segunda-feira, 26 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6251: No 25 de Abril de 1974 eu estava em... (12): Canfuja, sector de Piche, com o Jamanca e a CCAÇ 21, no rasto do PAIGC (Amadú Djaló, Alf Comando Graduado)

Mensagem vinda do Com-Chefe

AGÊNCIAS NOTICIOSAS INFORMAM QUE GOVERNO PROFESSOR MARCELO CAETANO FOI DERRUBADO POR MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS. NÃO RECEBIDA QUALQUER COMUNICAÇÃO OFICIAL. ADMITINDO QUE IN POSSA TENTAR EXPLORAR SITUAÇÃO INCREMENTO SUA ACTIVIDADE SUBVERSIVA. TODOS OS COMANDOS DEVEM ADOPTAR MÁXIMA VIGILÂNCIA E GARANTIR PRONTA CAPACIDADE REACÇÃO. COMANDANTES UNIDADES SÓ DEVEM RESPEITAR ORDENS QUE RECEBAM APÓS RIGOROSA AUTENTICAÇÃO SUA ORDEM. AUTENTICADO.

Transcrição manual da mensagem original, em impresso normalizado, recebido em Guidaje, em 26 de Abril de 1974 (*)

Fonte:  © João Dias da Silva (2008). Direitos reservados



Guiné > Região de Tombali > Mampatá > CART 6250 (1972/74) > Em quase todos os aquartelamentos do CTIG, houve a seguir ao 25 de Abril de 1974, entre Maio e Junho,  tentativas mais ou menos bem sucedidas de aproximação do PAIGC com vista ao cessar-fogo, ao fim da guerra e à reconciliação (e vice-versa). Nesta foto, vemos o camarada, amigo, ex-Fur Mil José Manuel Lopes (o poeta Josema)  com um guerrilheiro do PAIGC. Mais difícil terá sido a aproximação entre o PAIGC e os militares guineenses que estavam do lado das NT, como foi o caso dos Comandos Africanos.

Foto: © José Manuel (2008). Direitos reservados.

 
 



Guiné > Zona leste > Paúnca > CCAÇ 11 > Junho de 1974 > O J. Casimiro Carvalho (ex-Fur Mil Op esp., oriundo da CCAV 8350, Guileje, 1972/73) em convívio com guerrilheiros do PAIGC.

Fotos: © José Casimiro Carvalho (2007). Direitos reservados.





Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Pirada > 3ª CCAV / BCAV 8323 (1973/74) > Bateria anti-aérea montada pelas NT, em Pirada, já depois do 25 de Abril. Chegou-se a recear, em entrada em cena, de Migs soviéticos, em relação aos quais estas anti-aéreas, do tempo da II Guerra Mundial, seriam completamente inúteis...

Foto: © Joaquim Vicente Silva (2009). Direitos reservados

 
 1. Em 5 de Junho de 1973, o Amadu Djaló (agora Alferes Comando graduado)  foi tranferido com mais oito oficiais do Batalhão de Comandos para a CCAÇ 21, com sede em Bambadinca… Na véspera do 25 de Abril de 1974, a CCAÇ 21 está em Piche, “no rasto do PAIGC”…Será a última saída do Amadu… A 27 de Abril de 1974, regressa a Bambadinca. Eis como ele descreve os seus últimos dias de guerra (publicados no seu livro, sendo resultado - esta e outras partes - das entrevistas feitas pelo Virgínio Briote):

No dia 22 de Abril de 1974 encarregaram-nos de seguir o PAIGC, visitar também essas tabancas procurando obter informações sobre a actividade da guerrilha. O plano era sair de Piche, a pé, passar pelas tabancas de Ufoias, Pajama, Ufra e Unago e passar a noite numa tabanca abandonada, entre Unago e Canjufa (p. 272). (…)

De manhã, tínhamos recebido, por rádio, a ordem de retirada. E depois dessa hora nunca mais nos contactaram. Estávamos no dia 24 de Abril de 1974. Passámos a noite em Canjufa, com a intenção de recolhermos ao Gabu. No dia seguinte, 25 de Abril, às 9h00, ouvimos o rádio [, de um mílícia]. Golpe de Estado em Lisboa ? Ficámos todo o dia à espera de mais notícias e decidimos permanecer no local até nova ordem. Depois começámos a chamar pelo rádio todos os postos. Piche, Pirada, Gabu, Bambadinca, ninguém respondia. Mais uma noite aqui, ordenou o Jamanca [, tenente graduado comando, que comandava a CCAÇ 21] No dia 26, já passava das 16h0, depois de constantes chamadas pelo rádio, fomos contactados pelo Comando-Chefe, em Bissau. Que estavam a ouvir as nossas chamadas e perguntavam-nos quem éramos. Jamanca respondeu, disse quem éramos e do Comando-Chefe mandaram-nos continuar em escuta. Ouvimo-los chamar o Gabu e ficámos a a aguardar, até que mais ou menos um hora depois, chegaram três Unimogues 404 para levar uma companhia inteira. (…) (p. 275).


Depois do 25 de Abril, outros encontros 


Nunca mais vou viver dias assim. Depois de sabermos que tinha havido um golpe militar em Lisboa, aqueles dias a seguir não sei bem como os descrever. Nos últimos dias de Abril ou princípios de Maio de 1974, encontrei-me frente a frente com o PAIGC, com o cabo-verdiano Antero Alfama, um bom homem. Na altura ainda todos, brancos e pretos, tinham armas nas mãos. O Antero perguntou-me quem eu era, como me chamava. Eu estava acompanhado de um furriel da nossa companhia, a CCAÇ 21, e no grupo também se encontravam, alguns furriéis, cabos e soldados de Bambadinca, negros, da nossa companhia africana. [Alguns, possivelmente oriundos da CCAÇ 12].


Abro a conversa assim: 
- A nossa maior preocupação é que nós somos irmãos, andámos na guerra durante muitos anos, houve um muro entre nós que foi agora derrubado. Precisamos de falar com vocês, para nos aproximarmos. 


No local estava muita gente e cada vez se juntavam mais pessoas. Então fomos para outro lado, com aquela gente toda atrás de nós. Antero olhou-me e disse:
 -Olha, Amadú, nós não temos militares, o que temos é guerrilheiros. Amanhã, para formar o Exército da Guiné vocês vão ser precisos. Têm formação militar completa, o que os nossos homens ainda não têm. 


O que acabava de me dizer podia ser verdadeiro, mas pareceu-me uma saída política. E a conversa terminou com a promessa de nos voltarmos a encontrar. (…) (pp. 276/277).

Amadu voltará a encontrar o homem do PAIGC no Xime e em Bafatá, nos dias seguintes. O Amadú foi utilizado, em pleno chão fula, em Bafatá, para servir de “intermediário” nas reuniões do Alfama com a população. “Não tinha ainda suficiente confiança no povo, desconfiava que podia estar gente ligada à DGS que o pudesse matar” (p. 277).

Passados mais uns tempos (em finais de Maio ou princípios de Junho de 1974), o Amadú tem um encontro com o comandante João Silva, numa tabanca senegalesa, junto à fronteira, a seguir a Cambaju. A descrição do encontro e a transcriação do teor das conversas são importantes para se perceber as contradições de sentimentos e de ideias que havia no seio do PAIGC, relativamente ao passado, ao presente e ao futuro dos guineenses que se alistaram nas fileiras do Exército português.

(…) À minha frente estava um homem de aspecto afável, mais ou menos da minha idade [, c. 43 anos,], o comandante João Silva, um balanta muito prestigiado entre o PAIGC. Apertámos as mãos e convidou-me a acompanhá-lo. (…) Entrámos numa sala, eu, Cassamá [, antigo soldado do esquadrão de Bafatá, agora dono de um carrinha de caixa aberta que fazia serviço de táxi entre Bafatá e Cambaju,],o Maude Embaló, conselheiro, um comissário político de que não me lembro o nome, o comandante João Silva, o Pedro Nazi, responsável pela segurança da zona e vários soldados armados do PAIGC.


