terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5751: Parabéns a você (73): Germano Santos, ex-Op Cripto da CCAÇ 3305/BCAÇ 3832 (Mansoa, 1971/73) (Editores)

1. Hoje dia 2 de Fevereiro de 2010 está de parabéns o nosso camarada Germano Santos (ex-Operador Cripto da CCAÇ 3305/BCAÇ 3832, Mansoa, 1971/73.

Embora um pouco a fora de horas, não queremos deixar passar este dia sem vir desejar-lhe uma longa vida junto de sua família e amigos.

Germano Santos entrou para a Tabanca Grande no dia 3 de Maio de 2007, como consta no Poste 1814.


Caro Luís Graça,
Chamo-me Germano Santos e estive na Guiné entre 1970 e 1973.

Fui Operador Cripto do Batalhão de Caçadores 3832 que operou, sediado em Mansoa, nas regiões de Cutia, Infandre, Braia, Porto Gole, Bissá, Jugudul, Uaque, Bindouro e Rossum.

Tive oportunidade de regressar à Guiné em 1998, e rever Mansoa e Jugudul. Deu ainda para dar um salto a Bissorã, João Landim, Quinhamel e ao Arquipélago de Bijagós, designadamente a Ilha das Galinhas, antiga rota dos escravos, sem esquecer Bissau.

É com muita saudade que leio, oiço e falo da Guiné e, obviamente, de Mansoa, onde passei dois anos da minha juventude.

Estou a organizar, conjuntamente com outros camaradas, o almoço anual do batalhão (este ano realizou-se no dia 5 de maio, em Lisboa, no Páteo Alfacinha).

Só agora descobri o seu sítio na Net e vou olhar para ele com outros olhos assim que possa.

Tenho algum material fotográfico da Guiné, nomeadamente de Mansoa e de camaradas meus; se quiser posso-lhe remeter algum. Diga-me só como devo fazer.

Um abraço e parabéns pelo seu trabalho sobre a Guiné.



Aqui umas fotos do nosso camarada em arquivo no nosso Blogue.

T/T Carvalho Araújo > 19 de Dezembro de 1970 > CCAÇ 3305 / BCAÇ 3832 > 1º Cabo Operador Cripto Germano Santos, no dia de embarque para a Guiné

Germano Santos, de camuflado e óculos de sol, passeando por uma rua de Mansoa

Guiné > Região de Bissau > Cumeré > CCAÇ 3305 / BCAÇ 3832 > Finais de 1970 > 1º Cabo Operador Cripto Germano Santos, junto a um heli, no dia em que o General Spínola visitou o batalhão, antes de este ser colovado em Mansoa.

Guiné > Região do Óio > Mansoa > c. 1972 > O Germano Santos junto a um enorme embondeiro


Finalmente os postes de sua autoria:

4 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1814: Tabanca Grande (8): Apresenta-se o Operador Cripto da CCAÇ 3305 / BCAÇ 3832 (Mansoa, 1970/73) , Germano Santos

11 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1835: Tabanca Grande (10): Germano Santos, ex-1º Cabo Op Cripto, CCAÇ 3305 / BCAÇ 3832, Mansoa, 1971/73

12 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1840: A trágica história dos sapadores Alho e Fernandes da CCS do BCAÇ 3832, Mansoa, 1971/73 (César Dias / Gerrmano Santos)

8 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1934: Mansoa era uma vila lindíssima, um jardim (Germano Santos)

15 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1953: O cruzeiro das nossas vidas (6): Ou a estória de uma garrafa, com o SPM de Mansoa, que viajou até às Bahamas (Germano Santos)

18 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1968: Cusa di nos terra (2): O Embondeiro, aliás, Poilão, de Mansoa (Germano Santos)

18 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3071: Os nossos regressos (11): Guiné, 1970/73. Porra, é muito tempo. (Germano Santos).

13 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3305: O meu baptismo de fogo (8): Mansoa, 1 de Abril de 1971 (Germano Santos)

3 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4132: Efemérides (19): O ataque a Mansoa, no dia das mentiras, 1 de Abril de 1971 (Germano Santos)
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 29 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5725: Parabéns a você (72): Luís Graça, ex-Fur Mil da CCAÇ 2590/CCAÇ 12 - O Rei Luar (Migueis da Silva)

19 comentários:

Anónimo disse...

Caro Germano.

Envio-te um grande abraço de parabéns, e desejos de longa vida com saúde junto dos que te são queridos.

Recebe um abraço

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Nunca é tarde!

