Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > O 1º Cabo MMA Fernando Ferreira Martins na messe (JM), edifício nº 1041
Guiné > Bissau > 1964 (?) > A "casa desconhecida", diz o João Martins... "Casa onde o meu avô possivelmente viveu"... [Já agora, caros leitores, que marca será a deste carro ? E já agora, modelo e ano... A matrícula é da Guiné... Mercedes, provavelmente modelo 170, dos anos cinquenta, diz o Zé Manel Dinis, que é perito em carros antigos... E eu ia a jurar que era um... Ford!]
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > O 1º Cabo MMA Fernando Ferreira Martins com mais 3 camaradas... [ Peço aos camaradas da FAP para identificar as aeronaves... Dakota, segundo o Jorge Narciso. Cabeça a minha, já não me lembrava!]
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > Mais uma foto do nosso 1º Cabo MMA Martins na pista de aviação ...[ Peço aos camaradas da FAP para identificar as aeronaves... T 6 Harvard, segundo o Jorge Narciso ]
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > Capa da caderneta de voo do nosso 1º Cabo MMA Fernando Ferreira Martins
Guiné > Bissau > Bissalanca > AB2 (Aeródromo base nº 2) > 1964 (?) > Folha nº 18 da Caderneta de voo onde o Comandante do Agrupamento Operacional escreveu: "Encerra-se a presente caderneta em virtude de o seu titular ter falecido em serviço no dia 26 [e não 20] Março 64. O.S. n~73 de 27 de Março 64 do AB2. Quartel em Bissalanca, 20 de Maio 64. O Comandante do Agrup Operacional". (Se se ampliar a imagem, verifica-se que a data do acidente em serviço foi 26 e não 20 de Março de 1964).
Guiné > Bissau > 1964 (?) > Da direita para a esquerda, o Fernando Ferreira Martins mais os seus três amigos (cuja identidade se desconhece)... Diz o nosso camarada Arménio Estorninho, que esta foto apresentada foi tirada na Praça Teixeira Pinto, em Bissau e tendo como fundo a Mata Teixeira Pinto "que era um Parque de Lazer"
Guiné > Bissau > 1964 (?) > O Fernando Ferreira Martins (o segundo a contar da direita para a esquerda) na Praça Honório Barreto (se não me engano...)
Guiné > Bissau (?) > Arredores > 1964 (?) > Da direita para a esquerda, o Fernando Ferreira Martins é o terceiro
Legendas: J.M. / L.G. Fotos editadas por L.G.
Fotos: © João Martins (2011). Todos os direitos reservados
1. Mensagem de João Martins:
Data - Terça-feira, 12 de Abril de 2011 11:32
Assunto - Fernando Martins - Bissau 64
Assunto - Fernando Martins - Bissau 64
Caro Luís Graça,
Espero que este email o encontre bem. Chamo-me João Martins e descobri o seu Blog através do meu pai, que já tinha navegado por alguns blogs sobre a Guiné em busca de mais informação.
O meu pai não esteve lá, mas o pai dele e meu avô - Fernando Ferreira Martins -, esteve.Segundo os registos faleceu lá a 20 de Março 1964 num acidente com um Alouette, era mecânico da FAP.
Segundo percebi, toda esta situação foi um pouco "abafada", não se percebendo bem o que aconteceu. Na sua juventude, o meu pai procurou mais alguma informação mas nunca chegou a conseguir saber o que teria realmente acontecido.
Bem, talvez por ironia do destino, estou a concluir os meus estudos na área do pós-conflito e irei na próxima semana fazer investigação para o Bairro do Quelele, em Bissau (tentar perceber qual a evolução desde a guerra de 98/99). Como estou lá, tinha todo o gosto em conseguir pelo menos descobrir a casa onde o meu avô viveu, e possivelmente o local do acidente...Gostava de ir lá. Certamente, compreende o que digo.
Obviamente que todas e quaisquer informações adicionais que conseguisse descobrir seriam muito bem recebidas! Embora nunca tenham remexido muito no assunto, creio que tanto o meu pai como a minha avó ficariam muito contentes por poderem saber mais novidades.
Assim, vinha-lhe pedir ajuda. Tenho noção que provavelmente não me a conseguirá dar, mas tinha que tentar. Envio-lhe em anexo a digitalização da caderneta de voo, com as duas últimas páginas, que relatam os últimos voos e a notícia do falecimento (poderá reparar que o último voo é datado de dia 24 e o falecimento de dia 20 ...).
Envio também algumas fotos em que aparece o meu avô e outras em que aparece juntamente com 3 camaradas que aparecem sempre com ele em todas as fotos. Aparecem sempre os 4 juntos, não sei quem são, mas tenho a certeza que eram muito chegados.
Agradeço desde já a atenção dispensada.
Os melhores cumprimentos,
João
2. Comentário de L.G.:
Fico sensibilizado pelo seu gesto, não só por procurar conhecer melhor as circunstâncias em que morreu o seu avô, e nosso camarada, Fernando Ferreira Martins, mas também por vir "bater à porta" da nossa Tabanca Grande...
Além de publicar a sua mensagem e as fotos que nos mandou, iremos fazer um apelo,sobretudo aos nossos camaradas da Força Aérea, que integram a nossa Tabanca Grande bem como o blogue Especialistas da BA12 Guiné 65/74, fundado e superiormente dirigido por Victor Barata. Outra fonte importante é o portal UltramarTerraweb, também ligado aos veteranos da guerra do ultramar,
Ora, segundo a valiosa informação recolhida, analisada, sistematizada e divulgada pelo veterano J. C. Abreu dos Santos, sob a forma de ficheiro em pdf, datado de 1 de Fevereiro de 2010, relativo aos Militares Mortos em Serviços > FAP - Pilotos e especialistas > De 12 de Abril de 1959 a 14 de Novembro de 1975, disponível no portal Ultramar Terraweb, o seu avô era 1º Cabo MMA [Mecânico de Manutenção Aérea] e estava colocada no TO da Guiné, no AB2 [Aeródromo Base nº 2, em Bissalanca, que daria depois lugar à BA 12 - Base Aérea nº 12, em 1965]. Estava afecto aos Helicópteros Alouette III e morreu a 26/3/1964 [e não a 20], por acidente, ocorrido a "2km sul de Bissalanca" (sic)...
Sobre as circunstâncias do acidente, há a seguinte informação muito sucinta, lacónica, no citado documento: "Caiu [o heli ?] a 1,5 m e rotor atingiu os ocupantes" (sic). Neste acidente terá morrido também o 2º Srgt MMA Alexandre Manuel Ramalho de Matos, natural de Estremoz. Se os dois (o seu avô e o 2º sargento) eram "ocupantes", isso quererá dizer que o acidente ocorreu durante um voo... Mas, nesse caso, o que terá acontecido ao piloto ? E o que faziam dois mecânicos, um cabo e um sargento, no mesmo Alouette ?
Sobre as circunstâncias do acidente, há a seguinte informação muito sucinta, lacónica, no citado documento: "Caiu [o heli ?] a 1,5 m e rotor atingiu os ocupantes" (sic). Neste acidente terá morrido também o 2º Srgt MMA Alexandre Manuel Ramalho de Matos, natural de Estremoz. Se os dois (o seu avô e o 2º sargento) eram "ocupantes", isso quererá dizer que o acidente ocorreu durante um voo... Mas, nesse caso, o que terá acontecido ao piloto ? E o que faziam dois mecânicos, um cabo e um sargento, no mesmo Alouette ?
No Blogue Especialistas da BA12 Guiné 65/74, numa pesquisa rápida, não encontrei informação sobre este acidente nem sobre as duas (pelo menos) vítimas mortais. Vou pedir ao nosso camarada e amigo Victor Barata os seus bons ofícios para que divulge, no seu blogue, este poste, incluindo a sua mensagem e as fotos do seu avô (e dos seus amigos e camaradas).
Desejo-lhe boa sorte para o seu trabalho de campo, em Bissau, no bairro de Quelelé (onde temos amigos). Tem aqui o mapa da ilha de Bissau, de 1949 (Escala 1/50000)... Claro que houve muitas mudanças depois disso, hoje Bissau está (quase) irreconhecível... Já agora diga-me qual é a sua formação académica de base: sociologia, antropologia, ciência política ?...
Receba um Alfa Bravo (ABraço) de todos nós, membros desta Tabanca Grande. E a propósito, fica convidado para se juntar esta comunidade de antigos combatentes (e amigos da Guiné) que partilham aqui histórias, memórias e afectos. Luís Graça
____________
Último poste da série > 3 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7892: FAP (63): Ainda a propósito do malogrado Fur Mil Pil Frederico Vidal (1943-1964) (Manuel Amante / Carlos Cordeiro)
8 comentários:
Ao João Martins
A ajuda que posso dar ao João Martins é muito reduzida, pois só fui para a Guiné 5 anos depois da morte do seu avô.
Mas no blogue da BA12 há pessoal MMA que lá esteve nessa altura e que pode eventualmente completar a informação disponivel.
Quanto às aeronaves das fotos são respectivamente; Dakotas e T6-Harvard.
Já relativamente à pergunta do Luis quanto ao facto de estarem no Heli eventualmente acidentado dois MMA (1 Sarg. e um 1ºCabo), parece-me a hipotese mais plausivel (entre outras naturalmente) a de se tratar de um voo de experiencia, que se realizava sempre após intervenções (reparações ou inspecções) de maior porte.
Jorge Narciso
Obrigado, Jorge. Vou corrigir. LG
Meu Caro,
Em resposta à identificação do automóvel junto à casa, trata-se de um Mercedes, muito provavelmente do modelo 170, dos anos cinquenta.
Faço votos de felicidades
JD
Caro João Martins
Parabéns pela iniciativa de reconstituir a vida do seu avô naquela época.
Bom êxito nessa sua viagem à nossa "segunda Pátria".
Amigo João Martis, saudações.
Amigo João Martins, saudações.
É Salutar a sua pretensão de procurar obter informações do seu avô.
Podendo eu, esclrecer que a foto - 6 apresentada foi tirada na Praça Teixeira Pinto, em Bissau e tendo como fundo a Mata Teixeira Pinto "que era um Parque de Lazer"
Para aquilatar será de todo interessante uma visita ao meu Poste em "Tabanca Grande P6405",em fotos 3,4,5 e 6, e apreciar o espaço envolvente tal como era no ano de 1970.
Ao dispor
Arménio Estorninho
O ~"comandante" da BA12, Victor Barata, foi impex, como sempre, já publicou no seu blogue o pedido do João Martins (e meu):
Voo [poste] 2250, de 14 do corrente > Quem conheceu o nosso camarada Fernando Ferreira Martins
http://especialistasdaba12.blogspot.com/2011/04/voo-2250-quem-conviveu-com-o-nosso.html
Eis as suas simpáticas palavras:
Companheiros,
Mais uma vez o nosso Companheiro Luís Graça, fundador de um, senão o mais importante, blog sobre a Guerra da Guiné,"Luís Graça & Camaradas da Guiné", a colocar em relevo a boa relação existente com os "Especialistas da BA 12".
Na realidade, e como algumas vezes já o revelamos, a existência deste nosso espaço é fruto da excelente colaboração que o Luís, Carlos Vinhal, Ribeiro Magalhães, Virginio Briote, nos têm prestado, que embora com a humildade e amadorismo que norteado nesta Base, vamos conseguindo gerir o tráfego.
Bem-Haja, Companheiros.
Remeteram-nos este "voo",um ATAP, lhe lhes foi enviado pelo João Martins, neto de um camarada nosso, Fernando Ferreira Martins, Esp.MMA, pelo que é dado ler, foi um dos fundadores da mui nobre e digna esquadra "OS CANIBAIS".
Quem pode desvendar o "mistério" do João?
Vamos ficar à espera.
A todos um muito obrigado por estas informações. Parto hoje mesmo para o Senegal, de onde irei por via terrestre/marítima até Bissau (entrando pelo Cacheu).
Tentarei encontrar mais pistas no terreno. Quando tiver mais informações, partilharei.
Caro Luís,
Obrigado pelas informações e pela colaboração. Em relação à minha formação, tenho uma lic. em Economia em Coimbra, e finalizo agora o mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no ISEG. Bem sei que não tenho as melhores bases a nível académico para o "trabalho de campo", mas creio que com a motivação, pesquisa que fiz, e ajuda de alguns professores estou preparado!
Vamos estando em contacto. E mais uma vez muito obrigado!
João
Em 26 de Março de 1964 o helicópetro Sud-Aviation SE.3130 Alouette II com o número de cauda 9202 (número de construção 1107, um dos 3 Alouette II equipado com rodas) e colocado no AB2 – Bissalanca (mais tarde, a partir de 1965 BA12) sofreu um acidente a cerca de 2km de Bissalanca, ficando destruído sem reparação e provocando a morte dos seus dois tripulantes, o 2º Sargento MMA Alexandre Manuel Ramalho Matos, natural de Estremoz e o 1º Cabo MMA Fernando Ferreira Martins, atingidos por partes do rotor - a descrição do acidente é “caiu a 1.5mt e rotor atingiu ocupantes”.
Na altura o acidente terá sido “abafado”, pelo que quase que diria que o heli estaria a ser pilotado pelos mecânicos em algum voo de ensaio… mas isto é só uma suposição minha.
Luís Sousa Pereira
Enviar um comentário