Caríssimos
Aqui vai a "resposta ao desafio" do Luís.
Não é exactamente o que ele pediu, mas "mais vale algo que nada".
Abraço
José Martins
PORTALEGRE E AS SUAS UNIDADES MILITARES - BCAÇ 1
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
2 comentários:
Caro Zé Martins
De tudo o que li realço a listagem de intervenções em que a Unidade tomou parte.
Para além do que se assou em território nacional, esteve em Fuentes d'Oñoro, Badajoz, Salamanca, Vitória, San Sebastian, Nivelle, Nive, Orthez e Toulouse.
É obra e revela a capacidade para intervir, em casos que a nossa História praticamente não nos relatou.
Por isso é também importante os registos que por aqui vamos deixando para que alguém, algures no futuro, próximo ou não, possa tomar conhecimento do que foram os nossos trabalhos.
Abraço
Hélder S.
Esta é uma nova série a pensar em colaboradores nossos, de exceciional dedicação e saber, como é o caso do Zé Martins...
Estamos sempre a cravá-lo para responder às perguntar mais insólitas e difíceis, desde a identificação das unidades de cavalaria que passaram pelo TO da Guiné á cor do cavalo de El-rei Dom Sebastião quando desapareceu em Álcacer Quibir.
O Zé, que na(s)outra(s) vida(s) foi contabalista ou revisor oficial de contas, é um metódico e persistente investigador de arquivo, vulgo "rato de biblioteca", e possui uma vastíssima cultura militar...
Perguntem ao Zé, que ele responde... Sempre!
Enviar um comentário