terça-feira, 7 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11537: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (69): A Catarina [Schwarz] fisicamente está bem. É por dentro que dói... A maior arma que temos é a solidariedade (Pepito / Paulo Santiago / Luís Graça)




1. Notícia transmitida ontem pela RDP África:


Cidadã luso-guineense agredida no aeroporto de Bissau

Catarina Schwarz apresentou queixa por abuso de poder e violência contra homem ligado ao Estado Maior das Forças Armadas

Publicado: 13h45m, 06 Mai. 2013 | Actualizado: 13h46m, 06 Mai. 2013

 A cidadã luso-guineense Catarina Schwarz foi agredida e insultada este domingo, no aeroporto internacional de Bissau, por um homem ligado ao Estado Maior General das Forças Armadas guineenses.

O incidente ocorreu na fila de espera das chegadas, perante a passividade de funcionários e agentes da Guarda Nacional e foi comunicado ao ministério do interior, à Agência de Aviação Civil e à TAP - Air Portugal.

A agressão foi relatada na primeira pessoa à RDP África e Catarina Shwarz promete apresentar queixa por abuso de poder e violência contra Norberto da Silva, que conseguiu identificar.


2.  Emails trocados ontem, à tarde,  entre o Paulo Santiago, o editor Luís Graça e o pai da Catarina, o nosso amigo Pepito, eng agr Carlos Schwarz da Silva, cofundador e diretor executivo da ONG AD - Acção para o Desenvolvimento:

(i) Paulo Santiago:

Boa Tarde,Luís. A Catarina Schwarz, ontem insultada e agredida no Aeroporto Oswaldo Vieira, é filha do Pepito?? Abraço, P. Santiago.

(ii) Luís Graça::

É, sim. E foi diretora do aeroporto, até ao último golpe de Estado, de 12/13 de abril de 2012... Já não é a primeira vez que é agredida por energúmenos. Se é verdade a notícia, preciso de saber como está a Catarina e transmitir-lhe a nossa solidariedade através dos pais, Pepito e Isabel, nossos tabanqueiros. Obrigado por estares atento. Um abração. Luis

(iii) Pepito:

Obrigado,  Luís e Tabanqueiros. A maior arma que temos é a solidariedade. Porque ela é persistente e tem uma enorme força, os bandidos que, por terem arranjado uma farda na rua, colocado uma pistola à cintura e andarem com "farinha" nos bolsos, acabarão por perder. Foi a tropa do Bubo Na Tchuto que a agrediu pela primeira vez [, em Quinhamel].  Hoje, já não pode agredir mais ninguém. Por decisão dos americanos, está na América....a escrever o seu livro de memórias.

A Catarina fisicamente está bem. Como sabes,  é por dentro que dói!

Abraço a todos os amigos da nossa grande tabanca.
pepito

(iv) Luís Graça

 Paulo: Obrigado, li a notícia na RDP África e ouvi, em áudio, a versão da Catarina. E o Pepito acaba de confirmar esta triste notícia...A Catarina é uma mulher de armas, de boa cepa, mas um ser humano como qualquer um de nós, e precisa do nosso apoio moral. Vou fazer um poste, logo à noite quando acabar as aulas. Luis

(iv) Paulo Santiago:

Luís, Pepito: Soube da notícia através de um poste no Facebook  por Amará Siaja Jaurá que faz parte de um grupo,ao qual também pertenço "a voz dos magros do mundo"

Pepito: Estou solidário contigo e com a tua família, são grandes lutadores, outros já teriam desistido.

Abraço aos dois, P. Santiago


Portugal, Alcobaça, São Martinho do Porto > Casa do Cruzeiro > 11 de agosto de 2012 > 3ª edição do convívio anual da Tabanca de São Martinho do Porto > Catarina Schwarz da Silva, neta da decana da nossa Tabanca Grande, Clara Schwarz, filha do Pepito e da Isabel, ex-quadro superior da empresa que explora ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau. Nasceu na Guiné-Bissau, estudou psicologia social em Lisboa, no ISCTE. Tem mais dois irmãos: a Cristina (Pepas), biólogo; e o Ivan (que vive em Portugal).

9 comentários:

JD disse...

