domingo, 21 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5856: O 6º aniversário do nosso Blogue (6): Seis (6) anos em prol da História de Portugal e da Guiné-Bissau (Mário Fitas)

1. O nosso camarada Mário Fitas, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAÇ 763, Os Lassas, Cufar, 1965/66, enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 20 de Fevereiro de 2010:


Seis (6) anos em prol da História de Portugal e da Guiné-Bissau



Caros Camaradas desta Grande Família, atabancados nesta maravilhosa aventura, de deixar escrito na primeira pessoa, com as suas próprias mãos, a verdadeira história do comportamento do Soldado Português na Guerra da Guiné.

Acabei de falar com um desses grandes soldados, Homem precisamente com H muito grande, e se encontra fazendo a sua última batalha.

Não estou portanto preparado para grandes escritos. No entanto, não quero passar sem deixar uma palavra de gratidão, para o Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Brito e Eduardo Magalhães Ribeiro pelo trabalho extraordinário que têm feito em prol do conhecimento da verdadeira vida, dos jovens Portugueses que participaram na dura experiência da Guerra em terras dessa maravilhosa Guiné.

Desculpem-me todos os camaradas tertulianos, em apenas citar o fundador e seus co-editores, mas ficai com a certeza que todos estão em igualdade no meu coração.

Magra a minha contribuição que ao Blogue tenho dado. Espero ainda vir a dar mais daquilo que me é possível contribuir para a nossa História.

A todos aqueles, que por comentários ou escritos, fui inconveniente. Aqui ficam as minhas desculpas e pedido de perdão.

De Florbela Espanca, grande poeta da minha querida Planície, a forma como termina o meu “Putos, Gandulos e Guerra”.

“Almas de Vagabundos
Onde há charcos e lagos
Pântanos e lamas…
Onde se erguem chamas
Onde se agitam mundos,
E coisas a morrer…
E sonhos… e afagos…

Almas sem Pátria,
Almas sem rei,
Sem fé nem lei!
Almas de anjos caídos,
Almas que se escondem para gemer
Como leões feridos!”

Assim! Como tem acontecido, para todos:

Aquele fraterno abraço do tamanho do Cumbijã!
Mário Fitas
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAÇ 763
____________
Nota de M.R.:

(*) Vd. último poste da série em:

1 comentário:

Antonio Graça de Abreu disse...

Um forte abraço. Mário.
Tens dado mais vida, energias positivas ao nosso blogue.
E tens sempre tento que contar!...
António Graça de Abreu