quinta-feira, 14 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8095: FAP (64): Procuro informações sobre o meu avô, 1º Cabo MMA, Fernando Ferreira Martins (Bissalanca, AB2, 1963/1964), morto em acidente em 26/3/1964 (João Martins)



Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > O 1º Cabo MMA  Fernando Ferreira Martins na messe (JM),  edifício nº 1041






Guiné > Bissau > 1964 (?) > A "casa desconhecida", diz o João Martins... "Casa onde o meu avô possivelmente viveu"... [Já agora, caros leitores, que marca será a deste carro ? E já agora, modelo e ano... A matrícula é da Guiné... Mercedes, provavelmente modelo 170, dos anos cinquenta, diz o Zé Manel Dinis, que é perito em carros antigos... E eu ia a jurar que era um... Ford!]





Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > O 1º Cabo MMA  Fernando Ferreira Martins com mais 3 camaradas... [ Peço aos camaradas da FAP para identificar as aeronaves... Dakota, segundo o Jorge Narciso. Cabeça a minha, já não me lembrava!]


Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > Mais uma foto do nosso 1º Cabo MMA  Martins na pista de aviação ...[ Peço aos camaradas da FAP para identificar as aeronaves... T 6 Harvard, segundo o Jorge Narciso ]



Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) >  Capa da caderneta de voo do nosso 1º Cabo MMA Fernando Ferreira Martins


Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > Caderneta de voo > Março de 1964 >  O último voo (registado) do 1º Cabo MMA Martins foi a 24 de Março de 1964, em Heli Alouette, nº de matrícula 9206, como mecânico. Missão: local. Duração: 20 minutos. Total de tempo de voo: 256 h 35 m (como mecânico), mais 2h 10m como passageiro...  Se este foi o seu último, o acidente de serviço que o vitimou terá sido em terra... Um ponto por esclarecer... Nesse mês voou também em Avioneta Auster, como  MMA. Pelo total de horas regitado na caderneta, o Martins deve ter ido para o TO da Guiné em 1963.



Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > Folha nº 18 da Caderneta de voo onde o Comandante do Agrupamento Operacional escreveu: "Encerra-se a presente caderneta em virtude de o seu titular ter falecido em serviço no dia 26 [e não 20] Março 64. O.S. n~73 de 27 de Março 64 do AB2. Quartel em Bissalanca, 20 de Maio 64. O Comandante do Agrup Operacional". (Se se ampliar a imagem, verifica-se que a data do acidente em serviço foi 26 e não 20 de Março de 1964).



Guiné > Bissau (?) > Arredores > O 1~Cabo MMA Martins, na 2º fila, o primeiro a contar da direita para a esquerda, mais 3 camaradas,  junto a um grupo da população local (mulheres e crianças). Estando os 4 camaradas à civil, tudo indica que a foto tenha sido tirada em Bissau ou arredores.




Guiné > Bissau >  1964 (?) >  Da direita para a esquerda, o Fernando Ferreira Martins mais os seus três amigos (cuja identidade se desconhece)... Diz o nosso camarada Arménio Estorninho, que esta foto apresentada foi tirada na Praça Teixeira Pinto, em Bissau e tendo como fundo a Mata Teixeira Pinto "que era um Parque de Lazer" 




Guiné > Bissau >  1964 (?) >  O Fernando Ferreira Martins (o segundo a contar da direita para a esquerda) na Praça Honório Barreto (se não me engano...)



Guiné > Bissau (?)  >  Arredores > 1964 (?) >  Da direita para a esquerda, o Fernando Ferreira Martins  é o terceiro 


Legendas: J.M. / L.G. Fotos editadas por L.G.


Fotos: © João Martins (2011). Todos os direitos reservados  





1. Mensagem de João Martins:



Data - Terça-feira, 12 de Abril de 2011 11:32

Assunto - 
Fernando Martins - Bissau 64

Caro Luís Graça,

Espero que este email o encontre bem. Chamo-me João Martins e descobri o seu Blog através do meu pai, que já tinha navegado por alguns blogs sobre a Guiné em busca de mais informação. 

O meu pai não esteve lá, mas o pai dele e meu avô - Fernando Ferreira Martins -, esteve.Segundo os registos faleceu lá a 20 de Março 1964 num acidente com um Alouette, era mecânico da FAP. 

Segundo percebi, toda esta situação foi um pouco "abafada",  não se percebendo bem o que aconteceu. Na sua juventude, o meu pai procurou mais alguma informação mas nunca chegou a conseguir saber o que teria realmente acontecido.

Bem, talvez por ironia do destino, estou a concluir os meus estudos na área do pós-conflito e irei na próxima semana fazer investigação para o Bairro do Quelele, em Bissau (tentar perceber qual a evolução desde a guerra de 98/99). Como estou lá, tinha todo o gosto em conseguir pelo menos descobrir a casa onde o meu avô viveu, e possivelmente o local do acidente...Gostava de ir lá. Certamente, compreende o que digo. 

Obviamente que todas e quaisquer informações adicionais que conseguisse descobrir seriam muito bem recebidas! Embora nunca tenham remexido muito no assunto, creio que tanto o meu pai como a minha avó ficariam muito contentes por poderem saber mais novidades.

Assim, vinha-lhe pedir ajuda. Tenho noção que provavelmente não me a conseguirá dar, mas tinha que tentar. Envio-lhe em anexo a digitalização da caderneta de voo, com as duas últimas páginas, que relatam os últimos voos e a notícia do falecimento (poderá reparar que o último voo é datado de dia 24 e o falecimento de dia 20 ...). 

Envio também algumas fotos em que aparece o meu avô e outras em que aparece juntamente com 3 camaradas que aparecem sempre com ele em todas as fotos. Aparecem sempre os 4 juntos, não sei quem são, mas tenho a certeza que eram muito chegados.  

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Os melhores cumprimentos,

João


2. Comentário de L.G.:

Fico sensibilizado pelo seu gesto,  não só por procurar conhecer melhor as circunstâncias em que morreu o seu avô, e nosso camarada,  Fernando Ferreira Martins,  mas também  por vir "bater à porta" da nossa Tabanca Grande...

Além de publicar a sua mensagem e as fotos que nos mandou, iremos fazer um apelo,sobretudo aos nossos camaradas da Força Aérea, que integram a nossa Tabanca Grande bem como o blogue Especialistas da BA12 Guiné 65/74, fundado e superiormente dirigido por Victor Barata. Outra fonte importante é o portal UltramarTerraweb, também ligado aos veteranos da guerra do ultramar,

Ora, segundo a valiosa informação recolhida, analisada, sistematizada  e divulgada pelo veterano J. C. Abreu dos Santos, sob a forma de ficheiro em pdf, datado de 1 de Fevereiro de 2010,  relativo aos Militares Mortos em Serviços > FAP - Pilotos e especialistas > De 12 de Abril de 1959 a 14 de Novembro de 1975, disponível no portal Ultramar Terraweb,  o seu avô era  1º Cabo MMA  [Mecânico de Manutenção Aérea] e estava colocada no TO da Guiné, no AB2 [Aeródromo Base nº 2, em Bissalanca, que daria depois lugar à BA 12 - Base Aérea nº 12, em 1965]. Estava afecto aos Helicópteros Alouette III e morreu a 26/3/1964 [e não a 20], por acidente,  ocorrido a  "2km sul de Bissalanca" (sic)... 


Sobre as circunstâncias do acidente, há a seguinte informação muito sucinta, lacónica, no citado documento: "Caiu  [o heli ?] a 1,5 m e rotor atingiu os ocupantes" (sic). Neste acidente terá morrido também o  2º Srgt MMA Alexandre Manuel Ramalho de Matos, natural de Estremoz.  Se os dois (o seu avô e o 2º sargento) eram "ocupantes", isso quererá dizer que o acidente ocorreu durante um voo... Mas, nesse caso, o que terá acontecido ao piloto ? E o que faziam dois mecânicos, um cabo e um sargento, no mesmo Alouette ? 

No Blogue Especialistas da BA12 Guiné 65/74, numa pesquisa rápida, não encontrei informação sobre este acidente nem sobre as duas (pelo menos) vítimas mortais. Vou pedir ao nosso camarada e amigo Victor Barata os seus bons ofícios para que divulge, no seu blogue, este poste, incluindo a sua mensagem e as fotos do seu avô (e dos seus amigos e camaradas).

Desejo-lhe boa sorte para o seu trabalho de campo, em Bissau, no bairro de Quelelé (onde temos amigos). Tem aqui o mapa da ilha de Bissau, de 1949 (Escala 1/50000)... Claro que houve muitas mudanças depois disso, hoje Bissau está (quase) irreconhecível... Já agora diga-me qual é a sua formação académica de base: sociologia, antropologia, ciência política ?... 

Receba um Alfa Bravo (ABraço) de todos nós,  membros desta Tabanca Grande. E a propósito, fica convidado para se juntar esta comunidade de antigos combatentes (e amigos da Guiné) que partilham aqui histórias, memórias e afectos. Luís Graça

____________

Nota do editor


 Último poste da série > 3 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7892: FAP (63): Ainda a propósito do malogrado Fur Mil Pil Frederico Vidal (1943-1964) (Manuel Amante / Carlos Cordeiro)

8 comentários:

Jorge Narciso disse...

Ao João Martins

A ajuda que posso dar ao João Martins é muito reduzida, pois só fui para a Guiné 5 anos depois da morte do seu avô.
Mas no blogue da BA12 há pessoal MMA que lá esteve nessa altura e que pode eventualmente completar a informação disponivel.
Quanto às aeronaves das fotos são respectivamente; Dakotas e T6-Harvard.
Já relativamente à pergunta do Luis quanto ao facto de estarem no Heli eventualmente acidentado dois MMA (1 Sarg. e um 1ºCabo), parece-me a hipotese mais plausivel (entre outras naturalmente) a de se tratar de um voo de experiencia, que se realizava sempre após intervenções (reparações ou inspecções) de maior porte.
Jorge Narciso

Luís Graça disse...

Obrigado, Jorge. Vou corrigir. LG

Anónimo disse...

Meu Caro,
Em resposta à identificação do automóvel junto à casa, trata-se de um Mercedes, muito provavelmente do modelo 170, dos anos cinquenta.
Faço votos de felicidades
JD

José Marcelino Martins disse...

Caro João Martins

Parabéns pela iniciativa de reconstituir a vida do seu avô naquela época.

Bom êxito nessa sua viagem à nossa "segunda Pátria".

Anónimo disse...

Amigo João Martis, saudações.
Amigo João Martins, saudações.

É Salutar a sua pretensão de procurar obter informações do seu avô.

Podendo eu, esclrecer que a foto - 6 apresentada foi tirada na Praça Teixeira Pinto, em Bissau e tendo como fundo a Mata Teixeira Pinto "que era um Parque de Lazer"

Para aquilatar será de todo interessante uma visita ao meu Poste em "Tabanca Grande P6405",em fotos 3,4,5 e 6, e apreciar o espaço envolvente tal como era no ano de 1970.

Ao dispor
Arménio Estorninho

Luís Graça disse...

O ~"comandante" da BA12, Victor Barata, foi impex, como sempre, já publicou no seu blogue o pedido do João Martins (e meu):

Voo [poste] 2250, de 14 do corrente > Quem conheceu o nosso camarada Fernando Ferreira Martins


http://especialistasdaba12.blogspot.com/2011/04/voo-2250-quem-conviveu-com-o-nosso.html


Eis as suas simpáticas palavras:

Companheiros,

Mais uma vez o nosso Companheiro Luís Graça, fundador de um, senão o mais importante, blog sobre a Guerra da Guiné,"Luís Graça & Camaradas da Guiné", a colocar em relevo a boa relação existente com os "Especialistas da BA 12".

Na realidade, e como algumas vezes já o revelamos, a existência deste nosso espaço é fruto da excelente colaboração que o Luís, Carlos Vinhal, Ribeiro Magalhães, Virginio Briote, nos têm prestado, que embora com a humildade e amadorismo que norteado nesta Base, vamos conseguindo gerir o tráfego.

Bem-Haja, Companheiros.

Remeteram-nos este "voo",um ATAP, lhe lhes foi enviado pelo João Martins, neto de um camarada nosso, Fernando Ferreira Martins, Esp.MMA, pelo que é dado ler, foi um dos fundadores da mui nobre e digna esquadra "OS CANIBAIS".
Quem pode desvendar o "mistério" do João?

Vamos ficar à espera.

João Martins disse...

A todos um muito obrigado por estas informações. Parto hoje mesmo para o Senegal, de onde irei por via terrestre/marítima até Bissau (entrando pelo Cacheu).

Tentarei encontrar mais pistas no terreno. Quando tiver mais informações, partilharei.

Caro Luís,

Obrigado pelas informações e pela colaboração. Em relação à minha formação, tenho uma lic. em Economia em Coimbra, e finalizo agora o mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no ISEG. Bem sei que não tenho as melhores bases a nível académico para o "trabalho de campo", mas creio que com a motivação, pesquisa que fiz, e ajuda de alguns professores estou preparado!

Vamos estando em contacto. E mais uma vez muito obrigado!

João

Saci disse...

Em 26 de Março de 1964 o helicópetro Sud-Aviation SE.3130 Alouette II com o número de cauda 9202 (número de construção 1107, um dos 3 Alouette II equipado com rodas) e colocado no AB2 – Bissalanca (mais tarde, a partir de 1965 BA12) sofreu um acidente a cerca de 2km de Bissalanca, ficando destruído sem reparação e provocando a morte dos seus dois tripulantes, o 2º Sargento MMA Alexandre Manuel Ramalho Matos, natural de Estremoz e o 1º Cabo MMA Fernando Ferreira Martins, atingidos por partes do rotor - a descrição do acidente é “caiu a 1.5mt e rotor atingiu ocupantes”.

Na altura o acidente terá sido “abafado”, pelo que quase que diria que o heli estaria a ser pilotado pelos mecânicos em algum voo de ensaio… mas isto é só uma suposição minha.

Luís Sousa Pereira