documento importante saiu do punho de Pedro Inácio de Gouveia, já aqui foi publicado. Correia e Lança apresenta-se com uma enorme humildade, homenageia os governadores que o precederam, sem esconder o muito pouco tempo que por lá permaneceram.

Correia e Lança já discreteou sobre as guerras do Forreá, opinou sobre a questão agrícola, tem ideias seguras sobre o desenvolvimento da colónia. E prossegue o seu relatório dando a saber o estado das finanças.
Havendo um decréscimo da receita, em virtude da decadência económica atrás mencionada, exprime o seguinte ponto de vista, com um travo de humor negro e vitríolo:
“Para ser um bom empregado da Fazenda não basta ser honrado e sério. A honra e a seriedade são atributos de todo o homem digno. Para se ser um bom empregado em qualquer ramo do serviço público é preciso ter inteligência, instrução, zelo e actividade. E esses predicados que faltam muito na Guiné. Um dos mais queridos sistemas burocráticos desta Província é deixar para amanhã o que muito bem se podia fazer hoje. A parte da administração da Fazenda, em que o desleixo e incúria constituem um cúmulo, é o lançamento e a cobrança das contribuições directas. A Repartição Superior da Fazenda, que tem a superintendência em todo o serviço financeiro, declina a responsabilidade dele para os administradores de concelho; estes lançam-na sobre os escrivães da Fazenda, que por sua vez declaram não ter culpa nenhuma, e ser todo o Governo que lhes não paga convenientemente”.

Dá seguidamente o número impressionante da receita que ficou por cobrar em contribuições sobre o aluguer de habitações, predial e industrial, dizendo que uma dívida de tal ordem, numa Província que luta com tantas dificuldades é a prova do que acima proferira, e sentencia: “Reputo hoje como incobráveis dois terços de tal quantia”.
E continua do seguinte modo:
“Nos grandes centros civilizados, os povos constituídos em sociedades cultas, o aumento de impostos pode levantar protestos, mas produz receita; nas colónias como a Guiné, o aumento de tributos, a elevação exagerada da pauta não levanta protestos mas também não produz receita. Produz este simples efeito: a dispersão da colónia comercial, o aniquilamento da agricultura e a ruína da Guiné”. Como o défice orçamental da Província reclama algumas providências financeiras, endereça ao ministro a seguinte proposta: “Não devendo dificultar-se a entrada de mercadorias porque é da sua entrada fácil que pode resultar o aumento da sua circulação, deve suprimir-se o imposto para a importação. Mas devendo compensar de qualquer modo a perda da receita proveniente dessa medida, é à exportação que deve pedir-se essa compensação. O imposto de 10% sobre a exportação não é exagerado”.

Debruça-se agora sobre a questão política, pretende pronunciar-se sobre o mosaico étnico, quem é quem na colónia: “Estudada que seja uma colónia sob o ponto de vista da sua riqueza própria e adquirível, deve procurar saber-se em que mãos se acham essas riquezas para que se possa fixar a fórmula da sua exploração. Uma tribo existe na Guiné que é menos conhecida, os Bijagós, acerca da qual entendi alargar este trabalho”.
E lança-se minuciosamente, com estatísticas da população e tudo, a descrever a região do arquipélago, passando depois para as outras etnias e demora-se sobre os acontecimentos do Forreá:
“Desde que os Beafadas foram expulsos do Forreá as lutas multiplicaram-se e o Rio Grande decaiu tanto que hoje não pode decair mais. De 53 feitorias só restam 3! Da liberdade dada ao Forreá pela expulsão dos Beafadas, uma raça essencialmente da Guiné Portuguesa, só resultou a sujeição daquele território a um régulo estranho à nossa Província e de uma raça que ainda é mais estranha”. E neste ponto o seu relatório detém-se sobre os Fulas-Pretos e Mussá Muló e refere-se à revolta da Geba, contida por Francisco Marques Geraldes. Vê-se que Correia e Lança estudou com rigor o arquipélago dos Bijagós e conhece a ilha de Bissau, a quem dá muita importância não só pela sua área como pelo seu valor agrícola, e queixa-se: “É vergonha confessar que desde há séculos a nossa acção se não estende além dos muros que circundam a povoação”. A tecla dos Bijagós é constante, e profetiza: “Eu entendo que a parte mais rica da Província é o arquipélago dos Bijagós. Explorem-se estas extensas e numerosas ilhas e a prosperidade da Guiné surgirá”.

O último capítulo do seu relatório centra-se na questão administrativa. É terminante sobre a sua organização, escrevendo o seguinte: “A anacrónica instituição dos presídios, que fizeram o seu tempo, deve acabar de vez”. Propõe seis residências, divisão praticada no Congo, que ele acha bastante conveniente para a Guiné, em vez dos quatro concelhos de Bolama, Bolola, Bissau e Cacheu. Como era da praxe, expõe a situação nas áreas da instrução pública, imprensa nacional, saúde, obras públicas, serviços dos correios, administração da Fazenda, justiça, eclesiástica, militar e da Marinha. Não se coíbe de dizer que a Província carece de obras importantes, tais como: construção de edifícios para alfândega e hospitais em Cacheu e Bissau, saneamentos, pontes, cais, fortificações, era imperativo a ocupação de Cacine, ao deus-dará.
Não perde oportunidade para se pronunciar sobre a questão eclesiástica e a missionação:  
“A Guiné, que tem para opor à marcha dos muçulmanos os povos fetichistas do litoral, precisa com urgência do provimento de todos os cargos eclesiásticos. O elemento mais preponderante para a resolução desta grave questão é o religioso. Desenvolvam-se as missões na Guiné; transforme-se o vicariato geral numa prelazia, como a de Moçambique, ou ainda como a que vigora em São Tomé e Príncipe, e ter-se-á dado um passo importante para a sua civilização. Nesta Província está tudo por fazer”.
Também não quer ilusões sobre a questão da administração militar:  
“Da qualidade das praças que compõem o efectivo dos corpos da guarnição da Província nada tenho a acrescentar ao que têm dito os meus ilustres antecessores. Na sua maioria, são provenientes das companhias de correcção e dos depósitos disciplinares do reino, quando não vêm das prisões das colónias. A força pública, que deve ser a garantia da segurança e da ordem, é constituída pelo elemento indisciplinado do reino e das diversas províncias ultramarinas. Cabo Verde, São Tomé e Angola, quando têm esgotados os meios correccionais, socorrem-se à última medida de segurança: despejam para a Guiné a escuma da sua tropa”.
E apresenta uma proposta:  
“Nas guerras a valer da Guiné, a prática tem demonstrado que a força regular, por mais numerosa que seja, precisa de ser coadjuvada por forças auxiliares indígenas muitíssimo mais numerosas. O gentio grumete, com uma disposição extraordinária e entusiástica para o serviço militar, irregular porque tem horror ao assentamento de praça, podia formar um contingente numeroso para se organizarem dois batalhões de segunda linha”.

Na hora da conclusão recapitula a necessidade do impulso à agricultura e ao comércio e despede-se do seguinte modo:
“A Guiné reclama imperiosamente a atenção de Vossa Excelência. A questão política tem de ser resolvida com a máxima urgência. Da falta de um plano e de uma acção governativa, enérgica e repressiva, apoiada fortemente pelo governo da metrópole, podem resultar desastres assombrosos. Tenho estudado durante os dois anos que estou na Província a índole dos diferentes povos que a habitam; e pela sua origem, pela sua história, pelas suas ambições, e sobretudo pelo seu estado social, podem num futuro muito próximo causar sérios cuidados e embaraços não só ao Governo da Província mas principalmente ao Governo da metrópole e ao país. A raça Fula, que podia estar aniquilada há 10 anos, tem progredido por tal forma, é tão contrária aos nossos interesses e à nossa civilização, que é urgentíssimo tomar uma medida rápida e enérgica a seu respeito”.
Não esconde que em política era urgentíssimo captar a simpatia das raças fetichistas do litoral, incluindo as raças Mandinga e Beafada e contrariar as marchas dos Fulas. Apela que se mande com urgência para a Província lanchas canhoneiras e lanchas a vapor, pois sem material naval a vapor não era possível governar a Guiné.

Edifício bolamense com seis arcos de volta perfeita que definem um alpendre alongado de acesso às habitações. 
Fotografia de Francisco Nogueira no livro “Bijagós, Património Arquitetónico”, Tinta-da-China, 2016, com a devida vénia.
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Nota do editor

Último poste da série de 5 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20624: Historiografia da presença portuguesa em África (198): Relatório da Província da Guiné Portuguesa, 1888-1889, pelo Governador Interino Joaquim da Graça Correia e Lança (1) (Mário Beja Santos)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20640: Agenda cultural (740): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte III: Mais um momento memorável com o grupo "Os Alentejanos", de Serpa... Manga de ronco, Zé!

  

Vídeo (2'  39'') > Alojado em Luís Graça > Nhabijoes (2020) 


 Lisboa > Casa do Alentejo > 8 de fevereiro de 2020 > Sessão de lançamento do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial: Guiné-Bissau, 1973-1974: memórias de Gabu" (Lisboa, Edições Colibri, 2019, 220 pp.)(*)

Momento cultural: atuação do grupo musical "Os Alentejanos", de Serpa, com duas modas tradicionais que puseram a sala  ao rubro... com toda a gente a cantar, alentejanos e não alentejanos, amigos e camaradas do Zé Saúde...

Foi um momento muito especial, proporcionado pelo Grupo Os Alentejanos, de Serpa... É verdade, no Alentejo ( e na Casa do Alentejo...), ninguém canta sozinho... Hoje como ontem, no trabalho e no lazer, no campo e na taberna, na tristeza e na alegria, canta-se em "rancho"... De braço dado, de ombro com ombro...

Reconstituem-se aqui as letras das duas modas com que eles finalizaram a sua participação nesta tarde, em que o Alentejo se ajuntou ao Gabu,. Guiné... "Manga de ronco",. Zé!...E viva o Alentejo, e viva Portugal e viva a Guiné-Bissau!...


Vou-me embora, vou partir

Letra e música: popular, Alentejo
[Revisão / fixação de texto: LG]

Vou-me embora, vou partir mas tenho esperança
de correr o mundo inteiro, quero ir,
quero ver e conhecer, rosa branca,
e a vida do marinheiro sem dormir.

E a vida do marinheiro, branca flor,
que anda lutando no mar com talento,
adeus, adeus, minha mãe, meu amor,
eu hei-de ir,  hei-de voltar, com o tempo.


Vamos lá saindo
Letra e música: popular, Alentejo
[Revisão / fixação de texto: LG]

Hei-de m’ ir embora,
hei-de m’ ir andando.
Tu hás de ficar
em casa chorando.

Vamos lá saindo
por esses campos fora,
que a manhã vem vindo,
dos lados d’ aurora.

Dos lados d’ aurora,
a manhã vem vindo.
Por esses campos fora,
vamos lá saindo.

E eu dantes era,
e agora já não, 
da tua roseira 
o melhor botão.

Vamos lá saindo,
por esses campos fora,
que a manhã vem vindo,
dos lados d’ aurora.

Dos lados d’ aurora,
a manhã vem vindo.
Por esses campos fora
vamos lá saindo.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20639: Notas de leitura (1263): O nosso Guiné de Cabo Verde: as metamorfoses de um espaço (séculos XVI-XVII), por José da Silva Horta (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 10 de Fevereiro de 2017:

Queridos amigos,
Creio ter chegado à altura de procurar dar alguma precisão ao conceito do que era a Guiné de Cabo Verde nos primeiros séculos de viagens e presença portuguesa luso-cabo-verdiana na costa e algum sertão.
Esta investigação do professor Silva Horta ilumina o que os viajantes e mercadores pensavam e sentiam, nem sempre em conformidade com as determinações da Coroa. Em concreto, partia-se de Santiago em direção ao rio Senegal e descia-se a costa até pontos indeterminados do que se convencionava chamar Serra Leoa. Aqui se faz comércio, aqui as autoridades africanas permitiam livre circulação a judeus portugueses que depois se fixaram em território que é hoje o Senegal, aos poucos descobriu-se a conveniência de Cacheu para o tráfico de escravos, tal como se veio a operar com a aquiescência dos reinos africanos, useiros e vezeiros nestes comércio, de há muito que o continente africano comerciava escravos.

Um abraço do
Mário


O nosso Guiné de Cabo Verde: as metamorfoses de um espaço (séculos XVI-XVII)

Beja Santos

Numa comunicação de José da Silva Horta, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, intitulada “O nosso Guiné: representações luso-africanas do espaço guineense (séculos XVI-XVII)” e publicada nas Atas do Congresso Internacional O Espaço Atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades (Lisboa, 2-5 de Novembro de 2005, FCSH da Universidade Nova de Lisboa, organizado pelo Centro de Estudos de História de Além-Mar e pelo Instituto de Investigação Científica Tropical), Instituto de Investigação Científica Tropical e Centro de História de Além-Mar, 2009, penso ter encontrado uma explicação clara sobre a nossa presença na Guiné e quais as representações dos viajantes que percorreram tal espaço.

