segunda-feira, 13 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8415: Monte Real, 4 de Junho: O nosso VI Encontro, manga de ronco (8): Visto pela especial sensibilidade da nossa amiga Margarida Peixoto, esposa do Joaquim Peixoto (CCAÇ 3414, Bafatá e Sare Bacar, 1971/73)


Monte Real  > Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > (*) Que bela paisagem!.. Que fariam os camarigos sem estas bajudas ?!!!.  [Da esquerda para a direita: Carminda Cancela, Margarida Peixoto, Maria Luís - filha do Paulo Santiago -, Lígia Guimarães e Gina Marques]


Aqui põem a escrita em dia, as amigas Alice e Margarida… enquanto a Carminda diz: Que têm tanto elas para dizer?




Os três Magníficos



A Margarida tentando aprender alguma coisa com a Felismina.






Que coincidência! Não é que se juntaram… só por acaso… os camarigos da  Tabanca Pequena de Matosinhos. São du Puôrto.



Finalmente o Brito e o Peixoto juntos! Ao longo de trinta e muitos anos…, sempre ouvi o meu marido a falar do Brito com carinho e amizade e a relembrar que no dia 9 de Julho comemoravam o aniversário dos dois. Que esta amizade dure para sempre!

Fotos: © Joaquim Peixoto  (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados. 

1. Texto e legendas das fotos: Margarida Peixoto, professora do ensino básico, aposentada, a viver em Penafiel; é esposa do nosso camarada e amigo, Joaquim Peixoto, também ele professor (ainda no activo), régulo da Tabanca de Guilhomil, ex-Fur Mil Inf MA da CCAÇ 3414 (Bafatá e Sare Bacar, 1971/73)   [, foto à esquerda, com a Margarida, tirada no V Encontro, 2010, pelo Manuel Carmelita]:

Monte Real – Palace Hotel – 4 de Junho de 2011

Parabéns, Tabanca Grande!
Parabéns, Luís Graça!
Parabéns, Joaquim Mexia!
Parabéns, Carlos Vinhal!
Parabéns,  Miguel Pessoa!


Parabéns a quantos trabalharam e se esforçaram para que este dia fosse tão rico! Não posso enumerar todos os elementos, pois ainda sou muito maçarica nestas andanças, mas a todos quero agradecer, do fundo do coração, os momentos inesquecíveis passados neste convívio. A alegria, camaradagem, espírito de solidariedade que vejo estampada no rosto de cada ex-combatente; a amizade retratada em cada gesto e atitude de cada um, até à camaradagem que envolve, mulheres e companheiras destes camarigos, é algo de extraordinário, de mágico, de comovente.Como pode, como é possível, depois de vos terem roubado parte da juventude, numa guerra que não era vossa, que fizeram perder alguns dos vossos sonhos de ainda meninos, hoje já sexagenários, se abraçam com uma alegria tal e um entusiasmo que emociona e arrepia? Foi com muito orgulho que assisti pelo terceiro ano consecutivo a este encontro e pretendo continuar a fazê-lo. Todos eles me trazem algo que me faz reviver o passado e querer reforçar o futuro.

No primeiro ano, conheci a Alice e o Luís Graça, que por motivos vários nos tornaram amigos. 

No segundo ano, pude relembrar a minha adolescência ao recordar uma grande amiga que passava as férias neste local. Também pude reforçar a minha amizade com a Carminda [, esposa do José Manuel Cancela, igualmente de Penafiel], uma vez que estivemos mais tempo juntas. 

Este ano, mais uma vez enriqueci a minha existência ao conhecer a Felismina [ Costa]. Pessoa tão simples, como simples é o Alentejo, tão alegre e tão rica em sabedoria. Bem haja a todos quantos fazem parte da Tabanca Grande e proporcionam estes encontros. Mas, em tom diferente, peço-vos que não esqueçam a Tabanca Pequena de Matosinhos, que é pequena no nome, mas grande em solidariedade. Sem desprimor para todos os outros, queria dar um abraço com muito carinho ao Sr. Rolando [Basto, pai do Álvaro Basto, régulo da Tabanca de Matosinhos], pois é um exemplo de simpatia,  camaradagem e educação.

Margarida Peixoto
______________


 Nota do editor:


6 comentários:

jose manuel cancela disse...

Olá Margarida.
Gostei muito do texto que escreveu
a acompanhar as fotos,mas nao precisava de ir tao longe,ou entao sou eu que estou a ficar PIEGAS.
Nao é que fiquei com a lágrima ao canto do olho?
Obrigado por nos compreender.

Um grande abraço do cla Cancela
para todos vós.

Anónimo disse...

Minha Amiga Margarida

Obrigada pelas suas palavras.

Creia, que foi para mim um grato prazer, conhecê-la.

Ás vezes, não é fácil a integração, mas sei que nos entenderia-mos perfeitamente. Para a próxima, vamos ler os nossos papelinhos, pois tenho quase a certeza que falam das mesmas coisas.
Sei que não aprendeu nada comigo, ou antes, descobrimos que temos afinidades que nos apraz registar.

Quero dizer-lhe que foi um prazer ter-vos conhecido, que o encontro só pecou pelas escassas horas que durou, pois tinha imenso gosto em ter mantido contacto com todos os presentes, mas sei que com o tempo, isso acontecerá.

Peço que transmita a todos os presentes na nossa mesa, o meu apreço e a minha gratidão.

Deixe-me considerá-la minha amiga, Margarida e saiba que tive imenso gosto em conhecê-la.

Obrigada, por gostar assim do meu Alentejo, que divido encantada com quantos o apreciem e entendam.

Um Abraço para todos.

Um beijinho para si da

Felismina Costa

P.S obrigada pelas fotos que disponibilizou.

Luís Graça disse...

Uma mulher que escreve isto, é uma pessoa de grande sensibilidade e espírito de observação, e que seguramente não faz um "frete" a ninguém... Obrigado, Margarida, obrigado, Joaquim, em nome de todos/as os/as amigos/as, camaradas e camarigos/as da Tabanca Grande...

"Como pode, como é possível, depois de vos terem roubado parte da juventude, numa guerra que não era vossa, que fizeram perder alguns dos vossos sonhos de ainda meninos, hoje já sexagenários, se abraçam com uma alegria tal e um entusiasmo que emociona e arrepia? Foi com muito orgulho que assisti pelo terceiro ano consecutivo a este encontro e pretendo continuar a fazê-lo. Todos eles me trazem algo que me faz reviver o passado e querer reforçar o futuro".

Luís Graça disse...

Margarida, na realidade o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!... Conheci o Brito em Monte Real, no dia 4 de Junho, e a Alice reconheceu-o como filho, mais velho, do Dr. José Teixeira da Silva (1919-2007), médico de saúde pública e figura prestigiada como médico e como cidadão em Baião. Afinal, a Alice e o António Brito participaram juntos, quando jovens, em actividades organizadas pela OBER - Obra do Bem-Estar Rural de Baião, criada em 1961, justamente há 50 anos e que teve, entre os seus fundadores a figura do Dr. Silva (além do Eng. Dom Manuel Eça de Queirós, Dona Maria da Graça e a Enf Teresa Avillez)... No dia 10 de Junho eu e a Alice estivemos em Baião e tirámos fotografias ao monumento de homenagem ao Dr. Silva...No dia seguinte, voltámos a evocá-lo num convívio de colegas de profissão da Alice, na sede da Fundação Eça de Queirós, na Quinta de Tormes, em, Santa Cruz do Douro, Baião, onde esteve presente a Dona Maria da Graça, e os "irãs de Tormes", o princípe Jacinto, o Zé Fernandes e e o Eça...

Acabo de chegar da Madalena, onde hoje vive também o António Brito (é vizinho dos meus cunhados Gusto & Nitas), depois de ter passado, a correr, ao meio dia, na Quinta da Aveleda, e de ter pensado nos meus queridos amigos de Penafiel, Margarida e Joaquim...

Não vão levar a mal se a gente nem sequer teve coragem de vos dar uma apitadela... Marcamos um próximo encontro na Tabanca de Guilhomil, com o Brito... E por que não em 9 de Julho ? Em 10 vou estar, de novo, em Candoz, para um grande ecnontro de família, organizado desta vez pelos júniores...

Um Alfa Bravo especial para o Brito, reiterando o meu convite para ingressar na Tabanca Grande... Um xicoração meu e da Alice para o casal Peixoto, extensivo ao casal Cancela, Zé Manel e Carminda, também de Penafiel...

Mário Bravo disse...

Meus Caros Amigos/Camarigos
Já expressei o meu sentimento em relação ao Encontro de Monte Real. Foi um momento de grande felicidade, em todos pareciam velhos conhecidos de longa data.Parabéns aos que organizaram, parabéns aos que estiveram presentes e um grito especial para os que não puderam estar presentes- " Força que para o ano haverá mais e contamos convosco ".

Anónimo disse...

I don't even know the way I stopped up right here, however I thought
this publish was great. I don't recognise who you're however certainly you
are going to a well-known blogger should you are not already.
Cheers!

Feel free to visit my webpage click this over here now