sábado, 20 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1450: Operação Jóia ou o dia mais trágico da minha comissão (Fernando Chapouto)

Guiné > Zona Leste > Subsector de Geba > Banjara > CCAÇ 1426 > Dezembro de 1965 > "As armadilhas não são só para para o IN, as hienas também caiem nelas"...

Guiné > Zona Leste > Subsector de Geba > Banjara > CAÇ 1426 > Maio de 1966 > "As horas tinham que ser bem aproveitadas para pôr a escrita em dia, ouvir as notícias..."

Fotos e e legendas: © Fernando Chapouto (2006). Com a devida vénia... Do sítio O Cantinho do Fernando.

Guiné > Zona Leste > Subsector de Geba > Geba > CCAÇ 1426 (1965/67) > O Fur Mil de Op Especiais Fernando Chapouto. Da sua página pessoal retirámos os seguintes elementos biográficos, relativos à sua comissão na Guiné: (i) Partida no Niassa em Agosto de 1965; (ii) Em Outubro de 1965 está em Camamudo; (iii) Em Dezembro de 1965 passa por Banjara; (iv) Em meados de 1966 está destacado em Geba; (v) Em Março de 1967 está em Cantacunda; (vi) Em Maio de 1967 regressa à metrópole no Uíge; (vii) Recebeu uma cruz de guerra.

Mensagem do Fernando Chapouto com data de 16 de Janeiro de 2007:

Caro Luís:

Quarenta anos passados, ainda tenho na minha mente este dia [, 16 de Janeiro,] como o mais trágico da minha permanência na Guiné, como passo a relatar a seguir:

No dia 16 de Janeiro de 1967, pelas 4 horas da tarde, deixámos Geba a caminho de Banjara, parámos no cruzamento de Sinchã Sutu à espera da coluna que vinha de Bafatá com carros de combate e sodados que ficavam a prestar segurança enquanto o pelotão aí estacionado não regressava da operação [,Operação Jóia].

Chegada a coluna, começámos a marcha até Banjara, a picagem até Mansaina foi feita pela Milícia de Sare Banda e de Banjara a Mansaina pelo pessoal do pelotão aí estacionado. Chegados a Banjara, toca a comer a ração de combate e descansar ao relento.

Às 6 horas da manhã, depois de tomarmos o café, saímos em direcção a Madina Banjara passando por Tumania, Bantajã e Belel. Até aqui tudo normal, páramos e começámos a passar a bolanha que ainda se apresentava com bastante água dando pela cintura. Passando a bolanha desviámos para a esquerda até Madina Banjara. A vegetação começou a ser cada vez mais densa e a floresta cada vez mais alta.

Uns dois ou três quilómetros à frente eis que surgem umas palhotas desviadas da picada, metidas no meio da floresta dens. Como eu ía a frente fiz sinal para o pessoal se dividir e cercar as palhotas. Rápidos, eu e a Milícia entramos de rompante. Um soldado da milícia disse:
- Meu Furriel ali! - foi o suficiente para eles nos alvejarem. Vem um tiroteio na minha direção, rebolei para trás duma árvore mas isto numa fracção de segundos e tudo passou e eu saí ileso.

Chegou a Capitão, contei-lhe o que se passou, mandou revistar as palhotas. Apenas encontrámos um deficiente dos membros inferiores que não andava, só rastejando, e era transportado em padiola de tabanca em tabanca. Já o tinhamos encontrado em Dezembro de 1965 em Sambulacunda, tínhamo-lo deixado em paz, mas desta não escapou, porque segundo os prisioneiros ele era o chefe do sector.

Resultado do tiroteio: dois elementos IN abatidos... Toca então na regressar pelo mesmo itinerário. Quando chegámos à bolanha parámos. O Capitão disse que o meu pelotão ía atrás quando o meu ía sempre à frente. Não me deram justificação alguma, mas pensei:
- Todas as emboscadas que temos tido, eu vou na frente do meu pelotão, com a minha secção... E até à data felizmente nada nos aconteceu de gravidade, apenas uns arranhões dos estilhaços das granadas... - O meu pessoal olhou para mim, porque respondi:
- Não sei de nada, são ordens!

Passou para a frente o outro pelotão que era o do Furriel Vaqueiro (2). Começando a atravessar a bolanha eis que se ouvem três tiros que pareciam de Mauser. Disse:
- Os cabrões dos pretos [milícias] estão a brincar... - pois só eles é que tinham Mauser.

De imediato começámos nós a passar, o outro pelotão já tinha passado e mantinha a segurança para a nossa passagem. Eu ia à frente e, quando saí da água, surge o Cabo Enfermeiro,todo aflito:
- Temos um morto, um soldado nativo, e um ferido, um soldado branco.
- Não pode ser! - mas era verdade. Cheguei-me lá mais adiante, tomando todas as cautelas e certifiquei-me que era verdade.

Chegou o Capitão, informei-o do acontecido, mandou-me arranjar pessoal para transportar o morto, ninguém era capaz, devido ao sangue que tinha, pois o tiro tinha-lhe acertado mesmo na testa. Tive de ser eu a acarretar com as despesas. Dois pretos ajudaram-me, eu nas pernas e eles em cada braço.

Até à data nem mais um tiro, mas quando recomeçámos a marcha, os tiros voltaram na minha direcção.. Deitei-me no chão e disse para me deitarem o cadáver em cima de mim de costas com as pernas para os meus ombros. Assim foi, levantei-me e toca andar. Os tiros levantavam poeira a minha frente, caio não caio mas não temi, tinha que cumprir a missão já que os brancos não me ajudaram. Saí da zona de perigo e eu lá continuei mais umas centenas de metros, depois de fazer uma pequena subida mais adiante

O Capitão mandou tirar-me o morto das costas, eu estava exausto pois o calor apertava, era perto da uma da tarde. Bebi uma Perrier que costumava levar sempre, mas não foi o suficiente e eu estava mal, passei pelo Vaqueiro e disse-lhe que estava com sede e ainda faltavam alguns quilómetros para chegarmos a Banjara. Ele pegou noutra Perrier e dei-ma, grande amigo,

Chegámos a Bantajã, arranjou-se uma padiola para melhor transportar o morto e continuámos ao passar por Tumania. Pareceu ouvir-se alguma coisa estranha mas nada de anormal, estava tudo como dantes. O Capitão pediu dois ou três voluntários para ir à frente para que viesse uma viatura à berma da bolanha buscar o morto, lá fui mais uma vez ,voluntário, e ninguém me seguiu pois ainda eram uns quilómetros até Banjara.

Um quilóemtro ou mais sinto passos atrás de mim mas ao longe disse para comigo:
- É hoje que vai haver festa, nada de parar.

Quem vinha atrás de mim acelarava, eu também, vi que o abuso já era de mais, voltei-me rapidamente, era o Lamin, o guarda-costas do Capitão, isto já perto da bolanha onde já tinhamos tido emboscadas. Acenei-lhe com a cabeça, dizendo-lhe que tivesse mais cuidado ou que chamasse por mim. Ele era preto mas ficou branco com o meu movimento... Cheguei à estrada perto do pontão, fiz sinal com a G3 ainda distante, logo uma viatura apareceu, disse-lhes para ir à bolanha buscar um morto

Chegámos a Banjara por volta das quatro da tarde e toca logo a processar-se o regresso, meter umas cervejas para refrescar e uma bucha, chegando a Geba por volta das seis da tarde.

Foi assim o dia mais triste da minha permanência na Guiné, pois foi o único morto que tivemos em combate, depois de termos emboscadas com mais intensidade de fogo (incluindo granadas) e foi a minha última operação (3).

Um abraço.
Fernando Chapouto
________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 1 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1233: O meu cantinho na Net (Fernando Chapouto, CCAÇ 1426, Geba, Banjara, Camamudo, Cantacunda, 1965/67)

(2) Belmiro Vaqueiro é outro dos membros da nossa tertúlia: também fez parte da CCAÇ 1426. Hoje reformado, reside em Bragança: vd post de 26 de Junho de 2005 > Guiné 69/71 - LXXXII: CCAÇ 1426 (Geba, 1965/67): Presente! (Belmiro Vaqueiro / A. Marques Lopes)

(3) Vd. páginas, no nosso sítio, sobre este subsector: Geba, Banjara / Cantacunda. Recorde-se que, a seguir ao Chapouto e ao Vaqueiro, quem esteve neste subsector foi o A. Marques Lopes, que era Alf Mil da CART 1690.

Sem comentários: