sábado, 18 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8444: In Memoriam (83): CART 6250/72 - Unidos de Mampatá - Unidos pela vida e pela morte (José Teixeira / José Manuel Lopes)

1. Mensagem de José Teixeira* (ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), com data de 17 de Junho de 2011:

Caros editores.
Recebi do Zé Manel Lopes o texto que se segue para colocar no blogue da Tabanca de Matosinhos.
Pelo valor afectivo e de camaradagem que encerra, creio que deve ser dado a conhecer ao maior número de antigos combatentes que for possível.
Pedi autorização ao Zé para o colocar no blogue da Tabanca Grande, onde todos cabemos, mesmo os que já partiram.
Abraço fraterno
Zé Teixeira


CART 6250/72 "OS UNIDOS DE MAMPATÁ" UNIDOS PELA VIDA E PELA MORTE

O Napoleão, foi um soldado da nossa Companhia "Os Unidos", pessoa afável, sempre com um sorriso, duma simpatia contagiante e duma simplicidade, que só os grandes homens têm. Apesar de no mundo de hoje isso passar quase despercebido à maioria.

Em 2009, o XXXV Encontro, foi em casa do Carvalho, o nosso furriel "Dotô", e foi o último encontro com o nosso camarada Napoleão.
Apesar de já estar gravemente doente. Mas pela sua maneira de ser não o deixou transparecer, o seu sorriso não foi apagado pelo mal que o consumia.

No ano seguinte, fomos até Paços de Ferreira e aí, pela primeira vez, o nosso Napoleão faltou…
Em seu lugar vieram a Filha e Esposa, mas traziam uma mensagem, de coragem e solidariedade. Mesmo de amor. Um postal com a foto do Napoleão com esta frase:



A verdadeira coragem,
Está na nobreza dos gestos e pensamentos.
A tua mensagem num momento tão difícil,
Foi um hino à amizade,
E caiu bem fundo dentro de nós.
Naquelas picadas nunca caminhávamos sós,
O nosso olhar guardava aquele que nos precedia,
E as nossas costas protegidas,
Pelo camarada que ia mais atrás.
Assim…
Nasceram amizades que não têm fim.
Todos nós da Companhia dos UNIDOS,
Estamos orgulhosos por te termos tido,
como camarada e amigo.
Obrigado Napoleão.

Zé Manel

************

A nossa Companhia vai este ano realizar o seu 37º. encontro em Santo Tirso, como sempre num local escolhido pelos organizadores, que tanto pode ser a sua casa se para isso houver condições, ou num Parque, Junta de Freguesia ou Associação. E onde cada família leva o seu almoço ou petisco e onde todos podem picar. Quem aparecer sem ementa não fica em jejum podem ter a certeza.

Este ano os camaradas Manuel Campos 937 435 845 e Joaquim Rodrigues 962 312 755 escolheram a Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova para o efeito, no dia 9 de Julho de 2011

Este ano é tempo de sermos nós a homenagear o nosso amigo Napoleão.

ATÉ SEMPRE NAPOLEÃO.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 3 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8371: In Memoriam (82): Fotos de Cecília Maria de Castro Pereira de Carvalho Supico Pinto, antiga Presidente do Movimento Nacional Feminino (Mário Fitas)

7 comentários:

Anónimo disse...

Caros Camaradas ou camarigos:

Não me lembro de todos (as pessoas não têm todas a mesma visibilidade) mas lembro-me (e julgo que todos os da 6250 de Mampatá se lembram)do permanente ar sorridente do Napoleão, fizesse chuva ou sol, com ou sem mosquitos, nas colunas ou nas saídas. Era assim o nosso irmão Napoleão: sempre bem disposto.Do Zé Manel nasceu a iniciativa da justa homenagem, desde já, tenho a certeza, comungada por todos os Unidos de Mampatá.
Havemos de nos reencontrar...com muito gosto.
Carvalho de Mampatá.

Luís Graça disse...

Zé Manel, Carvalho, Zé Teixeira:
É um gesto bonito, o vosso, e de profundo significado humano... O blogue serve para isso mesmo: para lembrar os vivos e os mortos, todos os camaradas que passaram pelo TO da Guiné e que, de uma maneira ou de outra, me cruzaram connosco, nos nossos verdes anos... Estivemos "unidos" em Mampatá e em muitos outros lugares, de Bambadinca a Canjadude, de Jumbembém a Guileje... Continuaremos "unidos", mesmo depois da morte, pela saudade, pela memória, pelo afecto... Estou solidário na vossa dor pela perda de mais um camarada... Transmitam à família e aos "Unidos de Mampatá" o pesar da nossa Tabanca Grande. Luís Graça

admor disse...

É uma coisa que toca a todos.
Toca-nos de duas maneiras.
A primeira vai logo directa ao coração, só por ter sido camarigo da Guiné nem é preciso conhecê-lo pessoalmente.
A segunda é quando nos encontrarmos todos lá em cima por ter também chegado a nossa hora.
Um grande abraço para todos.
Adriano Moreira

Anónimo disse...

Camarigos
Lamento a partida precoce para " A Grande Viagem " do nosso Camarada Napoleão. A Amizade não têm Preço...
Aos Camaradas da sua CArt 6250 e à sua Familía enlutada, os meus sentidos pêsames.
Luís Borrega

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

Não tenho a pretensão de ser sempre 'original', por isso não me custa nada dizer que se trata de uma justa homenagem prestada a um camarada que se 'libertou da lei da vida' e que essa acção é (deve ser) uma das marcas que nos devem caracterizar.
Por isso, a acção que o JTeixeira e o JMLopes protagonizaram não só os dignificam como acho que honra o nosso blogue por o utilizarem como veículo da manifestação colectiva em memória de tal camarada.

À família, os meus pêsames.

Hélder S.

Anónimo disse...

Conheci e convivi muito com o Napoleão. Era sem dúvida alguma uma pessoa sempre bem disposta e distribuía toda a sua boa disposição por toda a gente.
Bem merecida a homenagem.
Um Bem Haja aos seus amigos.
Filomena

Carlos Silva disse...

Camaradas & Amigos

Não conheci pessoalmente o Napoleão, mas ao escrever estas linhas sinto que o conheci.
Ficamos mais pobres. pois é mais um pedaço de nós que parte tão cedo. quer queiramos quer não.
À família enlutada e aos camaradas da CArt 6250 aqui deixo o meu abraço de solidariedade partilhando também da vossa dor.
Carlos Silva
CCaç 2548/Baç 2879