quinta-feira, 8 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P857: Escuteiros de Porto de Mós descobrem o nosso blogue (Luís Graça)

Foi com grande alegria que descobri hoje, pelo Blogue-fora-nada, que tinha no seu site algumas das cartas militares da Guiné Bissau, as quais em nem sabia que estavam disponíveis ao público.

Passo a explicar o meu interesse nas referidas cartas. Eu pertenço ao agrupamento de escuteiros de Porto de Mós, e estivemos em Dezembro passado em actividade na Guiné Bissau, no campo escutista de Quinhamel, para além das várias visitas que fizemos a algumas cidades do país, e onde esperamos voltar com outro grupo de escuteiros em 2007.

Pode ver:

(i) o blog desta actividade em:

http://spaces.msn.com/members/guine370;

(ii) fotos em:

http://fotos.sapo.pt/davidsantos;

(iii) e outras ionformações no site do agrupamento em:

http://cne370.no.sapo.pt/3seccao/index.htm.

Agora o que eu gostaria de pedir era se seria possível enviar-me pelo menos a carta de Quinhamel, uma vez que é o local onde se desenrolam a maioria das nossas actividades na Guiné, e estar a pedir todas é muito

Gostaria também, de saber mais exactamente onde é que se adquirem os originais destas cartas, e o que é necessário para o fazer, isto, caso você também o saiba.

Despeço-me, agradecendo desde já a atenção dispensada.

David Samuel Santos

Comentário:
(i) Antes de mais os meus parabéns pelo vosso empenho e generosidade, apoiando actrividades em prol do desenvolvimento da Guiné-Bissau e fazendo a ponte da amizade com aquela gente simples, hospitaleira e generosa que bem precisa do nosso apoio e carinho, e em especial dos jovens portugueses que, felizmente, já não conheceram a guerra;
(ii) Obrigado, a seguir, pelas referências simpáticas que faz ao nosso blogue, que é todos os amigos e camaradas da Guiné;
(iii) As cartas (militares) que temos on line foram-nos disponibiladas por um dos membros da nossa tertúlia, o Eng. Humberto Reis (ex-furriel miliciano da CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71). Foram adquiridas por ele, em 1994, quando pensou em voltar à Guiné-Bissau (o que veio a acontecer em 1996). As 72 cartas ou mapas da antiga província portuguea da Guiné podem adquiridas no Centro de Documentação e Informação do Instituto de Investigação Científica e Tropical, em Lisboa. Algumas delas podem já estar esgotadas.
(iv) Posteriormente(em 2005 e 2006) mandámos digitalizar algumas dessas cartas: infelizmente não temos disponível ainda a carta de Quinhamel... Temos Pelundo e Bissau que confrontam com Quinhamel...
(v) A divulgação destas cartas, no ciberespaço, de modo algum pretende pôr em risco a independência e a soberania do país irmão. Nem muito menos pode ser interpretada como uma provocação. Também não tem quaisquer propósitos comerciais ou outros, de índole lucrativa. Pretende-se apenas prestar um serviço útil aos ex-combatentes da guerra colonial, e nomeadamente aos membros da nossa tertúlia e a todos os demais amigos do povo guineense.

(vi) Estas cartas, apesar de algumas lacunas (tem já meio século), são fundamentais para a reconstituição da memória dos lugares e a reorganização das memórias dos ex-combatentes portugueses que estiveram aquartelados e/ou envolvidos em operações na antiga província portuguesa (ou colónia, como queiram) da Guiné.

(vii) Prestam,os com isso, também, a nossa homenagem aos valorosos cartógrafos militares portugueses. Estas cartas da Guiné resultaramm do levantamento efectuado ao longo da década de 1950 pela missão geo-hidrográfica da Guiné – Comandantes e oficiais do N.H. Mandovi e do Pedro Nunes. A fotografia aérea é da aviação naval. Restituição dos Serviços Cartográficos do Exército. A fotolitografia e a impressão foram feitas em Portugal, em diversas empresas da especialidade. A edição é do da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, do antigo Ministério do Ultramar. Digitalização efectuada na Rank Xerox (2005 e 2006).
As seguintes cartas, à escala de 1/50 mil, podem ser consultadas on line partir do nosso blogue (Luís Graça & Camaradas da Guiné)

Cartas militares da antiga província portuguesa da Guiné>

Carta da Província Portuguesa da Guiné (1961)

Mapa de Bafatá (1955)

Mapa de Bambadinca(1955)

Mapa de Banjara (1956)

Mapa de Bigene(1953

Mapa de Binta(1954)

Mapa de Bissau (1949)

Mapa de Bissorã / Mansoa (1954)

Mapa de Buruntuma (1957)

Mapa de Cacine (1960)

Mapa de Cacoca / Gadamael (1954)

Mapa de Canchungo (Teixeira Pinto) (1953)

Mapa de Cansissé (1959)

Mapa de Farim (1954)

Mapa de Fulacunda (1955)

Mapa de Guileje (1956)

Mapa de Jumbembem (1954)

Mapa de Madina do Boé (1958)

Mapa de Mambonco(1954)

Mapa de Mansoa (1954)

Mapa de Pelundo (1953)

Mapa de Piche (1957)

Mapa de Pirada (1957)

Mapa de Teixeira Pinto (Canchungo) (1953)

Mapa de Tite(1955)

Mapa do Xime (1955)

Mapa do Xitole (1955)

2 comentários:

José Pardete Ferreira disse...

É bonito ver jovens que se interessam pela "nossa2 Guerra e por nós que, com ou sem convicções políticas, a fizeram. Dou-vos os meus parabéns pelo interesse: nós fazemos parte da História de Portugal.
José Pardete Ferreira

Anónimo disse...

Não se consegue arranjar a carta de Jufunco? (a sul de Susana)