Depois de ter dito o meu nome, que era alferes dos Comandos Africanos, feita a minha apresentação, o João Silva virou-se para o Pedro Nazi e disse-lhe.
- Então, já ouviste ? - E convidou-o a falar.


(…) O Pedro Nazi começou assim
- Está bom. As minhas palavras… eu não tenho muito a dizer. Este camarada que está aí sentado, nunca se lembrou que este dia chegava. Para mim, Pedro Nazi, um trapo no ombro não me engana para matar os meus irmãos. Branco não se engana com dinheiro na mão para matar os meus irmãos. Os Comandos fizeram grandes crimes nas zonas libertadas. Se os comandos entravam numa dessas zonas, essas zonas andavam a chorar três ou quatro meses, um pai que perdeu um filho, o filho que perdeu o pai, uma mulher que perdeu o marido, um homem que perdeu a esposa. Foram matanças, crimes! Os brancos têm número de militares superior a nós, os brancos têm carros, carros de combate, aviõees, mas Deus deu-nos a razão e os brancos perderam a guerra. Agora hoje está aí sentado para falarmos de Guiné! Ele nunca pensou, nunca passou pela cabeça dele, que algum dia viria ter connosco para falarmos da nossa terra, da Guiné. Eu já falei o que tinha a falar.


Então quando João Silva se estava a preparar para falar, eu, que tinha ficado muito chocado com as palavras do Pedro Nazi, disse:
 - Desculpa, João, eu quero responder às palavras que ouvi. - E enfrentei os olhos do Pedro Nazi. -Camarada Pedro, é ainda muito cedo para falar da maneira que o camarada falou agora. Muito cedo. Nós não viemos cá saber o que se passou. Porque se nas zonas libertadadas vocês apresentam mil órfãos, nós vos mostramos órfãos aqui na zona. O chicote da guerra é cumprido, muito comprido. Quando quer bater no inimigo também pode tocar em inocentes. Nós levámos em consideração os orfãos e as viúvas que vocês fizeram cá. Foi a guerra. Tenho a certeza que as bombas que vocês lançaram em Bafatá, aquelas bombas mataram população inocente. A vossa ideia era matar militares, mas mataram civis. Nós, quando entrámos nas zonas libertadas, quando havia disparos contra nós, disparámos também e matávamos civis. O povo das zonas libertadas não nos pode julgar porque sempre considerou os militares como criminosos e por isso quando viam tropa,  fugiam. E o povo das zonas urbanas também não vos pode julgar nem considerar o PAIGC criminoso. Por isso, vamos deixar essa parte de lado, camarada. 

Logo, João Silva gritou Viva PAIGC, Viva PAIGC e as pessoas que estavam com ele gritavam Viva PAIGC. E João Silva continuou:
 - Hoje fiquei satisfeito. Já sei que nós vamos ter a independência. Temos homens como este no Exército Português, que reconhece o passado, porque nós não somos militares, somos guerrilheiros. Exército são eles. Este irmão esteve onze anos num lado, eu estive no outro, um contra o outro. Ele não morreu até hoje, eu também não, estamos aqui sentados a conversar, o que nós pedimos é que não haja mais motivos para ele ou eu fazermos mais guerra. Fiquei muito satisfeito. A única coisa que peço ao camarada é coragem, é coragem que eu te peço. (…) (p. 279)

Foi um encontro afável, mas com algum tensão, de certo modo premonitória. E o Amadú conclui:

Com as palavras do comandante João Silva fiquei mais satisfeito, mais aliviado, mas houve uma altura, quando estava a falar o Pedro Nazi, eu perguntei a mim próprio, por que é que eu tinha vindo. O Cassama, o motorista (..) quando comecei a falar vi-o a escorregar do banco para o chão e enfiar a cabeça entre as mãos. No fim do encontro, o Cassamá estava com presa de sair dali. (…) O João Silva, o Pedro Nazi e a comitiva acompanharam-nos até à fronteira. Apertámos as mãos e a abraçámo-nos. Recordo que Pedro me recomendou coragem (… ) (pp. 279/280). 

E bem precisa foi, a coragem, para o Amadu conseguir sobreviver e chegar, mais tarde, são e salvo, a Portugal… Ele está entre nós desde 1986, depois de ter sido preso mais do que uma vez na sua terra natal… Com 70 anos, velho e cansado, o Amadú agora só quer é voltar ao seu chão, à sua gente, à sua família...

Depois do encontro com o João Silva e o Pedro Nazi, os novos senhores da Guiné-Bissau, Amadu sabia que “agora, 25 de Abril, nova era” (p. 280)… (**)
__________________

Notas de L.G.

(*) Vd. postes desta série >


14 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2939: No 25 de Abril eu estava em... (1): Guidage (João Dias da Silva, CCAÇ 4150, 1973/74

(...) 25 de Abril de 1974 – Parece que hoje houve um GOLPE DE ESTADO MILITAR, em Lisboa.


Passámos todo o dia à volta do rádio, ouvindo as edições especiais da BBC em língua portuguesa, a tentar saber algo sobre o sucedido.

Por enquanto está tudo muito, muito confuso, pois todas as notícias são precedidas de "parece que" ou finalizadas por "não confirmado". Vive-se por aqui um certo estado de tensão por não se saber nada em concreto. Há que aguardar.

Pelas 22H45 chegou uma mensagem relâmpago confidencial do COM-CHEFE (Brig Bettencourt Rodrigues) a informar que corriam notícias que o Governo de Marcelo Caetano tinha sido derrubado, mas que eram só boatos (...).

19 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2963: No 25 de Abril eu estava em... (2): Gadamael e a vontade de lutar do PAIGC também era pouca (Anónimo, Alf Mil Op Esp)

(...) Depois do 25 de Abril nós tivemos muitos encontros com quadros do PAIGC em Gadamael e é óbvio, pelas nossas conversas, que o poder militar deles não era assim tão superior ao nosso assim como não era a vontade [de] luta[r].

No meu parecer Portugal teria arranjado meios de defesa para uma guerra convencional porque esta envolveria seguramente a Guiné Conacri e os nossos aliados (se é que os posso chamar assim) enviariam material.

Para terminar, na minha opinião se o 25 de Abril não tivesse acontecido, a guerra duraria muito mais tempo até uma solução política ser arranjada e muitos de nós por lá teriam ficado. Uma guerra de guerrilha não se ganha nem se perde desde que haja interesses dos dois lados a financiá-la. (...)


1 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3262: No 25 de Abril eu estava em... (3): Gadamael e depois Cufar (José Gonçalves, ex-Alf Mil Op Esp, CCAÇ 4152)

(...) Era em principio de Maio de 1974, pouco depois do 25 de Abril . Estava na messe de oficiais a beber o meu whisky quando o barman me diz que estava um preto a querer falar com o comandante. Eu fui ver o que era e deparo com um indivíduo, desconhecido, bem vestido e com muita cortesia me pediu para falar com o comandante. Perguntei-lhe quem era e o que queria do comandante. Para minha surpresa disse-me que era o comissário político do PAIGC para a zona de Gadamael e que queria falar com o comandante sobre o 25 de Abril. Fiquei de boca aberta, como é de calcular, e mandei-o entrar e pedi para chamarem o comandante. (...)

22 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3498: No 25 de Abril eu estava em... (4) Agrupamento de Transmissões, Bissau (Belarmino Sardinha)

(...) Após grande agitação no Agrupamento de Transmissões, uns dois ou três dias imediatamente anteriores ao 25 de Abril de 1974, por parte de alguns oficiais que perguntavam com frequência se tinha vindo esta ou aquela mensagem, acordámos todos, os que não estavam de serviço, com a certeza de que algo se tinha passado na noite de 24 para 25 de Abril de 1974.

O nosso comandante, à data Tenente-Coronel, Mateus da Silva, tinha substituído interinamente o então Governador e Chefe Supremo da Forças Armadas Bettencourt Rodrigues. Esta situação manteve-se durante e até à chegada do Coronel, graduado em Brigadeiro, Carlos Fabião.

Foi este o nosso despertar, no Agrupamento de Transmissões, no dia da revolução dos cravos. (...)

 4 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3561: No 25 de Abril eu estava em... (5) Bissau, ouvindo vivas a Spínola, pai do nosso povo (J. Casimiro Carvalho)
 
(...) Carta, Bissau, 30/4/74

Querida mãezinha: (…) Isto aqui anda a ‘ferver’. Os africanos andam aos montes na cidade e partem montras e há porrada. Acabou a DGS e eles andam loucos de alegria, só querem é apanhar ex-membros da extinta DGS., que estão a ser evacuados da Província.

Andam com cartazes deste género: Abaixo a repressão, Abaixo a DGS, Viva Spínola, pai do nosso povo, Liberdade ao nosso povo, etc

Andam às centenas. Tropas às centenas (armadas até aos dentes) patrulham a cidade dia e noite, até dormem nas ruas com ração de combate. Parece Belfast. À noite não me atrevo a ir à cidade. É por isso que estou a escrever-lhe senão levava mais uns dias.(…)

30 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4106: No 25 de Abril eu estava em... (6): Pirada, a ferro e fogo (Joaquim Vicente Silva, 3ª CCAV / BCAV 8323)

(...) No dia 25 de Abril de madrugada, saímos dois pelotões, mais os sapadores. Fomos levantar algumas minas que estavam na picada em direcção a Gabu (Nova Lamego). Regressámos a Pirada por volta das dez da manhã. Participei nesta saída, tínhamos de fazer a protecção aos sapadores.

Eram mais ou menos dez e meia, eu já tinha tomado banho e estava no meu quarto, abrigo nº. 1, deitado em cima da minha cama e ouvi um pequeno estalido. Um colega que estava cá fora sentado num banco, gritou logo:
-Saiam para a vala que isto é o início de um ataque!...

Naquele dia o PAIGG bombardeou Pirada com muitos mísseis e morteiros, alguns caíram bem perto do local onde eu me encontrava, eu não morri por sorte. A meu lado, morreram três africanos nossos colegas, um míssil caiu-lhes aos pés e cortou-os em pedaços. Nunca tinha visto nada daquilo. Fiquei horrorizado, ainda hoje mexe comigo. (..)

(**) Amadu Bailo Djaló - Guineense, comando, português. Lisboa: Associação de Comandos, 2010.  Sobre o Amadu, ver mais postes aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

EU GOSTARIA DE DIZER QUE ANTES DO 25 ABRIL JÁ ESTAVA MONTADA EM PIRADA UMA ANTI AÉREA QUE NÃO TEM NADA A VER COM A QUE ESTÁ NA FOTO, SE PRECISAREM EU TENHO UMA FOTO DA ARMA QUE FOI POSTA EM PIRADA MUITO ANTES DO 25 ABRIL.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TODA A TABANCA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº. MECÂNICO AUTO DA 1ª COMPª. DO BCAV 8323 BAJOCUNDA 73/74

Luís Graça disse...

Amílcar, és sempre bem aparecido. Obrigado pela tua disponibilidade. Manda lá a foto com legenda... Diz quem é que operava a anti-aérea
...

Outra coisa: o que sabes mais sobre esta trágica história aqui contada pelo Fernando Araújo ? Eu sei que tu estavas em Bajocunda, mas isto é do teu tempo... Um grande abraço., LUís

Anónimo disse...

No p 5090, Fernando Belo refere-se a um ataque de mísseis a Pirada no dia 25 de Abril, com a morte de civis.
Abraço,
Carlos Cordeiro

Tabanca Grande Luís Graça disse...

José Casimiro Carvalho: Gostava de publicar mais dados sobre a "revolta de Paúnca"... a rebelião da CCAÇ 11, a seguir ao 25 de Abril, de que tu também foste vítima... Ainda te lembras dos promenores, dos antecedentes, dos acontecimentos, dos protagonistas, das consequências ?Posso contar contigo ?

Presumo que já tenhas regressado da tua viagem de saudade à nossa Guiné...

Luís Graça disse...

Grande herói de Gadamael:

Como já deves ter percebido, não me interessam nem os prós nem os contras... Isto é, não quero saber dos "promenores", mas sim dos "pormenores"...

Porque em bom português nos entendemos, aqui vai um quebra-costelas.