quinta-feira, 14 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8099: Convívios (311): Reencontro ao fim de 41 anos (Carlos Pinheiro)

1. Mensagem de Carlos Manuel Rodrigues Pinheiro* (ex-1.º Cabo TRMS Op MSG, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, 1968/70), com data de 13 de Abril de 2011:

Camarigo Carlos Vinhal
Tenho acompanhado o blogue com todo o interesse, mas a pachorra para escrever tem faltado.

Porém, recentemente tive oportunidade de reencontrar o meu Comandante da Guiné, o Comandante do Destacamento do STM, o então Capitão Bento Soares, hoje General na Reforma, ao fim destes anos todos.

Foi um reencontro muito sentido por todos, como aliás descrevo no artigo que anexo.

Se entenderes oportuno a sua publicação, estás perfeitamente à vontade como sempre.

Quanto à fotografia incluída no texto, se a conseguires reduzir, talvez fique melhor. Mas dessas técnicas sabes tu.

Aproveito para perguntar se ainda há vagas para Monte Real, porque também lá queria ir este ano, para começar.

Um abraço
Carlos Pinheiro


O reencontro ao fim de 41 anos

Se há períodos da vida que nunca esquecemos, nós os que estivemos na guerra de África, por muito que o tempo vá passando, mesmo assim nunca se esquecem esses tempos, as nossas missões, os nossos camaradas e quem nos comandou.

Já passaram quarenta e um anos desde que em Novembro de 1968 me apresentei, voluntariamente, no Destacamento do STM no CTIG em Bissau. Andava por ali à sorte. Tinha ido em rendição individual e o meu Batalhão, o BCAÇ 1911, tinha vindo no mesmo barco em que eu tinha ido, o UIGE. Enfim, estava “desempregado” logo à chegada.

Como já tinha alguma experiência do STM, tinha estado alguns meses no QG/II RM em Tomar, apresentei-me no STM oferecendo-me para trabalhar naquilo que eu já sabia.

Era Comandante do Destacamento o então jovem Capitão Bento Soares que, depois da minha apresentação, deu ordem para fosse chamado, dos Adidos, para o seu Serviço.

Os tempos passaram, cada um foi à sua vida e agora, passados os tais quarenta e um anos, conseguimos voltar à fala, neste caso à escrita, através da Internet e lá nos encontrámos ao fim destes anos todos.

Foi no dia 22 de Março. O local foi o Retiro da Águia, no Falagueiro, freguesia da Asseiceira, concelho de Tomar, onde previamente tínhamos marcado uma lampreia devidamente confeccionada e condimentada e que por aquele lados é pescada no Nabão.


Para além do agora General, na Reforma, João Afonso Bento Soares e de mim próprio, ex-1.º Cabo, serviram de testemunha deste reencontro o Ten Cor Pára-quedista, Albano Figueiredo e o ex-Fur Mil Eduardo Galamba, todos expedicionários naquele tempo, naquelas terras da Guiné.

O pitéu estava muito bem elaborado, aliás como é hábito e tradição daquela casa. O vinho que serviu de acompanhamento, verde tinto da Adega de Amarante, correspondeu também às expectativas.

Depois foi o desenrolar de recordações através da memória de todos, mas também com a visualização dos vários álbuns fotográficos que todos, mais ou menos religiosamente, guardam e que nestes momentos nos fazem recordar momentos, locais e acima de tudo as pessoas, os nossos camaradas, que ali passaram mais de dois anos nas então chamadas comissões de serviço.

Como foi bom recordar tempos passados, trabalhos conseguidos, e convívios vividos. Mas através das tais fotografias também recordámos, com muita saudade, os camaradas que já nos deixaram. No nosso caso, foram ali recordados com muito respeito pelas suas memórias, o Pereira de Fafe e o Sá da Arrifana, este último que já nos deixou neste ano de 2011, com quem trabalhámos dias e noites sem fim.

Mas porque já não temos tempo para deixarmos passar outros quarenta e um anos sem nos voltarmos a ver, ficou logo ali marcado outro convívio gastronómico, ainda sem data marcada, à base de enguias grelhadas, fritas ou de ensopado, e mais uma febra para o Galamba que continua arredado de qualquer tipo de peixe, mas certamente antes do Verão, cujo combate decorrerá, em princípio, na terra do General Sem Medo, o Boquilobo, freguesia da Brogueira, concelho de Torres Novas, onde certamente também teremos oportunidade de visitar a Casa Memorial de Humberto Delgado, que ali está patente ao público.

De facto é salutar e gratificante, ao fim de tantos anos, camaradas de armas, com posições completamente distintas, mas todos empenhados no mesmo fim, voltarem a encontrar-se, recordando histórias já com muitas barbas bem compridas, que no final de contas marcaram, e de que maneira, as nossas vidas.

