1. Mensagem do António Martins de Matos, que foi Ten Pilav, Bissalanaca, BA12, 1972/74 (hoje Ten Gen Pilav Res):
Caro amigo: Aproveitando a leitura do mail que enviaste ao António Graça de Abreu, com conhecimento à minha pessoa, e no sentido de te dar uma ajuda, em relação aos STRELAS, deixa-me dizer-te:
25 de Março de 1973 > Abatido o Ten Pilav Miguel Pessoa, na zona de Guileje
28 de Março de 1973 > Abatido o Ten Cor Pilav Brito, no sul perto de Aldeia Formosa
8 de Abril de 1973 > Abatido o Maj Pilav Mantovani Filipe, entre Bigene e Guidage
8 de Abril de 1973 > Abatido o Fur Mil Pil Baltazar entre Bigene e Guidage
8 de Abril de 1973 > Desapareceu o Fur Mil Pil Ferreira ao sair do Guidage ( ia a bordo o Major Roriz, do COP Bigene)
Como vês, o dia 8 Abril foi forte.
9 ou 10 de Abril de 1973 > Paragem da actividade aérea
11 de Abril de 1973 > Re-início da actividade aérea (na minha caderneta de voo e após 10 de Abril de 1973, estão registados apoios-fogo em 11, 13, 15, 16, 17, 20, 21, 22, 24, 26, 28 e 30)
31 de Janeiro de 1974 > Abatido o Ten Pilav Gil, na zona de Canquelifá.
São estes os abatidos por Strelas. Cairam dois outros Fiats por falhas mecânicas (Cap Pilav Wanzeller e Cap Pilav Cruz) (**).
Resumindo, dos cerca de 60 Strelas disparados houve 5 baixas. (Vd. imagem à esquerda: O míssil SA-7. Fonte: Wikipedia).
PS - O Ten Cor Brito, Maj Mantovani e Ten Gil são PILAV. Os Fur Ferreira e Baltazar são PIL. A regra é: os PILAV são do Quadro, oriundos da Academia; os PIL são milicianos.
2. Comentário de L.G.:
Obrigado pela informação que tens trazido para o nosso blogue e que nos ajuda a esclarecer melhor o papel dos bravos de Bissalanca, durante a guerra...
Até agora, e como sabes, só tínhamos o contributo (qualificado) de dois digníssimos representantes da FAP, que passaram pela BA12, o Jorge Félix, Pil heli (1968/70) (***), e o Victor Barata, melech (1971/73), este último autor e animador do blogue Especialistas da Base Aérea 12, Guiné 65/74. (****)
Entretanto, e depois de ti, já apareceu o teu amigo e camarada de curso e de arma Miguel Pessoa, hoje Cor Pilav Ref (*****).
Quem quer que apareça, de novo, oriundo da FAP, é naturalmente bem vindo a este espaço de encontro e de convívio, que é o blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné.
Ainda hoje recebi, com emoção, um telefonema do Jorge Caiano que era o mecânico do heli do Alf Mil Pil Manso, no dia 25 de Julho de 1970... (Ele chegou ao nosso blogue através do blogue do Victor Barata)...
Por decisão do comandante da esquadrilha, o Cap Pilav Cubas, e aparentemente por uma questão de peso, o Caiano seguiu com ele e não com o Alf Manso, na viagem de regresso a Bissau... Essa é a razão por que ainda hoje está vivo... e acredita que o destino marca a hora. O heli do Manso despenhou-se, "por volta das 15 horas", sobre o Rio Mansoa, tendo morrido ou desaparecido 4 deputados da Nação (incluindo o Dr. Pinto Leite, chefe da chamada ala iberal), além do Manso e de um oficial do exército do QG...
O Caiano vive no Canadá, na região de Toronto, desde 1974. Prometeu mandar-me um mail. E eu prometi resumir, no nosso blogue, a conversa que tivemos hoje ao telefone. Manda um abraço para todos os camaradas da FAP e em especial para os pilotos Félix e Coelho, que ele conheceu em Bissalanca e com quem voou (mais com o Coelho do que com o Félix) (******).
O Jorge Caiano esteve 22 meses na BA12, entre 1969 e 1970. Terminou a sua comissão em Novembro de 1970. É natural de Louriçal, Pombal, mas foi cedo para Aveiro. Tem hoje 60 anos.
