segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20637: Parabéns a você (1755): José Brás, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1622 (Guiné, 1966/68)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20630: Parabéns a você (1754): Constantino Neves, ex-1.º Cabo Escriturário do BCAÇ 2893 (Guiné, 1969/71)

9 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Abraço de parabéns.

Hélder Sousa disse...

Caro amigo e camarada José Brás

Já faz tempo que não nos vemos mas aqui deixo as minhas felicitações pelo aniversário, votos de boa saúde e um abraço de parabéns.

Hélder Sousa

admor disse...

Caro Camarada José Brás,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde, felicidades e um grande abraço.

Adriano Moreira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé, meu camarada e meu vizinho de Torres Vedras... O que é feito de ti ? Como é que vai essa bizarria? E as malazengas, sequelas da vida, da guerra e da idade ?... E ainda aindas por Montemor O Novo ?!... Deixo-te aqui um abraço de parabéns... Que faças ainda muitos com saúde, requisito fundamental para sermos livres e felizes... Um alfabravo, Luís Graça

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Peço desculpa, o Zé Brás não é de Torres Vedras, mas sim de Alenquer...É meu vizinho na mesma. Mais importante: é um dos nossos grã-tabanqueiros de longa data, com mais de 130 referências no nosso blogue.

Aqui vai a biografia "oficiosa":


José Brás
Nasceu no concelho de Alenquer em 1943, estudou e trabalhou em Vila Franca de Xira, onde pegou toiros integrado no Grupo de Forcados local, participando simultânea e activamente na actividade da secção cultural da União Desportiva Vilafranquense, onde conviveu com escritores e outros artistas.

Foi mobilizado para a Guiné e aí fez a guerra colonial entre 1966 e 1968. Regressado, entrou para os quadros da TAP como Comissário de Bordo.

Fez teatro e dirigiu grupos de amadores, foi activista associativo e animador cultural, responsável pela criação do pelouro da cultura e desporto na Câmara Municipal de Loures entre 1974 e 1981, tendo sido eleito como Presidente da Junta de Freguesia de Loures até 1985.

Em 1986 foi galardoado com o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores e do Instituto Português do Livro e da Leitura, na modalidade de ficção narrativa com o livro " Vindimas no Capim", editado pela Europa América.

Em 1989 foi eleito Presidente da Direcção do Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil, cargo que exerceu até 1997, tendo, na sequência exercido a coordenação da Frente Sindical da TAP constituida por 16 sindicatos, até 1995.

A viver desde então em Montemor-o-Novo, fundou uma escola de pilotagem em 1999 e exerceu as funções de instrutor de voo até hoje, tendo encerrado a escola em 2008.

É organizador de um extenso Manual de Pilotagem em processo de certificação pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, e também de um Manual Para Instrutores de Voo, estando neste momento a trabalhar por encomenda numa versão de Manual em forma de livro para o mercado geral dirigido a não pilotos, sintetizado e em linguagem acessível e apelativa na perspectiva da divulgação do voo.

Livre de outras actividades, dedicou-se de novo á escrita, colaborando com blogues na área da poesia e da "Blogoterapia" da guerra, e apresenta agora um segundo trabalho de ficção narrativa com o título "Lugares de Passagem".

https://www.chiadobooks.com/autores/jose-bras

José Botelho Colaço disse...

Amigo parabéns feliz aniversário. Um abraço.

Cesar Dias disse...

Parabéns José Brás, feliz aniversário e saúde são os meus votos.
Um forte abraço.

César Dias

Anónimo disse...

Parabéns por mais um passo na vida. Que haja muitos mais e com saúde.
Abraço do
José Câmara

Bispo1419 disse...

Feliz aniversário, meu caro Zé Brás. Parabéns!
Um abraço do
Manuel Joaquim