Aí vai o grande abraço de parabens.

Muitos e com saude! Junto dos que te são queridos.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Caro Germano

Um grande abraço de parabéns com o desejo que celebres este dia com muita saúde na companhia de todos quatos te são queridos.
Que continues a festejar este dia por muitos e saudáveis anos.

Estes são afinal os desejos de um Mansoanca que tu e os teus camaradas de unidade foram render nessa Capital Balanca.

Um abraço

Jorge Picado

Hélder Valério disse...

Caro Germano

Estivemos temporalmente em sobreposição muito tempo. Estive de Novembro de 70 a Novembro de 72, somos portanto contemporâneos.

Aqui vai o meu abraço de parabéns e que possas repetir este dias por ainda uns bons pares de anos.

Hélder S.

Hélder Valério disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Colaço disse...

Que tenhas passado um óptimo dia são os meus votos de felicidades parabéns e até para o próximo.

Colaço

Cesar Dias disse...

Caro Germano Santos

Apesar da hora, venho ainda dar-te os parabens pelo teu aniversário, esperando que o tenhas passado com saúde na companhia da familia.
Já lá vão 39 anos, quando o teu Batalhão BCAÇ3832 entrou em Mansoa, para alegria do BCAÇ2885, espero que vos tenham feito a recepção que mereciam, pois eu nessa altura estava em Mansabá.
Conta muitos com saúde Germano
Um abraço
César

Luís Graça disse...

Esta série tem o mérito de "ressuscitar" camaradas da Tabanca Grande que andam por ai perdidos entre a gente... Eu sei que não podem aparecer por aí a toda a hora. Mas é bom saber de ti. Recebe os meus parabéns por mais este teu ano de vida. Um abraçao do Luís

Joaquim Mexia Alves disse...

Embora atrasado ainda aqui deixo o meu abraço camarigo de parabéns ap Germano Santos.

José Marcelino Martins disse...

Como já estamos "no dia seguinte", faço votos para que o dia tenha decorrido em paz e em felicidade total.

Endereço, tambem, neste espaço, um abraço ao Carlos Marques Santos, que ontem tambem teve o seu dia de aniversário.

José Martins

Carlos Vinhal disse...

Caro Germano
Votos de que tenhas uma longa vida com saúde, sempre rodeado de familiares e amigos.
Um abraço do camarada
Carlos Vinhal

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

ATRASADOS, MAS MAIS VALE TARDE QUE NUNCA, PARA O CAMARADA DE GUINÉ, GERMANO SANTO ESTA É A MINHA MENSAGEM
DE ANIVERSÁRIO.
PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO GERMANO
UMA SALVA DE PALMAS
GERMANO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

GERMANO O PDI JÁ ME VAI PEGANDO, FALTOU-ME O PARTE FINAL.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

Manuel Reis disse...

Caro Germano:

Com algum atraso envio-te um grande abraço de parabéns, pelo teu aniversário, e o desejo que comemores durante muitos e bons anos esta data.

Um abraço
Manuel Reis

Anónimo disse...

Olá Germano,

Não tinhas estranhado que eu ainda não tivesse escrito nada? Esqueci-me, pensas tu e não te enganas, sacana dizes depois, mas não é verdade, só respondo por aquilo que sou e não pelo que pensam ou dizem de mim. Esqueci-me, penitencio-me por isso.

Camarada de tropa e companheiro de trabalho, aqui fica o meu abraço de parabéns e fica certo de que bebi um copo à tua saúde, não ontem que como disse não me lembrei, mas hoje depois de ter visto que tinhas feito 69, desculpa, 61, ou serão 2, tanto faz, foi mais um e que venha já outro para voltarmos a festejar.

Um abraço
BSardinha

Carlos Vinhal disse...

Camaradas
A pedido do Germano Santos, estou aqui por ele, a agradecer a todos quantos se lhe dirigiram a propósito do seu aniversário. Retribui os votos de longa vida à tertúlia. É que ele não quer chegar aos cem, sozinho.
Um abraço do Germano, e já agora outro da minha parte.
Vinhal

MANUELMAIA disse...

CARO GERMANO,

O DIA ESTÁ A TERMINAR MAS AMANHÃ TAMBÉM É DIA E O IMPORTANTE É TERMOS SAÚDE PARA OS GOZAR.
UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS

MANUEL MAIA

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carlos Vinhal disse...

Foram eliminados dois comentários por mim.

Um repetido do camarada Hélder Sousa e outro por ser anónimo.

Vinhal