terça-feira, 6 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6683: Memória dos lugares (88): Binta, no Rio Cacheu... Quando o meu anfitrião foi o JERO, da CCAÇ 675 (Manuel Joaquim, ex-Fur Mil, CCAÇ 1419, Bissorã e Mansabá, 1965/67)


1. Comentário de Manuel Joaquim, com data de hoje, ao poste P6676 (*)

 Meu caro JERO:

Aqui está uma bela ocasião para te dar um abraço. Aproveitando as palavras do Luís Graça,  venho reforçá-las, fazendo o que já ando para fazer há uns meses, desde o momento em que te vi neste blogue.



Em inícios de Outubro de 1965, estava a minha CCaç 1419 em Bissau,coube à minha secção fazer segurança interna a um transporte marítimo-fluvial: Bissau - Farim - Bissau, no caso a um pequeno barco e a dois batelões de reabastecimento.
Já no regresso de Farim, descendo o belo rio Cacheu, atracámos em Binta. A minha secção estacionou no aquartelamento da CCaç 675 enquanto decorreram as operações de carga/descarga e se cumpriu o período de descanso da tripulação.

O meu anfitrião foi um tal Fur Mil Oliveira (!). A esta distância temporal não me lembro, objetivamente, dos temas das nossas conversas. A não ser de dois, o trabalho operacional da CCaç 675 e um teu trabalho suplementar que era a redação de um Diário da Companhia  de que me lembro de ver o 1º volume já impresso (?) e que manuseei.

O bom nível do convívio foi tal que nunca mais me esqueci dele. Alguma razão deve ter havido para isto acontecer, sem dúvida a qualidade do meu interlocutor. Agora, pelas referências elogiosas que aqui recebes, confirmo que continuas a mesma figura agradável que marca quem contigo convive.

Estou muito contente por te saber vivo e bem
vivo !

Um grande abraço do

Manuel Joaquim
(Fur Mil, CCaç 1419, Guiné, 65/67) (**)



_______________


Notas de L.G.:


(*) Vd. poste de 5 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6676: V Convívio da Tabanca Grande (13): Caras Novas (Parte IV ): O JERO, aquele rapaz de Alcobaça e de Binta, lembram-se dele ? (Luís Graça) 


(**) Vd. poste anterior da série > 27 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6645: Memória dos lugares (80): Bissau, cidadezinha colonial (Parte V) (Agostinho Gaspar)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo e velho camarada Manuel Joaquim
Embora correndo o risco de poder parecer "advogado" em causa própria marco presença para agradecer a simpática lembrança que tiveste.
Tantos anos passados reafirmo-te a minha disposição para te voltar a receber bem na minha Tabanca de Alcobaça, junto aos rios Alcoa e Baça.
Vem aí o tempo de férias e de passeios.Marca na tua agenda Alcobaça e aparece. Encontras-me na Rua Afonso de Albuquerque, nº. 17-3º.Dto., junto ao cinema. Para os devidos efeitos aqui fica o meu telemóvel: 963147683.
Um grande abraço e até breve,JERO