

XII Encontro/Convívio de ex-Combatentes da Guiné da Freguesia de Guifões-Matosinhos em Vila Nova de Cerveira, 5 de Outubro de 2007

Em mensagem de 7 de Outubro de 2007, o nosso camarada e fotógrafo oficial do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, Albano Costa, dava-nos conta de mais um Encontro de ex-Combatentes da Guiné, da Freguesia de Guifões, Concelho de Matosinhos.
Caro Luís Graça:
Dia 5 de Outubro, é a data em que os «guineenses» de Guifões se juntam para festejarem mais um convívio, que já leva doze anos de existência e pelo andar da carruagem, não se vislumbra abrandamento.
Este convívio que nasceu com a finalidade de se saber quantos cidadãos desta Freguesia passaram por terras da Guiné desde o início da guerra até ao seu término (63/74), tem vindo a realizar-se sempre nesta data.
Os ex-combatentes da Guiné da Freguesia de Guifões, formaram às 8h30, em frente à Igreja Matriz e, em coluna de reconhecimento, lá foram em duas berliés, rumo a Vila Nova de Cerveira, passando por Braga, pequena paragem, rumando em seguida a V. N. de Cerveira, ao Restaurante Braseirão do Minho, onde emboscaram à volta da mesa a devorar os respectivos alimentos, previamente escolhidos pelos oficiais de dia.
Assim foi passado o dia em ambiente de grande alegria, não faltando até um pé de dança para ajudar à festa.
Já na parte final, foi entregue uma lembrança alusiva a este evento, que foi oferecida pela Junta de Freguesia de Guifões, na pessoa do Senhor Presidente Carmin Cabo, que se fez acompanhar de sua esposa. Presente esteve também o pároco da freguesia, Pe. Américo Sá Rebelo, que prestou serviço militar na Guiné como Capelão.
O Restaurante Braseirão do Minho, prestou um bom serviço às 95 pessoas presentes, pois a festa tamtém foi extensiva aos familiares dos 38 ex-combatentes que se reuniram para confraternizar e recordar um pouco do que foi o período em que estiveram na guerra colonial. É sempre um momento alto, falando-se de tudo um pouco, até do nosso Blogueforanaevaotres.blogspot.com, num ambiente salutar e de grande camaradagem.
Antes do destroçar e do regresso ao destacamento, cantou-se o Hino Nacional.
Um abraço,
Albano Costa


Fotos: © Albano Costa (2007). Direitos reservados.
Sem comentários:
Enviar um comentário