Mapa retirado de Landlords And Strangers: Ecology, Society, And Trade In Western Africa, 1000-1630 (African States and Societies in History)

Primeiro, o significado de Guiné do Cabo Verde. A África Atlântica entre o rio Senegal e a Serra Leoa (limite difuso, diga-se desde já) era conhecida por Guiné do Cabo Verde, Rios de Guiné do Cabo Verde, Rios de Guiné ou Rios do Cabo Verde. Não esquecer que diferentes autores localizavam a região como Terra dos Negros ou Etiópia Menor ou Etiópia Inferior, com base nas viagens junto ao litoral africano, o rio Senegal seria a transição dos “pardos” para os negros. O historiador lembra que na carta afonsina de 4 de Maio de 1481 fala-se explicitamente em Gujnea a propósito do comércio da região, doado ao príncipe D. João. Guiné era um conceito antigo, correspondendo a diferentes e por vezes contrastantes perceções do espaço africano, nem sempre era claro o que se designava por área navegável, qual o espaço frequentado por portugueses e seus descendentes luso-africanos. No entanto este espaço de presença estava em estreita ligação com o arquipélago cabo-verdiano. Basta pensar em André Álvares de Almada que escreveu no seu Tratado Breve de 1594: “E pode este homem atravessar todo o sertão do nosso Guiné, de quaisquer negros que seja”. O espaço em causa destina-se às práticas económicas, políticas e religiosas. Projeta-se um sentimento de posse e fala-se com naturalidade no nosso Guiné.

Segundo, os limites da Serra Leoa são uma nebulosa. D. Afonso V não estava interessado em que o comércio da costa da Guiné chegasse à feitoria portuguesa de Arguim, era claro que os moradores de Santiago só podiam comerciar para Sul do rio Senegal. Comerciar na Serra Leoa era percorrer uma área costeira que começava em frente a Conacri e que tinha como sua máxima fronteira a Sul o cabo do Monte. A documentação existente confirma que os cabo-verdianos reivindicavam direitos sobre a Serra Leoa, a Coroa achava assunto de discussão. Seja como for, o arquipélago de Cabo Verde, a Guiné e a Serra Leoa podiam ser encaradas como espaço económico mas eram áreas geográficas profundamente independentes. Autores como Francisco de Lemos Coelho deixam claro que se partia de Santiago e o primeiro objetivo era o rio Senegal, onde também estão presentes franceses, holandeses e ingleses, pelo menos a partir de meados do século XVI. O que ressalta é que o rio Senegal durante este período continuou na mira dos interesses da Coroa.

Terceiro, se é compreensível o comprimento da Costa percorrida até à Serra Leoa, é muito discutível a interiorização da presença portuguesa. Uma coisa são as descrições de quem percorreu o sertão, outra a ocupação efetiva, comprovadamente precária. Como observa o autor, a perceção do espaço organiza-se da costa para o interior, profundamente marcada por aquilo que era o espaço fluvial e terrestre que os mercadores portugueses e luso-africanos poderiam percorrer. Lembra-nos o que escreveram sobre essas digressões no sertão André Álvares de Almada, André Donelha, Lemos Coelho, o padre Baltazar Barreira, e o missionário Manuel Álvares, todos tinham uma noção do reino dos Mandingas do rio acima do Casamansa dos diferentes reinos como os Bagas ou os Fulas, o aspeto mais curioso, observa igualmente José da Silva Horta é que estes mercadores e viajantes não encaravam este espaço como um mosaico étnico mas como uma confluência de diferentes poderes. Os portugueses nunca dominaram o comércio oeste-africano, havia o reconhecimento tácito da supremacia do imperador do Mali sobre a Guiné. Valentim Fernandes foi um desses mercadores que esteve em grande contacto com os comerciantes Mandingas e com o mundo mandé desde a segunda metade do século XV. Dito de outro modo, quando se falava da Guiné do Cabo Verde não havia ilusões sobre a esfera de política de Mandinga ou mandé. O nosso Guiné era portanto a alguma influência mercantil de “nossos portugueses”, na expressão de Almada, expressão de um desejo nunca realizado: um controlo seguro do espaço económico, onde, como se sabe até circulavam livremente judeus de origem portuguesa no Grão Fulo ou Fuuta Tooro (na bacia do médio rio Senegal). João Ferreira, natural do Crato, chamado pelos negros o Ganagoga atravessava todo o sertão do nosso Guiné.

Imagem já utilizada no blogue a propósito da minha recensão sobre o Tratado Breve dos Rios da Guiné, de André Álvares de Almada

Estamos perante uma representação de um território humano, um território que não se define pela extensão do espaço físico mas pela extensão do domínio sobre os homens. Os comerciantes e viajantes não tinham quaisquer ilusões sobre os impérios, os farins, a importância do Mandimansa, tido como o monarca de toda a Etiópia, Donelha escreve expressamente: “Este grande rei, o que eu sei é que lhe dão obediência os Fulos, Jalofos, Berbecins, Mandingas e todos os mais reis e senhores que há até além da Serra Leoa". Os Mandingadas foram percecionados como o limite interior da Guiné do Cabo Verde, nada mais sendo representado para além deles. E diz o autor: “Do ponto de vista dos agentes mercantis do mundo cabo-verdiano guineense, os espaços dominados pelos Mandingas ou outros povos mandé, constituíam o limite da cadeia de comércio que começava na costa atlântica. Neste contexto sertanejo, os comerciantes mandé eram simultaneamente os últimos parceiros comerciais e os rivais que lhes vedavam o caminho”. E o autor conclui: “Afinal, a extensão do nosso Guiné do Cabo Verde dependia da vontade dos senhores africanos da terra e do modo como organizavam o espaço, modo a que os autores que se analisaram foram sensíveis. Esta sensibilidade foi, afinal, o resultado de uma cultura luso-africana ou de formas de pensamento mestiço que emerge noutros planos das representações que as descrições de matéria guineense veiculam, como seja a forma de incorporação na escrita da memória histórica oral da região”.
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Nota do editor

Último poste da série de 7 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20628: Notas de leitura (1262): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (44) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P20638: Em busca de... (300): Alf mil Pereira Gomes, da CCAÇ 1622 (1966/68), que o meu pai conheceu conheceu em Aldeia Formosa (Luísa Lemos, filha do ex-fur mil Álvaro Lemos, São Miguel, RA Açores)

1. Mensagem de Luisa Lemos, nossa leitora, filha de um camarada nosso, açoriano

Data: quinta, 30/01/2020 à(s) 12:13
Assunto: Informações sobre o Alferes Miliciano Pereira Gomes, da Companhia de Caçadores 1622

Bom dia, caros senhores.

Eu sou filha de um antigo combatente que gostava de encontrar o contacto de um senhor que esteve com ele na Guiné. Ele procura o Sr. Alferes Miliciano Pereira Gomes, da Companhia de Caçadores 1622.

O meu pai é o Furriel Miliciano Álvaro Lemos, da ilha de São Miguel,  do arquipélago dos Açores. Ele esteve na Guiné na Aldeia Formosa e diz que era conhecido como o "homem psíco". Terminou a sua missão em 1969.

Se tiverem alguma informação,  por favor disponibilizam-me para dar ao meu pai.

O meu número de telemóvel é 966 227 200, no caso ser necessário.

Um bem haja pelas informações que têm na Internet pois através daí que cheguei aos vossos contactos.

Obrigada,
Luísa Lemos


2. Resposta dos editores:

Luísa, obrigado pela sua gentil mensagem. Um alfabravo (ABraço) para seu pai e nosso camarada, Álvaro Lemos.

Temos mais de 3 dezenas de referências à CCAÇ 1622:

(i) mobilizada pelo RI 2 (Abrantes);

(ii) partiu para a Guiné em 12/11/1966 e regressou a 18/8/1968;

(iii) esteve em Aldeia Formosa,  Mejo, Bolama, Jolmete, Teixeira Pinto e Bissau;

(iv) comandante: cap mil inf António Egídio Fernandes Loja;

(v) pertencia ao BART 1896, a par da CCAÇ 1623 e CCAÇ 1624.


O José Brás, que hoje faz anos [, foto atual, à direita, acima}, é um dos ilustres camaradas do seu pai:

(i) ex-fur mil trms, CCAÇ 1622, Aldeia Formosa e Mejo, 1966/68;

(ii) nasceu em Alenquer em 1943;

(iii) trabalhou na TAP como tripulante comercial de 1972 a 1997;

(iv) foi sindicalista e autarca;

(v) mora em Montemor-o-Novo;

(vi) tem mais de 130 referências no nosso blogue;

 (vii)  é autor dos seguintes livros com memórias da guerra colonial na Guine: (a) “Vindimas no Capim”, 2.ª Edição, Lisboa, Publicações Europa América, 1987; (b)  "Lugares de Passagem", Chiado Books, Lisboa, 2010;

(vii) sobre a sua biografia oficiosa, ler aqui mais, na Chiado Books.

Outro notável escritor da CCAÇ 1622 é o António Loja,  madeirense, nascido no Funchal em 1934, ex-cap mil... Infelizmente não temos o contacto dele, não é formalmente membro da nossa Tabanca Grande.

Cara amiga Luísa, vamos  pô-la em contacto com o José Brás, de que o pai se deve lembrar (, era o furriel de transmissões da CCAÇ 1622),  esperando que ele lhe/nos dê notícias, boas, do ex-alf mil  Pereira Gomes, cujo paradeiro infelizmente desconhecemos.

Em boa verdade, só um ou dois camaradas,por companhia, é que aqui aparecem,  nos escrevem, mandam fotos, e vão dando notícias... ou então somos nós que descobrimos algo sobre eles (, é o caso por exemplo do antigo capitão António Loja).

Por outro lado, não temos nenhum crachá, guião ou brasão da CCAÇ 1622, apenas um distintivo do BART 1896, a que a CCAÇ 1622 pertencia, e que reproduzimos acima.

De qualquer modo, o nosso camarada Álvaro Lemos, representado aqui pela filha Luisa Lemos, tem lugar de pleno direito no nosso blogue, na nossa Tabanca Grande: basta que nos mande duas fotografias, uma atual e outra do tempo da Guiné. E que nos diga, em meia dúzia de linhas, quem foi, onde esteve durante a comissão de serviço na Guiné,  e o mais que se lhe oferecer dizer...

Esclareça, em todo o caso, o seguinte, com o seu pai: provavelmente o Álvaro Lemos era de rendição individual, para regressar só em 1969... A CCAÇ 1622 regressou a casa em 18/8/1968 e esteve em vários sítios, para além de Aldeia Formosa e Mejo (que eram no sul, na região de Tombali)...

Pergunte ao seu pai: a que subunidade pertenceu, de facto ? À CCAÇ 1622 (1966/68) ou outra, sediada, até 1969, em Aldeia Formosa?  O alf mil  Pereira Gomes, esse, já percebemos, pertencia à  Companhia de Caçadores 1622, do BART 1896 (Buba e Bissau, 1966/68), comandado pelo ten cor art Celestino da Cunha Rodrigues. (Temos cerca de duas dezenas de referências a este batalhão.)
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Nota do editor:

Últumo poste da série > 21 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20264: Em busca de... (299): Camaradas do ex-alf mil António Vieira Abreu, recentemente falecido em Lisboa, e que pode ter pertencido ao BART 1904 (Bissau e Bambadinca, jan 67 / out 69) (João Crisóstomo, Nova Iorque; Manuel Carvalho Gondomar; José Martins, Odivelas)

Guiné 61/74 - P20637: Parabéns a você (1755): José Brás, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1622 (Guiné, 1966/68)

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Nota do editor

Último poste da série de 8 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20630: Parabéns a você (1754): Constantino Neves, ex-1.º Cabo Escriturário do BCAÇ 2893 (Guiné, 1969/71)

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20636: Agenda cultural (729): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte II: "Lá vai uma embarcação" (, moda alusiva ao embarque de tropas para a guerra colonial, interpretada pelo grupo musical "Os Alentejanos", de Serpa)


  Vídeo (2' 12'') > Alojado em Luís Graça > Nhabijoes (2020)



Lisboa > Casa do Alentejo > 8 de fevereiro de 2020 >  Sessão de lançamento do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial: Guiné-Bissau, 1973-1974: memórias de Gabu" (Lisboa, Edições Colibri, 2019, 220 pp.)(*)

Momento cultural: atuação do grupo musical "Os Alentejanos", de Serpa. Moda alusiva ao embarque de tropas para a guerra colonial: "Lá vai uma embarcação / Por esses mares fora, / Por aqueles que lá vão / Há muita gente que chora"... Reproduz-se a letra mais abaixo.

Trata-se de uma homenagem sentida a um combatente da terra, o José Saúde, nascido em Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa (em 23/11/1950), mas que foi cedo para Beja, a sua segunda terra, onde ainda hoje vive e onde nasceram as suas duas filhas, Marta e Rita. 

Os dois concelhos viram sacrificados,  no "altar da Pátria", 69 dos seus filhos, durante a guerra do ultramar/guerra colonial: 35, de Beja; 34, de Serpa... Só a freguesia de Aldeia Nova de São Bento teve 10 mortos, uma terra que viu decrescer a sua população para menos de metade em pouco de meio século: 8.842 habitantes em 1950, 3.073 em 2011. Passou a vila em 1988, mas os seus filhos, os que lá vivem e os que estão na diáspora alentejana, continuam a tratá-la carinhosamente como Aldeia Nova de São Bento (, terra onde também nasceu o encenador Filipe la Féria, e onde também poderia ter nascido o António Zambujo, mas por acaso nasceu em Beja, em 1975).

Há uma versão original desta moda, de 1973, gravada pelo  Trio Guadiana e o Quim Barreiros (como acordeonista). Segundo Miguel Catarino, "esta gravação data de 1973 e pertence à Banda 1 da Face A do disco EP de 45 R.P.M. editado pela 'Orfeu, etiqueta da 'Arnaldo Trindade e Companhia, Lda.', matriz 'ATEP 6514', em que o Trio Guadiana, acompanhado pelo acordeão de Quim Barreiros, interpreta quatro modas regionais alentejanas populares, com arranjos musicais do acordeonista. Esta moda é uma das mais pungentes que existe no Cante Alentejano, de seu nome 'Tão Triste Ver Partir', conhecida também como 'Lá Vai Uma Embarcação' ".

Convirá acrescentar que isto não é "cante", mas tem as suas raízes na música tradicional alentejana. No cante, não se usam, em regra, instrumentos musicais. Abrem-se exceções para a viola campaniça... 

A voz é o único (e grande) instrumento do cante, música do trabalho, do lazer e do protesto, cantada nos campos, na rua e na taberna... Em grupo, sempre em grupo.. Homens e mulheres, se bem que os grupos corais femininos só tenham começado a aparecer há 3 décadas, por razões socioculturais... Mas as mulheres sempre cantaram, em grupo, com os homens no duro trabalho agrícola... Em grupo, num coro polifónico, "à capela" que não deixa ninguém indiferente: ou se ama ou se odeia..Um alentejano (do Baixo Alentejo) nunca conta(va) sozinho. No campo, trabalhava-se em "rancho", e cantava-se em "rancho"...O "cante" amenizava a dureza do trabalho e da vida no Alentejo dos latifúnidos...

Mas a propósito desta moda... Recordo que o Zé Saúde já não foi em nenhum T/T "Niassa", "Uíge" ou "Ana Malfalda". Foi num Boeing dos TAM - Transportes Aéreos Militares, em 2 de agosto  de 1973... A solução via áerea era mais segura e rápida,  evitando,  por outro lado,  a "maçada", para o regime,  das "cenas de despedida lancinantes", no Cais da Rocha Conde de Óbidos...




Lá vai uma embarcação (**)

É tão triste ver partir
Um barco do Continente,
Para Angola ou Moçambique
Lá lai outro contingente.

Tanta lágrima perdida,
Quando o barco larga o cais,
Adeus, minha mãe querida,
Não sei se voltarei mais.

Lá vai uma embarcação
Por esses mares fora,
Por aqueles que lá vão,
Há muita gente que chora.

Há muita gente que chora,
Com mágoas no coração,
Por esse mares fora,
Lá vai uma embarcação.

É tão triste ver partir
Um barco do Continente,
Para Angola ou Moçambique
Lá lai outro contingente.

Tanta lágrima perdida,
Quando o barco larga o cais,
Adeus, minha mãe querida,
Não sei se voltarei mais.

Lá vai uma embarcação
Por esses mares fora,
Por aqueles que lá vão,
Há muita gente que chora.

Há muita gente que chora,
Com mágoas no coração,
Por esse mares a fora,
Lá vai uma embarcação. 


[Revisão, fixação de texto: LG]

Contacto de "Os Alentejanos",
música tradicional Alentejana, Serpa

Telem: 962 766 339 / 938 527 595

Email: joaocataluna@gmail.com
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Notas do editor:

(*) Último poste da série
> 9 de fevereiro de  2020 > Guiné 61/74 - P20635: Agenda cultural (728): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte I: as primeiras fotos

Guiné 61/74 - P20635: Agenda cultural (728): Lisboa, 8 de fevereiro de 2020, na apresentação do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial": quando o Alentejo e o Gabu se tocam - Parte I: as primeiras fotos


O mundo é pequeno... "Fazer um filho, plantar uma árvore, escrever um livro": O Zé Saúde com a sua "descêndia": duas lindas filhas, dois amorosos genros, quatro netos e netas ternurentos, nove livros publicados... E amigos por toda  parte, desde  a Aldeia Nova de São Bento ( ninguém lhe chama Vila...) até à Tabanca Grande.


O Zé Saúde, agradecendo no fim a presença, fraterna e solidária, do seus conterrâneos, o "Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento", grandes embaixadores do "Cante", vedetas nacionais e internacionais... Têm 3 concertos, esgotados, no CCB, Grande Auditório, em Lisboa, sala que tem cerca de 1500 lugares.


Outros dos amigos do Zé Saúde, que já conhecíamos de 2013: o "Grupo Musical Os Alentejanos de Serpa" (1)


Outros dos amigos do Zé Saúde, que já conhecíamos de 2013: o "Grupo Musical Os Alentejanos de Serpa" (2)


A dra. Rosa Calado, diretora cultural da Casa do Alentejo, saudando o amigo e escritor alentejano José Saúde, e desejando as boas vindas a todos os convidados....É a esposa do nosso camarada Fernando Calado, ela de de Beja, ele de Ferreira do Alentejo. Chamo-lhe,por graça, "a ministra da cultura do Alentejo"...  Por curiosidade, refira-se que a Casa do Alentejo tem um restaurante e uma taberna com cerca de 500 lugares. Dá trabalho a 40 pessoas. E organiza eventos: tem a agenda cheia até maio de 2020..


O editor  António Mão de Ferro, domo da chancela "Colibri", no uso da palavra


O maj gen ref Raul Luís  Cunha foi o segundo apresentador da obra, a seguir ao editor do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné... Raul Cunha, ranger e comando, e também juiz militar, nasceu em Moçambique, na antiga Lourenço Marques...  Entre outras funções, foi Conselheiro Militar do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no Kosovo (2005-2009).


Neto e neta do Zé Saúde: a festa é deles..


Aspeto inicial (e parcial) da assistência: na fila da frente, da metade direita do salão:   da esquerda para a direita, reconheço o Fernando Calado, a esposa do maj gen Raul Luís Cunha, a Alice Carneiro, a esposa do Manuel Joaquim... e claro, o Manuel Joaquim, que tem pena de não ser alentejano.. A seu lado, um dos genros do Zé Saúde.


Genros e netos do Zé Saúde, mais a Alice Carneira e a esposa do maj gen Raul Luís Cunha, que é natural de Beja.


Aspeto inicial (e parcial) da assistência: na fila da frente, da metade esquerda  do salão: muitos e bons amigos, além de sócios da Casa do Alentejo, estiveram presentes neste evennto. A "claque de apoio alentejana" não faltou... Até porque o "programa cultural" prometia, com os pesos pesados do Cante...


O maj gen Raul Luís Cunha e o cor pilav Miguel Pessoa, que eu fiz questão de apresentar com um dos nossos bravos da FAP... Passaram ambos pela Academia Militar, mas com 8 anos de diferença. Não se conheciam pessoalmente.


Da esquerda para a direita, os camaradas da Tabanca Grande, Francisco Godinho (, alentejano de Moura), Giselda Pessoa, Miguel Pessoa e Manuel Joaquim, mais a sua Deonilde


Na fila para os autógrafos, o primeiro da esquerda, de perfuil é o nosso tabanqueiro da Tabanca da Linha e da Tabanca Grande, natural da Aldeia Nova de São Bento, o Manuel Macias...


Mais dois grã-tabanqueiros: o Acácio Correia e o António Ramalho... O Acácio Correia foi alf mil, cmdt do 3.º Gr Comb da CArt 3494 (Xime e Mansambo, 1971/74)... O   António Ramalho,por seu turno, foi fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71), natural da Vila de Fernando, Elvas, membro da Tabanca Grande, com o nº 757: tem mais de vinte referências no nosso blogue]... Finalmente pude conhecer, "a cores e ao vivo", o nosso camarada Ramalho.


Fernando Calado (que pertence aos corpos sociais da Casa do Alentejo) mais o Humberto Reis, dois camaradas de Bambadinca: alf mil trms (CCS/ BCAÇ 2852, 1968/70), e fur mil op esp / ranger, CCAÇ 12 (1969/71)... Houve mais camaradas que apareceram, e que não ficaram na fotografia: Manuel Resende, régulo da Tabanca da Linha, Hélder Sousa, Joaquim Pinto de Carvalho (e esposa, Maria do Céu)...


A banca com o livro e a representante das Edições Colibri

Lisboa > Casa do Alentejo > 8 de fevereiro de 2020 > Lançamento do livro do José Saúde, "Um ranger na guerra colonial: Guiné-Bissau, 1973-1974: Memórias de Gabu" (Lisboa, Colibri, 2019, 220 pp.)


Fotos (e legendas: © Luís Graça (2020). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

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