terça-feira, 26 de julho de 2005

Guiné 63/74 - P126: Cabo Verde (1941/1943) (2): esperando os invasores (Luís Graça)

1. Dá-me uma enorme nostalgia quando revejo as velhas fotos de meu pai, expedicionário em Cabo Verde, na Ilha de São Vicente, durante a II Guerra Mundial (1941/43). É que elas também fazem parte do meu imaginário de criança. O fascínio que tenho pelo mar e pelas ilhas vem também muito provavelmente deste contacto precoce com Cabo Verde, que só conheço por imagens: minto, estive uma hora ou duas no avião da TAP Lisboa-Bissau, quando regressei de férias, em paragem técnica, no aeroporto do Sal... Julgo que nem sequer descemos do avião. A única imagem com que fiquei da ilha foi... a de um cabra a roer sacos de plástico junto do arame farpado!

A minha geração, a da guerra colonial (1961-1974), a que viveu e lutou duramente em Angola, Moçambique e Guiné, tem tendência a ignorar ou a esquecer a geração anterior, a de seus pais, que, em nome da Pátria, também foi mobilizada para os mais diversos sítios dos nossos territórios ultramarinos. Os sacrifícios que eles fizeram foram enormes: não poucos morreram, por motivo de doença; e outros terão ficado com a saúde arruinada.

É certo que os soldados da geração dos nossos pais não estiveram directamente em guerra (excepto em Timor, ocupada pelos japoneses), mas os expedicionários (como então se chamavam) sofreram o pesadelo da II Guerra Mundial. Sei muito pouco da história político-militar dessa época, mas em Cabo Verde chegou a temer-se a invasão dos alemães, dado o valor estratégico do arquipélago, à semelhança do arquipélago dos Açores, cobiçado pelos aliados.

Reproduzo aqui um testemunho, publicado pelo DN, ainda recentemente, no âmbito da celebração do 60º aniversário do fim da II Guerra Mundial, da capitulação da Alemanha nazi, a 8 de Maio de 1945. Um dia em que tudo pareceu possível... , até no Portugal de Salazar.

Aproveito para inserir aqui mais algumas fotos, recuperadas e digitalizadas, do velho álbum do meu pai, devidamente anotadas e datadas, com a sua bonita letra, e às vezes a tinta verde (era ele quem escrevia as cartas para as namoradas dos camaradas que eram analfabetos).


2. "Viver em Cabo Verde à espera da invasão". Diário de Notícias. 14 de Abril de 2005.

"Eles eram missionários, homens com uma missão de paz e não de guerra. O seu objectivo era defender Cabo Verde de uma possível invasão alemã durante a II Guerra Mundial." A história de um desses soldados, António Gavina, do corpo expedicionário do Regimento de Infantaria 11, de Setúbal, é contada pela sua filha, Vanda Gavina.

"O meu pai devia ter vinte e poucos anos quando foi para a ilha do Sal. Acabou por ficar lá durante quase quatro anos", recorda. Os pormenores da passagem do pai pelo arquipélago de Cabo Verde já começam a ser esquecidos, mas uma coisa ficará para sempre na sua memória "Eles não passavam fome, mas viviam em muitas dificuldades, com muitas restrições."

Os anos da II Guerra Mundial foram anos de seca nas ilhas do Atlântico. A comida não abundava e os soldados alimentavam-se com aquilo que podiam. As recordações desse tempo deixaram marcas em António Gavina. "O meu pai nunca mais comeu percebes na vida. Tudo porque em Cabo Verde viu um dos habitantes locais morrer quando os tentava apanhar", referiu Vanda Gavina.

Outro dos problemas que o regimento teve de enfrentar foram as doenças. "Lembro-me de o meu pai contar que houve muitos colegas que morreram devido a alguns surtos de doenças que afectaram os homens da companhia."

Em 1939, pouco antes do início da II Guerra, Portugal autorizou o Governo de Benito Mussolini a construir um aeroporto na ilha do Sal, para servir de ligação com os países da América do Sul. Com o início do conflito, o projecto italiano, com casas prefabricadas, foi abandonado. Enquanto aguardavam a invasão alemã, que não chegou, os soldados portugueses ajudavam à criação de melhores condições de vida. "Eles ajudaram a construir habitações, não só para eles mas também para os cabo-verdianos", lembra Vanda Gavina.


3. Fotos do Álbum de Luís Henriques. Vd. post Guiné 69/71 - CIV: Os mortos e os esquecidos do Império: Cabo Verde (1941/43)

Legenda no verso da foto:

" No dia 11 de Abril chegaram estes dois barcos hospitais italianos ao porto de S. Vicente para irem fazer troca de prisioneiros e doentes com os ingleses. 1942. Luís Henriques".

© Luís Graça (2005)


Legenda no verso da foto:

"Posição das peças anti-áereas no Monte Socego, São Vicente, Cabo Verde. Fotografia oferecida pelo meu amigo Boaventura em 21/3/43. Luís Henriques".

© Luís Graça (2005).





Legenda no verso da foto:

"O Palácio do Governador de Cabo Verde, situado em Mindelo, [Ilha de] São Vicente. Luís Henriques. 1 de Maio de 1942". A bonito cidade do Mindelo é hoje a 2ª segunda cidade de Cabo Verde. E São Vicente é a terra da já mítica Cesária Évora. © Luís Graça (2005).


Legenda no verso da foto (a tinta verde, já quase ilegível):

"Dançando o batuque (sic) na Ribeira de São João, no dia de São João , no interior (?) de São Vicente. Luís Henriques. 24/6/1943".

A festa de São João Baptista Baptista continua a ser uma das festividades maiores das Ilhas e da comunidade cabo-verdiana da diáspora.

© Luís Graça (2005).


Outros links sobre Cabo Verde:


Cabo Verde > São Vicente > Mapa topográfico e planta da cidade do Mindelo

Cabo Verde > São Vicente > Mapa

Cabo Verde On Line

Cabo Verde 24 - O portal informativo de Cabo Verde

Cabo Verde - Página Oficial do Governo

Lura - Música Cabo-verdiana

Mindelo Infos Accueil Cap Vert - Cabo Verde - Cape Verde

Vidas Lusófonas > Amílcar Cabral (1924-1973) (uma excelente biografia do fundador e líder do PAIGC, por Carlos Pinto Santos).

Sem comentários: