sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7721: Convívios (290): V Encontro dos ex-combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos, dia 5 de Março de 2011 (Carlos Vinhal)



1. V ENCONTRO DOS EX-COMBATENTES DA GUINÉ DO CONCELHO DE MATOSINHOS

Caros camaradas da Guiné do Concelho de Matosinhos e Grande Porto.

Vai ter lugar no próximo dia 5 de Março de 2011 o V Encontro dos ex-Combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos.

Como é habitual, contamos com a presença, não só dos camaradas do nosso Concelho, mas também com a dos ex-combatentes da Guiné de qualquer ponto do país, Grande Porto principalmente, que connosco queiram confraternizar.

O preço do almoço será o mesmo do ano passado, 25 euros.

As inscrições, que terminarão no próximo dia 1 de Março, poderão ser feitas desde já para os telefones:


969 023 731 e 229 996 510 (Ribeiro Agostinho)
916 032 220 e 229 959 757 (Carlos Vinhal), 

e ainda para os endereços: 

mjr.agostinho@gmail.com 
carlos.vinhal@gmail.com.
 

Cada camarada, se assim o desejar, poderá fazer-se acompanhar de um familiar.

A concentração será como habitualmente em  frente à Câmara Municipal de Matosinhos pelas 12 horas. Tirada a fotografia de família, a malta dirigir-se-á para o restaurante Viveiros da Mauritânia em Leça da Palmeira, onde cerca das 13 horas será servido o almoço. Os camaradas poderão, se assim o desejarem, deslocar-se directamente para Leça da Palmeira.

Contamos com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e de representantes do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes.


2. INAUGURAÇÃO DE UM MEMORIAL AOS MILITARES DO CONCELHO DE MATOSINHOS CAÍDOS EM CAMPANHA, EM ANGOLA, GUINÉ E MOÇAMBIQUE

Este assinalam-se os 50 anos do início do conflito armado que durou 13 anos e que custou tanto sangue aos portugueses e aos combatentes dos movimentos de libertação.

Aproveitamos para informar que finalmente este ano vai ser inaugurado um Memorial aos militares do Concelho de Matosinhos caídos em campanha em Angola, Guiné e Moçambique, a inaugurar no próximo dia 9 de Abril, Dia do Combatente.
 

Este Memorial está situado no topo Leste do Cemitério de Sendim onde pode ser já visitado.
O Memorial lembrará também os mortos no grande naufrágio do dia 2 de Dezembro de 1947, ocorrido ao largo de Leixões.

Oportunamente será dado conhecimento do programa de inauguração.

____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 30 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7695: Convívios (205): 8.º Encontro da Tabanca do Centro - A Poda (Vítor Junqueira)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Carlos,
Até que enfim assistirás à inauguração do memorial. Tu e os teus camaradas bem trabalharam para que tal viesse a acontecer e pareceu-me ter havido, em certas alturas, alguma incompreensão.
Sabes? Fiquei "menente" (como por cá se diz e talvez por aí também)com a reportagem da RTP1 sobre os inícios da guerra do Ultramar (ou como quiserem; para o jornalista foi guerra colonial sem reticências: prontos, 'tá bem). Houve um entrevistado, naturalmente. Adivinha de que lado foi!
Um abraço amigo,
Carlos Cordeiro