segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Guiné 63/74 - P2165: As Duas Faces da Guerra, filme-documentário de Diana Andringa e Flora Gomes, no DocLisboa2007 (18-28 Outubro 2007)

Foto: O Sítio do Sindicato dos Jornalistas (2001) (com a devida vénia...)

1. Mensagem da Diana Andringa (jornalista, portuguesa, n. em Angola, em 1947 )

Luís Graça,

Admitindo que alguns frequentadores do blogue tenham curiosidade em ver este documentário, mas não sejam frequentadores do DocLisboa (1), aqui ficam as informações tiradas do programa do dito (levem a figura de referência à conta dos meus cabelos brancos...).

Abraço,

Diana

Flora Gomes

Foto: Agência Bissau (com a devida vénia...)




2. As Duas Faces da Guerra

19 Out. 23.00 - Culturgest (Grande Auditório)

22 Out. 23.00 - Cinema Londres (Sala 1)

As 2 Faces da Guerra [I] de Diana Andringa e Flora Gomes, 100'

Portugal, 2007.

Diana Andringa, figura de referêcia do jornalismo televisivo português, e Flora Gomes, o mais importante cineasta guinenense (com presença regular em Cannes e Veneza), acordaram fazer um documentário a quatro mãos e duas vozes sobre a guerra colonial.

Luta de libertação para uns, guerra de África para outros, o conflito que, entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas é descrito de maneira diferente nos livros de história dos dois países. Mas não são só estas as "duas faces" desta guerra. Para lá do conflito, houve sempre cumplicidades entre as duas partes: "Não fazemos a guerra contra o povo português, mas contra o colonialismo", disse Amílcar Cabral, e a verdade é que muitos portugueses estavam do lado do PAIGC.

Não por acaso, foi na Guiné que ganhou forma o Movimento dos Capitães que levaria ao 25 de Abril. De novo duas faces: a guerra termina com uma dupla vitória, a independência da Guiné e a democracia para Portugal. É esta "aventura a dois" que o filme conta, pelas vozes dos que a viveram.


Fonte: doclisboa2007 (1) (com a devida vénia...)

3. Também o A. Marques Lopes, sempre atento ao que se passa na Guiné-Bissau, mandou-nos a seguinte notícia do portal Notícias Lusófonas, com data de hoje:

«As Duas Faces da Guerra» estreia no Centro Cultural Português [em Bissau]

O filme-documentário "As Duas Faces da Guerra", realizado pela jornalista portuguesa Diana Andringa e pelo cineasta guineense Flora Gomes, estreia sexta-feira no Centro Cultural Português na Guiné-Bissau.

"As Duas Faces da Guerra" foi rodado ao longo de seis semanas e inclui uma série de entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram o período da guerra colonial, refere um comunicado da Embaixada de Portugal em Bissau.

Durante seis semanas, os realizadores percorreram as regiões guineenses de Bissau, Mansoa, Geba, Bafatá e Guilege, e estiveram em Cabo Verde e Portugal para recolherem os depoimentos de pessoas que viveram a guerra colonial.

A banda sonora do filme-documentário inclui música portuguesa, guineense e cabo-verdiana da época.

4. Comentário de L.G.:

Felicito os realizadores e faço, aqui, desde já, um convite e um desafio para vermos em conjunto o filme: refiro-me naturalmente a todos os amigos e camaradas da Guiné que residam na área da Grande Lisboa. Vale ?
_________

Nota de L.G.:

(1) doclisboa2007: 5º Festival Internacional de Cinema Documental, 18-28 de Outubro de 2007

Sem comentários: