domingo, 10 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8076: O Nosso Livro de Visitas (110): Maria João Guardão, realizadora da série documental Eu Sou África... que está a passar também na RTP - África (Veja-se o vídeo, respeitanta ao 2º episódio: Augusta Henriques, fundadora da ONG Tiniguena, técnica de serviço social formada em Portugal, uma força da natureza, uma mulher grande, para quem África é o continente do futuro)

 1. Mensagem de Maria João Guardão, realizadora da série documental Eu Sou África:




Data: 9 de Abril de 2011 10:31
Assunto: Pepito - Eu Sou Africa


Caro Luis Graça,

Sou realizadora de uma série documental - EU SOU ÁFRICA - , cujo último episódio se mostra hoje [, sábado,] na RTP2, 19h. Sucede que este último episódio  se fez com e à volta de Carlos Schwarz da Silva, Pepito, e dos seus. E sucede ainda que a primeira vez que li a historia da vida dele foi no auto-retrato publicado na sua Tabanca [, vd. A sombra do pau torto, por Carlos Schwarz] 


Portanto, este email - info + agradecimentos - segue com um enorme atraso (ainda pior porque me encontro fora de Portugal e com acesso limitado à Net) mas, espero, ainda a tempo - metade da série passará ainda na RTP África, tem acesso à lista de exibição nos links que seguem com o att. 

Obrigada e até sempre

Maria João
________


Maria João Guardão
DESMEDIDA Filmes 
Rua Bernardim Ribeiro 63, 5D
1150-069 Lisboa


Contact +351 21 3539922 / 96 2505714

2. Comentário de L.G.:


O programa Eu Sou África tem uma conta no Facebook...  Na RTP2 passou ontem o último episódio. Na RTP África o último episódio (o 10º , com o Pepito, da Guiné-Bissau) só passará no dia 6 de Maio... Aqui vai a lista completa.


Na RTP África passa às sextas-feiras, às 21h30 (hora de Lisboa) e aos domingos (19h30)...




EP. 1 - IRMÃ CATARINA PAULO (Moçambique) - 4 MARÇO 
EP. 2 - AUGUSTA HENRIQUES (Guiné-Bissau) - 11 MARÇO  [vídeo: 27' 58'']
EP. 3 - JOÃO CARLOS SILVA (São Tomé e Príncipe) - 18 MARÇO
 EP. 4 - MAMI ESTRELA (Cabo Verde) - 25 MARÇO 
EP. 5 - LUZIA SEBASTIÃO (Angola) - 1 ABRIL 
EP. 6 - MÁRIO KAJIBANGA (Angola) - 8 ABRIL 
EP. 7 - CONCEIÇÃO DEUS LIMA (São Tomé e Príncipe) - 15 ABRIL 
EP. 8 - CAMILO DE SOUSA (Moçambique) - 22 ABRIL 
EP. 9 - MÁRIO LÚCIO (Cabo Verde) - 29 ABRIL 
EP.10 - PEPITO|CARLOS SCHWARZ (Guiné-Bissau) - 6 MAIO

Os vídeos (com cerca de meia hora de duração) que já foram exibidos na RTP2, estão já disponíveis no sítio da RTP África. É o caso, por exemplo, do vídeo correspondente ao 2º episódio, dedicado a uma figura feminina da Guiné-Bissau, a Augusta Henriques, 58 anos, nascida nos Bijagós, técnica de serviço social (formada em Portugal, regressada à Guiné-Bissau em 1976), secretária-geral da ONG Tiniguena, que tem trabalhado sobretudo no Arquipélago dos Bijagós, e com as mulheres. É uma força da natureza, esta mulher, esta "mulher grande", com para quem o grande trunfo da Guiné Bissau é a sua biodiversidade e a sua riqueza cultural...

1 comentário:

Jorge Narciso disse...

Eu já tinha feito este comentário, meia hora atrás, mas quando o quis publicar... o Post eclipsou-se, vamos ser se desta vai.

Gostei muito do trabalho da realizadora neste episódio (não vi os outros).
Mais gostei do à vontade, da simplicidade e do afecto e cumplicidade mutua do Pepito com o seu Povo.
Parabens pois à realizadora, ao Pepito, ao povo da Guiné que tem um filho destes e a nós, todos os que tivemos a oportunidade de visionar.

Jorge Narciso