Também quero solidarizar-me com a família Schwarz,
Na verdade, os acontecimentos da Guiné, o poder instalado e usurpado do povo, o ambiente persecutório com vista à desintervenção civica e ao esquecimento/ostracismo internacional, resultam de planos de domínio adequados ao narco-tráfico, com os quais ninguém de boa fé pode ficar indiferente, perante o cortejo de pobreza, fome e doença que atinjem o povo massacrado.
Mas esses arrogantes não são apenas ditadores locais, não, eles são perversos e concorrem para o atraso civilizacional que demarca e atinge alguns povos indefesos.
Afinal, andaram aos tiros contra nós para ocupar os lugares de mando, esquecidos de que as "benesses" que perseguiam, carecem de sociedades minimamente organizadas. Por isso encontrei na Guiné muitas pessoas com saudades dos portugueses.
E, também por isso, aponto o dedo aos políticos e famílias políticas portuguesas, que fingem ignorar o que ali se passa, e voltam costas à solidariedade internacional.
Íden, relativamente aos militares de Abril, que não quiseram antever tamanho desastre social, e entregaram o poder a um por cento da população.
Para o Pepito endereço um abraço de esperança
JD

Henrique Cerqueira disse...

Antes de mais nada um abraço solidario á Catarina Schwarz ao Pepito e restante familia e amigos.
Começo assim este comentário porque após ler o poste fica-se como que meio paralizado das ideias,ao pensar como ainda é possível acontecer o que está a acontecer na Guiné Bissau.Este povo que conseguiu a sua liberdade e agora se mantem mais "prisioneiro que nunca". O que assusta é o facto que estas situações não são isoladas praticadas por um "animal"qualquer...mas sim um ato que reflete todo um comportamento do Estado da Nação.
Um muito grande abraço deste tabanqueiro e tabanqueira Henrique e Dulcinea.E como diz o Pepito - "...eles andam com "farinha" nos bolsos mas acabarão por perder.
Até lá, digo eu.-Pepito,família e restantes Guineenses serios e Patriotas,andem atentos..olhem que aquela gente causa sempre muitos estragos antes de serem destruidos.
Henrique Cerqueira e Dulcinea Rocha

Anónimo disse...


Um abraço ao Eng. Schwartz e um beijo para a filha Catarina (que não conheço). De solidariedade, por essa afronta.
Alberto Branquinho

Arménio Estorninho disse...

Neste momento difícil para a família Schwarz, pretendo também solidarizar-me e enviando-lhes um abraço amigo.

Já antes, tendo visitado o Blogue "Ditadura do Consenso" onde li a notícia de que no aeroporto internacional de Bissau, um energúmeno agredira a cidadã Luso-Guineense Catarina Schwarz.

Arménio Estorninho

Luís Graça disse...

Ontem como hoje... Mensagem que enviei ao Pepito e à sua filha, Catarin, em meu nome e da nossa Tabanca Grande... em 9 de janeiro de 2007:


Meu/nosso querido amigo e irmão Pepito:

Soube, pelo Nuno Rubim, que o final do ano de 2006 e o início do 2007 não foram portadores de bons augúrios para ti, a tua família, o povo da tua terra…

Soube, por ele (e já li na Net a notícia da Lusa, e comentários em dois ou três blogues), que a tua filha Catarina Ribeiro Schwarz da Silva foi vítima de agressão por parte de uns energúmenos que representavam (!) o Estado guineense, no passado mês de Dezembro, à saída de Quinhamel.

Lamento-o profundamente, por ela e por ti que, como pai, estás a sofrer muito com isso... Sei que a situação foi denunciada publicamente aí na Guiné, pela Liga dos Direitos Humanos. Mas, no nosso blogue, também queremos manifestar-te, a ti e a ela, a nossa solidariedade, a nossa preocupação...

Os últimos acontecimentos no Bairro Militar, na sequência do cobarde ataque, à porta de casa, de que resultou a morte do antigo Chefe do Estado Maior da Armada e antigo guerrilheiro Laminé Sanhá, são motivo, entre nós, de preocupação pela tua segurança, e pela continuidade dos teus projectos, e até pelo futuro da Guiné como país livre e independente.

