Raul Castanha, ex-afl mil PM, CPM 3335 (Bissau, 1971/73)
Raul Castanho (2017) |
Data .quarta, 8/07, 09:45
Assuntio - Blog
Muito bom dia.
Sigo e consulto com frequência o seu blog e gostaria de saber como é possível enviar eventualmente comentários sobre alguns temas.
Também fui militar na Guiné Bussau e tenho algum conhecimento sobre eventos desse tempo.
Os meus agradecimentos.
Raul J.L. Castanha
2. Resposta do nosso editor na volta do correio
Caro Raul:
Temos muito gosto em que colabore, com a sua experiência, militar e humana da guerra da Guiné (1961/74), nesta comunidade virtual de antigos combatentes... Tratando-se de um blogue, a edição de textos, fotos e outros documentos tem de ser feita através da "mediação dos editores"... Pode usar o meu mail profissional: luis.graca.prof@gmail.com
A inserção de comentários é totalmente livre e instantânea; veja, na coluna (estática) do lado esquerdo do blogue como é que se pode comentar e qual é a nossa "política editorial"...
Mas o mais simples é o camarada "dar a cara" e juntar-se aos 810 [, à data de hoje, 812,] membros da nossa Tabanca Grande (tertúlia): para o efeito, basta mandar 2 fotos pessoais, uma antiga e outra atual, com duas linhas de apresentação (nome, posto, arma, unidade, locais por onde passou no CTIG, duração da comissão de serviço, etc.).
Nestes 810 [, hoje 812,] membros (10 % dos quais infelizmente já morreram) há camaradas das 3 armas, e incluem-se nesta lista tanto antigos milicianos e militares do recrutamento local, como sargentos e oficiais do quadro.
Com 16 anos, e mais de 12 milhões de visualizações, 21 mil postes, mais de 100 mil comentários, e um espólio documental notável (mais de 100 mil imagens...), o nosso blogue é também uma valiosa fonte de informação e conhecimento. A sua missão principal é partilhar memórias...Também procuramos construir "pontes lusófonas".
Mantenhas. Um alfabravo, Luís Graça.
3. Resposta do Raul Castanham com data de 9 do corrente:
Aqui vai a informação solicitada:
(I) Nome: Raul José Lima Castanha
(ii) Posto; Alferes Miliciano PM
(iii) Arma: Cavalaria
(iv) Unidade: RL2, Lisboa e CPM 3335, Guiné
(v) Esteve em Bissau com esporádicas deslocações a Mansoa e Bula
(vi) Comissão: desde Jan71 a Jan73
Espero que seja conforme. Saudações.
Raul Castanha
4. Comentário do editor LG:
Caro Raul, como antigos camaradas que fomos, no CTIG, tratamo-nos por tu, de acordo aliás com os usos e costumes da Tabanca Grande: Ès bem vindo à nossa tertúlia. Vais ficar sentado à sombra do poilão (mágico, simbólico, fraterno, protetor...), no lugar nº 813.
És o primeiro representante da tua CPM 3335 a integrar, formalmente, a Tabanca Grande. De resto, a única referência que temos, no nosso blogue, a um companhia de polícia militar é a CPM 2537, cujo pessoal embarcou, comigo e os meus camaradas da CCAÇ 2590 (futura CCAÇ 12), no T/T Niassa, em 24 de maio de 1969.
E se a memória não me atraiçoa, creio mesmo que és primeiro oficial (miliciano) de uma companhia de polícia militar a integrar a nossa Tabanca Grande, ao fim destes anos todos.
Vejo que a CPM 3335 tem página de grupo no Facebook. criada por ti em 2013, e que estamos a seguir. Tens também página pessoal no Facebook desde 2014...
E fico a saber, a teu respeito, porque é público, que:
(i) és da colheita de 1949 (18 de maio);
(ii) és "alfacinha";
(iii) foste analista (informático) num grande banco;
(iv) tiraste gestão estratégica no ISLA - Instituto Superior de Línguas e Administração;
(v) passaste pelo Colégio Militar (Curso de 1959/66);
e, (vi) na tropa, pela EPC - Escola Prática de Cavalaria, Santarém (2º turno / 1970).
Ficas miminamente apresentado aos amgos e camaradas da Guiné. Temos muita malta do teu tempo, no CTIG. A tua comissão correspondeu a um período muito rico de acontecimentos, sendo então governador-geral e comandante-chefe o general António Spínola (1968.1973). Por certo que te cruzaste por ele mais vezes do que eu, que sou de 1969/71, e que estava do interior do território.
Espero que te sintas bem, entre antigos camaradas dos três ramos das Forças Armadas que passaram pelo TO da Guiné (1961/74). E que possas partilhar algunas das tuas histórias e memórias desse tempo e dos lugares que melhor conheceste (Bissau, Mansoa, Bula).
_____________
Nota do editor:
Último poste da série > 13 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21164: Tabanca Grande (498): Manuel Rei Vilar, líder do projeto Kasumai, irmão do saudoso cap cav Luís Rei Vilar (Cascais, 1941 - Suzana, 1970)...Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar nº 812
2 comentários:
Bem vindo Raul Castanha.
Ficamos a aguardar as tuas memórias.
Abração.
Que me desculpe o camarigo Raúl Castanheira mas nunca contemplei com a PM: Tinham a vaidade da superioridade com raras excepções.
Enviar um comentário