quinta-feira, 14 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8100: Álbum fotográfico do Florimundo Rocha, ex-sold cond auto (CCAÇ 3546, Piche e Ponte Caium, 1972/74) (Parte I)




Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Piche > CCAÇ 3546 (Piche, Ponte Caium e Camajabá, 1972 / 1974) > Destacameto da Ponte de Caium > 1973 > Regresso da ida á lenha, de "burrinho" (Unimog 411) com atrelado. Foi esta viatuarque caiu na zona da morte da emboscada do dia 14/6/1973, tendo morrido 4 dos seus cinco ocupantes (salvou-se o condutor,o Rocha) (*).




Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Piche > CCAÇ 3546 (Piche, Ponte Caium e Camajabá, 1972 / 1974) > Destacamento da Ponte Caium > 1973 > O Rocha na Tabanca de Sinchã Tumane, nos arredores.





Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Piche > CCAÇ 3546 (Piche, Ponte Caium e Camajabá, 1972 / 1974) > Destacamento da Ponte Caium >  1973 > O Carlos Alexandre e o Rocha no varandim tabuleiro da ponte.

Legendas do Carlos Alexandre
Fotos: © Florimundo Rocha (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.





1. As fotos foram-nos enviadas pela Susana Rocha, filha do nosso camarada Florimundo (ou Flor, como é carinhosamente conhecido em Lagoa, sua terra natal) Rocha... Foram editadas por nós. Alguns estão em mau estado de conservação. As legendas foram completadas com a ajuda do Carlos Alexandre, de Peniche, ex-sold trms, ao tempo em que o Rocha e o Jacinto Cristina estiveram na Ponte Caium... Os três são membros da nossa Tabanca Grande.

Eis aqui a resposta ao meu mail, com data de 12 do corrente:


Luís,  boa noite. Relativamente às fotos enviadas pela filha do Rocha, só uma é mais dificil de analisar dado o seu mau estado, mas julgo não me enganar na identificação das suas personagens. 


A foto que nos mostra o regresso com a lenha [, uma secção do 3º Gr Comb, Os fantasmas do leste, que estava destacado da Ponte de Caium], temos o Rocha a conduzir. A seu lado o Ribeiro (o companheiro que desventrava e tratava a carne das caçadas ). Atrás do Rocha está o Silva, que na altura era sonâmbulo.


Atrás do Silva,  o Cristina, claro o nosso padeiro, só o consegui identificar depois de ampliar a fotografia. A seu lado,  o Pereira, que é natural de uma aldeia perto do Pinhão, foi identificado pelo Barbeiro, um companheiro, que tambem conhece o blogue, com quem mantenho uma relação mais próxima, falamos pelo telefone, e estamos sempre juntos nos encontros do batalhão (E neste caso eles vivem perto um do outro).


Atrás do Silva e de bigode, o Gordinho. Atrás do Gordinho,  o José Alberto, de que só se vê a cabeça. (É cmpanheiro de alguns encontros do batalhão, vive em Vidago).


O companheiro no cimo da lenha, [no atrelado,] onde a foto está em piores condições, tenho mais dificuldade em identificar, mas é concerteza o Chaves, companheiro que não vejo desde África.


A foto em que o Rocha está sozinho foi tirada na aldeia de Sinchã Tumane.


A outra sou de facto eu e o Rocha no varandim do tabuleiro da ponte. Julgo ter sido tirada antes da emboscada em 1973 (*), já que o casaco fino que uso só esteve em África até às minhas férias, altura em que se deu o triste acidente. Aliás as três foram tiradas em 1973.


Espero ter sido preciso, e ajudado na identificação do pessoal. e no que fôr necessario estarei ao dispõr para responder ao que souber e puder.


Um abraço. Carlos Alexandre

_____________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 7 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8061: (De)Caras (7): Reconstituição da emboscada do dia 14/6/73, a 3 Km de Piche, pelo sold cond auto Florimundo Rocha (CCAÇ 3546, Piche e Ponte Caium, 1972/74), o único sobrevivente do Unimog 411

1 comentário:

Luís Graça disse...

A Susana mandou-me mais fotos (cerca de uma dúzia)... Precisamos de as legendar, com a ajuda do Carlos Alexandre, do próprio Rocha, do Cristina... Irão sendo publicadas duas a duas, ou três a três...