Inquieta-nos profundamente o que está a passar no teu país, neste últimos dias, nestas últimas semanas, nestes últimos meses, nestes últimos anos...

Diz-nos o que podemos fazer por ti. Dá-me também o mail da tua filha (que, pelo currículo, verifico ter estudado no ISCTE, na minha escola, tendo tirado psicologia social e das organizações). Gostaria de dar-lhe uma palavrinha de conforto.

A nossa ideia é, em 2007, termos uma maior intervenção cívica, enquanto grupo e tertúlia, em relação ao que se passa no teu país... Nenhum de nós, que combateu na Guiné e faz questão de ser amigo do povo da Guiné, está disposto a ver, de braços cruzados, o desvanecer de tantos sonhos e esperanças. Somos uma geração de combatentes e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que os nossos amigos e irmãos da Guiné-Bissau tenham orgulho no seu país e nas autoridades que os representam, continuem a ter esperança no futuro, continuem a fazer parte da humanidade... Que os amigos e os irmãos são mesmo para as ocasiões!

Recebe um grande abraço do Luís Graça e demais camaradas e amigos da Guiné, que te admiram (aqueles que já tiveram o privilégio de te conhecer pessoalmente ou que já ouviram falar de ti e da tua obra, à frente da AD - Acção para o Desenvolvimento). É importante que tu saibas que não estás só, mesmo a milhares de quilómetros de distância. Força para ti, para a Catarina, para a tua família, para os teus colaboradores. Força para todos os homens e mulheres da Guiné que acreditam nos valores da democracia, da liberdade, dos direitos humanos, da paz, da sã convivência entre os povos.

Eles (os inimigos do teu povo, os inimigos da Guiné) não passarão!

Luís Graça & Camaradas da Guiné


9 DE JANEIRO DE 2007
Guiné 63/74 - P1413: Catarina Ribeiro Schwarz e Carlos Schwarz (Pepito): É importante que saibam que não estão sós! (Luís Graça & Camaradas da Guiné)

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2007/01/guin-6374-p1413-catarina-ribeiro.html

Anónimo disse...

Não posso também ficar indiferente, ao tomar conhecimento desta agressão praticada contra a filha do Pepito.
Daqui manifesto a minha solidariedade não só à Catarina como também aos seus Pais e restantes familiares.
Abraço amigo
Jorge Picado

Anónimo disse...

O MEU ABRAÇO SOLIDÁRIO À FAMÍLIA SCHWARZ.

Ui...se eu fosse contar muitas cenas a que assisti.

"Tuga diz teu governo que tugas podem voltar que agora cá fazemos guerra"..antigo guerrilheiro dixit.

Tuga tu és tuga..dá "fim de semana"..controlador policial? no aeroporto ao mostrar-lhe o passaporte com visto e tudo...

Como não quero ultrapassar as regras do blog..não comento o que o "pobre povo" guineense passou e está a passar..é tão triste.

C.Martins

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Trata-se de um acto hediondo e injustificavel a todos os niveis a que, também, junto a minha voz para condenar da forma mais veemente.

Infelizmente, parece que ainda nao chegamos ao fim da picada.

Ao nosso amigo Pepito e a filha vai o nosso abraco de solidariedade neste momento de dor (in)contida e palavras de encorajamento para nao desistir da luta pelos ideais que sempre o nortearam.

Cherno Baldé

PS: Se o Eng. Pepito esta a acompanhar, quero po-lo ao corrente de que ja me lembrei do homem de Fajonquito (Mama-Dembi) que nunca andava de carro e dizia ter sido libertado por um ataque do PAIGC. Estou a preparar uma pequena narrativa sobre o mesmo.

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Caro amigo "Pepito"
Caríssima Catarina

É revoltante esta atitude de tais 'trogloditas'. Cobardes, como todos os da sua laia.

Peço-vos que tenham todo o cuidado possível, não facilitem, se for necessário 'recuar' pois que o façam, sempre com o sentido de voltar depois a dar o 'passo em frente'.

Não devo acrescentar muitos mais ao que já está escrito em comentários anteriores pelo que envio um abraço solidário e faço votos para que os 'ventos mudem' de forma a, finalmente, a Guiné e o seu Povo, entrarem no caminho do Progresso, da Paz e da Prosperidade.

Hélder S.