domingo, 5 de novembro de 2017

Guiné 61/74 - P17936: Fotos à procura de uma... legenda (95): Algures, no CTIG, 29 de dezembro de 1967: uma guarita improvisada... Quem será este camarada ? Onde é que foi tirada a foto ? .. . Uma imagem carregada de simbolismo: criatividade, desenrascanço, abandono, solidão... (Jorge Araújo)


Fundação Mário Soares > Casa Comum > Arquivo de Mário Soares > Pasta: 06916.004.031 > Título: Guerra da Guiné: exército português em operações.> Assunto: Exército português em operações de guerra na Guiné. Uma guarita improvisada. > Data: Sexta, 29 de Dezembro de 1967 > Fundo: AMS - Arquivo Mário Soares -> Fotografias Exposição Permanente

Citação:
(1967), "Guerra da Guiné: exército português em operações.", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114442(2017-10-24)


1. Mensagem, de 24 de outubro, do Jorge Araújo, nosso colaborador permanente :

Caro Camarada Luís.

Das muitas visitas que tenho feito ao espólio de Amílcar Cabral, existente na Casa Comum / Fundação Mário Soares encontrei a foto, que anexo, para a qual olhei demoradamente.

Da sua observação mais atenta, fui formulando algumas perguntas para as quais não tive resposta... naturalmente.

- Considerando tratar-se de uma imagem de um camarada nosso (NT), como terá ela chegado às mãos de Amílcar Cabral ?

- De quem se trata?

- Qual a sua Unidade e Local?

Diz a legenda de que é de 1967 (29 de dezembro), ou seja, vai fazer 50 anos.

Será que a poderemos editar com o objectivo de encontrar respostas às questões acima formuladas?

Boa semana.

Com um forte abraço, Jorge Araújo.

PS - Ao rever a foto acima, reparei que ela faz parte do Arquivo de Mário Soares (fotografias da Exposição Permanente) e não do Arquivo de Amílcar Cabral.
As minhas desculpas. Daí, deixo ao critério dos editores a sua publicação... ainda que considere o seu enquadramento de grande valor, pois está carregada de simbolismos: criatividade, desenrascanço, abandono ou solidão, entre outros. É a tal imagem que fala por si... "valendo mais que mil palavras" no dizer popular.

____________________

Nota do editor:

Último poste da série >29 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17915: Fotos à procura de... uma legenda (94): O emboscador emboscado... Ou então: que pena eu não ter sido antes repórter de guerra...

Sem comentários: