quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12471: Parabéns a você (666): Humberto Reis (ex-fur mil op esp, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71) e João Melo (ex-1º cabo cripto, Cumbijã, 1972/74)

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 16 de dezembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12455: Parabéns a você (665): António Paiva, ex-Soldado Condutor Auto (HM 241, 1968/70)

17 comentários:

Chapouto disse...

Para os meus companheiros e amigos muitos parabéns por mais um aniverssário e um dia feliz na companhia de toda a família
um grande abraço
Fernando Chapouto

manuel amaro disse...


Caros Aniversariantes

Parabéns!
Votos de muitas felicidades.
Hoje e todos os dias.

Um Abraço

Manuel Amaro

José Marcelino Martins disse...

Um duplo abraço de parabens, e, já que o Natal está aí, bom Novo Ano.

Hélder Valério disse...

Para os aniversariantes do dis

Humberto Reis (também colega do velho IIL - Instituto Industrial de Lisboa)
e
João Melo (amigo através deste Blogue)

aqui envio os meus parabéns e os votos de felicidades.

Abraços
Hélder S.

Luís Graça disse...

Salvé, Humberto e João! E que tenham um grande dia. Votos de saúde e longa vida. LG

__________________

O nosso blogue tem uma dívida de gratidão para com o Humberto Reis: é um dos nossos “sócios-fundadores”, o nº 3 da Tabanca Grande (disputado com o David Guimara~es e o A. Marques Lopes...), é o nosso fornecedor de magníficas fotos (nomeadamente aéreas) de Bambadinca, Bafatá, Xime, Mansambo, Xitole e Saltinho e, sobretudo, das cartas ou mapas militares da antiga província portugesa da Guiné.

Nunca é demais recordá-lo, para mais em dia de festa quando ele faz 67 aninhos...

Quando voltou à Guiné-Bissau, em 1996, em viagem de negócios (mas também em romagem de saudade), o Eng. Humberto Reis (ex-furriel miliciano da CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71) já tinha adquirido as 72 cartas da antiga província portuguesa, à escala de 1/50.000. Em Dezembro de 94 já lhe custaram 450$00 cada uma (, o mapa geral, 600$00)… Era muito dinheiro na época...

Na altura estas cartas ainda podiam ser adquiridas no Centro de Documentação e Informação do Instituto de Investigação Científica e Tropical, em Lisboa Muitas dessas cartas estarão hoje esgotadas.

Na altura foi exigida ao Eng. Humberto Reis uma declaração da embaixada da República da Guiné-Bissau, a qual se transcreve, como simples curiosidade, com data de 29 de Dezembro de 1994: "A Embaixada da República da Guiné-Bissau em Portugal declara, para os devidos efeitos que está o sr. Eng. Humberto Simões dos Reis autorizado a adquirir cartas geográficas da Guiné-Bissau.

"Para que não haja nenhum impedimento a tal objectivo, se passou a presente declaração que vai ser assinada e autenticada com o carimbo a óleo em uso nesta Missão Diplomática".

Presumimos que esta exigência de autorização da embaixada da Guiné-Bissau para um turista levar consigo cartas geográficas do país fosse ditada na época por razões de "segurança de Estado"... Admitimos que algumas dessas cartas possam ter ido parar, hoje, às mãos de inimigos do povo da Guiné-Bissau.

A divulgação destas cartas, devidamente digitalizadas, no nosso blogue, não tendo quais propósitos comerciais ou outros, de índole lucrativa, pretendia (e pretende) apenas prestar um serviço útil aos ex-combatentes da guerra colonial, e nomeadamente aos membros da nossa Tabanca Grande, e a todos os demais amigos do povo guineense.

Estas cartas, apesar de algumas lacunas, tendo muitas delas já mais de meio século, tem sido fundamentais para a reconstituição da memória dos lugares e a reorganização das memórias dos ex-combatentes portugueses que estiveram aquartelados e/ou envolvidos em operações na Guiné,. Durante a guerra colonial (1971/74)

Quisemos, eu e o Humberto Reis, prestar também aqui a nossa homenagem aos valorosos cartógrafos militares portugueses. As cartas da Guiné resultaram do levantamento efectuado nos anos 50/60 pela missão geo-hidrográfica da Guiné, a cargo da nossa Marinha. A fotografia aérea foi da responsabilidade da aviação naval. A restituição foi feita pelos Serviços Cartográficos do Exército. A fotolitografia e impressão eram da responsabilidade de várias empresas tipográficas portuguesas. A edição foi da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, do antigo Ministério do Ultramar, E, por fim, a digitalização foi efectuada na Rank Xerox, em 2006, também a expensas do nosso camarada e benemérito Humberto Reis para quem vai, hoje, um muito especial Alfa Bravo do tamanho do Rio Geba, com uma travessa (virtual) de camarões gigantes apanhados no Mato Cão… para partilhar com o João Melo, um rapaz do Cumbijã... Saíam as "bazucas"!

Teu amigo, vizinho e camarada Luís Graça.

Manuel Reis disse...

Caros amigos Humberto Reis e João Melo:

Um belo dia de aniversário.

Saúde.

Um abraço para vós.

Manuel Reis

Anónimo disse...

PARABÉNS CAMARADAS!

Para o Humberto um especial Abraço

à moda de Missirá, onde passou uns

tempos na companhia do Alfero...

Para ambos, Saúde, Paz e Alegria!

J.Cabral

Henrique Cerqueira disse...

Humberto Reis e João Melo
Um feliz dia de aniversário e que esta data se repita por BONS ANOS. Parabéns aos dois aniversariantes.
Henrique Cerqueira e Ni

José Botelho Colaço disse...

Amigos aniversariantes.
Parabéns, felicidades e que o gozo uma excelente saúde seja sempre vosso privilégio.
Um abraço.
Colaço.

Torcato Mendonca disse...

Meus Caros,

O meu abração de Parabéns e um voto de boa saúde e longa vida.

Ab,T

-----
A Cartografia da então Província da Guiné, ter em atenção ao ano do voo e da restituição, são uma OBRA PRIMA.
---------

Mário Beja Santos disse...

Aos aniversariantes, Que esta data se repita por muitos e muitos, com saúde, bonomia e o nosso pensamento virado para a solidariedade com os amigos guineenses.
Em particular para o meu querido amigo Humberto, Há cerca de três anos atrás, graças à tua indefetível generosidade, entreguei no INEP um presente precioso, as cartas militares do nosso tempo, cobrindo o país todo, o INEP foi selvaticamente ocupado pelas tropas senegalesas, durante a guerra civil de 1998-1999, destruíram património de altíssimo valor, irrecuperável, é por isso que o Dr. Mamadu Jao, o diretor, agradeceu profundamente a lembrança, preencheu uma lacuna terrível, tinham desaparecido os mapas da Guiné. Desejo-te igualmente agradecer todas as atenções que te devo, tens-me ajudado muito na ilustração dos meus livros. Aceita o penhor da minha amizade, Mário

admor disse...

Caroa Camaradas Aniversariantes.

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço para cada.

Adriano Moreira

David Guimarães disse...

Para um e para outro - ex-camaradas vai o meu voto de feliz aniversário e aproveitando a festa da Natal desejo também um feliz NATAL que é senão o sinónimo de esperança sempre no futuro como antanho - em plena guerra sonhamos ..., e esse futuro então sonhado serão os dias de hoje e agora todos aqueles que virão - UM GRANDE ABRAÇO hoje especialmente de parabéns

David Guimarães

manuel carvalho disse...

Caros camaradas Humberto e João

Votos de que vivam por muitos anos e com saúde.

Grande abraço de parabéns

Manuel Carvalho

JD disse...

Aos felizes aniversariantes - conforme os retratos deixam perceber, faço votos de um dia muito feliz, e que as efemérides tenham ainda muitas repetições em anos de alegrias (então, se em 2014 o Pedro e o Paulo caissem das cadeiras, quanto é que ajudaria?!).
Abraços de parabéns
JD

Juvenal Amado disse...

Aos dois aniversariantes envio um abraço de parabéns e desejo que este dia se repita por muitos anos de boa disposição com saúde.

Parabéns

Bispo1419 disse...

Humberto Reis e João Melo, meus caros camaradas da Guiné:

Um bocadinho atrasado no tempo, aqui vai um abraço de parabéns com votos de que a vida vos sorria, a vós e aos vossos entes queridos.
Manuel Joaquim