Mensagem do nosso camarada José Teixeira, com data de 2 de Julho de 2010:
Caríssimos amigos e camaradas
Junto texto e diversas fotos sobre o projecto "Sementes e água potável para a Guiné-Bissau" que permitem apreciar o estado actual da primeira fase do projecto.
Pedia o favor de publicarem no blogue para que todos os camaradas que contribuíram para o projecto possa ter conhecimento do andamento do projecto.
Muito obrigado
José Teixeira
Campanha para abrir dez poços de água e construir 10 fontanários em tabancas no interior da Guiné – Bissau*
Apesar da torneira ligada aos corações dos combatentes da Guiné, que fez jorrar alguns milhares de euros para o projecto SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ-BISSAU me parecer que já sofre da terrível seca que nos apoquenta e deixou de “pingar” a obra segue em frente.
Juntamos algumas fotos bem elucidativas do andamento das obras em AMINDARA, sem comentários, pois as fotos são bem expressivas.
Ainda não conseguimos a totalidade dos euros necessários, mas está quase.
Para a obra de construção do poço, sistema de elevação de água, depósito e canalização, faltam menos de 100 €.
A AD - Acção para o Desenvolvimento ONG, a Associação local com quem fizemos uma parceria, está a proceder à construção do poço por administração directa o que permite a poupança de algumas centenas de euros.
Ficam assim criadas as condições para a Tabanca de Amindara, ter água potável as necessidades higiénico sanitárias.
Todavia o nosso projecto passa pela dinamização da agricultura, pelo que se torna necessário angariar fundos para a aquisição de sementes. (Segunda fase do projecto).
Temos a garantia, também neste campo, da experiência dos técnicos da AD – Ver http://www.adbissau.org/adbissau/ em fomentar a agricultara através da organização nas comunidades locais de associações de desenvolvimento com o objectivo de preparar tecnicamente os habitantes locais para a cultivo de produtos agrícolas e rentabilização dos meios.
No caso concreto de Amindara juntamos uma foto da senhora (habitante local) que assumiu a responsabilidade de unir os habitantes em torno do projecto que com a nossa atitude ganhou pernas para andar, sobre a orientação técnica e anímica da AD – Acção para o Desenvolvimento.
Ouso insistir no apelo que lancei aos combatentes da Guiné. Uma oferta de 20€ para a dinamização deste projecto, pois como diz o ditado migalhinhas é pão.
As crianças de Amindara merecem melhor sorte. Merecem água pura para saciarem a sua sede sem riscos para a saúde.
Zé Teixeira
Tabanca pequena – Grupo de amigos da Guiné-Bissau
__________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 6 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6543: Ser solidário (76): O projecto de sementes e água potável para a Guiné-Bissau já arrancou na tabanca de Amindará (José Teixeira)
Vd. último poste da série de 12 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6580: Ser solidário (77): Em busca de fotos da antiga escola do Gabu (José Bastos, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário