quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Guiné 61/74 - P20647: Efemérides (318): em 13 de fevereiro de 1969, em que faziam 25 anos o Miguel Rocha e o Baldaia Martins, ambos alferes, da CCAÇ 2367, eu estava, de passagem, no Cacheu, onde eles também estiveram (Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS / BCAÇ 1933, Nova Lamego e São Domingos, 1967/69)


Foto nº 1 >  Guiné > Região de Cacheu > Cacheu > Fevereiro de 1969 > O Virgílio Teixeia, de cigarro, na boca e escola escuros,  com mais dois camaradas que ele gostava de poder identificar


Foto nº 2 Guiné > Região de Cacheu > Cacheu > Fevereiro de 1969 > O Virgílio Teixeira junto ao monumento do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, o Navegador (Porto, 1394 - Sagres, 1460)


Fotos (e legendas: © Virgílio Teixeira  (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem, com data de hoje,  do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, chefe do conselho administrativo, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69).

Caro Luis,

Estive a ler esta coincidência dos 51 anos do camarada Miguel Rocha (*)

Eu tenho fotos desse dia, quer em 1968, quer  em 1969 (50 e 51 anos respectivamente). Mas não encontro as fotos, preciso de passar muito tempo a procurar.

Mandava estas fotos [, nºs 1 e 2, reproduzidas acima], para relembrar os tempos em que ele, o Miguel,  esteve no Cacheu.  Já lhe mandei os parabéns, pois é uma feliz coincidência

Se puderes, podes publicar.

Um abraço,

Virgilio Teixeira

2. Comentário do Virgílio Teixeira ao poste de parabéns, P20645 (**):

Parabéns ao camarada Miguel Rocha, e um dia de muita saúde.

Nessa data - 13 de fevererio de 1969 - , ou próxima, provavelmente eu estava no Cacheu, de visita, quando estava colocado em S. Domingos.

Tenho várias fotos, do Cacheu, local por onde terás estado, segundo li no Poste. Vou enviar uma foto ao Luís Graça (o meu mano, porque nascemos no mesmo dia - 29 de janeiro - mas de anos diferentes, eu  em 1943, o Luís em 1947, e o camarada Miguel Rocha em 1944).
Vou pedir-lhe para a publicar, para saber se conheces os dois camaradas que lá estavam em comissão, em Fevereiro de 1969 [, foto nº 1]. Nunca se sabe. 

Sei que estavas nesse dia no Olossato, terra que não conheço. E também tinhas um "mano", nascido precisamente em 13 de fevereiro de 1944, o alf mil  Baldaia Martins, (***)

Algumas coincidências da nossa estadia na Guiné, que para mim acabou em 4 de agosto de 1969, seis meses depois.

Um abraço

Virgilio Teixeira

____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 13 de fevereiro de  2020 > Guiné 61/74 - P20646: Memórias ao acaso (Miguel Rocha, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2367/BCAÇ 2845) (2): Hoje, exactamente 51 anos depois!

(...) Nunca na minha existência havia encontrado alguém que fosse precisamente da minha idade, e isto aconteceu na CCAÇ 2367. O Alf Mil Baldaia Martins, que comandava o 2.º pelotão, havia nascido, tal como eu, a 13 de Fevereiro de 1944.

Desde já esclareço os crentes seguidores de signos, que as nossas personalidades eram totalmente distintas e que tal facto não era impeditivo de um são convívio e uma franca amizade, que perdurou até ao seu falecimento em 2013.

Resolvemos festejar o nosso 25.º Aniversário (1969) em conjunto, e para a festa adquirimos uma vaca na população do Olossato. (...)

1 comentário:

Anónimo disse...

miguel jose ribeiro rocha
quinta, 13/02/2020, 22:45


Meus caros informo:

A CCAÇ 2367, "Vampiros", chegou ao Cacheu a 30 de junho de 1969, tendo saído a 21 de fevereiro de 1970.

Abraço