quinta-feira, 12 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4022: Convívios (99): Encontro dos ex-militares do BCAÇ 2885 em Arganil, dia 7 de Março de 2009 (Jorge Picado)

1. Mensagem de Jorge Picado(*), ex-Cap Mil (Eng Agrónomo, na vida civil, reformado, Aveiro): CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, CART 2732, Mansabá e CAOP 1, Teixeira Pinto, (1970/72), com data de 9 de Março de 2009:

Caros Luís, Vinhal e Briote

Neste passado sábado dia 7, realizou-se mais um almoço convívio dos ex-combatentes que pertenceram ao BCaç 2885, que esteve no Sector 04 com sede em Mansoa de 14MAI69 a 14FEV71.

Esta reunião de confraternização decorreu em Mont' Alto, no concelho de Arganil, tendo comparecido numerosos camaradas, muitos deles acompanhados dos seus familiares.
Do que se passou com os componenetes das outras Sub-Unidades, outros falarão e é muito possível que num novo Blogue, de que tive conhecimento nos últimos dias do mês passado ou inícios deste, a descrição seja mais completa.

Aproveito para dar a conhecer esse Blogue, que está numa fase inicial e foi criado pelo camarada de armas, António Manuel Mendes Rodrigues ex-1.º Cabo da CCaç 2587. Esta CCaç, aquando da minha chegada a Mansoa, deixou a missão de intervenção naquela área, por troca com a recem chegada CCaç 15 (Companhia Balanta) e foi para a área de Porto Gole render a CArt 2411. Por este motivo nunca tive qualquer contacto com esses camaradas de Batalhão.

O Blogue é batalhaocacadores2885.blogspot.com

Foi com enorme prazer que confraternizei com camaradas que já não via desde MAR05, único encontro de que tive conhecimento, mas outros só agora voltei a encontrar.

Da CCaç 2589, que comandei durante um ano, compareceram 33 resistentes e um "ex-faxina" nativo que era então uma criança. É muito provável que deste encontro resultem finalmente novos desenvolvimentos que espero se venham a reflectir na entrada de algum para a Tabanca.

Para já envio umas fotografias com algumas notas explicativas. Se forem de qualidade para serem publicadas aproveitem. Caso contrário já sabem que não fico aborrecido se o não fizerem.

Não vai a do grupo porque quero primeiro obter a identificação completa de todos os elementos.


Foto 1 - Com aquele que tantas vezes me conduziu no jeep, Carlos Costa ex-1.º Cb CAR à minha direita e o Francisco Assude ex-Alf Mil do 3.º GComb, que praticamente fez toda a comissão apenas com uma secção, à minha esquerda, rememorando factos passados há 39 anos.

O meu antigo condutor, um nortenho, como a grande maioria do pessoal da 2589, é agora um pequeno empresário de venda de peixe, com uma pequena frota de carrinhas frigoríficas de venda ao domicílio.

O Francisco Dias Corado Assude, alentejano de Campo Maior, que já tinha concluído o antigo Curso de Regente Agrícola quando foi para a Guiné e, que quando se me apresentou, eu lhe perguntei se era familiar dum colega meu (Corado), nessa época Inspector da 4.ª Zona Agrícola (Alentejo e Algarve), como de facto verifiquei, é aposentado como eu do Ministério da Agricultura e foi o único com quem contactei depois do regresso à Metrópole, fruto das múltiplas reuniões de serviço que nos levavam a Lisboa. Porém, nunca aí abordámos o nosso passado militar, de tal forma que só agora tomou conhecimento das minhas andanças posteriores ao seu regresso.

Dado encontrar-se em Braia, aquando da emboscada de 12OUT70 (como referi no P2807 de 03MAI08), comandou aqueles que primeiro responderam e chegaram em auxílio dos camaradas de Infandre. Entreguei-lhe a documentação retirada do Blogue sobre o assunto (bem como a outro camarada, “Avintes” um ex-1.º Cabo que manuseava o Morteirete) e pedi-lhes que fizessem uma leitura e se tivessem achegas ou correcções a fazer que as fizessem.


Foto 2 - Quessama Mante, alcunhado de “Bombardeiro” pelos militares que passaram pelo Destacamento de Infandre, era uma das muitas crianças (teria 10 anos?) daquele reordenamento que faziam faxinas por lá e iam usufruindo da comida, ao mesmo tempo que frequentavam a escola dada pelo Victor Vieira (ex-1.º Cabo) que ensinou muitos rapazes e meninas dali. Este pertencia à tabanca de Enchanque, um pouco a Sul da de Infandre, nas bolanhas do Rio Mansoa.

Vive agora na Amadora, vai para 5 anos e foi o António Ramos (ex-Fur Mil do 3.º GComb) que o trouxe. Naturalmente que não me reconhecia, mas àqueles que viveram neste Destacamento, recordava-se de muitos deles.

O Francisco Assude prestava-me estes esclarecimentos.


Foto 3 - O meu reencontro, 38 anos depois, com o ex-Alf Mil MA Alfredo Montezuma, do Pel de Sap da CCS a que pertenceu o camarada da Tabanca César Dias. Parece que vamos ter um novo membro nesta nossa Tabanca, já que este camarada garantiu-nos que ia tomar contacto com o Blogue e alinhavar algumas recordações.

Fiquei a saber que me tratavam, ele, o José Vieira (ex-Alf Mil Trms) e o Jorge Moisir Pires (ex-Alf Mil Mec), com quem mais convivi em Mansoa porque os da 2589 “paravam pouco na sede”, por Cap “Patinhas” por ser o mais velho do grupo.


Foto 4 - Neste grupo há um “intruso”. O da esquerda, César Dias,não era da 2589, os outros são respectivamente: Pereira da Silva ex-Fur Mil Op Esp (veio da 26.ª CCmd em JUN70 para substituir o ex-Fur Mil Carlos Gonçalves do 4.º GComb, evacuado para o HMP em 30JAN70); Luís Manso ex-Alf Mil e 1.º Cmdt do 4.º GComb (passou aos Serviços Auxiliares por motivos de saúde, ingressando na 4.ª Rep/QG/CTIG antes de ABR70); o já identificado Francisco Assude.


Foto 5 - Dois ex-1.ºs Cabos não pertencentes ao mesmo GComb, mas que muito foguearam em conjunto, com armas diferentes.

O Victor Vieira, de Trms, mas que praticamente só utilizou G3, chefiou uma Secção do 4.º GComb por ausência de Fur e, depois da estadia em Porto Gole, foi colocado no Infandre com a missão de “nas horas de folga da guerra” exercer a missão de professor do Posto Escolar Militar criado neste reordenamento para as crianças da zona. O Quessama Mante que compareceu (ver fotos 1 e 3) foi um dos seus instruendos.

Quando da emboscada de 12OUT70 encontrava-se de férias na Metrópole, mas participou na acção, entre Claquelala e Uanquelim junto do Rio Uenquem, em que o Régulo Iero, com quem se dava muito bem, foi raptado e, o ex-Alf Mil José Martinez do 1.º GComb se livrou dessa sorte, porque também estava incluído.

Segundo agora nos esclareceu o Quessama, perante a dúvida levantada pelo Assude (que sempre se convenceu que tinha sido o Iero, obrigado naturalmente a tal, quem tinha “orientado” a emboscada do Infandre), o Régulo foi morto logo depois do IN ter passado a bolanha de Uanquelim para os lados de Namedão, cortando-lhe a cabeça, que levaram como prova da sua morte, para apresentarem aos chefes no Morés. Isto foi transmitido pelos próprios guerrilheiros, após o regresso às tabancas, depois de terminada a guerra.

O José Santos, à direita, conhecido simplesmente por “Avintes” (assim chamado pela sua origem, mas cujo apelido já vinha da vida civil por assim ser conhecido como futebolista que foi), era do 1.º GComb do ex-Alf Martinez e um excelente executante do Morteirete (Mort 60). Colocava as granadas com uma precisão espantosa e confessou-me, que mais de uma vez teve de largar o tubo, por não o aguentar nas mãos, sempre que o número de disparos seguidos era grande em diversos encontros que tiveram.

Além desta sua habilidade era um dos pilares da equipa de futebol da CCaç que ganhava os torneios do BCaç e foram jogar a Bissau.

Eu lembrava-me muito bem de no meu tempo ser assim e recordo que, além deste, jogava o ex-Sold Pires (jogador do Salgueiros) e o ex-Cabo Esc Damas (Lisboeta). Pelo menos destes dois lembro-me, porque faziam parte da equipa do Clube de Futebol “Os Balantas”, o grupo de Mansoa equipado de camisola azul por ser a filial guineense do Belenenses e que disputava os Campeonatos Oficiais.

Um abraço
Jorge Picado
__________

Notas de CV:

(*) Vd. último poste de Jorge Picado de 3 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P3976: (Ex)citações (18): Amílcar Cabral, todos os dias, todas as horas, estás sendo assassinado (Jorge Picado)

Vd. último poste da série de 4 de Março > Guiné 63/74 - P3980: Convívios (97): Pessoal da CCAÇ 816, Estalagem Zende, dia 9 de Maio de 2009 em Esposende (Rui Silva)

1 comentário:

Cesar Dias disse...

Gostei de te reencontrar Jorge, foi fácil reconhecer-te ao fim de 40anos graças á "tabanca grande" fiquei também satisfeito por ter tido alguma influência na primeira presença nos nossos convivios do Comandante do meu pelotão Ex Alf Montezuma, que como dizes, virá cohabitar connosco nesta casa. Com o Avintes e o Pires também cheguei a vestir a camisola dos Balantas, são as boas recordações que nos acompanham. Se não fôr antes encontrar-nos-emos na Batalha no próximo.

Um abraço amigo
César Dias