domingo, 23 de janeiro de 2011

Guiné 63/74 - P7661: Tabanca Grande (261): António Teixeira, ex-Alf Mil, CCAÇ 6 (Bedanda, 1972/73), contemporâneo de Mário Bravo, José Vermelho, Pinto de Carvalho, Vasco Santos

Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 (1971/72) > Foto, sem legenda,  do álbum do ex-Alf Mil Pinto Carvalho, hoje jurista (o segundo a contar da direita), de bigode e patilhas...  O António Teixeira está em segundo plano, por detrás do Mário Bravo, ex-Alf Mil Médico.


 Recorde-se que o nosso camarigo Mário Bravo esteve em Bedanda, desde finais de 1971 até aos primeiros meses de 1972.  


Foto: © Pinto Carvalho / Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados


1. Comentário de António Teixeira ao poste  P7611 (*).

Caríssimo [José] Vermelho: Gostaria muito de entrar em contacto contigo. Se possível envia mail para ahoct@netcabo.pt. Sou o Ex-Alferes Teixeira, que na primeira foto estou a transformar o Dr. Bravo em corneteiro.

Um grande abraço, António Teixeira

2. Hoje, 23, às 18:39, o AntónioTeixeira escreveu para o nosso editor Carlos Vinhal:

Caríssimo Carlos Vinhal:


Tomei conhecimento apenas ontem, através do Ex-Alferes Pinto de Carvalho, do vosso Blog que me encheu de felicidade. Encontrei lá fotos e posts de vários amigos, que nunca mais soube que era feito deles.

O Blog está extraordináriamente bem organizado e com muito interesse.

Como ex-combatente (estive primeiro em Teixeira Pinto, depois no Pelundo, mas foi em Bedanda, na CCaç 6, que passei a maior parte do tempo, em 1972/73), gostaria imenso de fazer parte do vosso grupo.

Agradecia que me informasse quais os passos a tomar.
Um grande abraço

António Teixeira



3. Resposta do Carlos Vinhal:


Caro António Teixeira: O nosso blogue tem mais de 6 anos de existência, e tem como objectivo registar as memórias dos ex-combatentes da Guiné, tanto em texto como em fotos. É logicamente um ponto de encontro entre camaradas que lutaram na Guiné, que pisaram o mesmo chão, beberam água das mesmas bolanhas, comeram o mesmo pó e viveram a mesma angústia do dia seguinte.


Caro Teixeira,  temos muito gosto em que te juntes a nós. Manda uma foto antiga e outra actual em JPEG, formato tipo passe,  de preferência (#), indica o teu posto, especialidade, unidade, data de ida para a Guiné e volta, locais por onde andaste e tudo o mais que achares necessário para te conhecermos. Poderás, na tua apresentação, contar uma pequena história ou falar da tua unidade e mandares uma ou outra foto para ilustrar.


Ficamos a aguardar as tuas notícias. Recebe um abraço em nome da tertúlia e dos editores.

O teu camarada e novo amigo,

Carlos Vinhal
________

(#) Observação: Estas fotos serão para encimar os textos publicados. Se não tiveres fotos tipo passe, a partir de fotos com boa resolução eu próprio as editarei para o efeito. Para o envio das tuas mensagens podes dispor dos endereços do Luís Graça, do Eduardo e do meu.


___________

3 comentários:

Luís Graça disse...

António Teixeira, sê bem vindo e traz contigo o Pinto de Carvalho... Espero estar com ele amanhã... Reforço o convite.

Um Alfa Bravo. Luís Graça

Anónimo disse...

Caro Amigo Teixeira,

bem vindo a este grupo
Neste momento estou com um problema na minha "ferramenta" do facebook mas, oportunamente irei responder aos teus mails.

um abraço,
vasco santos/cripto/bedanda

http://africadoourobranco.blogspot.pt/ disse...

Camaradas da Guiné e em especial todos quantos estiveram ligados ao BCaÇ 3863.
Não esqueceremos nunca os momentos mais marcantes enquanto militares de Portugal. Nossa concentração no Reg Infantaria 1/ Amadora,Partida a 16 Set de 1971 1 bordo no Niassa, chagada à Guiné a 22 Set 1971 escoltados até ao porto da Bissau pelo navio patrulha da nossa Marinha de Guerra, transbordo para a lancha de desembarque( penso que se chamava Geba), para nos levar para o IAO em Bolama,o terrivel desastre com o nosso querido camarada ex-Alferes Rodrigues de Santarém e mais 4 outos camaradas, vítimas do rebentamento de uma granada que se desencavilhou dentro do paiol de munições, quando se preparavam para uma instrução nocturna tendo todos sido evacuados para a Metrópole de emergência np dia seguinte, a nossa situação de "piras" ao chegar a Teixeira Pinto, onde permanecemos - BCAÇ 3863( Comp CAÇ 3459, 3460, 3461) até final de 1973-
O nossos camaradas ex- Alferes médicos : Fausto Gentil Ricca Guedes Gomes, Pio de Abreu e Mário Bravo.
Custa muito tomar conhecimento de infaustos acontecimentos com este agora do Tony, mas a vida é assim, temos de nos comformar e força , muita força para o filho, que é o que o Pai mais lhe pediria, porque o Tony teve , ele, muita força para vencer tudo porque passou.
ex- Alferes José Sousa Pinto/BCAÇ 3863