Um Alfa Bravo. Luís
_________
Notas de L.G.:
(*) 23 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3783: FAP (1): A diferença entre o desastre e a segurança das tropas terrestres (António Martins de Matos, Ten Gen Pilav Res)
(**) Vd. poste de 21 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1867: Força Aérea Portuguesa: Seis Fiat G.91 abatidos pelo PAIGC entre 1968 e 1974 (Arnaldo Sousa)
(...) Blogue Callsign AFP (Informação sobre o passado e o presente da Força Aérea Portuguesa: pilotos, aeronaves, esquadras de voo e eventos históricos).
15 de Setembro de 2006 > Fiat G.91 - Aeronaves destruídas durante a Guerra do Ultramar
Lista de aeronaves Fiat G.91 destruídas durante a Guerra do Ultramar, devido a acidentes ou em acções de combate :
Data: 22/02/1967
Piloto: Maj Armando Augusto dos Santos Moreira (Comandante da Esq. 121)
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5407"
Causa: explosão prematura de uma bomba de 110 lbs.
(Esq 121, Guiné)
Data: 28/07/1968
Piloto: Ten Cor Francisco da Costa Gomes (Comandante do Grupo Operacional 1201)
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5411"
Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7 mm) disparado a partir da fronteira da Guiné-Conacri.
(Esq 121, Guiné) (4)
Data: 15/03/1973
Piloto: Ten Emílio José Lourenço †
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5429"
Causa: explosão prematura de bomba.
(Esq 702, Moçambique)
Data: 25/03/1973
Piloto: Ten Miguel Cassola Cardoso Pessoa
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5413"
Causa: abate por SAM-7 Grail.
(Esq 121, Guiné)
Data: 28/03/1973
Piloto: Ten Cor José Fernando de Almeida Brito † (Comandante do Grupo Operacional 1201)
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5419"
Causa: abate por SAM-7 Grail.
(Esq 121, Guiné)
Data: 01/09/1973
Piloto: Cap Carlos Augusto Wanzeller
Aeronave: Fiat G.91R/4 "5416"
Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).
(Esq. 121, Guiné)
Data: 04/10/1973
Piloto: Cap Alberto R. Cruz
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5409"
Causa: fogo antiaéreo de .50 polegadas (12.7mm).
(Esq 121, Guiné)
Data: 31/01/1974
Piloto: Ten Victor Manuel Castro Gil
Aeronave: Fiat G.91 R/4 "5437"
Causa: abate por SAM-7 Grail.
(Esq 121, Guiné)
† Pilotos que faleceram.
(***) Vd. último poste do Jorge Félix > 3 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3557: Controvérsias (16): Eu, Jorge Félix, ex-Pilav de helis, a Op Lança Afiada e a honra da nossa Força Aérea
(****) Vd. último poste do Victor Barata > 24 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3351: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (8): Homenagem à memória do Honório e do Manso (Victor Barata)
(*****) Vd. poste de 29 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3816: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (5): Strellado nos céus de Guileje, em 25 de Março de 1973 (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav)
(******) Vd. poste de 11 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3604: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (15): Eu, o Duarte, o Coelho, o Nico... mais o Jubilé do Honório (Jorge Félix)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
... estão umas quantas "malditas gralhas" pousadas na informação supra, designadamente no dia 8 e no sobrenome do (então) comandante do COP3-Bigene:
Na manhã de 6ªfeira 06 de Abril de 1973, quando da 2ª evacuação aérea de feridos graves, de Guidaje para Bigene - na circunstância 1 Soldado Guineense da CCac19 adida à CArt3521 -, uma DO27 tripulada pelo Furriel Piloto António Carvalho Ferreira (natural de Paços de Ferreira e em comissão de serviço na BA12), transportando o comandante do COP3 Major de Infantaria 50139711 Jaime Frederico Mariz Alves Martins*, 1 Primeiro-Cabo Enfermeiro da FAP (cujo nome até ao momento desconheço), e o citado ferido, foi atingida por um míssil térmico terra-ar SAM-7 Grail "Strella" e despenhou-se, causando a morte aos seus 4 ocupantes.