Só quem passou por elas é que pode avaliar como estes momentos são únicos e indescritíveis.
Que venha o próximo encontro em breve.
Carlos Pinheiro
13.04.11
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 18 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7467: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (8): Noite de Natal de 1969 em Bissau (Carlos Pinheiro)

Vd. último poste da série de 14 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8097: Convívios (225): 11º Encontro da Tabanca do Centro, dia 27 de Abril de 2011 em Monte Real (Joaquim Mexia Alves)

8 comentários:

CORREIA NUNES disse...

Camarigo Carlos Pinheiro,é bom voltar ao convivio dos ex-Camaradas
vou pedir-te para ver se consegues
localizar o 1ºCabo Mec Elect.do BENG 447 esteva na Guiné 68/70 morava na asseiceira tinha familiares na Guiné o tio tinha taxis em Bissau,nunca mais nos vimos se fôr possivel Grato.
José Nunes
1º cabo Mec Electr.Centrais
BENG447
Brá 68/70

jose almeida disse...

Camarigo
Carlos Pinheiro.
Sabe alguma coisa do 1º Cabo Júlio
que muitas vezes,foi a Bambadinca com Material Classificado.
Encontrei-o na Papelaria Fluminense, mas infelismente não fiquei com o contacto dele.
Queria retomar o contacto.
Um abraço,sou o Ex.Fur.Mil. Trms da C.Caç 12(C.Caç 2590 69/71)

Carlos Pinheiro disse...

Para o Correia Nunes
Do Beng 447 só tinha aqui em Torres Novas um grande amigo, que conhecia lá muito pessoal, mas infelizmente já morreu há uns anos. Era o Furriel Pepe. Mas ainda vou ver se na Asseiceira/Tomar se consigo alguma pista.
Para o outro amigo, não tenho qualquer pista de momento, mas vou tentar.
Um abraço
Carlos Pinheiro

jose almeida disse...

Carlos Pinheiro
Agradeço a tua atenção.o último contacto com o Júlio foi em Lisboa na Feira do Livro,acho que foi a primeira que se relizou no Parque Eduardo VII.
Um abraço.

Ribeiro disse...

Camaradas do (Ti-ri-ri Tá Tárá)

Não sendo do mesmo Turno somos todavia, camaradas da Arma de Transmissões. Descobri este blogue e como tal contactei na esperança de reencontrar algum ex-camarada.
Como primeira abordagem, informarei que estive no STM 70/72 em Bissau e Farim -1º Cabo STM Joaquim Ribeiro, natural de Lousada residente no Porto.
Um abraço
J.Ribeiro

Carlos Pinheiro disse...

Camarada Ribeiro

Possivelmente ainda estivemos algum tempo em simultaneo no STM em Bissau já que eu estive lá de Outº/68 a Novembro de 70.
Fizeste bem em entrares no Blogue que é sempre um ponto de encontro de muita malta conhecida. Penso até que também tenhas histórias para contar e por isso entendo que as deves partilhar aqui no blogue de acordo com a resgras que são fáceis e simples. Do meu tempo tenho ainda amigos tanto aí no Porto, o Conceição que morava em S. Victor, o Portugal em Gaia, o Eduardo e o Rio Tinto.
Inscreve-te para o convivio de 4 de Junho e vais encontrar lá pessoas lconhecidas. Um abraço
Carlos Pinheiro
03.05.11

Maltez da Costa disse...

Camarada Carlos Pinheiro, não sei se alguma vez trabalhamos juntos, pois eu encontrava-me no STM de Bafatá de Julho de 68 a Julho de 70. Sei que tenho que agradecer ao teu amigo General que na altura foi teu e meu comandante e que me deu a escolher entre Bafatá e Mansoa para trabalhar. Claro que escolhi de imediato Bafatá.Um bem haja para ele...Em Bissau, contigo estava um camarada que embarcou comigo e que era da minha terra, o Horta, lembras dele? Um abraço.
Maltez da Costa

Carlos Pinheiro disse...

Maltez da Costa
Com algum atrazo aqui estou a responder-te. De facto o teu nome não me é estranho mas não sei se chegámos a trabalhar juntos no CMsgs do STM de Bissau. O nome Horta também me diz alguma coisa, mas não tenho a certeza. Sabes, os anos passados já são muitos. Penso que seria interessante apareceres no Convivio Nacional que se irá realizar em 2012. Está atento ao Blogue. Esses convivios são bons para a malta mostrar fotografias daquele tempo, trocarmos impressões e relebrarmos pedaços de história passados.
Há outro Blogue, A Tabanca do Centro, e esse faz almoços convivios todas as ultimas 4ªs feiras de cada mês, a partir de Setembro e isso acontece sempre em Monte Real. Está atento também a esse Blogue que também tem interesses.
Um abraço
Carlos Pinheiro