Mas ainda naquele mesmo dia 06Abr73, e antes da manhã findar, uma outra DO27 tripulada pelo Furriel Piloto João Manuel Baltazar da Silva (nascido na freguesia de Santa Isabel em Lisboa, também em comissão de serviço na BA12), transportando o Alferes Miliciano Médico 10568367 João Manuel Cantante Santos Silva** e o 1º Sargento Sapador 50168611 João Agostinho Gonçalves Oliveira Figueira***, entre Samogi e Talicó foi atingida por um míssil térmico terra-ar SAM-7 Grail "Strella" e despenhou-se, causando a morte aos seus 3 ocupantes.
Falar/escrever sobre datas e nomes, não será bem o mesmo que opinar. E em vista dos factos descritos, «o dia 8 Abril [não] foi forte». O dia 6 de Abril foi, sim, fatídico para aqueles 7 militares e suas famílias.
* (nascido na Amadora; filho de Esménia de Carvalho Ferreira Mariz Martins, e de Jaime Augusto Martins; casado com Maria Manuela da Silva Pinto Resende);
** (nascido na Amadora; filho de Estrela Lopes Cantante Silva e de José Augusto Santos Silva; casado com Micaela do Rosário Marques Serelha dos Santos Silva; mobilizado pelo HMP e chegado à Guiné em Fev73, pouco depois colocado no COP3);
*** (nascido na freguesia de São Pedro, no Funchal; filho de Antonieta Gonçalves Figueira e de Hermano da Purificação Figueira; casado com Maria Elisabete Teixeira Gonçalves Figueira)
Tem razão o Abreu dos Santos quando refere o nome do Major do COP3, MARIZ e não RORIZ
Não está provado que o DO-27 do Fur Ferreira tenha sido abatido por um míssil.
Ele descolou de Guidage e desapareceu (pode ter sido abatido mas também pode ter sido acidente)
Quanto à data, 6 ou 8, o meu eventual engano deve-se a ter consultado o site da Liga dos Combatentes.
Uma segunda busca, nela está referido o falecimento do Maj Mantovani a 8Abril, e o do Fur Baltazar a 6.Uma das datas está incorrecta dado que os derrubes do Maj Mantovani e Fur Baltazar e o desaparecimento do Fur Ferreira ocorreram no mesmo dia.
Irei procurar outras fontes.
Um abraço
António Martins de Matos
O Cabo Enfermeiro que fazia a evacuação ao Guidage com o Furriel Ferreira chamava-se Cóias. O piloto e os 3 outros ocupantes do DO nunca mais foram vistos depois da sua descolagem daquele aquartelamento. Este acontecimento, bem como o abate do DO do Furriel Baltazar e do T-6 do Major Mantovanni, ocorreu no dia 6 de Abril de 1974. É pena que os dados da Liga de Combatentes sejam pouco fidedignos, pois além de baralhar as datas, reporta as mortes dos dois pilotos abatidos como acidente e, se bem me lembro, inclui o Maj. Mariz como morto em combate.
Um abraço
Miguel Pessoa
Lamentavelmente ocorreu uma gralha na data que referi no comentário que fiz anteriormente. Os acontecimentos deram-se em 6 de Abril de 1973.
Erros de "pira" do blogue...
Miguel Pessoa
No dia 6abr73 alem destas duas DO-27 abatidas houve uma outra DO atinjida que aterrou em Bigene com danos numa das asas.
Depois destes incidentes vieram 2 Fiat"s bombardear a zona e fazer o reconhecimento.Quando acabou a autonomia foram substituidos por dois T6 eum o do Major Mantovani foi abatido quase por cima de Bigene e explodiu.
Gostava de saber o nome completo deste Major.
... que o antecedente anónimo concluiu a s/msg sem identificação, mas ainda assim aqui fica uma "dica":
Para outras informações sobre o major Mantovani, poderá ser visitada a página
http://ultramar.terraweb.biz/03Mortos%20na%20Guerra%20do%20Ultramar/LetraL/MEC_124n.pdf
Como soupiriquito nisto, pois é o meu primeiro dia, não consegui a informação sobre o Maj. Mantovani, no entanto obrigado.
António Matos esquecestes do Fiat abatido sobre Copá em Fevereiro 73 no qual o pilote se salvou e salvo erro foi abatido com um STRELL.
António Matos queria dizer Fevereiro de 74 e não 73.
A informação que tinha, colhida de várias fontes, era que o TC piloto - aviador Almeida Brito tinha sido abatido na zona de Madina do Boé, vindo o seu corpo a ser recolhido nos anos 90 e não a sul de Aldeia Formosa.
Luís Dias
Enviar um comentário